40 receitas de salmão no forno para preparar refeições muitos gostosas

Escrito por                          

O salmão é um peixe apreciado ao redor do mundo todo, isso porque tanto seu sabor quanto sua textura são suaves. Além disso, seu consumo gera diversos benefícios à saúde, pois é um alimento rico em ômega 3 e proteínas e ainda ajuda a reduzir o colesterol.

Se você busca manter um cardápio equilibrado, é interessante variar no tipo de proteínas que consome no dia a dia e o peixe é uma ótima pedida para quem busca uma alimentação saudável e também para quem quer se manter no peso, pois ele conta com uma quantidade de calorias menor do que as carnes vermelhas, por exemplo.

Para não cair na rotina e ter esse alimento sempre presente na sua mesa de maneira saudável, é interessante conhecer diversos jeitos de fazer esse peixe assado. Para isso, basta conferir a lista abaixo e se deliciar com os resultados.

Salmão no forno básico

Foto: Reprodução / cozinha vibrante

1. Salmão no forno mal passado: quer preparar uma receita de salmão no forno em que a carne fique extremamente macia, suculenta e mal passada? Então, essa é a opção ideal para você testar em casa. Aqui, uma assadeira leva um fio de azeite, dill, os filés de salmão, sal e pimenta. Depois disso, basta levar a combinação ao forno baixo pré-aquecido por aproximadamente 15 minutos.

2. Salmão no forno com alecrim: nessa receita, se o peixe for tirado na hora certa do forno, ele fica com uma casquinha crocante por fora, mas com um interior suculento. Essa combinação de texturas e o gostinho incrível ficam por conta de um modo de preparo extremamente simples. Para servir como acompanhamento, a sugestão é preparar quinoa com ervilhas.

3. Salmão no forno básico: nessa receita, uma posta de salmão é temperada com shoyu, sal, pimenta, vinagrete desidratado e limão. Depois disso, ela deve ficar marinando por 1 hora e deve ser levada ao forno para assar até que fique douradinha, mas não ressecada.

4. Salmão no forno com missô: o principal ingrediente para o tempero dessa receita é a pasta fermentada de soja, também conhecida como missô. O modo de preparo é extremamente simples e o tempo no forno é de aproximadamente 20 minutos, ou seja, se você decidir testar essa receita em casa, não vai precisar esperar muito tempo para se deliciar com o salmão.

5. Salmão no forno incrível: essa é uma receita em que o salmão é temperado com manteiga, raspas e fatias de limão siciliano, sal e pimenta. A lista de ingredientes é bem curtinha, mas o resultado é um peixe bem douradinho por fora e extremamente suculento por dentro.

6. Salmão no forno simples: que tal temperar seu salmão com limão, salsa, sal e pimenta? Essa é a sugestão desta receita, em que os filés do peixe são levados ao forno por aproximadamente 20 minutos. A dica é servir o prato com feijão verde salteado.

Salmão no forno com crosta especial

Foto: Reprodução / sweet my kitchen

7. Salmão no forno com quinoa: nessa receita, lombos de salmão ganham uma crosta de temperos e são levados ao forno. Além disso, o peixe é servido com uma boa quantidade de quinoa bem temperadinha e lâminas de amêndoas. Para quem procura uma refeição saudável, prática e gostosa, essa pode ser a opção ideal para ser testada em casa.

8. Salmão no forno com pesto: já pensou em cobrir suas postas de salmão com um molho pesto caseiro? Essa é a proposta desta receita, que pode ser uma excelente escolha para quem adora o gostinho do manjericão fresco.

9. Salmão no forno com lemon pepper: essa é uma receita bem simples, em que o peixe é temperado com lemon pepper, vinho branco, sal e pimenta. Os temperos formam uma crosta no salmão, que fica crocante e ao mesmo tempo muito saborosa.

10. Salmão no forno com laranja e gengibre: que tal preparar uma receita em que o salmão é marinado em uma combinação de laranja e gengibre? Para quem curte um gostinho agridoce, essa pode ser a opção ideal para ser testada em casa. A crosta fica por conta de pedacinhos de gengibre, salsinha, cebolinha e dentes inteiros de alho.

11. Salmão no forno com nuts: você adora oleaginosas? Então, precisa conhecer essa receita em que o salmão é coberto com pedacinhos de amêndoa, macadâmia, castanha-de-caju e cranberries desidratados. O resultado é uma combinação de texturas incrível, já que o peixe é macio e suculento, enquanto as oleaginosas são crocantes. Além disso, o sabor é de dar água na boca.

