A couve-manteiga possui um sabor levemente amargo que combina muito com a doçura da laranja. Esta é uma ótima opção de salada para servir com feijoada ou carnes gordurosas, pois a acidez equilibra os pratos, além de auxiliar na digestão.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Separe os ingredientes para fazer esta salada de couve refrescante! Utilizamos laranja-pera, mas pode ser laranja-bahia ou outra de sua preferência;
-
Lave as folhas de couve e seque-as com papel-toalha. Em uma tábua, empilhe as couves e enrole todas juntas, formando um cilindro. Com uma faca afiada, corte as folhas em tiras finas (corte chiffonade). Descasque e fatie a cebola em meia-lua;
-
Lave e descasque a laranja, retirando as partes brancas também. Com uma faca, separe os gomos, tomando cuidado para não despedaçar.
-
Em uma tigela, coloque a couve fatiada e a cebola em meia-lua. Tempere com vinagre, azeite, suco de limão e sal. Misture bem para incorporar os temperos;
-
Finalize com os gomos de laranja. Se quiser, deixe na geladeira por alguns minutos antes de servir.
Publicidade
anote aí...
Se você utilizar uma laranja com sementes, retire-as. Para trazer uma crocância à salada, na finalização, salpique nozes ou castanhas trituradas. Fica muito bom!
Deixe para temperar a salada no momento de servir, assim, as folhas de couve continuarão frescas. Para levar na marmita, em um potinho separado, prepare o molho com o limão, o azeite, o vinagre e o sal. Na hora de consumir, é só despejar por cima e misturar bem.
Você pode trocar o limão-taiti pelo siciliano, que possui um sabor mais adocicado. Outra opção é adicionar 1 colher de sopa de mel ao molho, trazendo um toque agridoce. Aproveite para conferir outras receitas de salada.
Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramPublicidade