80 receitas para airfryer que são refeições práticas e saudáveis

Por
Atualizado em 15.07.21

A airfryer é uma fritadeira elétrica que, além de reduzir o tempo na cozinha, também diminui o uso de óleo. Só é preciso colocar o alimento em um cestinho, regular a temperatura e esperar alguns minutos. Além disso, é possível preparar diversos pratos, desde massas, carnes e pães até sobremesas. Confira este guia completo de receitas para airfryer e aproveite!

Melhores receitas para airfryer

Petiscos na airfryer

iStock

1. Dadinhos de tapioca: o dadinho de tapioca é uma ótima opção para quem está procurando uma receita de petisco fácil, prático e com uma lista de ingredientes bem curtinha. O único porém dessa receita é que a massa deve descansar por 3 horas na geladeira antes de ir ao eletrodoméstico, então é bom preparar tudo antes que a fome bata!

Publicidade

2. Snack de grão-de-bico: esse snack é ideal para quem procura um petisco gostoso, crocante e muito nutritivo. Para fazer, primeiro é preciso cozinhar o grão-de-bico. Depois de escorrer bem os grãos, basta temperá-los e fritá-los na airfryer por 20 a 30 minutos.

3. Enroladinho de queijo e presunto: para preparar essa receita, você pode escolher entre usar massa de lasanha ou de pastel. Só é preciso rechear a massa com presunto, queijo, molho de tomate e orégano. Depois, deixe fritar na airfryer por 7 minutos.

4. Pasta de berinjela na airfryer: a baba ganoush é uma pasta de berinjela muito comum na culinária árabe. Ela cai muito bem servida com pão folha ou pita em uma entradinha. É uma opção simples, mas cheia de sabor para o seu lanche.

5. Almôndegas na airfryer: a almôndega é um petisco que cai superbem no almoço ou no jantar. Melhor ainda se você não precisar mexer com um monte de óleo ou esperar um tempão enquanto o bolinho de carne assa no forno, não é mesmo? Se você quer uma receita para saborear esse quitute em pouquíssimo tempo, não deixe de conferir e se deliciar com o resultado.

6. Bolinho de arroz: o bolinho de arroz também é uma ótima pedida de petisco fácil, mas cheio de sabor! O legal dessa receita é que você pode usar aquele arroz que sobrou da última refeição e, assim, evitar o desperdício. Mas nada te impede de preparar um grão novinho, viu?

7. Pastel: pastel é uma delícia, não é mesmo? Mas tem muita gente que evita esse quitute por causa da quantidade de gordura presente nele. Se você faz parte desse grupo, que tal testar uma receita em que a massa fica bem sequinha? A sugestão de recheio é de carne com queijo, mas você pode usar seus ingredientes favoritos ou fazer várias opções de sabores diferentes.

Publicidade

8. Bolovo: o bolovo é um bolinho de carne recheado com ovo. É uma ótima opção para quem quer um petisco que tenha uma grande quantidade de proteínas e que não seja muito calórico.

9. Quibe: sabe aqueles quibes bem sequinhos e gostosos? Também é possível prepará-los na airfryer! Para testar a receita, você só vai precisar de farinha para quibe, carne moída, cebola e água morna, além de ervas e temperos que vão garantir um sabor muito especial.

10. Quibe sem trigo: já aqui, a dica é substituir o trigo para quibe por couve-flor ou brócolis cozido e processado. Assim, você tem uma massa bem leve, saborosa e molhadinha. O resultado são quitutes ainda mais deliciosos e, além disso, muito saudáveis.

11. Esfirra aberta na airfryer: que tal preparar uma massa de esfirra caseira? A airfryer pode te ajudar no processo e deixar seu tempo na cozinha bem mais curto. As sugestões de recheio são carne, queijo, calabresa e frango, mas você pode usar outros itens salgados ou até mesmo testar versões doces.

