sobre o receiteria

Quem somos

Receitas e comidas não seriam nada sem uma grande história e sabemos muito bem o poder das histórias que a cozinha sabe contar. Momentos em família, de sangue, de coração, que nunca saíram da nossa memória de tão fortes e deixam cheiros, gostos e emoções. Viver e reviver estes momentos é o que mais gostamos de fazer.

A Internet cresceu, a quantidade de conteúdo sobre o tema é gigante e perdeu-se muito da essência do que as receitas representam para as pessoas, em nossa memória afetiva.

O Receiteria busca o resgate da essência afetiva das receitas culinárias. Comidas que aproximam, unem a família, os amigos e quem nós queremos sempre por perto.

Para se conectar de forma verdadeira com a nossa audiência, acreditamos em 4 passos para a construção desse movimento de resgate da essência afetiva das receitas culinárias:

1. Cozinhar precisa ser leve

Cozinha é lugar de sorriso, de criar o novo, de reviver o nostálgico. Leveza é fundamental para criar histórias e relembrar os bons momentos.

2. Acreditamos em uma cozinha mais diversa

No sentido mais amplo da palavra, é indispensável atender a todos, da turma do doce aos loucos pelos salgados. Como uma grande cozinha de casa de vó, aqui tem espaço para todo mundo.

3. Precisamos transbordar afeto

Estamos atentos ao poder das histórias que a cozinha sabe contar. São histórias de famílias, de sangue, de coração. São momentos que nunca saíram da nossa memória, de tão fortes, deixaram cheiros, gostos e emoções.

4. Cozinhar deve ser um ato de união

Receitas vão muito além de uma lista de ingredientes e modo de preparo. Receitas aproximam, unem a família, os amigos e quem queremos sempre por perto.

Nosso conteúdo é recheado de carinho, afeto, prazer e gratidão por prestar um serviço para milhões de pessoas que fazem da refeição um ato de amor.

Nosso processo de seleção e criação de receitas

Aqui no Receiteria temos três perguntas básicas quando estamos decidindo se uma receita é boa o suficiente para estar em nosso site.

Primeiro, ela funciona? Receitas precisam ser fáceis de seguir e no final o resultado tem que ser bom, sempre.

Segundo, é saborosa? Ela dá água na boca e vontade de provar?

Terceiro, vale a pena? É uma receita que dá vontade de fazer de novo, de novo e de novo?

Para garantir que esses quesitos sejam sempre seguidos, nós iniciamos selecionando cuidadosamente receitas criadas por chefs, food influencers e amantes da cozinha real, pessoas que possuem conhecimento prático em suas próprias cozinhas e que criam e fazem receitas que também funcionarão na sua. Em seguida, nós a inserimos no site revisando linha por linha para garantir que listas de ingredientes e passo-a-passo estejam corretos e de fácil compreensão. Somente após isso a receita é publicada aqui no Receiteria.

Receitas que merecem uma atenção extra passam ainda por um processo a parte onde nosso próprio time de chefs e food stylists replicam todo o processo, inclusive fotografando todo passo-a-passo para facilitar ainda mais o entendimento da receita.

Todo nosso conteúdo é criado de forma manual, feito por pessoas e para pessoas. É contra nossos princípios editoriais a publicação automática de conteúdo gerada por IA (inteligência artificial) utilizando ferramentas como ChatGPT.

Nosso time de culinaristas

Os chefs e culinaristas que fazem e testam as receitas do Receiteria são fundamentais para garantir a qualidade e sabor de cada prato. Conheça abaixo os profissionais que trazem as melhores receitas e dicas culinárias para você:

Ana Luiza Timm

Ana Luiza Timm

Ana Luiza, desde criança, sempre gostou de cozinhar e de comer. Com a vó, aprendeu uma receita de frango frito com purê, que ficou na memória. Da mãe, herdou uma receita de lasanha e o gosto por fazer pães.

Nas redes sociais, uniu duas paixões, cozinha e moda, em um perfil food stylist. Gosta de explorar a estética dos alimentos, a composição das cores, texturas, formas, louças e empratamento, sempre buscando a harmonização de sabores para oferecer uma experiência gastronômica multissensorial.

