Peixe ensopado simples

Peixe ensopado simples

Feito com por Tatiana Tambellini 6 porções 30min

Ingredientes

Publicidade

Modo de Preparo

  1. Uma bancada com os ingredientes separados.

    Receiteria

    Optamos por utilizar tilápia. Também é possível usar robalo, dourado, garoupa ou outro peixe de sua preferência. Compre o peixe limpo, ou limpe em casa. Eles devem estar sem espinhos para evitar acidentes durante o consumo;
  2. Um recipiente contendo filés de tilápia temperados.

    Receiteria

    Em um recipiente, coloque os filés de peixe. Tempere com suco de limão, sal e pimenta. Deixe marinar por, pelo menos, 2 horas. Se possível, faça essa etapa um dia antes e deixe na geladeira de 12 a 24 horas;
  3. Uma tábua contendo cebolas, pimentões e tomate em rodelas.

    Receiteria

    Em uma tábua, corte as cebolas e os pimentões em rodelas médias. Pique o tomate em fatias médias e descarte as sementes. Dica: deixe as cebolas de molho em água por 5 minutos para diminuir a acidez;
  4. Uma panela contendo azeite, os legumes e os filés.

    Receiteria

    Em uma panela média, com uma quantidade de azeite suficiente para cobrir o fundo, refogue os ingredientes picados por 3 minutos. Tempere com sal, misture, coloque os filés de peixe e a marinada. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos em fogo baixo;
  5. Uma panela contendo peixe ensopado simples.

    Receiteria

    Abra a panela, despeje o leite de coco e o extrato de tomate. Misture delicadamente para não quebrar os filés de peixe. Tampe novamente e deixe cozinhando por mais 5 minutos. Se precisar, acerte o sal, desligue o fogo e salpique salsinha por cima;
  6. Um prato contendo peixe ensopado simples.

    Receiteria

    Sirva o peixe ensopado com arroz e legumes refogados ou gratinados. Bom apetite!

informações nutricionais (a cada 100g)

108 calorias
12g proteínas
6g gorduras
3g carboidratos
Tatiana Tambellini
receita aprovada por

Tatiana Tambellini

Oi, eu sou a Tati! Mãe de 2 meninos, cozinheira e empresária. Gosto de cozinhar de um jeito simples, leve e acessível. Valorizo a cozinha artesanal, com ingredientes de verdade, mostrando que a alimentação saudável é saborosa. Sou apaixonada por boa comida que reúne família e amigos à mesa.

ver minhas receitas

Publicidade

dúvidas sobre Peixe ensopado simples

1

Qual a diferença entre moqueca e peixe ensopado?

A moqueca é um ensopado de peixes brancos e outros frutos do mar. Dependendo da região, há várias versões do prato, com azeite de dendê, mandioca, jambu e urucum. Geralmente, é cozida em fogo baixo e em panela de barro. O peixe ensopado simples é uma versão mais rápida, igualmente saborosa.

2

Qual o melhor peixe para ensopado?

Para o ensopado, o recomendado é usar peixes em postas grossas ou médias. Escolha peixes mais gordurosos e firmes, pois eles deixam o ensopado encorpado. Tilápia, linguado, robalo, merluza e garoupa são boas opções.

3

Como substituir o leite de coco?

É possível substituir o leite de coco por 1 caixinha de creme de leite (200 gramas). Entretanto, ao invés de deixar o peixe cozinhando no molho, assim que colocar o creme, misture bem e desligue o fogo para o leite não talhar. Deixe a panela tampada por alguns minutos.

dicas do receiteria

Nos temperos da sua cozinha, é você que manda! Acrescente especiarias e ervas de sua preferência. Alecrim, tomilho e sálvia combinam muito com o sabor de peixes brancos. Para quem gosta de um prato intenso, a dica é colocar 1 pimenta-dedo-de-moça sem sementes.

Refogue os pimentões, a cebola e o tomate em azeite de dendê. Além de trazer um sabor adocicado e aromatizar o prato, esse ingrediente harmoniza perfeitamente com o leite de coco. Fica uma delícia. Se quiser, adicione ervilhas congeladas ao ensopado. Também é possível substituir a salsinha por coentro.

Peixe ensopado pede uma farofinha de coco. Inclusive é possível usar um leite de coco caseiro ao invés do industrializado. O bagaço que sobra do preparo, você transforma em uma farofa deliciosa.

veja mais receitas

Ensopado Páscoa Peixe Pescados

comentários

Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Ossola

Receita simples, sem enrolação nem temperos desconhecidos, é o tipo de receita que sempre dá certo. Sou fissurado em peixe e vou testá-la.

Janaína batista dos Santos

Adorei a receita ficou um delícia, junto com pirão 👏

Mauro Freitas

Receita simples e prática, vou experimentar mas a terceira foto parece que já foi despejado o leite de coco que só descrito no passo 5.

Erica

São os tempeiro que solta água junto com o peixe

Amanda

Será que pode colocar coentro?

Johnny Giusti

Olá, Amanda! Pode sim! Adicione outros temperinhos de sua preferência para deixar a receita mais a sua cara.

Rosane Constantino

Receita super fácil de fazer e ficou top!!!

Cris

Aqui as crianças só comem peixe frito, mas estamos enjoados. Vou fazer esta!

Cristina

Ficou uma delícia de sabor! E muito prático de fazer.

Pedro Dantas

Oi, Cristina! Que bom que você gostou! Pra conferir outros pratos incríveis, dá uma olhada na nossa lista de melhores receitas com frutos do mar pra uma refeição prática e deliciosa! 😍