16 receitas de tempero para peixe que vão do simples ao elaborado

Escrito por                          

Não sabe ao certo como preparar carne branca? Tem dúvidas sobre como incrementar o sabor de peixes? Então, confira essas receitas de tempero para peixe que oferecem diversas dicas, ideias e sugestões para deixar sua comida muito mais gostosa. Ainda, as opções são para grelhados, fritos e também para assados. Aproveite!

Tempero para peixe frito

iStock

1. Tempero com coentro: não é preciso de mistério ou acrobacias para temperar peixes. Com poucos ingredientes – apenas coentro e sal -, é possível fazer uma receitinha deliciosa. Depois de temperar, passe os filés de carne branca na farinha de trigo e leve para fritar.

2. Tempero com curry: o curry e o limão formam uma combinação de sabores extraordinária. Além dessas duas delícias, separe também sal e pimenta-do-reino para temperar e ovo, farinha de trigo e farinha Panko para empanar.

3. Tempero com colorau: aqui, comece temperando o peixe com colorau, sal rosa, pimenta-do-reino moída, suco de limão e azeite e deixe marinando. Enquanto isso, tempere também a farinha Panko com raspas de limão, alho granulado, sal, pimenta e cheiro-verde e a farinha de trigo e o ovo com sal e pimenta. Por fim, é só empanar os peixes e fritar!

4. Tempero com pimenta-calabresa: alho, sal, limão, pimenta-do-reino, colorau e pimenta calabresa são os ingredientes utilizados nessa receita. Lembre-se de deixar a sua carne branca marinando por, pelo menos, 10 minutinhos antes de fritar, para que o sabor do tempero pegue bem.

5. Tempero com gengibre: além das postas de peixe, você vai precisar de um temperinho caseiro de alho e cebola batido, dentes de alho amassados, suco de limão, pimenta-do-reino, sal e gengibre ralado – a estrela do tempero. Essa mistura de ingredientes vai criar um sabor muito especial. Separe também farinha de trigo para empanar e óleo para fritar.

6. Tempero com azeite e sal: o simples pode ser o ideal em algumas situações e essa receita é um exemplo disso. Experimente temperar seu peixe com apenas sal e azeite e garanta um resultado leve e saboroso. Ainda, a sugestão é usar esse tempero em filés de salmão.

7. Tempero com pimenta-do-reino: outra sugestão básica! Antes de levar para grelhar suas postas de peixe, tempere-as com sal e pimenta-do-reino. Esses dois itens são suficientes para darem personalidade e muito sabor à carne. Já na frigideira, acrescente também um tiquinho de manteiga, tomilho, alecrim e limão para incrementar a receita.

8. Tempero com azeite e coentro: para esse tempero, utilize limão, sal, pimenta-do-reino, azeite, alho e coentro – vai ficar delicioso! Outra sugestão é empanar os filés de peixe com farinha de mandioca ou com farinha de grão-de-bico, mas você pode grelhar sem empanar também.

9. Tempero com tomilho e páprica: diferente das outras opções, essa receita sugere que o tempero do peixe seja feito com azeite, sal, mix de pimentas, limão siciliano, páprica, alho e tomilho. Ingredientes especiais geram sabores especiais também, então, experimente!

Tempero para peixe assado

iStock

10. Tempero com suco de limão: outra sugestão de tempero para peixe com limão siciliano! Além desse ingrediente, pimenta, sal e azeite de oliva extra virgem completam o sabor. Na hora de levar para assar, disponha rodelas de limão por cima do peixe também.

11. Tempero com raspas de limão: além do tempero, que, aqui, é feito com alho, raspas de limão, pimenta dedo-de-moça e folhas de louro, você também pode incrementar seu peixe com um recheio de farofa de lulas em anéis.

12. Tempero com alho: no suco de 1 limão médio, coloque o sal, os dentes de alho amassados e a pimenta-do-reino e misture bem. Então, coloque o tempero nos filés de peixe e deixe descansar por alguns minutinhos antes de levar para assar.

13. Tempero com manteiga e cheiro-verde: em uma vasilha, misture manteiga, alecrim, manjericão, cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino. Então, forre e cubra as postas de peixe com essa mistura e leve para assar.

14. Tempero com pimenta-branca: a dica é temperar o peixe com pelo menos 2 horas de antecedência para que ele absorva todo o sabor. Use apenas suco de limão, sal e pimenta branca moída e, ainda, prepare também uma crostinha de torrada processada, sal, azeite, cheiro-verde, alho e raspas de limão para dispor por cima da carne na hora de assar.

15. Vinagrete: que tal preparar um mix de temperos caseiro que dura até quatro meses na geladeira? Separe pimentão amarelo, pimentão verde, pimentão vermelho, cebola, coentro, manjericão, cebolinha, alho, orégano, pimenta-do-reino, alecrim, folhas de louro, sal e azeite.

16. Tempero com sal grosso: na assadeira que você for utilizar para levar o peixe ao forno, coloque papel alumínio, forre com sal grosso, disponha o peixe inteiro e cubra com outra camadinha de sal grosso. Ainda, depois de pronto, você pode servir seu peixe com ervas e limão.

Agora que você já aprendeu a preparar diferentes tipos de tempero, confira também receitas de peixe empanado, de peixe grelhado e de peixe assado e coloque seus novos conhecimentos em prática!

PARA VOCÊ