12. Bolinho de batata-doce com frango: essa receita combina a mesma quantidade de frango e batata-doce para o preparo do bolinho. É uma combinação de ingredientes extremamente saudável, por isso é uma ótima pedida para quem quer uma opção com poucas calorias, mas com um sabor intenso.

13. Chips de batata-doce: outra opção bem saudável para degustar quando dá aquela vontade de comer um petisco. É bem fácil de fazer: corte a batata-doce em fatias bem finas, tempere com azeite e sal e, em seguida, frite na airfyer. Os chips ficam supercrocantes, uma delícia!

14. Chips de banana: nessa receita, os chips são de banana. O ponto ideal é quando as frutas ainda estão verdes ou bem firmes. Basta cortar em fatias fininhas, para que fique crocante, e levar para a airfryer por 20 a 25 minutos. O sabor fica bem neutro, então use a criatividade para temperar como quiser.

15. Pipoca: se você adora pipoca, mas se preocupa com a quantidade de óleo utilizada no preparo, a airfryer pode ser sua aliada para uma versão mais saudável. Em apenas 5 minutos, você já pode saborear um petisco bem leve e gostoso.

Pães e sanduíches na airfryer

Foto: Reprodução / pitadinha

16. Pão de aveia: receita perfeita para começar o dia com uma refeição gostosa e supernutritiva. A aveia é um ótimo alimento para incluir nos seus pratos, por isso vale muito a pena testar essa opção em casa. Além disso, o tempo de preparo é de aproximadamente 30 minutos, o que é muito pouco para um pão, não é mesmo?

Publicidade

17. Pão de forma: se você quer um pão mais comum, essa versão de forma pode ser uma excelente escolha. Aqui, a lista de ingredientes é bem curtinha, o que facilita o seu trabalho na cozinha e ainda rende um alimento delicioso.

18. Pão fofinho: essa receita também ensina como preparar uma massa tradicional, que pode ser feita em uma batedeira ou sovada à mão mesmo. O resultado são pães deliciosos e muito fofinhos, e o melhor é que ficam prontos bem rápido. Basta assar por 15 minutos na airfryer!

19. Pão de batata: o pão de batata é um alimento que faz um grande sucesso com os mais variados paladares. Isso acontece porque sua textura é bem macia e o sabor é irresistível. Então que tal testar essa receita e se deliciar com o resultado?

20. Pão de milho: que tal variar o sabor do seu pão acrescentando farinha de milho ao preparo? Assim, a massa fica bem amarelinha e ainda mais deliciosa. Depois de 30 a 40 minutos assando na airfryer, você tem um pão supermacio para saborear com um café.

21. Bauru: um minibauru pode ser uma ótima pedida para o seu café da manhã, lanche da tarde ou até mesmo para aquele almoço ou jantar em um momento de pressa. O recheio de presunto é queijo é um dos favoritos de muitos brasileiros, por isso essa também é uma ótima opção para um petisco entre amigos.

22. Croissant na airfryer: o croissant é um tipo de pão francês que conta com uma massa muito macia e delicada. Além disso, ele combina com os mais variados recheios e ainda pode ser saboreado puro, o que é muito prático!

23. Pão com linguiça: se você está procurando uma opção que dê um pouco mais de sustância, essa receita em que o pão francês é recheado com linguiça e queijo pode ser uma excelente escolha. O passo a passo é superprático e simples, mas o sabor é intenso e vai agradar com certeza.

24. Pão australiano na airfryer: o pão australiano tem uma massa escura e leva um toque de cacau e mel, o que faz com que seu sabor seja levemente adocicado. Ele vai muito bem quentinho com manteiga ou até mesmo como aperitivo para sua refeição principal. Você ainda pode preparar uma deliciosa costelinha barbecue e servir os dois alimentos juntos. O resultado será sucesso absoluto!

