12 receitas de comida alemã para se apaixonar pela culinária germânica

Escrito por    
Em 17.03.20

Se quando você pensa em comida alemã é salsicha que te vem à cabeça, saiba que a culinária germânica vai muito além da grande variedade de embutidos. Há opções salgadas e doces que podem conquistar seu paladar e que você pode apreciar sem ter que viajar para outro continente. Para isso, basta conferir as receitas abaixo:

Continua após o anúncio

1. Sauerkraut

Essa é uma receita de chucrute, que nada mais é do que uma conserva de repolho fermentado. Além do legume, você vai precisar apenas de água e sal para fazer esse acompanhamento. O preparo é simples, mas é preciso ter paciência, pois o tempo de fermentação é de 3 semanas.

2. Kartoffelsalat

A salada de batata é um típico acompanhamento alemão. Uma grande vantagem do seu preparo é que a receita permite diversas adaptações. Aqui, o prato é feito com o legume, cebola, caldo de legumes, vinagre, azeite e temperos. Caso você queira, ainda é possível adicionar ingredientes como mostarda, bacon e outros itens.

3. Bratkartoffeln

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de batata em que o legume é primeiro cozido e depois refogado com cebola roxa, bacon, sal e pimenta-do-reino. O passo a passo é simples de ser seguido e você pode servir o bratkartoffeln tanto como acompanhamento para suas refeições principais ou como petisco.

4. Käsekuchen

Essa é uma receita de bolo de queijo que lembra o cheesecake. Isso porque o recheio é feito com queijo e fica com uma textura pra lá de cremosa. Enquanto isso, a massa é bem crocante, mas tem como base farinha de trigo.

Continua após o anúncio

5. Currywurst

Que os alemães adoram salsicha não é novidade, mas você sabia que há uma versão bem famosa em que ela é servida acompanhada com um molho de curry? Se você gosta de um sabor marcante, vale a pena conferir o passo a passo dessa receita.

6. Semmelknödel

A aparência é de almôndega, mas o semmelknödel é um bolinho de pão. Aqui, esse ingrediente é combinado com leite, farinha de trigo e temperos para obter uma massa. Na sequência, a massa é moldada em bolinhas e cozida em um caldo de carne.

7. Spätzle

Aprenda a preparar uma massa alemã desde o zero e também como fazer um molho de linguiça blumenau. O resultado é uma combinação cheia de sabor e que pode surpreender seu paladar.

8. Schnitzel

Sabe aquele bife à milanesa com uma casquinha crocante? O schnitzel é isso! Mas, nessa receita, em vez de usar carne bovina ou frango, como é comum no Brasil, é a carne de porco que entra em cena.

9. Eisbein

Continua após o anúncio

O joelho de porco pode até não ser um corte muito comum, mas quando bem feito, te garanto: fica uma delícia. Aqui, o preparo da carne é no forno, por onde ela deve ficar por aproximadamente 4 horas. Porém, caso você queira testar essa receita, é bom se preparar com antecedência, pois a carne deve marinar por 12 horas antes de ser assada.

10. Ausgezogene

Quer uma comida alemã para adoçar o seu dia? Então, preparar essa receita pode ser uma ótima aposta. A ausgezogene é uma massa frita polvilhada com açúcar a canela que pode fazer um grande sucesso na sua mesa. Confira o passo a passo no vídeo.

11. Streuselkuchen

Já ouviu falar da cuca alemã? Ela é bem comum no sul do Brasil e consiste em uma massa que fica entre a de bolo e a de pão, que é coberta por uma farofa crocante. Essa é a versão básica que você aprende a preparar nesse vídeo. Porém, caso você queira, ainda é possível adicionar um recheio de frutas, geleia, doce de leite ou que mais você preferir.

12. Bolo de floresta negra alemã

Massa de chocolate, licor de cereja, chantilly, cerejas picadas e raspas de chocolate são usados para formar o bolo floresta negra. Com uma combinação de ingredientes tão gostosa, fica difícil resistir ao sabor desse bolo. Vale a pena experimentar em casa.

Gostou das sugestões acima? Então, que tal conhecer algumas receitas de strudel? Ele é um prato austríaco, mas que também se faz bastante presente entre a comida alemã.

PARA VOCÊ