23 receitas com tilápia para usar o que esse peixe tem de melhor

A tilápia é um peixe supercomum no Brasil. Seja frito, assado ou cozido, você, com certeza, já experimentou algum prato que tinha esse peixe como ingrediente principal. Para conhecer novas maneiras de prepará-lo, confira abaixo 32 receitas deliciosas com tilápia:

Publicidade

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Receitas de petiscos e entradas com tilápia

1. Ceviche de tilápia fácil

Ceviche de tilápia fácil
  • Preparo: 80min

Se você é fã de sabores cítricos, confira esta receita. Com peixe fresco e cebola roxa, você pode fazer um delicioso ceviche. Para completar, inclua salsinha ou coentro e limão. O preparo é muito simples e, com certeza, todos vão se deliciar.

Publicidade

2. Tilápia frita crocante

Tilápia frita crocante
  • Preparo: 30min

Com alguns ingredientes muito simples, você pode ter a entrada perfeita para um almoço em família. Graças ao empanado, é possível garantir a crocância na medida certa. Para acompanhar as iscas, aposte em um molho rosé ou tártaro.

3. Nuggets de tilápia na airfryer

Nuggets de tilápia na airfryer
  • Preparo: 10min

Neste prato, a tilápia é cortada em pedaços pequenos, temperada e empanada na farinha panko. Para evitar a fritura, você utiliza a Airfryer e tem deliciosos e crocantes nuggets de forma rápida e saudável.

4. Bolinho de tilápia

Procurando por um petisco para servir no fim da tarde para os amigos? Este bolinho frito pode ser uma excelente opção. O resultado é um croquete macio por dentro e bem crocante por fora.

5. Espetinho de tilápia

Se você quer uma opção light para comer no churrasco de domingo, dê uma olhada neste espetinho feito no forno. Ele pode servir tanto como petisco como prato principal. Basta apostar em acompanhamentos, como o bom e velho arroz com feijão e salada.

Publicidade

Receitas de tilápia assada

6. Tilápia assada com amêndoas e ervas

Tilápia assada com amêndoas e ervas
  • Preparo: 30min

Esta é uma das receitas com tilápia mais refinadas que você vai encontrar nesta lista. O melhor de tudo é que o preparo é muito simples e não tem segredo algum. O resultado é um prato bonito e saboroso que vai agradar toda a sua família.

7. Tilápia assada com creme de cebola

Tilápia assada com creme de cebola
  • Preparo: 35min

Uma forma prática e rápida de preparar a tilápia assada é com o creme de cebola. Utilizando cebola em pó e creme de leite, você obtém um molho delicioso que harmoniza muito bem com o peixe. Confira a receita na íntegra.

8. Tilápia assada com crosta de granola salgada

Tilápia assada com crosta de granola salgada
  • Preparo: 30min

Se você pensa que só é possível empanar carnes com farinha de rosca, está muito enganado. Com esta receita, você aprende a fazer tilápia empanada com granola salgada. Uma excelente forma de incrementar seu almoço ou jantar.

9. Tilápia assada com crosta de parmesão

Tilápia assada com crosta de parmesão
  • Preparo: 30min

Esta receita ensina como empanar filés de tilápia no queijo parmesão. O resultado final é uma casquinha crocante e saborosa por fora e uma carne macia e suculenta por dentro.

10. Filé de tilápia ao molho de maracujá

Filé de tilápia ao molho de maracujá
  • Preparo: 25min

Essa receita de filé de tilápia é perfeita para uma refeição leve. Sirva com arroz branco, purê de batata ou batatas fritas, pois harmonizam muito bem com o ácido do caldo reduzido de maracujá. Caso queira, adicione alcaparras no molho para um sabor ainda mais complexo.

11. Filé de tilápia com tomate confit e molho de castanha

Filé de tilápia com tomate confit e molho de castanha
  • Preparo: 45min

Esta é uma receita muito simples, mas que vai incrementar a tilápia com alguns sabores a mais. Ela consiste em temperar e dourar a tilápia em uma frigideira e, em seguida, adicionar tomate cereja e o molho delicioso de castanha.

