63 receitas de filé de peixe para todos os gostos e paladares

Escrito por                          

O filé de peixe é um dos ingredientes mais fáceis e versáteis de se trabalhar na cozinha. Seja no forno ou na grelha, ele fica pronto em poucos minutos, o que o torna uma iguaria perfeita para quem procura uma refeição rápida e cheia de sabor.

O peixe é um dos alimentos mais saudáveis que você pode incorporar na sua dieta. Rico em ômega-3 e com baixo teor de gordura, eles são uma ótima pedida para controlar a pressão alta e melhorar a memória. Confira 63 receitas para todos os paladares que mostram como o filé de peixe pode ser o melhor amigo de uma refeição rápida e saudável.

Filé de peixe frito e grelhado

1. Filé de tilápia simples: este prato é bem parecido com um risoto de camarão. A tilápia grelhada ajuda a enriquecer a refeição. O mais trabalhoso é o arroz com camarão, mas o resultado final faz valer a pena.

2. Filé de pescada rápida: após forrar o fundo da panela com cebolas, colocamos o filé de peixe temperado com sal e pimenta. Finalizamos com cogumelos shimeji, ervas e rodelas de limão. Tampamos a frigideira e pronto!

3. Filé de peixe grelhado: uma refeição bem leve com a carne branca do peixe ganhando destaque junto do cheiro e das propriedades digestivas do alecrim.

4. Filé de peixe com curry e limão : a dupla curry e limão se completa e exige poucos complementos, então basta temperar o peixe com essa dupla imbatível, um pouco de sal e pimenta e pronto!

5. Filé de peixe com manteiga de maracujá: um maracujazinho é maravilhoso. Combinar uma manteiga quentinha, esse maracujá com um peixinho é algo de outro mundo.

Filé de peixe empanado

6. Filé de peixe porquinho empanado: a característica diferencial do peixe porquinho é que seu filé é um pouco mais carnudo. Após temperá-lo, basta empanar utilizando farinha de trigo e mistura de ovo e leite.

7. Filé de peixe empanado frito: esta receita, além de trazer um delicioso filé de peixe bem temperado, nos brinda com uma salada simples com pepinos, tomates, cebolinha, pimenta e ervas finas.

8. Filé de peixe empanados com aveia: em vez de empanar com a tradicional farinha de trigo, este filé de peixe é empanado com aveia e depois levado ao forno. Comidinha leve para todos os dias.

9. Peixe empanado com espaguete: molho de tomate caseiro é sempre um charme no sabor, ainda mais com a combinação de macarrão e peixe empanado. Para complementar a refeição, uma abobrinha grelhada.

10. Peixe empanado no fubá de milho: a opção de empanar com fubá de milho deixa muito mais crocante que somente a farinha de trigo. É uma boa substituição para sardinha frita.

11. Iscas de peixe empanadas: reunir amigos em uma tarde gostosa e cheia de gargalhadas é ótimo. Para melhorar isso só com estas iscas de peixe. Prato perfeito tanto para crianças quanto para adultos.

12. Filé de pescada empanadas e salada: existe combinação melhor que peixe e salada? Se existe, não conhecemos. Pra sair um pouco da rotina de carne vermelha e da carne de aves.

13. Peixe empanado no forno: usando uma farinha especialmente temperada, e deixando o ovo de lado, este peixe empanado é sucesso garantido. A mistura da farinha pode ser guardada por até trinta dias para experiências futuras na cozinha.

14. Filé à milanesa congelado: para vencer a correria do dia a dia precisamos de pequenos truques para otimizar nossas vidas. Esse filé de peixe à milanesa pode ser congelado e depois vai direto para a frigideira.

Filé de peixe crocante

15. Filé de peixe crocante: o crocante vem da mistura de torradinha, sal, azeite, alho granulado e algumas ervas aromáticas, como cheiro verde e raspas de limão.