12. Salmão no forno asiático: para quem adora um prato asiático, essa receita pode ser uma excelente escolha. Aqui, os lombos de salmão são temperados com alho, gengibre, molho de soja, mel, azeite e pimenta. Para a finalização do prato, o salmão ainda ganha uma crosta de sementes de sésamo brancas e pretas.

13. Salmão no forno com crosta de castanha: que tal fazer uma crosta para o seu peixe que combina a castanha do pará com folhas de manjericão? Essa é a proposta desta receita, em que o salmão ainda leva uns temperinhos para deixar o sabor mais incrível.

14. Salmão no forno com ervas: nessa receita, o peixe ganha uma crosta de manteiga combinada com ervas. É uma boa pedida para quem não quer muito trabalho na cozinha e ao mesmo tempo deseja saborear um prato bem aromático e feito com poucos ingredientes.

15. Salmão no forno com amêndoas: essa é uma receita em que o peixe é coberto com uma combinação de mostarda e mel, itens que são bem famosos por serem usados juntos e que geram um gostinho que agrada aos mais variados paladares. Para incrementar o sabor e a textura do prato, lâminas de amêndoas são usadas como cobertura.

16. Salmão no forno com coentro: que tal preparar uma pasta de coentro e caril para cobrir o seu peixe? Essa é a proposta desta receita, em que o sabor da crosta fica intenso, mas combina muito bem com o gostinho suave do salmão.

17. Salmão com mel e gergelim: se você gosta de um prato agridoce, essa receita, em que o peixe é feito com mel e uma crosta de gergelim, pode ser uma excelente escolha. A lista de ingredientes é bem curtinha, mas o sabor pode deixar muita gente com água na boca.

Salmão de forno ao molho

Foto: Reprodução / moldando afeto

18. Salmão no forno com molho de gengibre: que tal preparar uma receita em que o salmão fica com uma aparência brilhante e um gostinho suculento? Essa é a proposta desta opção, que é bem simples de ser feita e ainda conta com o gostinho marcante do gengibre.

19. Salmão no forno rápido: essa é uma receita em que o salmão é coberto por um molho branco bem temperadinho. Além disso, o peixe fica no forno por apenas 12 minutos, ideal para quem não quer passar muito tempo na cozinha. A sugestão é servir o peixe acompanhado de aspargos ou outro vegetal de sua preferência.

20. Salmão no forno com laranja: um molho de laranja bem feitinho, além de dar um toque agridoce ao seu prato, ainda pode deixar seu peixe com uma cor muito mais bonita. Essa é uma receita tão simples de ser feita, que você nem vai acreditar em quão gostoso é o resultado final.

21. Salmão no forno teriyaki: o molho teriyaki é aquele que parece um caramelo agridoce, é bem comum na culinária oriental e pode ser usado para incrementar o sabor dos mais variados pratos. Aqui, ele entra em cena para deixar o seu salmão no forno ainda mais gostoso.

22. Salmão no forno com nata: a nata é um ingrediente que conta com um sabor muito suave, por isso, ela combina muito bem com o preparo deste prato. O salmão é temperado apenas com sal, pimenta e limão e, depois, é coberto com um molho de nata e limão.

23. Salmão no forno suculento: essa é uma receita em que o salmão ganha uma grande quantidade de azeite e ervas, que formam um molho bem simples, mas ao mesmo tempo suculento. Além disso, a sugestão é levar o peixe ao forno acompanhado de vegetais.

24. Salmão no forno com mostarda e mel: a combinação de mostarda e mel é muito famosa para incrementar o sabor de vários pratos, como carnes e saladas, por exemplo. Com o salmão, a conversa não é diferente, já que o resultado final é bem suculento. Essa é uma pedida ideal para quem curte pratos agridoces e não quer ter muito trabalho na cozinha.

25. Salmão no forno caramelado: que tal preparar uma receita de peixe coberto com uma calda de caramelo? Essa é uma ótima pedida para quem gosta de um toque agridoce nos seus pratos. Para melhorar ainda mais, o passo a passo é simples e rápido.

26. Salmão no forno com maple syrup: o maple syrup não é um item fácil de ser encontrado aqui pelo Brasil e, muitas vezes, quando você acha esse ingrediente, o preço dele é bem salgadinho, mas vale a pena conferir o sabor da combinação deste molho com o do salmão.

