32 receitas com tilápia para usar o que esse peixe tem de melhor

Escrito por                          

A tilápia é o peixe de cativeiro mais comum no Brasil, principalmente pela facilidade de reprodução e manutenção da espécie. Por ter uma carne leve, ela é muito consumida por quem faz dietas e por quem busca manter uma alimentação mais equilibrada.

Por ser muito fácil de encontrar, sua carne macia e saborosa é muito apreciada pela culinária do país. Seja frito, assado ou cozido, você, com certeza, já experimentou algum prato que tinha esse peixe como ingrediente principal.

Para conhecer novas maneiras de prepará-lo, confira abaixo 32 receitas deliciosas com tilápia:

Receitas de petiscos e entradas com tilápia

Foto: Reprodução / Pimenta no Reino

1. Bolinho assado de peixe: procurando por um petisco para servir no fim da tarde para os amigos? Este bolinho assado pode ser uma excelente opção. O resultado é um croquete macio por dentro e bem crocante por fora. Por não ser frito, é uma alternativa mais saudável do que as de boteco.

2. Ceviche de tilápia e manga: se você é fã de sabores agridoces, confira esta receita. Com peixe fresco, manga e cebola roxa, você pode fazer um delicioso ceviche. Para completar, inclua salsinha ou coentro e limão. O preparo é muito simples e, com certeza, todos vão se deliciar.

3. Iscas de tilápia empanadas com cream cracker: com alguns ingredientes muito simples, você pode ter a entrada perfeita para um almoço em família. Graças às bolachas utilizadas para empanar, é possível garantir a crocância na medida certa. Para acompanhar as iscas, aposte em um molho rosé ou tártaro.

4. Ceviche de tilápia e tortillas de milho: nesta receita, o ceviche é acompanhado por tortillas de milho. Dessa forma, se aliam duas texturas diferentes, uma crocante e outra macia. Para complementar, você pode investir em tabasco ou molho agridoce.

5. Espetinho de peixe no forno: se você quer uma opção light para comer no churrasco de domingo, dê uma olhada neste espetinho feito no forno. Ele pode servir tanto como petisco como prato principal. Basta apostar em acompanhamentos, como o bom e velho arroz com feijão e salada.

Receitas de tilápia frita ou grelhada

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bo

6. Hambúrguer de tilápia com maionese de dendê: pode não ser comum, mas hambúrguer de peixe também é muito delicioso. Com esta receita, você aprende como fazer essa iguaria de maneira muito simples. Além do sabor, uma outra vantagem é poder congelar os hambúrgueres para comer ao longo da semana.

7. Filé de tilápia com batatas: peixe e batata já é uma combinação tradicional. Nesta receita, você aprende uma variação que vai ao forno e é uma excelente alternativa para servir no almoço. O preparo é muito simples e são necessários poucos ingredientes.

8. Tilápia ao molho especial de azeite: as receitas com tilápia mais simples também podem ser muito gostosas. Este é um exemplo claro dessa afirmação, já que o modo de preparo é muito fácil e os ingredientes podem ser encontrados em qualquer supermercado. Para dar o toque final, você ainda pode adicionar alcaparras.

9. Filezinho de tilápia com castanhas e maracujá: esta é uma das receitas com tilápia mais refinadas que você vai encontrar nesta lista. O melhor de tudo é que o preparo é muito simples e não tem segredo algum. O resultado é um prato bonito e saboroso que vai agradar toda a sua família.

10. Tilápia bem vestida: esta é uma receita muito simples, mas que vai incrementar a tilápia com alguns sabores a mais. Ela consiste somente em temperar e dourar a tilápia em uma frigideira e, em seguida, adicionar tomate cereja, rúcula e mussarela.

11. Tilápia ao pomodoro: peixe também vai bem com molho de tomate. Com esta receita, você aprende a fazer essa combinação e ainda dá um toque apimentado com a pimenta calabresa. Para deixar a apresentação mais bonita, invista em alcaparras e tomilho, que ainda conferem um sabor delicioso.

12. Tilápia com alho-poró e molho branco: com cebola, alho poró e algumas alcaparras, você garante um delicioso tempero para sua tilápia. Para completar, cubra o resultado com molho branco e leve ao forno por poucos minutos. É tudo o que você precisa para um jantar divino!

13. Filé de peixe empanado com aveia: se você pensa que só é possível empanar carnes com farinha de rosca, está muito enganado. Com esta receita, você aprende a fazer tilápia empanada com aveia. Uma excelente forma de incrementar seu almoço ou jantar.

Receitas de tilápia assada

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

14. Tilápia ao forno: esta é uma receita muito simples e o seu preparo não leva nem dez minutos. Você só precisa fatiar a tilápia e temperar com todos os ingredientes listados. Em seguida, é só levar ao forno e esperar até o peixe dourar.

15. Tilápia com crosta de parmesão: esta receita ensina como empanar filés de tilápia no queijo parmesão. O resultado final é uma casquinha crocante e saborosa por fora e uma carne macia e suculenta por dentro. Se você estiver utilizando peixe fresco, ainda tem a possibilidade de congelar o preparo por três meses.

16. Peixe frito light: quem está de dieta não precisa quebrar o regime para se deliciar com tilápia. Com esta receita, você aprende a fazer um peixe frito de mentirinha, já que na verdade ele vai ao forno. O preparo é muito simples, basta temperar, envolver no farelo de aveia e levar para assar.

