51 receitas com tilápia para usar o que esse peixe tem de melhor

A tilápia é um peixe comum no Brasil. Seja frito, assado ou cozido, você, com certeza, já experimentou algum prato que tinha esse peixe como ingrediente principal. Para conhecer novas maneiras de prepará-lo, confira abaixo a nossa seleção de receitas deliciosas com esse ingrediente!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Entradas com tilápia

Aprenda de vez a fazer um delicioso ceviche! Um prato típico peruano que é muito amado no Brasil. Ele fica perfeito para servir como entrada de um jantar, por ser leve, prático de fazer e muito saboroso.

Publicidade

Se você é fã de sabores cítricos, confira esta receita. Com peixe fresco e cebola roxa, você pode fazer um delicioso ceviche. Para completar, inclua salsinha ou coentro e limão. O preparo é muito simples e, com certeza, todos vão se deliciar.

Esse ceviche de tilápia com manga será a versão ideal para você que prefere um preparo que combine o adocicado de frutas com a acidez do limãozinho.

Neste prato, a tilápia é cortada em pedaços pequenos, temperada e empanada na farinha panko. Para evitar a fritura, você utiliza a airfryer e tem deliciosos e crocantes nuggets de forma rápida e saudável.

Procurando por um petisco para servir no fim da tarde para os amigos? Este bolinho frito pode ser uma excelente alternativa. O resultado é um croquete macio por dentro e bem crocante por fora.

Publicidade

Mais um bolinho prático e delicioso para o seu cardápio. Confira os segredos para ter um bolinho crocante por fora e macio por dentro.

E para uma versão ainda mais simples e fácil, veja como fazer esse delicioso bolinho de tilápia. Sirva com aquela bebida gelada!

Receitas de tilápia frita

O melhor peixe frito que você vai provar! Sequinho por fora, suculento por dentro é muito fácil de preparar. Veja o passo a passo completo e aproveite!

Esse peixe empanado na airfryer é a sua melhor opção se você busca praticidade e crocância. Clique e confira o passo a passo em fotos para aproveitar o melhor que esse prato pode oferecer.

Uma opção perfeita para quem quer fazer uma tilápia fácil e rápida. Aqui, os filés de peixe são feitos na fritadeira elétrica, deixando o preparo muito mais saudável e simples.

Publicidade

Com alguns ingredientes muito simples, você pode ter a entrada ideal para um almoço em família. Graças ao empanado, é possível garantir a crocância na medida certa. Para acompanhar as iscas, aposte em um molho rosé ou tártaro.

Se você não dispensa um preparo empanado e frito, essa tilápia à milanesa será o seu match perfeito para qualquer ocasião. Desde o almoço ao jantar, essa ideia é uma boa!

Saborosa, prática e fácil de fazer. A tilápia frita em tiras fica ainda mais crocante e gostosa, teste em casa e sirva com um molho rosé rápido.

Quer aprender os segredos para deixar a sua tilápia empanada crocante? Confira a receita e aproveite!

Mais um preparo crocante e saboroso! Para empanar, você vai precisar de farinha de trigo e fubá, essa combinação deixa tudo melhor!

Publicidade

Receitas de tilápia grelhada

O peixe à Belle Meunière é feito com um molho a base de manteiga e acompanhamentos como salsinha, champignon e alcaparra. É um prato clássico da culinária francesa e muito saboroso, além de fácil de ser feito.

Esta é uma receita simples, mas que incrementará a tilápia com alguns sabores a mais. Ela consiste em temperar e dourar a tilápia em uma frigideira e, em seguida, adicionar tomate cereja e o molho delicioso de castanha.

Essa receita de filé de tilápia é ótima para uma refeição leve. Sirva com arroz branco, purê de batata ou batatas fritas, pois harmonizam bem o ácido do caldo reduzido de maracujá. Caso queira, adicione alcaparras no molho para um sabor ainda mais complexo. Veja!

E para aprender os segredos de um filé de peixe grelhado suculento e saboroso, confira a receita completa! Aqui, você vai utilizar o filé de tilápia, mas pode ser qualquer outro filé de sua preferência.

As receitas com tilápia mais simples também podem ser muito gostosas. Este é um exemplo claro, já que o modo de preparo é fácil e os ingredientes podem ser encontrados em qualquer supermercado. Para dar o toque final, você ainda pode adicionar alcaparras.

A tilápia continua sendo a estrela do prato, porém, o creme de espinafre rouba a cena com seu sabor e sua leveza. Confira o passo a passo e sirva para sua família.

Peixe e batata já são uma combinação tradicional. Nesta receita, você aprende uma variação feita na frigideira, uma excelente alternativa para servir no almoço. O preparo é simples e poucos ingredientes são necessários.

Esse churrasco de filé de tilápia é preparado na churrasqueira elétrica. Fica simplesmente irresistível!