25. Pão adormecido na airfryer: essa receita é, na verdade, uma dica para “ressuscitar” aqueles pães adormecidos que sobraram do dia anterior e deixá-los como se fossem frescos. Para isso, é só pincelar água sobre a casca e levar à airfryer preaquecida por 2 a 3 minutos. Os pães fica crocantes e deliciosos de novo!

Publicidade

Frango na airfryer

Foto: Reprodução / mel e pimenta

26. Nuggets de frango: já pensou em preparar os seus próprios nuggets de frango para congelar? Essa é uma receita prática, já que você pode fazer uma grande quantidade e aquecer apenas quando a fome bater. O resultado é um petisco com uma casquinha crocante e úmido por dentro, mas bem cozido.

27. Frango empanado: essa é uma receita de frango empanado que não leva farinha. Para testar em casa, você vai precisar apenas de peito de frango, ovo, queijo parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino. O resultado é uma carne com poucas calorias, mas que tem um gostinho que deixa qualquer um com água na boca.

28. Tirinhas crocantes de frango: essas tirinhas vão muito bem como entrada ou para servir em uma reunião com os amigos. Para preparar, corte um peito de frango (ou filés) em tiras, depois tempere-as e empane-as em ovo, farinha de linhaça e queijo ralado antes de levar à airfyer. Fica supercrocante!

29. Buffalo wings: para essa receita, você vai usar o meio da asa de búfalo, que também é chamada de tulipa. A carne é frita e, depois, servida acompanhada com um molho agridoce supergostoso. O resultado é um petisco suculento e com um sabor que agrada aos mais variados paladares.

30. Frango a passarinho com batatas: que tal preparar uma receita de frango com batatas na airfryer que fica bem crocante? Essa é uma excelente opção para você testar na sua cozinha. O resultado é uma combinação de texturas e um gostinho que vai deixar qualquer um com água na boca.

31. Coxas de frango com maionese: a proposta dessa receita é marinar as coxas de frango em uma maionese temperada com chimichurri, açafrão, colorau, pimenta-do-reino, sal e limão. Depois de 30 minutos, é só levar a carne para assar de 10 em 10 minutos, até ficar bem douradinha!

32. Filé de peito de frango: receita simples e fácil, perfeita para um almoço rápido, mas delicioso. Aqui, o segredo são os temperos utilizados para dar um sabor extra aos filés. Aposte em sal, pimenta-do-reino, cúrcuma, pimenta caiena, chimichurri e azeite, depois é só fritar na airfryer preaquecida.

33. Peito de frango assado: e que tal assar o peito de frango inteiro na airfryer? Primeiramente, você vai precisar preparar uma pastinha de manteiga com temperos para saborizar o frango. Em seguida, deixe-o cozinhar na airfryer por 20 minutos e, para finalizar, aumente a temperatura e deixe a carne dourar.

Outras carnes na airfryer

iStock

34. Picanha: que tal preparar bifes de picanha na airfryer? O resultado é uma carne suculenta e com um gostinho incrível. O tempero usado é apenas o sal grosso, e o tempo de espera é só de 8 minutos!

35. Bife à milanesa: se você adora aquele bife com uma casquinha crocante e uma textura macia por dentro, experimente essa receita. Você só vai precisar temperar, empanar e depois levar a carne para a airfryer. Além disso, você também pode seguir as dicas de preparo para fazer frango, porco ou até mesmo peixe.

36. Churrasco na airfryer: quer fazer um churrasco rápido e sem bagunça? Então teste essa receita que é feita na airfryer. Aqui, você vai precisar de frango, carne bovina, cebola e temperos. O resultado é uma combinação de sabores incrível para a sua próxima refeição.

37. Costelinha de porco: prefere carne suína? Então aposte nesse preparo de costelinha de porco! Para uma carne bem temperada, saborosa e crocante, a dica é deixar marinar em alho, limão, sal, pimenta-do-reino e azeite antes de levar para a airfryer por 20 minutos.