16. Peixe crocante com arroz cremoso: a crosta feita de amido, sal, curry, pimenta e farinha de trigo vai no peixe para fritá-lo, depois basta pegar um molho feito com todos estes ingredientes e despejá-los em cima do peixe. O arroz leva camarões e creme de leite para ficar bem cremoso.

17. Filé de peixe com crosta crocante: além do filé de peixe, que já é bastante saudável, ele é feito no forno para ficar seco e posto em cima de cebolas para absorver todo o sabor delas e fornecer algo diferente na montagem.

18. Filé de tilápia com crosta de parmesão, gergelim e coco : a tilápia preparada com limão, sal e pimenta ganha um upgrade irresistível com esta crosta crocante de gergelim, coco e parmesão. No acompanhamento você pode servir tanto arroz, salada, purê ou qualquer outra coisa.

19. Namorado em crosta crocante: a crosta crocante e temperada com carinho é sucesso garantido. Além do sabor, a apresentação do prato fica linda e chique. Quem vê nem imagina o quão fácil é preparar essa iguaria.

20. Iscas de peixe crocantes no forno: uma receita ótima para ser dividida com amigos naquela tarde de domingo junto de uma cerveja gelada. Estas iscas combinam com um molho tártaro caseiro. O bom de ser feito no forno é a menor quantidade calórica.

21. Peixe Crispy: o peixe empanado feito no forno é bem crocante. Utilizamos pão integral para empanar, adicione um pouco de queijo ralado para dar um diferencial ainda maior.

22. Tilápia com crosta de parmesão: esta receita fácil e rápida requer páprica doce, salsinha seca e parmesão fresco ralado. Quando preparada, a tilápia ficará úmida e suculenta e o cheiro não invade a casa inteira

23. Filé de Saint Peter ao panko: um filé de peixe que tanto serve para dias comuns ou dias especiais. Crocante por fora, pelo uso da farinha panko, e úmido por dentro. Pode ser feito tanto no forno quanto na air fryer ou frigideira.

24. Sanduíche McFish: um dos sucessos do fast food agora na cozinha de sua casa. Peixe empanado, molho tártaro e pão. A diferença é que podemos incluir qualquer coisa que quisermos, como alface ou outro pão.

Filé de peixe assado

25. Filé de peixe no forno: tempere o peixe com alho, cebola, tomate e cheiro-verde e monte em um refratário. A melhor parte desta receita é que podemos deixar montada na geladeira e só levar ao forno depois. Leva apenas trinta minutos para ficar pronto.

26. Filé de peixe no forno com molho cremoso: peixe combina com requeijão? Claro que sim! Misturando o requeijão com molho de tomate chegamos nessa consistência cremosa imperdível que leva o peixe para outro nível.

27. Filé de peixe assado com limão siciliano: simples e fácil. O suco do limão siciliano deixa um aroma no ar e ajuda a deixar o filé de peixe suculento. Já a manteiga de ervas ajuda a manter a umidade e dá uma corzinha para o prato.

28. Filé de merluza ao forno: filé de merluza ao forno também é chamado de falsa bacalhoada pela semelhança com este outro amado peixe. Esta receita faz muito sucesso no período de páscoa, pois é mais barato que o bacalhau original mas tão apetitoso quanto.

29. Peixe assado com manteiga de ervas: utilize ervas desidratadas, como cebola, salsa e alecrim para fazer uma pasta junto de manteiga, sal e pimenta. Forre o refratário com os temperos, coloque o filé de peixe e depois mais desta pasta em cima do peixe.

30. Linguado com champignon na manteiga: esse prato também é conhecido como Linguado à Belle Meuniére. Com a ausência de alcaparras este linguado vira uma modernização do famoso prato francês.

31. Peixe no forno com champignon e tomates: esta receita é feita com panga, um peixe pouco conhecido, mas podemos substituí-lo pelo peixe de sua preferência. O tempero leva refogado de champignon, tomate, cebola, alho e ervas.

