receitas de Pães

Pão caseiro quentinho é gostoso demais. A manteiga chega a derreter. Com um cafezinho, ficar melhor ainda. Há receitas tradicionais, de liquidificador, air fryer, sem lactose, de frigideira e muito mais. Além de economizar na padaria, você se diverte na cozinha e prepara pães deliciosos.

fit

ver mais

Dá para colocar pão em sua rotina alimentar sem exagerar nas calorias e farinha branca.

pão de queijo

ver mais

Impossível resistir a um pão de queijo quentinho. Escolha o seu preferido.

Pão de batata-doce sem glúten

"Esse pão é fantástico, fica perfeito com queijo prato 😍" ver receita

últimas receitas

seleções de receitas

dúvidas sobre receitas de Pães

A sova é um passo essencial na feitura de pão, pois trabalha o glúten, que proporciona elasticidade e estrutura à massa, resultando em uma textura leve e um miolo macio. Esse processo também ajuda a distribuir uniformemente os ingredientes. O indicado é sovar a massa por cerca de 10 minutos e respeitar o tempo de descanso.

Uma das razões para o pão murchar após assado é o excesso de umidade na massa, que a deixa elástica ou mole. Líquidos muito quentes e forno com temperatura muito baixa podem afetar o processo de fermentação. O excesso de fermento também interfere no comportamento da massa.

O fermento biológico fresco é composto por leveduras vivas em forma de blocos ou cubos, enquanto o fermento biológico seco é uma forma desidratada das mesmas leveduras, geralmente em grânulos. O primeiro requer refrigeração e tem validade curta. O segundo é mais estável em temperatura ambiente e tem prazo de validade mais longo. Para substituir, considere que: 15 gramas de fermento fresco equivale a 5 gramas de fermento seco.

Geralmente, o pão fica com sabor ou cheiro azedo quando passa por um processo de fermentação prolongada, pois as leveduras produzem ácido acético e láctico. O excesso de fermento e tempo insuficiente no forno também podem deixar um gostinho azedo na massa.

Sim, após assado, o pão pode ser congelado. Espere esfriar completamente e embale-o em saquinhos com boa vedação para evitar a formação de cristais de gelo. O pão pode ficar no congelador por até 3 meses. É possível congelar tanto o pão inteiro quanto as fatias. Para descongelar, deixe o pão em temperatura ambiente, depois aqueça como preferir.

A farinha de arroz é uma ótima opção para receitas sem glúten, incluindo pães e bolos. Ela não possui cheiro e sabor, o que facilita o preparo de receitas, além de ser rico em fibras, resultando em pratos mais leves. Outras opções são farinha de feijão, de milho e de grão-de-bico.

Naturalmente, o pão integral é mais pesado do que o pão branco, pois a farinha integral é mais densa e possui menos glúten - responsável por deixar a massa macia. Dê uma atenção especial para a quantidade de líquidos utilizados na receita. A farinha integral absorve líquidos lentamente, então, enquanto assa, o pão pode ficar seco. Equilibrar os ingredientes corretamente pode evitar esse problema.

O sal não interfere no sabor doce da rosca (se você não usar uma quantidade exagerada), pelo contrário, realça o sabor e elimina possíveis impurezas que poderiam deixar um gosto amargo. Entretanto, ele também é essencial para fortalecer o glúten da massa, além de ajudar a regular o processo de fermentação. Então, sim, sempre coloque uma pitadinha de sal na rosca doce.

O uso de polvilho doce ou azedo influencia na consistência e sabor do pão de queijo. O azedo passa por um processo de fermentação, por isso deixa a massa mais sequinha e expandida. O doce é o mesmo polvilho, entretanto ele não passa pelo processo de fermentação, consequentemente a massa cresce menos e fica mais densa, com um aspecto borrachudo. Você pode combinar os dois polvilhos.