72 receitas com bacalhau que deixarão os amantes do peixe apaixonados

Por
Atualizado em 03.11.21

O bacalhau é um alimento de origem muito antiga. Tradicional dos mares frios, já era processado nas regiões da Islândia e da Noruega no século IX. Mas o prato não agrada apenas aos povos nórdicos. Sua utilização nas refeições foi difundida entre franceses, espanhóis e portugueses, chegando ao Brasil por meio deles!

Aqui no Brasil é um prato tradicionalmente servido nos almoços de Páscoa, mas não precisa de data certa para ser apreciado. Na lista, que você vê abaixo, são apresentados diferentes preparos e acompanhamentos para você aproveitar esse peixe, de sabor bastante destacado, a qualquer momento do ano.

Receitas clássicas

Bacalhau 1

Foto: Reprodução/ Gastrolândia

1. Bacalhau à espanhola: uma receita super tradicional que leva postas de bacalhau, tomates, batatas, louro, azeite de oliva, vinho branco, alho e sal. Tudo isso é refogado junto, garantindo uma mistura de sabores incrível.

2. Bacalhau à Brás: este prato tradicional da culinária portuguesa é preparado com bacalhau desfiado e batata palha caseira. Não tem como dar errado. A receita leva ainda bastante cebola, alho, salsinha, e louro para temperar.

3. Bacalhau ao forno: as postas assadas ao forno também são uma forma bastante tradicional de preparar o peixe. A dica é dessalgar bem antes de assar, para que o sabor não fique muito carregado.

Publicidade

4. Bacalhau ao forno com azeitonas e ovos cozidos: essa receita tem um sabor mediterrânico por causa da combinação do bacalhau, com azeitonas, azeite de oliva e ovos cozidos. Fica uma delícia.

5. Arroz de bacalhau à Francisco José Viegas: essa é uma receita portuguesa descrita no livro Longe de Manaus, de Francisco José Viegas. Você vai precisar de bacalhau, cebola, alhos, tomates, pimentão e arroz para se sentir no romance policial.

6. Bacalhau às natas: mais uma clássica receita portuguesa, que leva nata (ou creme de leite fresco). O preparo das natas leva cebola e alho refogados, leite e a nata. Essa mistura vai por cima das lascas de bacalhau antes de ir ao forno. Vale a pena experimentar.

7. Bacalhau à Gomes de Sá: os portugueses dominam a técnica de preparar o bacalhau. Essa receita é da região da cidade do Porto e leva postas de bacalhau, leite, batatas, cebolas, alho, azeite, azeitonas pretas, ovos, salsa e sal. Depois de montado, o bacalhau vai ao forno por cerca de 15 minutos.

Publicidade

8. Bacalhau à Brás com azeitonas: mais uma receita do Brás, dessa vez levando batata palha industrializada e muitas azeitonas para garantir o sabor.

9. Bacalhau à Fiorentina: a receita italiana leva creme de leite, molho bechamel, espinafre, sal, noz moscada, bacalhau, parmesão ralado, azeite, cebolas, batatas e tomates. O bacalhau e coberto com um creme de espinafre na hora de servir.

10. Bacalhau à Gomes de Sá com ervas secas e pimenta: a variação no prato clássico fica por conta dos temperos. As ervas secas e a pimenta trazem um sabor diferente ao peixe que, normalmente, tem o sal como principal tempero.

11. Bacalhau à portuguesa: mais uma receita de origem portuguesa, que leva cebolas, batatas, tomate, ovos e couve-flor cozidos.

12. Bacalhau às natas empanado: após cobertas com o molho de natas, as postas são polvilhadas com farinha de rosca para, no forno, criarem uma casquinha que vai fazer toda diferença no sabor.

Receitas tradicionais

Bacalhau 2

Foto: Reprodução/ Gastrolândia

13. Bacalhau com arroz de brócolis e batatas ao murro: as postas de bacalhau são acompanhadas com dois pratos clássicos e fáceis de preparar: o arroz de brócolis e as batatas ao murro. Agrada à todos.

14. Bocados de bacalhau: a receita, bastante trabalhosa, começa com o processo de dessalgar o bacalhau por 48 horas. Mas vale todo o esforço, o sabor fica suave e delicioso.

