20 receitas de pão caseiro fácil para um café gostoso e sem complicação

Escrito por    

Tem dias que a vontade de comer pão é maior que o ânimo para ir à padaria. Em outros dias, precisamos comer algo que nos traga conforto, que nos acolha. Existe uma comida que se encaixa nessas situações: pão caseiro fácil de fazer!

Nada de massas trabalhosas, preparos complicados, passar vários minutos sovando a massa. Nada disso! Aqui, listamos receitas que vão introduzir você no mundo da panificação. É um empurrãozinho para você se animar a se aventurar nas muitas possibilidades dos pães. Aprenda essas receitas simples e deliciosas e prepare-se para querer fazer outras mais!

Receitas de pão simples

1. Pão de minuto: a receita mais simples, a melhor opção para dar os primeiros passos na decisão de fazer pão. São só 6 passos: aquecer o forno; misturar os ingredientes secos (farinha de trigo, açúcar, sal, fermento para bolo); acrescentar manteiga, ovo e leite; misturar até formar uma bola de massa lisa; fazer bolinhas menores com as mãos; assar. Difícil ter receita mais fácil que essa.

Continua após o anúncio

2. Pão de micro-ondas de queijo cottage e farinha de amêndoa: não é magia, é química pura. Você mistura bem ovo, queijo cottage, farinha de amêndoa, temperos e fermento e leva ao micro-ondas por 3 minutos e você tem um pão, quentinho, saudável, de poucas calorias. Três minutos só! Não dá tempo nem de passar vontade, ele já está pronto.

3. Pão de micro-ondas de requeijão: se você achou a receita anterior fácil, tenho uma boa notícia para você. Essa receita aqui não leva farinha alguma! Só ovo, requeijão, fermento e sal. A surpresa é garantida: essa mistura vira um pão fofinho, aerado. Experimente!

4. Pão feito na frigideira: esses pãezinhos não vão ao forno nem ao micro-ondas, eles são cozidos em fogo baixo num frigideira tampada. E você nem precisa sovar a massa. É só misturar farinha de trigo, açúcar, manteiga, fermento, sal e água morna; deixar a massa crescer por cerca de 40 minutos; fazer bolinhas e levar ao fogo numa frigideira antiaderente por uns 30 minutos. Depois de pronto, ninguém diz que foi feito em frigideira!

5. Pão preguiçoso: o nome poderia ser “pão tão fácil que dá para preparar enquanto leio esta lista”, mas preguiçoso cai bem também. Você não precisa sovar, só misturar os ingredientes e deixar o fermento agir – a massa precisa descansar por 2 horas antes de ir à geladeira, onde deve ficar por 12-24 horas, e depois descansar mais 30 minutos depois de moldada e enformada. Pode parecer muito tempo, mas o resultado vale a pena. O sabor e a textura são deliciosos!

6. Pão integral: que tal uma versão integral do pão preguiçoso (receita acima)? É igualmente fácil de fazer: você mistura farinha integral, farinha branca, fermento biológico seco, sal e água e deixa o tempo agir e o fermento trabalhar. Mesmo com percentual alto de farinha integral, o resultado é um pão leve e aerado.

7. Pão caseiro fofinho: mais uma receita da modalidade “mistura tudo e só”, mas, dessa vez, sem as horas de espera para o fermento agir. A massa só precisa de 20 minutos de descanso para crescer e mais 30, 40 minutos no forno. Os ingredientes são aqueles que costumamos ter em casa: ovo, óleo, fermento biológico seco, leite, farinha de trigo, açúcar e sal. Isto é, essa receita é uma mão na roda em situações em que precisamos improvisar algo e temos pouco tempo.

Continua após o anúncio

8. Pão caseiro com azeite: nessa receita, depois de descansar por uma hora, a massa termina de crescer com ajuda do calor do forno: você coloca a massa no forno e acende o fogo em temperatura baixa (160 graus) por 15 minutos. Depois disso, você aumenta a temperatura para 180 graus e assa o pão por mais uns 20 minutos, ou até ficar dourado. Além dos ingredientes básicos (farinha, azeite, leite, fermento biológico seco, açúcar e sal), você pode acrescentar ervas, orégano, alho… Infinitas opções num preparo muito simples.

9. Pão de fermentação lenta: o principal ingrediente dessa receita é planejamento. A massa precisa fermentar por 8-12 horas, então você precisa se programar. Fora isso, é muito fácil de fazer: você só precisa misturar farinha, sal, fermento biológico e água. A massa fica bem mole, mas fácil de mexer. Por fim, é preciso assá-la numa panela de ferro ou assadeira quente, isto é, é preciso levar a assadeira ao forno antes de colocar a massa. Esse detalhe é essencial para o sucesso da receita. O resultado é um pão com casca crocante e miolo macio.

