receitas de Bolos

O cheirinho de bolo perfumando a casa. A massa macia, docinha na medida certa. Com recheios, coberturas ou caldas. Há bolos sem glúten, sem lactose, receita de vó e para todo mundo comer junto. A confeitaria é a união de técnicas fáceis de aprender com muito amor no preparo.

bolo de chocolate

ver mais

Do bolo simples ao elaborado, se tem chocolate, está aprovado. Difícil é escolher um preferido.

bolo de banana

ver mais

Nunca mais vai estragar banana madura em sua casa! São muitos bolos gostosos.

Bolo simples com cobertura de Ninho

"Melhor bolo que eu fiz até hoje" ver receita

bolo de milho

ver mais

Da latinha, da espiga, tradicional, fofinho ou cremoso. Bolo de milho é bom demais.

últimas receitas

seleções de receitas

dúvidas sobre receitas de Bolos

Faça o teste do palito: insira um palito de dente no centro do bolo, se ele sair limpo (sem massa grudada), está pronto. Se sair com massa crua, deixe assar por mais alguns minutos e teste novamente. O bolo assado possui textura filme, dá uma pequena afastada das bordas da forma e não afunda ao toque.

Entre os principais fatores para um bolo ficar solado está fermento vencido ou estragado. O excesso de ingredientes líquidos deixam a massa pesada, dificultando o crescimento. Não é recomendado mexer muito a massa do bolo, pois o trigo desenvolve o glúten, que pode resultar em uma massa densa.

No pacote ou em potes de armazenamento, a farinha fica compacta e densa. Ao peneirar, você facilita a entrada de ar, garantindo uma textura mais leve, que ajuda o bolo a crescer e deixa a massa fofinha. Peneirar também é importante para quebrar gruminhos e remover possíveis impurezas.

É possível substituir a farinha branca por farinha integral, entretanto é preciso tomar alguns cuidados. Ajuste as quantidades: 240 gramas de farinha branca equivale a 180 gramas de farinha integral. Faça um mix com as duas farinhas, principalmente em receitas que precisam de glúten. Aumente a quantidade de líquidos e diminua 20% da quantidade de gorduras.

O principal motivo é assar o bolo em temperatura muito alta, assim, ele assa e queima por fora antes de assar completamente por dentro. Bolos com excesso de gordura ou açúcar tendem a caramelizar rapidamente a superfície, consequentemente, podem queimar. Verifique se seu forno não está desregulado e use uma forma que distribua calor uniformemente.

O ovo é responsável, principalmente, por trazer liga à massa. É possível substituir 1 ovo por ½ xícara de chá de banana amassada. Ou faça o falso "ovo de linhaça": misture 1 colher de sopa de semente de linhaça moída com 3 colheres de sopa de água. Deixe descansar por alguns minutos até obter uma textura gelatinosa.

A temperatura dos ingredientes influencia na textura da massa, bem como na reação correta do fermento. Retire os ovos da geladeira, pelo menos, 30 minutos antes de usar. A manteiga precisa estar macia ao toque, mas não derretida. Líquidos devem estar em temperatura ambiente ou levemente mornos. Ingredientes secos também devem estar em temperatura ambiente.

Ao colocar o bolo em um forno preaquecido, acontece um choque térmico, que influencia na ativação do fermento, garantindo um crescimento uniforme. Assim, o bolo ficará fofinho. Também influencia na textura da massa, formando uma casquinha externa e evitando um cozimento desigual.

Antes de despejar a massa, unte e enfarinhe a forma completamente por dentro, com manteiga, ou óleo vegetal, e farinha. Ao retirar do forno, espere o bolo amornar. Passe uma faca ao redor da forma, soltando cuidadosamente as bordas do bolo. Coloque um prato na boca da forma e vire-a de cabeça para baixo rapidamente. Dê algumas batidinhas leves na parte inferior da forma para ajudar o bolo a se soltar.

O pão de ló é uma ótima opção de massa para rechear. Leve e aerada, é fácil de trabalhar e combina com diversos recheios, absorvendo bem cremes, caldas e ganaches. Para massas com sabores, como de chocolate, prefira receitas sem muita umidade, garantindo a estrutura do bolo.