22 receitas de salada tropical com muito sabor e vitaminas para seu almoço

Escrito por    

A salada tropical se destaca como um dos melhores pratos para comer tanto nos almoços quanto nos jantares durante os dias quentes do verão, já que ela é leve, saudável e muito refrescante.

Continua após o anúncio

Para preparar esta delícia, você pode apostar em alimentos variados como frutas (manga, carambola, abacaxi e morango), verduras, legumes, entre outros ingredientes como oleaginosas, molhos e carnes, que podem deixar o prato muito mais incrementado e apetitoso.

Além disso, ela é também ideal para quem está de dieta e tem como objetivo perder peso sem deixar de se deliciar nas refeições do dia a dia. Saladas simples e fáceis de preparar, porém com muito sabor. Confira abaixo algumas sugestões que separamos especialmente para você!

Salada tropical saborosa

Foto: Reprodução / Dedo de Moça

Foto: Reprodução / Dedo de Moça

1. Salada tropical com espinafre, castanhas e carambola: essa é uma salada tropical feita com folhas de espinafre, uvas passa, castanhas picadas, queijo de cabra esfarelado e carambolas fatiadas. Se preferir, você pode acrescentar algum molho de sua preferência. É uma receita fácil de fazer que rende até quatro porções.

2. Salada tropical de alface, manga e morango: saladinha tropical colorida, bonita e bem fresca ideal para acompanhar a sua ceia de Natal, que leva ingredientes apetitosos e crocantes como manga, alface americana, morango, castanhas-do-Pará e um pouquinho de batata palha. É uma perfeita combinação de doce com azedinho.

3. Salada tropical com pepino, manga e carambola: opção de salada perfeita para refrescar nos dias mais quentes, essa receita mistura alface lisa com alface crespa, agrião, pepino japonês em rodelas, tomatinho cereja, brotos de feijão, manga em tiras e carambola em rodelas. Para o molho, aposte nos seguintes ingredientes: maracujá, sal, azeite, água e limão.

4. Salada tropical com rúcula, morango e manga: além de linda, essa é uma receita de salada tropical super refrescante e deliciosa feita com alface, rúcula, tomate, pimentão, morango e manga. Para o tempero, aposte em azeite de oliva e/ou vinagre balsâmico. Perfeita para o verão!

5. Salada primavera-verão: essa é uma deliciosa saladinha leve e refrescante chamada primavera-verão, que leva entre seus ingredientes rúcula, hortelã, coentro, queijo coalho em cubinhos, melancia em cubinhos, suco de meio limão, gergelim e chimichurri (um tempero argentino que deixa a salada ainda mais gostosa).

6. Salada de folhas com morangos e queijos feta: a combinação dos ingredientes desta salada fica simplesmente incrível e você com certeza vai se apaixonar, já que é gostosa, leve e refrescante. Além do queijo feta esfarelado, a receita leva alface, hortelã, morangos, castanhas, azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta do reino a gosto.

Continua após o anúncio

7. Salada tropical com manga, abacaxi e kiwi: além de deliciosa, essa receita de salada tropical é barata, fácil e rápida de fazer e serve até duas pessoas. Você vai precisar de ingredientes como alface, rúcula, manga, abacaxi, kiwi, maçã verde, morangos, tomatinhos cereja e sementes de gergelim.

8. Salada tropical com abacaxi e nozes: essa é uma daquelas saladas especiais que deixam qualquer refeição com cara de comemoração. Deliciosa e fácil de preparar, ela é levemente salgada com uma pegada meio doce, já que leva entre seus ingredientes abacaxi, figo, pêssego, cerejas, peito de peru defumado, nozes, creme de leite sem soro e alface americana.

9. Salada tropical com manga e queijo coalho: se você está sem tempo de cozinhar e pretende preparar um prato rápido, saudável, simples e delicioso, aposte nessa receita de salada tropical feita com alface americana, queijo coalho, pimentão, manga, pimenta do reino, sal, azeite de oliva e suco de limão.

Salada tropical com molhos deliciosos

Foto: Reprodução / Blog do Bom Gosto

Foto: Reprodução / Blog do Bom Gosto

10. Salada tropical com molho de iogurte: uma ótima opção para não desistir da dieta após um bom período comendo sempre as mesmas folhas verdes. Contém fibras, carboidratos complexos, gorduras boas e proteínas. Como acompanhamento, traz um delicioso molho de iogurte com orégano e alho, que pode ser usado em vários tipos de salada.