32. Espetinho de peixe no forno : esse espetinho é superprático e pode substituir muito bem os petiscos gordurosos e fritos. Como é feito no forno, ele é bem sequinho. Fica ótimo com molho que sua imaginação mandar!

33. Peixe assado com legumes: que tal um mix de legumes com um peixe assado? Nessa receita usamos tomate, pimentão e abobrinha. Uma ótima pedida para os pequenos.

34. Filé de peixe ao creme de cebola: uma receita bem aveludada que utiliza creme de cebola e creme de leite. Fácil, prático e delicioso.

35. Filé de peixe gratinado : utilizando creme de leite e um cubinho de caldo de carne para dar um sabor diferente, este gratinado fica pronto de forma ligeira para os dias que não temos tempo. Todos que provam repetem.

36. Peixe com purê de batatas gratinado: a peculiaridade deste prato é um peixe que não tem gosto de peixe, mas toda a textura é preservada. Utilizando batatas, molho de tomate, queijo, alho, cebola e salsinha o peixe em si vira coadjuvante.

37. Filé de merluza gratinado: este filé de peixe gratinado é feito junto de um molho branco espetacular. O queijo parmesão ralado traz uma crocância ao gratinado. Demora um pouquinho, mas vale totalmente a espera.

38. Saint Peter gratinado: este filé de peixe Saint Peter leva palmito, ervilhas, molho branco e ainda vai ao forno para gratinar. É uma aposta certeira para a páscoa! O requeijão com queijo mussarela dão uma cremosidade única ao prato.

Filé de peixe no papilote

39. Filé de peixe no papilote fácil: após temperar o filé de peixe de sua escolha, coloque no papel alumínio ou papel manteiga. Misture maionese, mostarda e alcaparras para dar um sabor a mais antes de fechar o envelope.

40. Papilote de peixe e legumes: para quem é fã de sabores mais fortes, esse papilote leva curry, pimenta, shoyu e mostarda. Também colocamos legumes como abobrinha e cenoura.

41. Merluza no papilote: direto do Japão! A terra do peixe cru nos fornece essa receita que conta com a praticidade do papilote junto do filé de merluza. Excelente pros dias cansativos que precisamos fazer várias coisas ao mesmo tempo.

42. Garupa no papilote: essa é a única receita que leva bagas de zimbro, fruto geralmente encontrado na Europa com propriedades calmantes e que melhoram o funcionamento do sistema digestivo. Além disso, é o zimbro que dá o aroma característico do gin.

43. Filé de peixe no papilote e salada de soja : o papilote pode trazer uma carga de aromas e texturas maravilhosas aos alimentos. Nesta receita utilizamos o papel alumínio para embalar rodelas de cebola, tomate, pimentão e filé de peixe já temperado.

44. Papilote de peixe ao mediterrâneo: tomates sem pele, azeitonas, abobrinha picada, gengibre ralado e alho-poró refogado. Todos esses sabores com sal e ervas finas para temperar o filé de peixe. Eis um papilote de peixe ao mediterrâneo.

45. Filé de peixe no papilote com aspargos e limão: em vinte minutinhos sua refeição gostosa, saborosa e bonita estará pronta. Além de nutritiva, é uma excelente pedida para tentar impressionar convidados ou a pessoa que ama.

Filé de peixe com molho

46. Filé de peixe ao molho de camarão: dois ingredientes do mar campeões em sabor, linguado e camarão. Para o molho de camarão utilizamos alho, cebola, camarão, molho de tomate e sal. Pimenta também é sempre bem-vinda.

47. Tilápia ao alho-poró e molho branco: esse acompanhamento de molho branco também pode ser usado com frango. Juntamos os básicos para temperar peixes (sal, pimenta e limão) e adicionamos um refogado de alho-poró, cebola e alcaparras.