38. Lombo recheado: se você está procurando uma opção de carne mais incrementada, confira as dicas dessa receita. Aqui, o lombo suíno é recheado com linguiças defumada e toscana trituradas. Além disso, a dica é acrescentar legumes, como batata e cenoura, à sua travessa.

39. Torresmo: sabe aquele torresmo crocante que é supercomum em botecos? Você pode preparar esse petisco no conforto da sua casa com apenas dois ingredientes! O legal é que grande parte da gordura escorre para a cestinha, o que faz com que o resultado seja um pouco mais saudável.

40. Filé de peixe: nessa receita, o filé de porquinho é empanado e levado para a airfryer. O resultado é um peixe com uma casquinha supercrocante, que cai muito bem acompanhado de um arroz bem soltinho, um purê de batatas ou outro prato que você preferir.

41. Peixe frito light: para essa receita, use postas do seu peixe favorito. Aqui, a carne é incrementada com farelo de aveia, limão e alguns temperos. A lista de ingredientes é bem curtinha, mas o sabor e a textura são incríveis. Vale a pena testar!

42. Peixe empanado: quer um peixe crocante por fora e molhadinho por dentro? Essa pode ser a receita ideal para você testar em casa. Aqui, você confere todas as dicas para que o empanado fique incrível. E o melhor é que sua cozinha nem ficará com cheiro de fritura!

Legumes na airfryer

Foto: Reprodução / mel e pimenta

43. Batata rústica: nessa receita, a batata é cortada em rodelas e incrementada com alho, alecrim, sal e um pouco de óleo de canola, porém esse último item é opcional. Com uma lista de ingredientes bem curtinha, é possível preparar um petisco que vai deixar todo mundo com água na boca.

44. Cebola recheada: o principal ingrediente usado para rechear a cebola é a ricota. Essa receita conta com uma quantidade extensa de ingredientes, mas a maioria deles são temperos. Se você quer um legume recheado com um gostinho para lá de intenso, não deixe de testar essa opção.

45. Tomate recheado: que tal rechear seu tomate com cuscuz marroquino, linguiça calabresa e alguns temperos, como o alho-poró? Essa é uma opção simples, mas cheia de sabor para a sua próxima refeição.

46. Batata-doce rústica: sabe aquela batata bem sequinha? É esse o resultado que você vai obter se testar essa receita na sua cozinha. Aqui, alguns temperos são usados para deixar o sabor do seu legume ainda mais gostoso.

47. Batata rústica na airfryer: aqui, a batata é cortada em camadas e recheada com bacon e requeijão. Com uma lista de ingredientes bem curtinha e um passo a passo extremamente simples, é possível se deliciar com uma refeição incrível.

48. Legumes crocantes: essa receita leva batatas doce e inglesa, cenoura e vários temperos. O resultado é uma combinação de legumes extremamente crocante, que cai muito bem como acompanhamento para sua refeição principal ou até mesmo para um lanchinho mais saudável.

49. Anéis de cebola: quer preparar deliciosos anéis de cebola, mas sem precisar mexer com fritura? Então aprenda essa receita e se delicie com o resultado! O passo a passo é pra lá de simples, mas o gostinho é muito bom.

50. Abobrinha empanada: receita bem fácil e rápida para preparar no seu dia a dia. Aqui, as fatias de abobrinha são temperadas e empanadas com ovo e farinha de trigo antes de serem colocadas na airfryer. Fica crocante por fora e macio por dentro!

Pratos variados na airfryer

Foto: iStock

51. Fondue de queijo: fondue de queijo é tudo de bom, não é mesmo? Além de ajudar a aquecer os dias mais frios, esse é o tipo de prato que faz um carinho no estômago, de tão gostoso e reconfortante. Para testar essa receita em casa, você só vai precisar de mussarela, provolone, creme de leite e parmesão ralado.

52. Capeletti: nessa receita, você precisa comprar o capeletti pronto, mas a dica aqui é fritar o alimento na airfryer para servir como aperitivo. Se você quiser, também é possível preparar um molho e servir como refeição principal.

