receitas de Peixes e Frutos do Mar

Os pratos com frutos do mar são ótimos para variar no cardápio do dia a dia. Pexinho frito, bobó de camarão, ceviche, bacalhau, moqueca, há sabores para todos os gostos e ocasiões. Esses ingredientes trazem refrescância, além de serem bastante saudáveis, saborosos e leves.

camarão

ver mais

Do petisco ao prato principal, aprenda a aproveitar ao máximo o camarão em suas receitas.

tilápia

ver mais

Além de acessível, a tilápia possui baixo teor de gordura. Peixe fácil de preparar e harmonizar.

Moqueca de peixe fácil

"Receita muito fácil e a família adorou. Obrigada" ver receita

bacalhau

ver mais

Se tem bacalhau na geladeira, dá para fazer bacalhoada, bolinhos, assados, tortas e muito mais.

últimas receitas

seleções de receitas

dúvidas sobre receitas de Peixes e Frutos do Mar

Escolha um peixe com carne firme e pouco espinhosa para manter a estrutura durante a fritura. Prefira filés e cortes mais grossos, garantindo que fiquem suculentos por dentro e crocantes por fora. Algumas opções são: tilápia, merluza, linguado, postas de cação, tambaqui e manjubinha.

O ponto perfeito do peixe assado é suculento, mantendo as fibras da carne firmes. Ao espetar, cuidadosamente, o peixe com um gafo, a carne se solta da espinha com facilidade. Ou faça o teste do palito: espete o dorso do peixe, se houver resistência da carne, ainda não está pronto; se perfurar a carne e o palito sair seco, está pronto.

O ideal é preparar ceviche sempre com pescados frescos e de boa qualidade. Entre os peixes nobres, estão salmão, linguado e robalo. Entretanto, é possível preparar um prato delicioso com peixes mais acessíveis, como pargo, tilápia, corvina e badejo. Peixes congelados podem causar intoxicação alimentar.

Se o camarão ficou borrachudo, certamente, ele cozinhou demais. Não erre o cozimento: enche uma panela com água e espere levantar fervura para colocar o camarão, que cozinha entre 1 e 4 minutos, dependendo do tamanho. A carne ganha uma coloração levemente opaca e rosada. Retire da água para interromper o cozimento.

Antes de levar ao forno, cubra o salmão com papel alumínio, que ajudará o peixe a absorver umidade. Após 10 minutos no forno, preaquecido em temperatura média (200 °C), abra o papel alumínio e verifique o ponto constantemente. Retire do forno assim que o salmão estiver opaco e se desfazendo em lascas ao toque de um garfo, entre 12 e 15 minutos.

Descongele os frutos do mar gradualmente. Coloque-os na geladeira durante a noite e, no dia seguinte, estarão descongelados. Se precisar de rapidez, sele os frutos do mar com um filme-plástico e mergulhe em água fria. Não é recomendado descongelar em temperatura ambiente, prevenindo, assim, o crescimento de bactérias. Não congele novamente os frutos do mar descongelados.

Escolha um peixe com consistência firme, capaz de absorver os sabores do caldo. Carnes mais gordurosas deixam o ensopado encorpado. Para quem gosta de peixe branco, merluza, robalo e linguado. Peixes de carne vermelha: garoupa, badejo e tambaqui. Um ensopado de bacalhau também fica perfeito.

O cozimento da lula é muito rápido, cerca de 2 a 5 minutos em fogo alto. Mais do que isso e ela ficará dura. Observe a carne, que deve ficar opaca e macia ao toque. Entretanto, se passar do cozimento, é possível recuperar a maciez da carne. Deixe cozinhar por mais 40 minutos, que a lula chegará ao ponto suculento novamente.

Não jogue as cascas de camarão fora! Elas podem ser usadas para fazer um caldo de camarão, que adiciona sabor a sopas, risotos e molhos. Outra opção é torrar as cascas no forno, moer e fazer uma farinha de camarão, ótima para empanar bolinhos, salgadinhos e frango fritos.

É seguro comer peixe cru, como sushi, sashimi e ceviche. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado. O peixe deve estar fresco, ser armazenado e manuseado corretamente para prevenir a proliferação de bactérias. Para fazer em casa, conheça a procedência do peixe que você tem em mãos. Para comer em restaurantes, escolha locais confiáveis que seguem as práticas obrigatórias de higiene alimentar.