17. Filé de peixe crocante: esta é uma versão empanada mais saudável, pois passa longe de frituras. Para o peixe ficar ainda mais gostoso, deixe-o no tempero por pelo menos duas horas. Em seguida, envolva-o na farinha e leve ao forno enrolado em papel alumínio. Depois, é só se deliciar.

18. Filé de tilápia picante: os amantes de pimenta precisam experimentar esta receita. Além da pimenta, outros temperos como a páprica doce, alho e ervas aromáticas são incluídos, garantindo um sabor incrível. Para acompanhar, aposte em molho tarê e arroz branco.

19. Peixe com molho de salsa e limão: limão é aquele ingrediente que casa perfeitamente com qualquer tipo de peixe ou fruto do mar. Por causa disso, essa receita não tem como dar errado. Para completar, a salsa entra em cena para enriquecer ainda mais o sabor.

20. Filé de peixe ao creme de cebola: quem ama receitas cremosas precisa conferir esta. Além de ter uma textura incrível, ela ainda é extremamente saborosa devido ao creme de cebola e tem uma apresentação linda. O melhor de tudo é que você só precisa misturar quatro ingredientes e levar ao forno.

21. Tilápia ao molho de coco e alho-poró: esta é daquelas receitas rápidas, fáceis e baratas, mas refinadas. Por causa disso, aposte nela para um jantar a dois para impressionar seu parceiro ou parceira. Essa dica é infalível principalmente para quem não tem muitos talentos culinários, mas quer se arriscar na cozinha.

22. Filés de tilápia ao molho de espinafre: esta é uma das receitas com tilápia que todos precisam experimentar pelo menos uma vez na vida. O sabor que resulta da mistura do creme de espinafre com tilápia e seus temperos é incrível. Para acompanhar, basta um simples arroz branco, pois todo o sabor fica a cargo do peixe.

23. Tilápia no cartoccio: as receitas com tilápia também podem ser mais elaboradas. É o caso desta, que ensina a assar o peixe dentro do cartoccio, que nada mais é do que um papel manteiga ou papel alumínio. Para incrementar, aposte em legumes e outros vegetais da sua preferência.

Receitas com tilápia e acompanhamentos diversos

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

24. Tilápia ao fubá e limão com salada quente de mexerica: com ingredientes muito simples (sal, limão, pimenta e fubá), você pode dar um up na sua tilápia. Para acompanhar, aposte na salada quente de mexerica. O preparo é simples e o sabor agridoce é maravilhoso.

25. Talharim nero e tilápia ao curry: esta é uma receita muito refinada que você pode fazer para um jantar a dois. O principal diferencial é o toque de curry, que dá um sabor forte e levemente apimentado. Com o talharim nero, você garante uma bela apresentação para tornar a noite ainda mais especial.

26. Tilápia com vinagrete de frutas e arroz negro: esta é mais uma das receitas com tilápia para quem procura opções refinadas. O diferencial está no arroz negro, que tem um sabor mais forte do que o branco. Além disso, o vinagrete de frutas confere um sabor agridoce ao prato.

27. Risoto verde e tilápia grelhada: a tilápia grelhada é um excelente acompanhamento para risotos. Nesta receita, você aprende como fazer os dois de uma vez só. O risoto em questão é de ervilhas com vagem e azeitonas e tem um preparo muito simples. A tilápia grelhada fica pronta em um piscar de olhos!

28. Arroz com camarão e tilápia: esta é uma alternativa de risoto para quem está sem arroz arbóreo em casa. Ela une camarão e tilápia e, por isso, é uma excelente pedida para os apaixonados por frutos do mar. Se você se identificou, confira agora mesmo e coloque a mão na massa.

29. Tilápia grelhada com arroz de coco e palmito: esta é uma excelente receita para investir em uma ocasião especial. Neste prato, a tilápia fica muito leve e o arroz tem uma consistência cremosa graças ao leite de coco. Com certeza, seus convidados ficarão impressionados com a união de todos esses sabores.

30. Filé de tilápia gratinado: precisa fazer um almoço ou jantar às pressas, mas não quer abrir mão do sabor? Confira agora mesmo esta receita muito simples! Tudo o que você precisa fazer é organizar os ingredientes em um refratário e levar ao forno por 30 ou 40 minutos.

31. Lasanha de tilápia: esta é uma receita de lasanha muito light. Ao invés de usar a massa tradicional, utilizam-se abobrinhas e a própria tilápia como substitutas. A mussarela e o requeijão enriquecem o prato, conferindo uma textura cremosa incrível. Para melhorar ainda mais, o preparo é muito simples!

32. Moqueca de tilápia: a moqueca é um prato à base de peixe que é tradicional Brasil afora. Com esta receita, você desmistifica a história de que tilápia supostamente não é adequada para esse fim. Afinal, o resultado é de deixar qualquer um com água na boca e não fica para trás de nenhuma outra moqueca.

Depois de conhecer todas essas opções de receitas com tilápia, você não tem mais desculpas para não desfrutar desse peixe tão saboroso e nutritivo. Escolha a sua preferida, coloque a mão na massa e aproveite o resultado!

PARA VOCÊ