Ah, o cheirinho inconfundível de bolo de fubá fofinho que perfuma a casa inteira! Essa receita tem o poder mágico de nos levar direto para a cozinha da vovó, com um bolo quentinho e dourado esperando para o café da tarde. Chega de bolo de fubá ressecado ou pesado! Aqui no Receiteria, compartilhamos com você o segredo para um bolo incrivelmente fofinho, leve e úmido na medida certa.
Feita com ingredientes simples e um passo a passo fácil de seguir, esta é a receita de bolo de fubá perfeita para criar momentos deliciosos e cheios de afeto, seja no lanche do dia a dia ou para receber amigos. Quer aprender a fazer essa maravilha que derrete na boca? Vem com a gente!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
- Ligue o forno para preaquecer a 180 ºC. Quebre os ovos em uma tigela separada para verificar se eles não estão estragados. Peneire a farinha de trigo e o fuba;
Receiteria
- No liquidificador, coloque a manteiga, os ovos, o queijo parmesão, o leite e o açúcar. Bata bem, até formar uma mistura homogênea (cerca de 2 minutos). Isso também ajuda a aerar os ingredientes, o que vai deixar a textura mais fofa posteriormente;
Receiteria
- Em uma vasilha, coloque o fubá, a farinha de trigo e o fermento. Misture bem com um fuê (batedor de bolos) ou garfo;
Receiteria
- Despeje a mistura do liquidificador na vasilha com os ingredientes secos. Mexa cuidadosamente (para não ativar o glúten do trigo) até formar uma mistura homogênea.
Receiteria
- Unte uma forma redonda com buraco no meio (23 cm X 8 cm) com manteiga e farinha. Despeje a massa e leve para assar no forno a 180 ºC por cerca de 30 minutos ou até dourar;
Receiteria
- Espere amornar para desenformar e sirva. Bom apetite!
Receiteria
Publicidade
Dicas de ouro para um bolo de fubá realmente fofinho
Para garantir que seu bolo de fubá fique fofinho e delicioso, algumas dicas podem ser muito valiosas.
Escolha o fubá certo: o fubá tipo Mimoso é mais fino e delicado, e contribui para uma textura mais leve e macia no bolo, diferente do fubá mais grosso usado para polenta.
Além disso, prefira usar os ingredientes desta receita em temperatura ambiente: retire os ovos e o leite da geladeira uns 30 minutos antes de começar. Ingredientes em temperatura ambiente se misturam de forma mais homogênea, resultando em uma massa mais aerada e um bolo mais fofo. Também é importante peneirar os ingredientes secos, como o fubá, a farinha de trigo, o açúcar e o fermento. Isso não só remove possíveis gruminhos, mas principalmente ajuda a aerar os ingredientes, deixando a massa mais leve.
Após adicionar os ingredientes secos (fubá, farinha, fermento) à mistura úmida, mexa com delicadeza, apenas o suficiente para incorporar, sem bater demais. Bater excessivamente pode desenvolver o glúten (mesmo com fubá) e deixar o bolo mais pesado. Outra dica importante é que o fermento é sempre adicionado no final. Misture-o delicadamente, apenas para distribuir na massa, sem perder o ar incorporado anteriormente. Misturá-lo com muita intensidade pode fazer o bolo crescer menos.
Forno sempre pré-aquecido: nunca coloque o bolo para assar em forno frio. Pré-aqueça na temperatura indicada na receita (normalmente 180°C) por pelo menos 10-15 minutos. O choque térmico inicial ajuda o bolo a crescer corretamente. E evite abrir a porta do forno nos primeiros 20-25 minutos de cozimento. A entrada de ar frio pode fazer o bolo murchar.
Lembre-se sempre, o teste do palito é rei: para ter certeza de que o bolo está assado por dentro, espete um palito no centro. Se ele sair limpo e seco, está pronto! Se sair úmido ou com massa crua, deixe assar por mais alguns minutos.
Quer um bolo que tenha ainda mais cheirinho de casa de vó? Basta adicionar 1 colher de sopa de sementes de erva-doce aos ingredientes secos. O aroma fica com aquele carinho todo especial da casa de vó. Sirva com chá de camomila – os sabores se complementam e a combinação é uma delícia.
Se você gosta de bolos mais docinhos, adicione goiabada cortada em cubos pequenos à massa homogênea (após colocar a mistura do liquidificador nos ingredientes secos). Tem gostinho de infância! Outra opção é acrescentar 1/2 xícara de chá de açúcar à receita.
Ah, e se quiser experimentar outro bolo que também lembra muito a infância, que tal um bolo de banana fofinho? Você com certeza vai se deliciar – e ainda vai evitar ter que jogar fora as bananas maduras!
Para mais detalhes da receita de bolo de fubá fofinho, veja o vídeo abaixo:

Oi, eu sou a Tati! Mãe de 2 meninos, cozinheira e empresária. Gosto de cozinhar de um jeito simples, leve e acessível. Valorizo a cozinha artesanal, com ingredientes de verdade, mostrando que a alimentação saudável é saborosa. Sou apaixonada por boa comida que reúne família e amigos à mesa.
minhas receitas instagram
Bolo de fubá
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Perguntas e Respostas (6)
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
filtrar ordenar Reny Reis
07/04/2025
Bárbara
12/02/2025
Mel Amorim
19/11/2024

Acasia Rosalia da Rocha usuário
14/11/2024
Antonio Pinheiro
11/11/2024
Antônia Tereza Caetano Oliveira
06/11/2024
Bruna
20/10/2024
Cleide Vicente
13/08/2024
Andrea
24/06/2024
Rafaela Morais Azevedo
24/03/2024
João Batista
17/03/2024
Claudia
18/02/2024
Janete cavilha
18/01/2024
Fabiana
06/01/2024
Maria da Penha Teixeira
28/10/2023
Elisângela Leao
28/06/2023
Fátima Teresa.
22/06/2023
Marisa
28/01/2023
Inez
16/12/2022
Sul mar
13/12/2022
Publicidade