53. Ovo frito: quer fritar ovo na airfryer? É muito simples! Basta untar um bowl, colocar o ovo e temperar conforme sua preferência. Se você prefere a gema mais cozida, 6 minutos na fritadeira preaquecida é suficiente. Se gosta da gema mais mole, deixe um pouco menos.

54. Ovo cozido: se você prefere o ovo cozido, a dica é seguir esse passo a passo. É só colocar os ovos inteiros na airfryer já aquecida e deixar cozinhar por 10 minutos. Espere esfriar, corte o ovo ao meio e aproveite!

55. Cogumelos recheados: essa é uma receita que pode ser feita com cogumelos shitake ou portobello. Já o recheio fica por conta de uma combinação de ricota, parmesão ou gorgonzola, mussarela ou cream cheese e alguns temperos. O preparo é extremamente simples, mas o resultado é tão gostoso que será difícil parar de comer.

56. Lasanha na airfryer: até mesmo a lasanha, que é um prato mais incrementado, pode ser feita na airfryer! Aqui, a massa é recheada com presunto, queijo e molho de tomate. Você deve fazer a montagem na própria assadeira que vem no eletrodoméstico. Depois, só é preciso esperar 15 minutos.

57. Crepioca de vegetais: já pensou em preparar bolinhos de crepioca que são recheados com vegetais? Se você está procurando praticidade e quer uma receita saudável, essa opção pode ser uma excelente escolha para o seu dia.

58. Empadão na airfryer: que tal conferir uma deliciosa receita de empadão de massa podre que é feita na airfryer? A textura fica incrível e o sabor do recheio pode ser o seu favorito, mas aqui você confere como fazer um frango ao molho cremoso.

59. Escondidinho na airfryer: essa receita de escondidinho conta com um purê de mandioca e um recheio de carne moída. É um prato simples, mas que vai fazer um enorme sucesso na sua mesa. Além disso, o modo de preparo não é complicado!

60. Pizza na airfryer: é isso mesmo que você leu – é possível fazer até pizza usando a fritadeira! Basta abrir a massa no tamanho da cesta da airfryer e assar por alguns minutos antes de rechear conforme a sua preferência. O preparo é muito fácil e rápido!

61. Hambúrguer caseiro: aqui, você acompanha dicas para fazer o blend de carnes perfeito. Nessa receita, a escolha foi misturar peito, maminha e bacon. Os hambúrgueres ficam supersuculentos, e o tempo de fritura é de 5 a 10 minutos, a depender da espessura.

Bolo na airfryer

iStock

62. Bolo de caneca: o bolo de caneca é uma ótima pedida para quando você quer saborear uma massa deliciosa, mas sem ter que esperar um tempão. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha, o que facilitará seu trabalho na cozinha.

63. Bolo com geleia: aqui, a dica é preparar uma massa branca que, apesar de simples, não é muito tradicional, pois leva azeite e creme de leite. Para deixar tudo ainda mais gostoso, o bolo é incrementado com uma deliciosa geleia de frutas vermelhas.

64. Bolo de chocolate: o bolo de chocolate é o queridinho de muita gente, não é mesmo? O resultado é muito gostoso, mas você ainda pode preparar uma calda de chocolate ou um brigadeiro para incrementar o sabor do seu doce.

65. Bolo de chocolate fit: prefere uma versão fit? Então prepare esse bolo de chocolate sem farinha de trigo. Para isso, você vai precisar apenas de ovo, farinha de aveia, leite desnatado, açúcar mascavo, óleo de girassol, cacau e fermento em pó.

66. Bolo de laranja: se você prefere um bolo com sabor de frutas, essa é a receita ideal. Enquanto a massa assa na airfryer, aproveite para preparar uma calda de suco de laranja com açúcar. Assim, seu bolo vai ficar ainda mais saboroso e molhadinho!

