12 receitas de comidas portuguesas para provar sem sair de casa

Escrito por    
Em 04.05.20

Com uma culinária rica, a alimentação lusitana é baseada em ingredientes como peixes, frutos do mar, legumes, azeite e azeitonas. A combinação destes itens rende pratos saborosos e que podem ser facilmente apreciados na sua casa. Para se deliciar com todo o sabor que as comidas portuguesas têm a oferecer, basta seguir as receitas abaixo:

Continua após o anúncio

1. Francesinha

A francesinha nada mais é do que um sanduíche para lá de caprichado. Aqui, fatias de pão de forma são recheadas com bife, linguiça, queijo, presunto, salame e queijo. Para fechar com chave de ouro, um molho bem temperado ainda entra em cena. Vale a pena testar!

2. Bolinho de bacalhau

Seja para para servir como aperitivo, na hora do lanche ou como entrada, o bolinho de bacalhau é sempre uma boa pedida das comidas portuguesas. Além de cair bem em diferentes momentos do dia, esta é uma receita que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha. Veja todas as dicas no vídeo.

3. Batata ao murro

Batata é tudo de bom, não é mesmo? Fácil de ser feita, esta receita rende facilmente um resultado de sucesso até mesmo para quem não tem experiência na cozinha. Além do legume, você só vai precisar ter em mãos cebola, alho, alecrim, açafrão, azeite, pimenta-do-reino e sal.

4. Bacalhoada portuguesa

Descomplicada, esta é uma receita em que o bacalhau vai em lascas ao forno junto com tomate, pimentão vermelho, cebola, batata e azeite. Depois que o peixe estiver assado, a sugestão é finalizar o prato com rodelas de ovo cozido.

Continua após o anúncio

5. Bacalhau à portuguesa com pimentões

Bem colorido, este é um prato das comidas portuguesas que pode deixar qualquer um com água na boca. Para testar a receita em casa, você vai precisar de bacalhau, batata, pimentões vermelho e amarelo, cebola, ovoz cozidos, azeitonas verdes e pretas, tomate-cereja, azeite e temperos.

6. Sardinha assada à portuguesa

Outro peixe que você pode preparar em casa para se deliciar com o sabor da culinária portuguesa é a sardinha. Por ser pequena, ela é assada inteira e temperada apenas com sal. Isso faz com que não haja muito trabalho na cozinha.

7. Arroz de pato

O pato não é uma carne muito comum aqui pelo Brasil, mas, se você tiver este ingrediente ao seu alcance, vale a pena conferir as dicas desta receita. Aqui, você aprende desde como cortar a carne até a finalização do prato. Esta é uma opção perfeita das comidas portuguesas para dividir com a família e amigos.

8. Pastel de nata

Composto por uma massa folhada e um recheio cremoso de ovos, é difícil resistir ao sabor deste doce português. Para poupar trabalho na cozinha, você pode optar por comprar a massa pronta em um supermercado. Assim, sobra mais tempo para se dedicar ao recheio.

9. Natas do céu

Continua após o anúncio

Esta é uma receita que leva apenas quatro ingredientes: ovos, açúcar, biscoito de maisena e nata. Mesmo assim, consegue um creme branco, um amarelo e uma farofa. Todos estes itens são montados em camadas para formar a sobremesa.

10. Farófias

Esta receita consiste em claras batidas em neve que são cozidas em leite e cobertas por um creme de gemas. Se é praticidade que você busca, esta pode ser a opção perfeita para ser testada na sua cozinha. Quer saber mais? Então, veja o passo a passo completo no vídeo.

11. Aletria

Cozido, este é um doce que tem o leite como principal ingrediente. Além dele, você também vai precisar ter em mãos açúcar, canela, limão, extrato de baunilha, gemas de ovo e macarrão cabelo de anjo. Este último ingrediente é chamado de aletria na receita.

12. Toucinho do céu

Para fechar a lista, uma receita que parece um pudim. Ela é feita com leite condensado, ovos, leite, coco ralado, leite de coco e cobertura para sorvete de caramelo. O preparo da massa é feito no liquidificador e, quando ela estiver homogênea, deve ir ao forno para assar.

Com tantas sugestões gostosas, fica fácil testar receitas portuguesas no conforto da sua casa, certo? Agora, se você adora se aventurar pela culinária de outros países, confira também receitas de comidas africanas.

PARA VOCÊ