12. Filé de tilápia à Belle Meunière

Filé de tilápia à Belle Meunière
  • Preparo: 30min

O peixe à Belle meunière é feito com um molho a base de manteiga e acompanhamentos como salsinha, champignon e alcaparra. É um prato clássico da culinária francesa e muito saboroso, além de fácil de ser feito.

13. Filé de tilápia à parmegiana fácil

Filé de tilápia à parmegiana fácil
  • Preparo: 40min

A parmegiana é uma montagem clássica da cozinha italiana. O filé de tilápia feito dessa maneira fica saboroso e crocante, além de ser perfeita para os amantes de queijo. Com uma receita comum de molho de tomate, você empanará os filés da forma como preferir, assará eles e gratinará com o molho e muito queijo.

Receitas de tilápia frita ou grelhada

14. Hambúrguer de tilápia com molho tártaro

Pode não ser comum, mas hambúrguer de peixe também é muito delicioso. Com esta receita, você aprende como fazer essa iguaria de maneira muito simples. Além do sabor, uma outra vantagem é poder congelar os hambúrgueres para comer ao longo da semana.

15. Filé de tilápia com batata na frigideira

Peixe e batata já é uma combinação tradicional. Nesta receita, você aprende uma variação feita na frigideira, uma excelente alternativa para servir no almoço. O preparo é muito simples e são necessários poucos ingredientes.

16. Tilápia grelhada com alcaparras

Tilápia grelhada com alcaparras
  • Preparo: 15min

As receitas com tilápia mais simples também podem ser muito gostosas. Este é um exemplo claro, já que o modo de preparo é muito fácil e os ingredientes podem ser encontrados em qualquer supermercado. Para dar o toque final, você ainda pode adicionar alcaparras.

17. Tilápia grelhada com creme de espinafre

Tilápia grelhada com creme de espinafre
  • Preparo: 50min

A tilápia continua sendo a estrela do prato, porém, o creme de espinafre rouba a cena com seu sabor e sua leveza. Confira o passo a passo e sirva para sua família.

18. Peixe grelhado com legumes

Para quem busca um prato leve e mais saudável, essa é a opção ideal. O peixe, por ser uma carne mais magra, combina muito com um salteado de legumes bem temperado. O resultado de sabores fica incrível. além de ser um prato bem rápidinho de ser feito.

19. Filé de tilápia ao molho shoyu

É impossível pensar em peixe e não lembrar do famoso molho shoyu, típico das comidas orientais, não é mesmo? Pois nesta receita você aprenderá uma maneira deliciosa de preparar a tilápia com esse molho, além de alguns legumes refogados para te acompanhar. Confira!

Mais receitas com tilápia

20. Moqueca de tilápia fácil

Moqueca de tilápia fácil
  • Preparo: 20min

A moqueca é um prato à base de peixe que é tradicional Brasil afora. Com esta receita, você desmistifica a história de que tilápia supostamente não é adequada para esse fim. Afinal, o resultado é de deixar qualquer um com água na boca e não fica para trás de nenhuma outra moqueca.

21. Lasanha de tilápia

Esta é uma receita de lasanha muito light. Ao invés de usar a massa tradicional, utilizam-se abobrinhas e a própria tilápia como substitutas. A mussarela e o requeijão enriquecem o prato, conferindo uma textura cremosa incrível. Para melhorar ainda mais, o preparo é muito simples!

22. Risoto de limão siciliano com tilápia grelhada

a tilápia grelhada é um excelente acompanhamento para risotos. Nesta receita, você aprende como fazer os dois de uma vez só. O risoto em questão é de limão siciliano e tem um preparo muito simples. A tilápia grelhada fica pronta em um piscar de olhos!

23. Caldo de tilápia

Para os dias mais frescos, essa é a receita ideal! O caldo de tilápia é incrivelmente saboroso e fácil de ser feito. Com ingredientes frescos e muito bem temperado, e usando como base batatas e peixe, você encantará todos seus convidados ao preparar esse prato.

Depois de conhecer todas essas opções de receitas com tilápia, você não tem mais desculpas para não desfrutar desse peixe tão saboroso e nutritivo. Escolha a sua preferida e coloque a mão na massa! Confira mais receitas de peixe assado e aproveite o prato.