Gosta conhecer novos modos de preparos, cozinhar junto e se divertir na cozinha. Gaúcha, de Pelotas - RS, não dispensa um bom churrasco, cuca, pão com linguiça e chima. Adepta da cozinha sustentável, se sobra churrasco, é claro que faz arroz carreteiro.

Carlos Lopes

Carlos Lopes

Carlos é autodidata na cozinha. Basicamente, aprendeu a ler com os livros de culinária da mãe, que tinha várias coleções. Em sua casa, a cozinha era um evento coletivo: todo mundo colocava a mão na massa.

Na adolescência, continuo cultivando o hábito de estudar livros de gastronomia. Testava as técnicas aprendidas, repetindo várias vezes o mesmo prato até chegar ao resultado desejado. Também morou em Londres, onde trabalhou em cozinhas e restaurantes, sempre saindo de sua zona de conforto.

Com a mãe, se apaixonou pela confeitaria. Até hoje faz o bolo de 3 camadas, receita de família, que marcava datas muito especiais. Dia de estrogonofe, era uma festa na cozinha. Lembra da mãe flambando o molho e achava mágico. Em suas receitas, busca contar uma história que envolva as pessoas e crie memórias.

Heloisa Manzano

Heloisa Manzano

Helô Manzano é estudante de Comunicação e Multimeios, estagiária no Receiteria, redatora, apresentadora e fã do mundo culinário. Atualmente, ela participa da produção e gravação de receitas do site.

Iniciou sua jornada com a cozinha por meio da família, observando o pai preparar as refeições - sempre admirou a forma como ele cozinhava, o amor colocado em cada ação, o cuidado com o ato de cortar e temperar e o orgulho por saber que tinha ficado bom.

Foi essa experiência que despertou nela a vontade de aprender, experimentar e se aperfeiçoar na cozinha. Atualmente, Helô é consumidora assídua de programas culinários, cozinheira amadora e preparadora oficial de sopas e caldos em casa. Ela acredita no carinho e cuidado que cada refeição carrega e que, por isso, a comida deve ser apreciada e não apenas consumida.

Jaqueline Souza

Jaqueline Souza

Jaque assistia a programas de culinária com a mãe, depois elas brincavam de faz de conta - Jaqueline era cozinheira e a mãe sua assistente. Por muitos anos, trabalhou como aeroviária, assim, conheceu a gastronomia de vários países.

Nas redes sociais, profissionalizou seu modo de viver a culinária, pensando o alimento, mas também a composição de cena, luz, louças, ângulos e artifícios que transmitem a sensação de sabor. É defensora da comida de verdade com alimentos locais, orgânicos e sem desperdício.

Gosta de cozinhar pratos do dia a dia: pães, bolos, tortas, pizzas e carnes, sempre buscando receitas acessíveis. Toda vez que vai pingar um bolinho de chuva, lembra da vó, que fazia os bolinhos mais redondinhos e deliciosos. Cozinhar é acessar esse carinho, a memória e compartilhar momentos.

Marcelo Melo

Marcelo Melo

Marcelo, apaixonado por culinária desde criança, já fez vários cursos na área e se prepara para cursar a graduação de Gastronomia. Na infância, via os pais e as tias cozinhando, gostava de ficar por perto e foi aprendendo as receitas da família.

Em 2020, resolveu compartilhar suas aventuras culinárias nas redes sociais para inspirar outras pessoas a cozinharem. Inspirado pela mãe, adora preparar bolos, pois a confeitaria traz memórias afetivas da infância. Paulista de carteirinha, considera o cuscuz paulista sinônimo de conforto e sabor.

Além das influências familiares, suas receitas são inspiradas em sua paixão por viajar, conhecer novas culturas, explorar ingredientes exóticos e trazer um pedacinho de cada mundo para seus pratos.

Raphaela Reis

Raphaela Reis

Rapha é graduada em Gastronomia. Já trabalhou com cozinha industrial e gerenciou restaurantes. Atualmente, atua como fotógrafa de alimentos e é especialista em food styling.