Para uma refeição completa, faça esse filé de tilápia com purê e alcaparras. A combinação de sabores e texturas é incrível!

Se você adora uma refeição simples e saudável, vai amar essa tilápia grelhada com arroz de brócolis. Faça hoje mesmo e aproveite os sabores!

Receitas de tilápia ao molho

Para quem procura um preparo com bastante molho, precisa conhecer esse peixe ensopado simples, cheio de cor e maciez. Aprenda agora!

A moqueca é um prato à base de peixe que é tradicional Brasil afora. O resultado é deixar qualquer um com água na boca e não ficar para trás de nenhuma outra moqueca. Acesse e salve!

Mais um peixe no molho cheio de sabor! E para deixar o prato colorido, saudável e com sabores suaves, adicione alguns legumes, como batatas, cebola e pimentões.

Aprenda como preparar um molho de moqueca suculento e saboroso e sirva com filés de tilápia. O resultado é encantador!

Essa tilápia ao molho de tomate e leite de coco é a combinação de suculência com azedinho irresistível. Veja o modo de preparo e saboreie.

Já pensou em preparar uma tilápia ao molho de curry? Essa receita vai te surpreender com todo o sabor. Confira agora mesmo!

Se você é fã de um molho mais cítrico, acesse a receita dessa tilápia ao molho de limão! O resultado é um prato equilibrado, saboroso e prático de fazer.

Mais uma receitinha com leite de coco! Se você adora esse ingrediente, vai amar esse preparo. Confira o passo a passo e faça hoje em casa.

Receitas de tilápia assada

Nessa receita, os filés de tilápia são assados com tomatinhos-cereja, batatas e um molhinho delicioso que dá o toque final na receita. Confira!

A parmegiana é uma montagem clássica da cozinha italiana. O filé de tilápia feito dessa maneira fica saboroso e crocante, além de ser perfeita para os amantes de queijo. Com uma receita comum de molho de tomate, você empanará os filés da forma como preferir, assará eles e gratinará com o molho e muito queijo.

Um prato completo, saudável e muito saboroso! Se quiser, você pode incrementar os legumes com o que tem na geladeira. Aproveite!

Uma forma prática e rápida de preparar a tilápia assada é com o creme de cebola. Utilizando cebola em pó e creme de leite, você obtém um molho delicioso que harmoniza muito bem com o peixe. Confira a receita na íntegra.

Sofisticado, prático e simples de preparar! A tilápia assada com manteiga de ervas é um prato perfeito para aquele jantar especial com quem você ama.

O filé de peixe empanado no forno é para quem procura praticidade para o dia a dia. Acesse o passo a passo em fotos e curta bastante!

Esta receita ensina como empanar filés de tilápia no queijo parmesão. O resultado é uma casquinha crocante e saborosa por fora e uma carne macia e suculenta por dentro.

Prato perfeito para servir no almoço de domingo! Esse peixe assado com molho de tomate e batata vai fazer sucesso com familiares e amigos. Prepare hoje mesmo!

Esta é uma das receitas com tilápia mais refinadas que você encontrará nessa lista. O melhor de tudo é que o preparo é simples e não tem segredo algum. O resultado é um preparo bonito e saboroso que agradará toda a sua família.

Essa tilápia assada com legumes será o seu novo prato favorito nos almoços de fim de semana. Veja agora e aproveite o sabor com a família.

Tilápia combinada com um molho de leite de coco, não tem como dar errado! E para criar uma crostinha saborosa e crocante, leve ao forno para gratinar.

Essa tilápia ao forno supergostosa é o preparo que faltava para deixar seu almoço ou jantar mais especial. Sirva com arroz branco e couve crispy!

A receita tradicional desse prato é feita com bacalhau, mas para um preparo mais econômico e igualmente saboroso, te apresentamos a Tilápia à portuguesa!

Se você gosta de um preparo cremoso, aposte nessa tilápia com nata. Os sabores e texturas se complementam muito bem. Siga o passo a passo!

A tilápia no papilote fica um sabor suave, pois é combinada com legumes e temperos deliciosos. Aproveite!

A lasanha de tilápia com molho branco é o preparo ideal se você quer um resultado cremoso e macio. Confira o preparo e aproveite!

O suflê é um prato cremoso, suave e equilibrado. Aqui você aprende a fazer com suculentos e saborosos filés de tilápia. Se interessou? Então, não perca tempo e confira o passo a passo!

Diferente, saboroso e com uma cremosidade de outro mundo. Esse escondidinho de tilápia com abóbora cabotiá vai surpreender a todos em sua casa. Faça no final de semana!

Após conhecer todas essas opções de receitas com tilápia, você não tem mais desculpas para não desfrutar desse peixe tão saboroso e nutritivo. Escolha a sua preferida e coloque a mão na massa!

Confira mais receitas de peixe assado e surpreenda sua família com pratos deliciosos!