11. Salada indiana de banana e uva com iogurte: esta receita de salada indiana com iogurte é ideal para acompanhar pratos condimentados ou picantes, já que o iogurte ameniza o tempero e a ardência dos alimentos. Ela pode ser preparada em apenas cinco minutos e conta com ingredientes saborosos como banana nanica, iogurte integral, uvas roxas, sementes de cardamomo, açafrão, cominho e sal a gosto.

12. Salada de rúcula e manga com molho de canela: essa é uma salada tropical deliciosa feita com rúcula, manga e tomates cereja regados com um molho pra lá de especial que leva azeite, mostarda e canela. Juntos, os ingredientes fazem uma maravilhosa combinação. Experimente!

13. Salada com molho de tangerina: essa é uma salada tropical bem simples que tem como diferencial o uso do molho de tangerina, que dá um sabor delicado e refrescante ao prato. A receita leva também alface, tomate cereja, pepino, cenoura, maçã, salsa picada, azeite extra virgem e sal a gosto.

14. Salada de maionese com passas e maçã: se você pretende preparar uma saladinha diferente, fresquinha e saborosa para o almoço, conheça essa receita de salada de maionese com uvas passas e maçã. Você irá precisar também de cenouras, batatas, milho verde, ervilha, cebola, sal e alface.

15. Salada natalina em forma de guirlanda: para quem adora decorar pratos e incrementar saladas simples, aqui você confere como fazer uma deliciosa salada para o Natal em forma de guirlanda. Entre os ingredientes, estão maçãs verdes, frango defumado, abacaxi em calda, milho verde, ervilhas, maionese e creme de leite sem soro.

Continua após o anúncio

Salada tropical com carnes

Foto: Reprodução / Eternos Prazeres

Foto: Reprodução / Eternos Prazeres

16. Salada de camarões, manga e abacate: a combinação do camarão, abacate e manga conta com um sabor inusitado e super delicioso. Acrescente ingredientes leves e refrescantes como suco de limão, azeite, cebola, coentro e pimenta vermelha sem sementes.

17. Salada de camarão com abacate e laranja: receita de salada ideal para quem não dispensa um bom camarão cozido, essa aqui conta também com outros ingredientes tão saborosos e refrescantes quanto, como cebola, abacate, limão, laranja, folhas verdes, tomate cereja, azeite, vinagre de vinho tinto, mostarda em grãos, sal e pimenta preta.

18. Salada de folhas, manga, parma e sorvete de limão: saladinha perfeita para servir para os convidados e fazer bonito em ocasiões especiais, pois além de linda, conta com uma boa combinação de sabores (o sorvete de limão, por exemplo, dá um toque inusitado, refrescante e levemente adocicado). Além dele, aposte em ingredientes saborosos como folhas diversas, manga, presunto parma, sementes de gergelim e girassol. Já o molho é feito com shoyu, mel, cebolinha verde, gengibre e limão.

19. Salada de salsão, batata e frango defumado: essa é uma receita leve ideal para servir em um almoço light de família. De uma simplicidade e sabor incríveis – o frango defumado tão saboroso, o salsão crocante e a batata complementando – essa salada vai fazer sucesso na sua mesa.

20. Salada marroquina com frango e maçã verde: essa saladinha marroquina é perfeita para saciar a fome de uma forma muito saudável, já que além dos ingredientes como maçã verde, uvas passas, limão, hortelã, castanha-de-caju, azeite e mostarda, a receita leva trigo e peito de frango, que deixam a refeição completa.

21. Salada verde com queijo e presunto cru crocante: essa é uma salada verde que pode ser preparada com as folhas de sua preferência. Aqui, foram utilizadas alface americana, alface crespa e rúcula. Para incrementar, acrescente lascas de queijo Pecorino Zarpellon, presunto cru, tomates cereja, palmito picado, azeite de oliva com limão siciliano, sal e pimenta a gosto.

22. Salada tropical com salmão defumado: leve e refrescante, essa salada tropical é uma ótima opção para os dias quentes. Além de deliciosa, ela é bastante nutritiva e fácil de fazer, podendo ser servida como acompanhamento ou prato principal. Entre os ingredientes, estão cenoura ralada, salmão defumado, abacaxi, manga em cubos, tomate italiano, folhas verdes e gergelim.

É um prato prático, saboroso, fácil de fazer e com poucas calorias. Precisa de mais alguma coisa? Compre seus ingredientes preferidos e lembre-se de que quanto mais colorida e diversificada for a salada, melhor!

PARA VOCÊ