27. Salmão ao molho de camarão: para quem adora alimentos do mar, essa receita pode ser o paraíso, já que o salmão é coberto com um molho de camarão. Com um modo de preparo simples, você pode obter um prato que vai deixar muita gente com água na boca.

28. Salmão ao molho de iogurte: o iogurte é um item muito versátil quando se fala no preparo de molhos, já que ele é um ingrediente que conta com um sabor neutro e pode ser misturado com os mais diversos temperos. Aqui, ele é combinado com o curry, o que faz com que o prato tenha um sabor marcante inesquecível.

29. Salmão no forno com leite de coco: essa é uma receita para quem gosta daquele prato extremamente cremoso e com uma grande quantidade de molho. Além disso, o espinafre é um item que vai junto com o peixe ao forno.

Salmão no forno incrementado

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

30. Salmão Wellington: se você está procurando por uma receita de salmão no forno que conte com uma apresentação diferente e um gostinho único, pode ter acabado de encontrar a opção ideal. Aqui, o peixe é recheado com um espinafre bem temperadinho com molho de creme de leite e enrolado com uma massa folhada. O resultado é tão incrível, que pode deixar qualquer um com água na boca. Para melhorar ainda mais, o tempo na cozinha é bem curtinho.

31. Salmão no forno com alcaparras: a alcaparra é um ingrediente que conta com um sabor bem marcante, por isso, ela combina com o salmão, que tem um gostinho suave. Essa é uma excelente escolha para quem quer preparar um prato com um toque diferente, mas sem ter muito trabalho com o passo a passo.

32. Salmão no forno com panceta: essa é uma receita em que o salmão é envolto por fatias de panceta ou bacon e depois coberto com ervilhas. Para quem quer deixar de lado uma refeição saudável e meter o pé na jaca com um prato bem suculento, essa pode ser a opção ideal, já que o sabor é incrível e a combinação de texturas é sensacional.

33. Salmão no forno no alumínio: essa é uma receita simples, mas que conta com um gostinho incrível. Aqui, o salmão é temperado apenas com sal, limão e azeite, mas antes de ir ao forno, ele também é coberto com tomatinhos cereja e folhas de manjericão.

34. Salmão no forno com vinagrete: nessa receita, você confere como fazer um delicioso salmão assado e temperado com vinagrete desidratado. Além disso, você também aprende a fazer cuscuz de legumes para servir como acompanhamento.

35. Salmão no forno com cogumelos: quer uma receita de salmão no forno mais incrementada? Então, basta conferir as dicas desta opção, em que o peixe é bem temperadinho e coberto com cogumelos e pedaços de tomate. É uma opção com uma cara mais sofisticada e um gostinho que pode deixar qualquer um com água na boca.

36. Salmão no forno com batata: essa é uma receita simples, porém extremamente saborosa. Aqui, o salmão é temperado e levado ao forno acompanhado de batatas, alecrim e uma boa quantidade de queijo. Para quem gosta de pratos gratinados, essa pode ser uma excelente escolha para ser testada em casa.

37. Salmão no forno com salada: quer preparar uma receição completa, mas que seja um prato único? Então, basta conferir as dicas desta receita em que o salmão é levado ao forno acompanhado de uma salada morna de lentilha e beterraba.

38. Salmão no forno com alho-poró: essa é uma receita em que o peixe é levado ao forno acompanhado de alho-poró e uvas passas. É uma opção que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha, mas o sabor pode surpreender aos mais variados paladares.

39. Salmão com aspargos: para quem busca uma refeição simples, mas cheia de sabor, essa pode ser a receita ideal. Aqui, o salmão é temperado, coberto com fatias de limão siciliano e levado ao forno acompanhado de aspargos.

40. Salmão teriyaki com vegetais: essa é uma ótima opção de receita para quem gosta de um peixe com sabor agridoce, pois esse é o gostinho do molho teryiaki. Além disso, vegetais também vão ao forno para deixar sua refeição ainda mais completa.

O salmão no forno, além de ser uma opção de prato saudável, ainda pode ser incrementado com uma grande variedade de temperos e com outros ingredientes. Experimente! E se você adora receitas leves, ainda pode conferir algumas receitas variadas de peixe assado para testar em casa.

PARA VOCÊ