Por Ana Resende
Simples, alegre e colorida, a comida mexicana é bem familiar para nós brasileiros. Muito além de tacos com queijo, há petiscos, pratos completos e até sobremesas, tudo com a marca do sabor intenso, das mordidas deliciosas e do equilíbrio. Há picância, frescor, acidez, cremosidade, crocância. Escolha suas receitas de comida mexicana preferidas e entre para essa festa de sabores.
Publicidade
Para começar, a receita de um ingrediente base para cardápios mexicanos: a tortilla. E para preparar você só precisa de dois ingredientes, farinha de milho em flocos e água quente. Simples, rápido. Sobra bastante tempo para você planejar e preparar vários recheios.
Publicidade
A versão de trigo da tortilla leva alguns ingredientes a mais que a de milho, mas é igualmente fácil de fazer. O resultado é uma tortilla bem fininha e deliciosa e que vai muito bem com um chilli mais apimentado.
Como entrada, petisco ou lanche, nachos são sempre bem-vindos. Nessa receita, a massa é preparada na mão e depois assada. Sem sujeira, sem bagunça, os nachos ficam prontos num instante.
Se preferir fazer a versão tradicional de nachos, que é frita, saiba que a receita é bem simples também. Você mistura, com as mãos mesmo, farinha de trigo, farinha de milho, sal, pimenta, páprica e água até formar uma massa. Depois é só abrir, cortar, fritar e comer com guacamole.
Tortilla recheada com arroz, feijão, frango e um molho citronete (vinagrete feita com limão). O burrito é uma receita cheia de sabor, uma ótima opção para dar nova vida ao feijão e uma refeição completa!
Publicidade
Dito de maneira simples, fajitas é um refogadão de carnes e legumes bem temperado. Carne bovina, frango, bacon, linguiça defumada, cebola e pimentões. Servido com tortillas fica irresistível!
Mais um preparo clássico da cozinha mexicana, os tacos de carne merecem destaque por terem, além de muito sabor, uma combinação de texturas. A crocância da tortilla e a suculência do recheio fazem de cada mordida uma experiência deliciosa.
Tortillas recheadas com molho e frango e gratinadas com queijo. Não tem como dar errado, né? Mas tem um segredo para ficar perfeita: fritar a tortilla em óleo antes de recheá-la, assim ela não perde a textura mesmo com bastante molho no recheio.
A dupla feijão e carne moída, tão amada no Brasil, também faz sucesso nas mesas mexicanas. Refogada com cebola, pimentão, tomate, extrato de tomate e temperos, ela vira uma pasta bem cremosa, perfeita para rechear tortillas e comer com nachos.
Melhor que chilli, só chilli com queijo! Uma versão bastante suculenta e saborosa, com carne moída, bacon, calabresa defumada e um creme de cheddar muito fácil de fazer. Com certeza você vai fazer e repetir muito essa receita!
Clássico que não pode faltar quando o cardápio é comida mexicana, a guacamole é fácil de preparar e seu sabor e sua textura nunca decepcionam. Você só precisa misturar abacate amassado, cubinhos de cebola e tomates, suco de um limão e temperos.
Cremoso, leve, aerado e azedinho, sour cream é daquelas receitas que surpreendem por serem muito gostosas, mas muito, muito fáceis de fazer. Você precisa de só três ingredientes (creme de leite fresco, sal e limão) e poucos minutos.
Carne moída suculenta e bem temperada é sempre uma boa pedida. Sementes de coentros, páprica doce, cominho e pimenta dedo-de-moça dão o toque mexicano que tira a receita do comum.
Refogado com cominho e pimenta e depois processado (ou amassado), o feijão do dia a dia se torna um creme bem apimentado que aquece o coração e o estômago. Você vai querer que sobre feijão sempre para poder transformá-lo em frijoles!
Uma receita que não pede panelas e nem forno é uma sempre uma boa receita. O cozimento é feito pela marinada, você só precisa misturar os ingredientes e levar à geladeira por, no mínimo, 20 minutos. Um molho fresco para acompanhar tacos, tortillas, burritos, tudo que você quiser.
Um chilli bem encorpado, com feijão vermelho e preto, cebola, alho, cenoura, pimentão e bastante temperos. Para acompanhar, nachos assados feitos com massa de pastel.
Se quiser brincar com a aparência e a textura do chilli, você pode usar Seitan para fazer as vezes da carne moída. O resultado fica bem encorpado, bonito e muito saboroso.
Uma refeição completa enrolada numa tortilla. Recheio de arroz cítrico, frijoles, “carne moída” feita com cogumelos, guacamole e sour cream. Tudo vegano, simples de fazer e com muito sabor de México.
A base do sour cream é o creme de leite, mas castanhas de caju funcionam muito bem como substituto. Além das castanhas (deixadas de molho por 8 horas), a receita leva suco de limão, sal e água. Bom exemplo de que versões veganas não deixam a desejar.
O recheio com glutadela e queijo vegetal deixa os tacos bem suculentos e saborosos. A massa feita com farinha de trigo e de milho fica crocante, dando um contraste bem interessante a cada mordida. Opção ideal para convencer quem ainda acha que comida vegana não tem graça.
Comida boa em grande quantidade, quem não quer? Eis uma travessa de paleta mexicana de morango! E muito fácil de fazer, sem ingredientes difíceis de achar. Você só precisa de morangos, limão, açúcar e leite condensado vegano. De difícil, só a vontade de comer tudo!
Quando São João encontra o México sai coisa boa demais. Nessa releitura brasileiríssima de uma sobremesa mexicana, a paleta de travessa tem sabor de paçoca e recheio de doce de leite. Impossível resistir!
Pãezinhos doces, de massa amanteigada, que ficam fofos na textura e na aparência. Para deixar os pães ainda mais bonitos e saborosos, uma cobertura de açúcar, farinha e manteiga dão o toque final. Mas, se quiser, você pode ir além e recheá-los.
A combinação de morango com leite condensado nunca decepciona. Com itens simples, como copos descartáveis, você pode fazer suas próprias paletas juntando esses dois ingredientes e deixar muito feliz a criança ainda viva em você que sonhava em tomar sorvete todos os dias.
Já sabemos de toda a versatilidade das tortillas para pratos salgados, mas que tal conhecer seu lado doce? Tortillas de milho com açúcar e canela podem ser recheadas ou cobertas com ganache, pimenta, frutas, chantilly... o que seu apetite pedir!
Receita especial para quem é fã do biscoito. As tortillas são feitas com Oreo e o recheio é de chantilly de Oreo. Assim você sente bastante o sabor do biscoito, mas aproveita texturas diferentes.
Depois de se deliciar com essa lista, se você quiser mergulhar ainda mais no espírito mexicano, conheça algumas receitas de drinks com tequila. Se preferir explorar mais dos sabores picantes, experimente fazer o seu próprio molho de pimenta. Saúde, bom apetite e arriba!