15. Bacalhau escaldado com pirão: o lombo de bacalhau é preparado com azeite de dendê, cebola, pimentão e quiabo. A mistura é diferente e bem “abrasileirada”. Experimente.

16. Bacalhau em lascas ao forno: o peixe, cortado em lascas, vai ao forno com pimentões, batatas, cebola e azeitonas. É fácil de preparar e fica muito gostoso.

Publicidade

17. Bacalhau de cebolada no forno: como diz o nome da receita, vai muita cebola nesse bacalhau. O ingrediente ajuda a balancear o sabor forte do peixe.

18. Bacalhau refogado clássico: para essa receita, as postas de bacalhau devem ser desfiadas após serem dessalgadas, e depois o peixe deve ser refogado com cebola, alho, tomate, azeitonas e salsinha. Rápido e delicioso.

19. Bacalhau na brasa: o bacalhau na brasa é preparado em filé e marinado em azeite aromatizado. Por ser assado na brasa, o peixe fica com aquele sabor característico, que agrada os amantes de churrasco.

20. Bacalhau praiano: essa receita leva arroz arbóreo, lascas de bacalhau, caldo de peixe. Louro, alho, pimentões variados, parmesão, manteiga e ervas. Fica leve e muito gostoso.

21. Bacalhau light: o segredo dessa receita é utilizar o bacalhau seco, que já é menos salgado que os demais. Acompanhado com batatas cozidas, esse prato é nutritivo, leve e saboroso.

22. Bacalhau da Tia Emília: a receita tem inspiração portuguesa, e leva muita cebola, tomate, azeitonas e batatas cozidas.

Receitas Gourmet

23. Brandade de bacalhau com crispies de presunto cru e maracujá: uma receita trabalhosa e com uma mistura de sabores bem diferente. Você vai precisar de bacalhau, batatas, creme de leite fresco, manteiga, alho, cebolinha, azeite, presunto, maracujás, sal e pimenta.

24. Bacalhau confitado com molho de romã: essa receita é para impressionar os convidados! São dois preparos separados, e muitos ingredientes. O bacalhau leva as postas do peixe, azeite, óleo de girassol, alho e raspas de laranja. O molho de romã leva gemas, vinagre de Jerez, creme de leite fresco, grenadine e sal. O sabor é diferente e vale a pena experimentar.

25. Bacalhau em lascas com creme de mandioca e maça verde: o creme de mandioca que acompanha o prato leva também batata doce, espinafre e leite de coco. O bacalhau é preparado com gengibre, alho poró e maças verdes. Fica refrescante e saboroso.

Publicidade

26. Bacalhau confitado : esse confit de bacalhau leva tomates e alho frito. O sabor fica interessante e combina bem batatas ou uma salada leve

27. Papelote de bacalhau com legumes: nessa receita, o peixe será assado com legumes e azeite de oliva dentro de um envelope de papel alumínio ou papel manteiga. Esse “envelope” faz com que os legumes cozinhem junto com o peixe, e o sabor fique bem acentuado

28. Bacalhau na broa: essa receita é ideal para dias bem frios. As lascas, a batata, espinafre, creme de leite, manteiga e temperos são preparados, misturados e colocados dentro de uma broa, que vai ao forno por alguns minutos antes de servir. Fica bonito, saboroso e bem quentinho.

29. Brandade de bacalhau: a brandade de bacalhau leva o peixe desfiado, cebola, miolo de pão, creme de leite, cebolinha e pimenta moída na hora. Depois do prato montado, é só levar ao forno por alguns minutos.

30. Ninhos de bacalhau: os ninhos são preparados com macarrão talharim e são recheados com bacalhau desfiado, bem temperado e refogado. O prato fica lindo, e é uma boa dica para impressionar os convidados.

31. Lombo de bacalhau com cebolas carameladas: os lombos de bacalhau são assados, e cobertos com cebolas carameladas preparadas na frigideira. A mistura do salgado do peixe com o adocicado das cebolas é muito interessante.

32. Risoto de bacalhau: para os apreciadores de risotos, essa é uma receita certeira. O bacalhau é utilizado em lascas e acompanhado de caldo de legumes, vinho branco e manteiga. Fica uma delícia.