No processo de desenvolvimento de suas receitas, usa técnicas da gastronomia e trabalha os preparos de uma maneira acessível, garantindo que qualquer pessoa consiga fazer o mesmo prato em sua casa. Também valoriza a composição da cena, o empratamento, a textura e as belezas dos ingredientes, despertando, assim, o desejo de cozinhar e comer por meio das imagens.

Sempre gostou de cozinhar, entretanto, durante a graduação, aperfeiçoou suas técnicas. Para além dos preparos do dia a dia, busca se desafiar na cozinha, por exemplo, preparar pratos sem glúten - comidas caseiras, que trazem memórias afetivas, entregando sabor, estética bonita e, principalmente, uma culinária inclusiva.

Rodrigo Vilasbôas

Rodrigo Vilasbôas

Rodrigo é psicólogo clínico e cozinheiro - suas duas formas de expressão afetiva. Produz conteúdos sobre culinária para as redes sociais, fotografando e compartilhando suas receitas. Apaixonado por escrita, também alimenta um blog pessoal com crônicas gastronômicas.

Quando criança, a cozinha era seu brinquedo favorito, um lugar de elaboração emocional e celebração. Gostava de ver a mãe cozinhando. Aprendeu as receitas de família e encontrou na culinária uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e ativar suas possibilidades criativas.

Entre seus pratos preferidos, Rodrigo gosta de fazer biscoitos de todos os tipos, pois ativa memórias de infância, traz doçura para os dias duros - todo mundo conversando e comendo biscoitos em volta de uma mesa. Segunda-feira, é dia de pedir o virado à paulista - uma tradição do estado de São Paulo.

Tatiana Tambellini

Tatiana Tambellini

Tati é mãe de 2 meninos, cozinheira e empresária - cultiva e comercializa frutas, legumes e hortaliças. Na adolescência, fez curso de culinária, era curiosa e detalhista ao preparo dos alimentos. Nas redes sociais, mostra que é possível ter uma alimentação saudável, acessível e saborosa.

Quando se tornou mãe, sua paixão por gastronomia aflorou ainda mais. Cozinhar para a família não tem preço. Lembra da sopa de fubá com couve e ovos que a avó preparava - um prato que abraça, e procura trazer isso em seus preparos: criar memórias afetivas, comer bem e aproveitar o momento.

Considera a cozinha tentativa, acerto e experimentação. Tatiana lembra do primeiro bolo que fez na infância - era para colocar uma pitada de sal e ela colocou uma colher de sopa. É claro que deu errado. Porém, não desistiu e continuo tentando até acertar.

Vânia Machado

Vânia Machado

Vânia é uma cozinheira intuitiva e tem uma micropadaria de pães artesanais de fermentação lenta. Aprendeu a cozinhar com as grandes cozinheiras de sua família. Toda vez que faz galinha caipira lembra com carinho de sua avó - um prato com sabor de saudade.

Gosta de agradar às pessoas por meio de seus preparos culinários. Quer ser uma avó com açúcar, que deixará um legado de receitas afetivas para sua netinha. No dia a dia, valoriza receitas acessíveis, que todo mundo consegue preparar.

Mora em Cerro Azul - PR, a terra da Ponkan, que é o ingrediente principal do famoso bolo de Ponkan da Vânia. Seu perfil de historiadora também está presente na culinária, gosta de conhecer a histórias dos pratos e estudar sobre a gastronomia local.

Comentários

Nós revisamos e aprovamos todos os comentários deixados em nosso site e geralmente respondemos todas as dúvidas em até 2 dias. Comentários negativos sobre receitas também são aprovados desde que não sejam rudes ou desrespeitosos. Quando algum leitor deixa um comentário apontando algum erro ou falha na receita, nós corrigimos e respondemos o comentário para ser o mais transparente possível.

Indicação de produtos

Nossas avaliações e recomendações de produtos são independentes e baseadas em uma profunda pesquisa e testes. Se você visitar um link de alguma loja e realizar uma compra, nós podemos receber uma comissão por conta disso. Saiba mais sobre nosso processo de indicação de produtos.