10 receitas de pão de aveia para um café gostoso e saudável

Escrito por    

Preparar um pão de aveia em casa pode ajudar bastante na rotina de quem está de dieta, isso porque a aveia, seja como farinha ou em flocos, ajuda a saciar a fome, facilita a digestão, aumenta a imunidade e até ajuda na redução do colesterol ruim. Os benefícios para a saúde são imensos.

Continua após o anúncio

Engana-se quem pensa que preparar um pão desse tipo é demorado e complicado, você vai ver que algumas receitas chegam a ficar prontas em apenas 15 minutinhos, acredita? É perfeito para quem tem pouco tempo na cozinha, mas que deseja saborear um lanche saudável e gostoso. Confira as melhores receitas de pão de aveia e faça já o seu!

1. Pão de aveia tradicional

pão de aveia

Foto: Reprodução / La Cucinetta

Esta receita rende dois pães de forma, uma quantidade perfeita para você preparar lanche para duas pessoas para a semana inteira! Os ingredientes para fazê-los são: leite, aveia em flocos, água, fermento seco, mel, manteiga, farinha de trigo integral, sal e ovo para pincelar. Antes de levar o pão ao forno, polvilhe aveia em flocos por cima da massa, isso deixa o pão mais bonito e mais gostoso.

2. Pão de aveia de micro-ondas

Se você quer praticidade na cozinha, esta receita vai conquistar seu coração! Mesmo feito no micro-ondas, este pão fica fofinho e o melhor de tudo: fica pronto em apenas 15 minutos. Ao utilizar o farelo de aveia, você vai criar um pão rico em fibras, que só traz benefícios para a saúde. Outro ponto positivo desta receita: ela não contém glúten!

3. Pão de aveia e mel

pão de aveia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Aveia e mel é uma dupla que agrada muita gente! O melhor de tudo é que você pode unir esses dois ingredientes e preparar um pãozinho de forma macio para saborear na hora do café! Você vai usar água, margarina, sal, mel, aveia, farinha de trigo, farinha de trigo integral e fermento seco. Se você tiver uma máquina de fazer pães, seu trabalho será apenas o de adicionar os ingredientes na ordem correta no aparelho. Do contrário, lembre-se de sovar e deixar a massa crescer.

Continua após o anúncio

4. Pão de aveia gostoso

Foto: iStock

Esta receita requer vários processos. Na primeira etapa, adicione em uma tigela iogurte e aveia. Deixe essa mistura descansando por 30 minutos. Após esse tempo, coloque açúcar, óleo, ovo e passas, misturando bem. Em outra tigela, adicione os ingredientes secos que são trigo, noz-moscada, gengibre, bicarbonato, fermento em pó e sal. Depois, é só misturar tudo, não precisa sovar o pão e nem deixá-lo crescendo: é só garantir que os ingredientes estejam bem unidos e colocar no forno por 1 hora.

5. Pão de aveia, cacau e passas

Foto: iStock

Um pãozinho com coloração marrom escura irresistível, graças a adição do cacau em pó à massa. A lista de ingredientes é imensa, mas cada um deles tem papel fundamental na receita. Você vai precisar de fermento natural de kefir, água, açúcar mascavo, farinha de trigo, aveia em flocos, farinha de trigo integral, cacau em pó, iogurte natural, sal e uva-passa. O resultado será um pão macio e extremamente benéfico para sua saúde.

6. Pão de aveia e passas

pão de aveia

Foto: Reprodução / La Cucinetta

Para esta receita, você vai precisar de farinha de trigo integral, farinha de trigo para pães, fermento ativo fresco, sal, água, uva-passa e aveia em flocos. O pão não é propriamente de aveia, mas sim com aveia, isso porque você vai cobrir todo o pão com os flocos de aveia. Mesmo assim, o simples fato de acrescentar essas fibras em sua dieta vai ajudar bastante a saciar sua fome.

7. Pão de aveia e açúcar escuro

Foto: iStock

Na parte inicial dessa receita, você vai preparar um mingau, usando aveia, água, manteiga, xarope, vinagre e kuro sato (que pode ser substituído por rapadura). Depois, é hora de fermentar! Em uma vasilha, misture kuro sato, fermento e um pouco de farinha. A terceira etapa é na batedeira, onde você deve bater o mingau de aveia com farinha de trigo e sal. Em seguida, adicione a fermentação e bata até que a massa fique elástica. Deixe descansar por 2 horas e asse a 185°C por 35 minutos.

8. Pão de aveia na airfryer

Continua após o anúncio

pão de aveia

Foto: Reprodução / Pitadinha

Em apenas 30 minutos, você consegue preparar este pão usando uma airfryer. Você vai precisar de leite, azeite, fermento biológico seco, açúcar, ovos, farinha de trigo, farelo de aveia e sal. É só misturar todos os ingredientes e colocar a massa em uma forma untada e enfarinhada (e que caiba na airfryer). O tempo total de uso do aparelho será de 25 minutos.

9. Pão de aveia de frigideira

Esta é uma receita de pão de frigideira feita com aveia e polvilho doce. O pãozinho resultante será muito macio, flexível e saboroso, além de ficar pronto em menos de 15 minutos (dá para fazer para o café da manhã sem correria). Se você está em busca de algo muito simples e rápido de ser feito, experimente esta receita que você não irá se arrepender. Sua saúde agradece!

10. Pão de aveia sem glúten, leite e ovos

Esse pão não leva glúten, nem leite e nem ovos, sendo uma opção excelente para pessoas com restrições alimentares ou que simplesmente estejam em busca de opções mais saudáveis. Para preparar esta receita, você vai precisar de farinha de aveia, polvilho doce (que pode ser substituído por araruta), fermento biológico seco, sal, azeite de oliva, mel (ou melado) e água.

Seu café da manhã ou lanche da tarde ficará muito mais saudável se você preparar uma dessas receitas. Se você está tentando mudar seus hábitos alimentares, confira uma lista com receitas de bolo funcional para intercalar o consumo do pão de aveia com um docinho saudável.

PARA VOCÊ