33. Lombo de bacalhau com batata doce: fácil de prepara, pois leva todos os ingredientes em uma única assadeira, essa receita fica muito saborosa. O tempo de forno é de 40 minutos.

34. Brandade gratinada de bacalhau: o segredo dessa receita é caprichar no parmesão ralado sobre o creme de bacalhau antes de colocá-lo para assar, para garantir que fique com uma casquinha bem dourada.

35. Risoto de brócolis e bacalhau: mais uma receita de risoto. Dessa vez, você deve misturar no arroz com bacalhau uma porção de brócolis cozidos. A combinação é certeira.

36. Bacalhau encapado: essa receita inspira-se no famoso bife Wellington, e tem o bacalhau envolvido em massa folhada. O tempo de preparo é um tanto demorado, mas o resultado é surpreendente.

37. Bacalhau no coco: uma receita com gostinho bem brasileiro. Leva molho de tomate, leite de coco, repolho, ovos, bacalhau e muitos temperos. Experimente essa variação.

38. Moqueca de bacalhau: mais uma receite que coloca um toque brasileiro no peixe de tradição europeia. A receita é de uma moqueca clássica, na qual apenas o peixe branco é substituído pelo bacalhau.

39. Almofadinhas de bacalhau: essa é uma receita para inovar. As almofadinhas são uma massa semelhante a um crepe, que você irá prepara, rechear com bacalhau desfiado e cobrir com molho branco. Uma delícia.

Pratos gratinados

Bacalhau 4

Foto: Reprodução/ Gordelícias

40. Bacalhau gratinado: a receita leva uma camada de bacalhau desfiado, outra de batata e a final de creme de queijo. Antes de colocar para assar, finalize com parmesão ralado, para conseguir aquela casquinha irresistível .

41. Bacalhau gratinado com camarões: esse prato é preparado em camadas. Primeiro a camada de bacalhau desfiado, em seguida camarões refogados com cebola e azeite e, por fim, uma camada de molho branco e parmesão ralado para gratinar. Tem que servir bem quente.

42. Bacalhau gratinado com grão de bico: a receita é muito fácil, e leva poucos ingredientes. Você vai precisar de grão de bico cozido (reserve a água do cozimento), cebola, azeite, creme de ricota, parmesão ralado, bacalhau refogado e temperinhos. Com o grão de bico, você prepara uma massa que será a base do prato. Depois só recheá-la com o bacalhau e cobrir com creme de ricota e queijo parmesão antes de ir ao forno. Você não vai se arrepender.

43. Bacalhau gratinado com molho bechamel: para esse prato, você utiliza a receita clássica de molho bechamel para cobrir o preparo de bacalhau com batata cozida amassada. São só 15 minutos de forno para experimentar essa delícia.

44. Bacalhau gratinado cremoso: a receita leva bacalhau desfiado, batatas cozidas, creme de leite, vinho branco seco, salsinha, cebola, azeite, claras em neve, creme de leite, parmesão ralado, sal e pimenta. Por cima da massa de bacalhau com batatas, você deve colocar um creme de claras com creme de leite, e polvilhar parmesão no final. Fica sensacional.

45. Bacalhau espiritual: você irá preparar um bacalhau desfiado refogado super temperado, antes de cobri-lo com creme de leite e colocá-lo no forno para gratinar.

46. Bacalhau gratinado tradicional: você vai precisar de batatas, bacalhau desfiado, azeite, alho, creme de leite, azeitonas pretas e verdes, manteiga e requeijão. A receita é simples e rápida, e o resultado delicioso.

47. Bacalhau à Ignez: o segredo dessa receita fica por conta do toque de noz moscada no tempero do bacalhau. Faz toda a diferença.

48. Bacalhau gratinado com espinafre: para essa receita, você prepara um creme de espinafre com molho branco para cobrir o bacalhau antes de ir ao forno. A combinação de espinafre com bacalhau é bastante saborosa.

49. Bacalhau gratinado com broa de milho: ao invés de polvilhar o creme com queijo parmesão ralado, essa receita sugere que essa casquinha que vai gratinar no forno seja feita de broa de milho esfarelada. Fica com um gostinho bem especial.

50. Bacalhau gratinado com farofa de cream cracker: mais uma dica para variar o sabor da casquinha que fica sobre o creme com bacalhau: use bolacha cream cracker, ou similar, bem esfarelada. Fica diferente e bem sequinho.