10. Pão low carb feito no liquidificador: receita fácil de fazer e que cabe na nossa dieta é o melhor tipo de receita. Nesse caso, você só precisa bater os ingredientes no liquidificador e levar ao forno. Ovos, farinha de amêndoas, parmesão ralado, água, creme de leite e fermento em pó. Leve e delicioso!

11. Pão muito fácil sem glúten e sem lactose: quem acha que pão sem glúten é sem graça não comeu esse pão ainda. E não é por ser sem glúten e sem lactose que o passo a passo é complicado. O preparo é simples e o detalhe do sucesso da receita são os ingredientes: água, fermento biológico seco, açúcar mascavo, ovo, farinha de arroz integral, farinha de oleaginosas, polvilho doce, amido de milho, azeite e sal. Pão com gosto e cara de pão!

12. Pão sem glúten com biomassa de banana: aqui, a lista de ingredientes é maior que a dos pães com farinha de trigo, mas o preparo é o sonho de quem acha que não leva jeito para mexer com massa: é tudo batido no liquidificador! Depois é só assar e aproveitar. Sem tempo de espera, sem vários processos, sem bancada enfarinhada, mas com muito sabor!

Receitas de pão recheado

13. Pão de minuto recheado com frango com catupiry: um pão que não precisa ser sovado, nem precisa de tempo de descanso para crescer; você mistura os ingredientes, põe na forma com o recheio e já leva ao forno. O recheio sugerido é frango com catupiry, mas você pode liberar sua imaginação. É tão fácil de fazer que é capaz de você querer testar um recheio diferente a cada dia.

14. Pão de micro-ondas recheado com calabresa: micro-ondas opera milagres não só com receitas mais simples, funciona bem com pães recheados também. Você prepara a massa com farinha, fermento biológico, açúcar, ovos, leite e óleo, deixa a massa crescer por uns 40 minutos, mistura a linguiça já frita e leva ao micro-ondas por cerca de 8-9 minutos. Aí é só se deliciar com um pão recheado que não dá nenhum trabalho para ficar pronto!

15. Pão recheado rápido: a massa leva fermento instantâneo (aquele para bolos), por isso não precisa ser sovado nem precisa descansar. Na receita original chinesa, o pão é cozido no vapor. Nessa receita aqui, você pode escolher se quer cozinhar no vapor, assar no forno convencional ou mesmo prepará-lo na airfryer. A sugestão de recheio aqui é carne suína, mas você pode usar sua criatividade para atender suas vontades.

16. Pãozinho recheado com queijo e orégano: para preparar essa receita, você deve misturar os ingredientes secos (farinha, fermento, manteiga e parmesão) até formar uma farofa e, em seguida, ir acrescentando leite aos poucos até dar o ponto da massa, quando ela solta das mãos. Depois é só pegar pedaços da massa, abrir em discos, na mão mesmo, rechear, fechar e levar ao forno por 20 minutos só. E o recheio é muito simples, mas irresistível: queijo com orégano. Impossível dar errado!

Continua após o anúncio

                   

17. Pãozinho recheado de carne moída: essa massa precisa de uns 40 minutos, no total, para descansar, mas esse tempo de espera é o que garante que a massa fique macia, fácil de manusear. E, sendo sinceros, é melhor esperar a massa crescer por 40 minutos do que ter que “ajudá-la” a crescer sovando por 20 minutos, né? O recheio, mais uma vez, é uma sugestão, você pode criar o sabor que quiser.

18. Pão de liquidificador sem lactose recheado com tomate seco: com leite vegetal no lugar do leite animal, essa receita resulta num pão macio, alto, bonito e delicioso. Os outros ingredientes são os esperados para um pão: farinha de trigo, ovo, óleo, sal, açúcar e fermento biológico seco. O recheio sugerido é tomate seco, mas você pode escolher outro de sua preferência.

19. Pão integral recheado com maçã e canela: opção recheada doce, mas ao mesmo tempo saudável. O pão é integral e o recheio é de maçã com canela e açúcar mascavo. Ótima opção para um lanche da tarde quando estamos com vontade de algo doce, mas não queremos enfiar o pé na jaca. E é muito fácil de fazer: você mistura os ingredientes da massa, espera uns 40 minutos enquanto a massa cresce e, depois, com a mão mesmo faz bolinhas e as recheia. Simples assim.

20. Pãozinho com goiabada: essa receita não é das mais rápidas, já que a massa precisa de 40 minutos de descanso, mas o resultado é dos mais gostosos. Um pão fofinho, macio, com um recheio doce e cremoso. A receita original é feita com banha, mas você pode fazer com manteiga ou mesmo margarina.

Depois de dar esses primeiros passos, aventure-se em novas receitas, experimente fazer pão caseiro recheado e pão de tapioca. Seus lanches ficarão ainda mais gostosos!