48. Tilápia ao alho-poró e molho de coco: o nome pode até enganar, mas essa tilápia com alho-poró e leite de coco coberta com farofinha de pão italiano pode surpreender bastante!

49. Filé de peixe ao molho aerado al limone: aerado al limone nada mais é do que creme de leite, limão, sal e pimenta batidas num mixer ou batedor de arame. Além de acompanhar peixes, também combina com saladas e massas.

50. Linguado ao molho de vinho tinto e shitake: uma receita um pouquinho mais trabalhosa, mas em contrapartida ganhamos o gosto de shoyu e vinho tinto num molho de cogumelos shitake.

51. Tilápia ao molho especial de azeite temperado: o preparo da tilápia é simples, e utiliza o azeite no momento de grelhar. Coloque um fio de azeite também para finalizar. Fica uma delícia!

52. Linguado com cogumelos ao molho de manteiga e limão: a carne macia e suave do linguado vai estar pronta para ser inundada com um punhado dos cogumelos bem temperados e um belo vinho.

53. Linguado com molho de amêndoas e batatas coradas: peixe e batata corada é uma combinação divina. Junte um molho de amêndoas que ajuda na prevenção de diabetes, protege o coração e ainda ajuda a perder peso e temos uma refeição saborosa e saudável.

54. Filé de merluza com leite de coco: o leite de coco junto do cheiro verde, alecrim e vegetais refogados forma um molhinho suculento que invade todo o peixe. Para quem gosta de leite de coco, é imperdível.

55. Ensopado de peixe e camarão: juntando leite de coco, extrato de tomate, legumes, temperos, vinho e camarão estará formado, em menos de meia hora, esse delicioso ensopado.

Filé de peixe elaborado

56. Peixe assado com curry e coco fresco: curry é um tempero forte e muito utilizado nos países asiáticos, transformando o gosto de peixe em algo novo. O coco ralado salpicado em cima dos peixes fornece uma gordura do bem nesta refeição.

57. Truta assada com alcaparra, amêndoas e limão siciliano: o diferencial deste prato é a utilização de um iogurte com limão siciliano e azeite, formando um molho delicioso que faz uma apresentação linda junto das alcaparras espalhadas por cima.

58. Filé de peixe assado com crosta de castanhas e purê de banana: esse peixinho mega crocante e sequinho é acompanhado por um delicioso purê de banana! Para a crosta crocante é necessário duas fatias de pão, castanhas e bacon, além dos temperos e azeite.

59. Peixe mediterrâneo com limão siciliano, tomatinhos, minicebolas e manjericão: além dos sabores marcantes do limão siciliano e do manjericão, esse prato ainda leva uma taça de vinho branco seco. Ele também pode ser preparado com antecedência e só levado ao forno depois.

60. Peixe com castanhas e purê de maçã: as castanhas acompanham o empanado, dando um toque crocante ao peixe. Já o purê de maçã não tem mistério, corte a frutas em pedaços e coloque em uma panela junto de água e limão.

61. Filé de peixe ao vinho: esse prato leva uma xícara de vinho branco para elaborar o molho. O fogo elimina o álcool, então não precisa se preocupar com a criançada.

62. Filé de linguado com arroz negro: este prato possui diversos elementos, como filé de linguado, mandioquinha, vagens acompanhado de arroz negro. Hora de arregaçar as mangas e ir para cozinha!

63. Linguado à fiorentina: não deixe o nome te assustar, linguado à fiorentina é o peixe grelhado com creme de espinafre e queijo por cima. Para acompanhar, que tal arroz branco e batatas sauté?

Com tantas receitas de filé de peixe assim, impossível não ter vontade de se jogar nesse mundo dos frutos do mar e implementar essa carne branca cada vez mais na nossa rotina, reduzindo assim as comidas gordurosas e pesadas. Aproveitem também as receita de peixe ensopado para uma refeição ainda mais especial!

PARA VOCÊ