receitas de Saladas e Acompanhamentos

Salada sem graça, nunca mais! O frescor das folhas verdes, com grãos, frutas, massas, molhos, combinações de textura, cores e sabores. Para acompanhar a refeição principal, pratos rápidos, como legumes assados, purês e farofas. Aproveite os ingredientes da estação para comer bem todos os dias.

com folhas verdes

ver mais

Refrescantes, nutritivas e acessíveis. Receitas para comer folhas verdes com muito sabor e criatividade.

com legumes

ver mais

Para sempre colocar legumes no prato e na marmita. Receitas quentes, geladas, mix e mais.

Salada colorida de brócolis

"Fiz essa salada hoje e ela é maravilhosa" ver receita

com grãos

ver mais

Nem só de folhas se faz salada! Os grãos trazem textura, sustança e sabor ao preparo.

últimas receitas

seleções de receitas

dúvidas sobre receitas de Saladas e Acompanhamentos

Se for folhas verdes, primeiro, lave e seque bem com papel-toalha, assim elas não vão murchar. Não tempere a salada, leve o molho em um potinho separado para colocar apenas na hora de comer. Para montar uma salada mista, comece com os ingredientes mais pesados, como grãos, proteínas, legumes e, por último, folhas.

O ideal é conversar com uma nutricionista, que montará um cardápio balanceado para suas necessidades diárias. No geral, não há contraindicações relacionadas a quantidade. Para deixar seu prato mais variado, coma entre 2 e 3 porções de vegetais por dia (cerca de 200 - 100 gramas), variando nas combinações.

Sim, é saudável temperar saladas com vinagre. Além de adicionar sabor ao preparo, o vinagre possui poucas calorias e auxilia na digestão. No entanto, a moderação é importante devido ao seu teor ácido. Varie nos temperos da salada, com molhos, limão e especiarias.

Para saladas prontas, use recipiente hermético, coloque os ingredientes mais robustos na base e os delicados por cima. Armazene o molho separadamente. Para armazenar folhas verdes, seque bem cada uma e forre o pote ou a sacola com papel-toalha. Guarde na gaveta inferior da geladeira e consuma em até 3 dias para garantir o frescor.

Salada tropical pede muita cor e ingredientes frescos. Escolha uma folha (alface, rúcula, agrião etc.) para fazer um "berço" - forrar a tigela. Pique os ingredientes em tamanhos proporcionais. Você pode colocar: pepino, repolho, cenoura, tomate, palmito, azeitona e manga. Tempere com molho de maracujá. É possível substituir os ingredientes a gosto. Aproveites os vegetais e legumes da estação.

Preferencialmente, cozinhe os legumes a vapor. Há panelas próprias para isso - uma cuscuzeira também funciona muito bem. Isso ajuda a manter a cor, o sabor e os nutrientes dos legumes. Se for cozinhar na panela normal, lave bem os legumes e cozinhe com a casca. Verifique a textura dos alimentos com um garfo para não passar do ponto.

Depende sua intenção. Em saladas e sopas, batata e cenoura se complementam. Um mirepoix (combinação de cebola, cenoura e aipo) é ótimo para saborizar caldos. Um mix de legumes com couve-flor, brócolis e cenoura dá um refogado delicioso. Ervilho e milho dão um toque especial no arroz temperado ou para finalizar saladas. Experimente várias combinações, sempre deixando o prato colorido.

Faça a higienização dos legumes e corte em pedaços uniformes. Em uma panela grande, coloque água para ferver. Quando levantar fervura, adicione os legumes cortados e deixe por 1-3 minutos. Transfira os legumes para uma tigela com água gelada e bastante gelo até esfriar completamente. Seque bem os legumes, coloque em saquinhos ou potes herméticos e leve ao congelador.

Restos de vegetais são uma verdadeira fortuna na geladeira! Primeiro veja tudo o que tem disponível. Lave e corte. Você pode fazer mix de legumes refogados, farofa ou arroz temperado. É uma ótima opção para rechear tortas (adicione frango desfiado e requeijão). Pode complementar sopas. Também vale cozinhar com o feijão.

É possível fazer um delicioso caldo de legumes com as cascas e os talos dos legumes (casca de cebola, casca de abóbora, parte superior da cenoura, talos de couve, brócolis, couve-flor etc.). A casca de batata bem temperadinha e fritinha (dá para fazer na fritadeira elétrica) é um aperitivo delicioso.