15 receitas de acompanhamento para peixe para uma refeição perfeita

Escrito por                          

Escolher um acompanhamento para peixe pode não ser uma tarefa tão simples. Afinal, esse tipo de carne combina com os mais variados itens. Para tornar a sua decisão mais fácil, basta conferir a lista abaixo. Há opções de arroz, risoto, purês, legumes e mais. Então, veja só todas essas receitas deliciosas:

1. Purê de batata doce com pesto de pinhão

O purê de batata é um clássico da cozinha que muita gente adora. Para sair do comum, que tal deixar a batata inglesa de lado e usar a doce em seu lugar? Para melhorar ainda mais, essa receita ainda conta com um pesto de pinhão. Com uma lista de ingredientes curtinha e um modo de preparo simples, fica muito fácil inovar na cozinha e ainda sobra tempo para fazer o peixe.

2. Farofa de banana

Uma farofinha sempre cai bem como acompanhamento, certo? Aqui, ela é feita com manteiga, cebola, banana, sal, pimenta-do-reino e farinha de mandioca. Você só suja uma panela e obtém um resultado pra lá de gostoso. E, de quebra, você ainda aprende a preparar um peixe na brasa!

3. Chips de batata doce

Está procurando por um acompanhamento saudável para o seu peixe? Então, confira como fazer um chips de batata doce assado. Para que o legume fique crocante mesmo não sendo frito, a dica é cortá-lo em tiras bem fininhas. Ele vai ao forno em uma forma untada com azeite. Para o tempero, a sugestão básica é usar sal e pimenta-do-reino, mas ervas também caem muito bem.

4. Risoto de aspargos

O risoto é aquele tipo de prato curinga na cozinha e com aspargos, ele fica uma delícia. Fácil de ser feito, só é preciso conferir algumas dicas para obter um resultado perfeito, como ir adicionando caldo aos poucos no arroz, em vez de tudo de uma vez. Também é importante mexer bem os grãos, assim, o amido é liberado e deixa a textura bem cremosa.

5. Salada tropical

Que tal fazer uma saladinha bem colorida que combinará superbem com o seu peixe? Para isso, você precisa ter em mãos alface, manga, palmito, tomate, cebolinha, sal, suco de limão, azeite e pimenta-do-reino. Combinar ingredientes simples pode render um prato bem nutritivo e cheio de sabor. Vale a pena experimentar!

6. Salada de batata

Não importa se você chama de salada de batata ou maionese, esse é um prato clássico para os almoços de domingo. Independente do dia da semana que você escolha fazer o seu peixe, esse é um acompanhamento que pode cair muito bem, principalmente nos dias de calor. Afinal, o peixe é levinho e a salada de batata é servida gelada.

7. Arroz com castanhas

Já pensou em dar um toque especial ao arroz do dia a dia? Com bastante alho dourado na manteiga e um mix de castanhas, você não terá quase nada de trabalho extra, mas obterá um resultado diferenciado. As oleaginosas escolhidas para isso são: amêndoas, castanha-do-Pará, nozes e castanha-de-caju. Todas elas são bem picadinhas, ok?

8. Arroz com brócolis

Outra alternativa para inovar na gostinho do arroz é adicionar um legume. Nessa receita, a dica é usar o brócolis. Ele e o grão são cozidos separadamente e misturados apenas quando estiverem prontos. Sem muito segredo, essa é uma ótima pedida para sair da rotina de uma maneira bem gostosa.

9. Brócolis refogado no alho

É um amante de brócolis? Preparar o legume refogado é uma tarefa simples, mas para obter aquele gostinho especial, já pensou em caprichar na quantidade de alho? Isso faz com que o sabor fique marcante. Além disso, você também confere dicas para deixar o brócolis bem verdinho. Para isso, é preciso dar um choque térmico no legume.

10. Batata sauté

Batata é aquele tipo de ingrediente que fica bom de tudo quanto é jeito, não é mesmo? Se for com muita manteiga, melhor ainda! Simples, essa é uma receita em que o legume deve ser cozido já picadinho. Depois, é só levá-lo ao fogo em uma frigideira com bastante manteiga e alguns temperos. Nada complicada, essa opção pode arrancar suspiros.

11. Legumes na manteiga

Um acompanhamento colorido e cheio de sabor cai muito bem com um peixe. Para quem quer uma refeição leve e nutritiva, vale a pena conferir essa receita. Os legumes escolhidos nessa receita foram a cenoura, a vagem e o brócolis. Eles são primeiramente cozidos e depois salteados na manteiga.

12. Purê de batatas

Você sabe fazer um purê de batata delicioso? Aqui, a dica é assar as batatas inteiras com casca e tudo em vez de cozinhá-las. Quando a textura do legume estiver macia – o que demora aproximadamente uma hora e meia – é preciso peneirá-lo e levá-lo ao fogo com manteiga e um pouco de leite. Para finalizar, entra o sal, mas você também pode usar outros temperos, como a noz-moscada, por exemplo. A textura fica bem aveludada e cremosa.

13. Risoto de alho-poró

O alho-poró é um item que pode deixar qualquer prato mais gostoso. Afinal, seu gostinho faz com que o resultado fique bem aromatizado. Para melhorar ainda mais, o passo a passo desse prato é extremamente simples! Tanto, que pode ser reproduzido tranquilamente até mesmo por quem não tem experiência na cozinha.

14. Risoto de cogumelos

Cogumelos paris, portobello e shitake são os escolhidos para essa receita de risoto. Eles vão para a panela logo após cebola ser refogada na manteiga. Na sequência, o arroz é levemente frito, para que então o vinho branco entre em cena. Depois, é preciso ir adicionando caldo aos poucos e ir mexendo. Quando todo o caldo acabar, parmesão é misturado. Para finalizar, mais um toque de manteiga para deixar o arroz brilhoso.

15. Papelote de legumes

Nessa opção, cenoura, batata e vagem vão ao forno temperadas com alho, sal, pimenta-do-reino e azeite. Porém, antes de serem assados, os legumes devem ser embrulhados em papel-manteiga ou alumínio. Assim, a textura fica bem macia.

Agora que você já conferiu algumas opções de acompanhamento para peixe, que tal aprender algumas receitas de salmão no forno?

PARA VOCÊ