67. Bolo de banana: tem bananas bem maduras sobrando em casa? Prepare esse bolo feito com as frutas e um toque de canela. Dependendo de como as bananas estiverem, nem é preciso adicionar açúcar, pois a massa já fica bem docinha e saborosa.

68. Bolo de fubá: o bolo de fubá é uma receita tão tradicional que muita gente já tem uma versão anotada no seu caderninho, não é mesmo? Mas que tal testar uma opção que é feita na airfryer? O resultado é uma massa extremamente cremosa e um gostinho que vai deixar muita gente com água na boca.

69. Bolo de milho: bolo de milho é tudo de bom! Melhor ainda se a massa for feita no liquidificador e assada na airfryer. Depois de preparar essa receita superprática, é só saborear seu bolo com um café quentinho.

70. Bolo formigueiro: já para essa receita, você nem vai precisar de liquidificador, já que a dica é bater a massa à mão, com um fouet. O resultado é um bolo simples, mas delicioso, que fica pronto em 25 minutos!

Doces e sobremesas na airfryer

Foto: iStock

71. Bolinho de chuva: bolinho de chuva é uma delícia até mesmo em dias de sol, não é mesmo? Esse quitute pode ser facilmente feito com o auxílio da sua airfryer. A dica aqui é cobrir o petisco com canela e açúcar depois que estiver pronto, assim o sabor do seu lanche ficará muito mais gostoso!

72. Barrinha de cereal: já pensou em fazer sua própria barrinha de cereal em casa? As versões industrializadas costumam ser cheias de conservantes, o que não faz bem para a saúde. Se você quer uma opção de lanchinho bem saudável para o seu dia, não deixe de testar essa receita em casa.

73. Banana caramelada: procurando uma sobremesa prática para matar aquela vontade de doce? Aposte nesse preparo fácil e gostoso. O ideal é que as bananas estejam maduras, mas não muito. É só cortá-las ao meio, no sentido do comprimento, depois empaná-las em uma mistura de açúcar refinado com canela e levá-las para a airfryer.

74. Churros caseiros: essa receita de churros trançados rende bastante e é fácil de fazer. Antes de fritar, a massa deve ser cozida, sovada e modelada. Com a fritadeira preaquecida, basta deixar os churros na airfryer por 15 minutos. Finalize com açúcar, canela e doce de leite!

75. Cheesecake na airfryer: essa é outra opção de receita que combina sabores e texturas bem diferentes. Se você gosta de sobremesas com um leve toque salgado, não deixe de experimentar esse cheesecake!

76. Grand gâteau: essa receita é parecida com a do petit gâteau, mas com o acréscimo de uma cobertura de chocolate e um picolé. Com um preparo extremamente simples, a sobremesa vai te surpreender tanto pela aparência quanto pelo sabor.

77. Coquinho açucarado: para testar essa receita, você vai precisar apenas de coco seco, água e açúcar. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, é possível saborear um docinho pra lá de gostoso.

78. Pudim de leite condensado: o pudim de leite condensado é outra sobremesa muito comum na mesa dos brasileiros. Que tal conhecer uma receita bem prática feita na airfryer? Se você não quer muito trabalho na cozinha, mas quer se deliciar com um pudim, não deixe de experimentar essa opção na sua casa.

79. Torta de maçã: uma torta de maçã quentinha, com aquele toque de canela, é tudo de bom! Por isso, você pode conferir como fazer uma versão na airfryer. O resultado é uma combinação de sabores e texturas que vai fazer o maior sucesso na sua mesa.

80. Rabanada: a rabanada é um prato feito com pão amanhecido, que é molhadinho com leite, leite condensado ou açúcar, ovos, chocholate em pó e ainda ganha um toque de açúcar e canela. É uma ótima pedida para um café da manhã ou até mesmo para sobremesa.

A airfryer pode facilitar e muito o seu trabalho na cozinha, não é mesmo? Se você adora praticidade, aproveite e confira também estas receitas para congelar!