Saladas e couscous

Baclhau 5

Foto: Reprodução/ Dedo de moça

51. Couscous com bacalhau e ervilhas: uma boa sugestão para inovar no preparo do bacalhau, ou de outros peixes, é agrega-lo ao couscous, que é um prato super leve e saboroso.

52. Salada de bacalhau desfiado: a receita leva bacalhau, salsa, cebola, azeite, batatas, azeitonas e ovos. O preparo é rápido e o resultado muito interessante.

53. Salada de bacalhau com grão de bico: essa combinação de sabores é bem atraente, e o preparo muito fácil.

54. Couscous de bacalhau: a receita leva azeite, cebola, alho, azeitonas. Tomates, pimentões, salsinha, bacalhau desfiado e couscous. Fica muito saboroso e pronto rapidinho!

55. Maionese de bacalhau: nessa receita você aprende dicas para dessalgar o bacalhau, e também para prepara o molho da maionese à base de ovos. Vale a pena experimentar.

56. Salada de bacalhau com feijão fradinho: mais uma combinação de bacalhau com grãos, que fica muito leve e saborosa.

Tortas, escondidinhos e lasanhas

www.tbfoto.com.br BRILAT - SP/SP - 01/03/2011 Foto: Tadeu Brunelli ATENÇÃO: Toda foto deve ser publicada com o crédito do autor, de acordo com a Lei Nº 9.610 de 19/02/1998.

Foto: Reprodução/ Gastrolândia

57. Torta de bacalhau cremoso: para o recheio da torta, você precisa de bacalhau, alho, azeite, cebola, pimentão, salsinha, batatas e alho poró. A massa leva apenas ovos, margarina e farinha de trigo. A parte mais complicada é o preparo e a abertura da massa, mas vale a pena.

58. Quiche de bacalhau : o recheio leva à base tradicional de ovos e creme leite, complementada com bacalhau desfiado. Uma boa opção para o lanche da tarde.

59. Torta de bacalhau com massa de arroz : a massa é o grande diferencial dessa torta que, por ser feira com arroz, traz um sabor diferente e é muito mais leve. Experimente essa massa com outros recheios além do bacalhau.

60. Lasanha verde de bacalhau: a combinação de massas com frutos do mar é um pouco delicada. Aqui, o que garante a leveza do sabor é a opção por uma massa verde e um molho branco bem leve.

61. Lasanha de batatas e bacalhau: a massa da lasanha é substituída por finas camadas de batata, de forma que não há risco de uma confusão de sabores. Fica uma delícia.

62. Escondidinho de bacalhau: o bacalhau desfiado e refogado é coberto por um purê de aipim e uma camada de queijo. Leve ao forno para gratinar antes de servir. É maravilhoso.

63. Escondidinho de bacalhau e purê de moranga: a variação nesse prato fica por conta do purê, que é feito com moranga. O sabor surpreende.

Para aproveitar as sobras de bacalhau desfiado

Bacalhau 7

Foto: Reprodução/ Marola com carambola

64. Bolinho de bacalhau com molho tártaro: com as sobras do bacalhau podemos fazer vários pratos. Os bolinhos são as escolhas mais tradicionais, e que agradam todo mundo. Nessa receita você ainda aprende a fazer um molho tártaro para acompanhar.

65. Bruschetta de bacalhau: a bruschetta é uma sugestão ótima para aproveitar as lascas do bacalhau, pois rendem uma entrada bem requintada para um jantar diferente.

66. Pastel de bacalhau : mais um prato que todo mundo gosta. A massa desse pastel é diferente, pois é à base de batatas. Vale experimentar e aproveitar para outros recheios.

67. Pataniscas : as pataniscas são as versões portuguesas do nosso bolinho de bacalhau. O toque que faz a diferença é o uso do suco de limão siciliano no tempero.

68. Empadinhas de bacalhau : as massas de empadinhas são tradicionais e recheadas com o bacalhau desfiado bem temperadinho. O tempo de forno é de cerca de 30 minutos. Uma ótima opção para um lanche de última hora.

69. Cestinhas de bacalhau : com uma massa bem leve, essas cestinhas são uma ótima opção para um lanchinho sem peso na consciência.

70. Bolinho de risoto de bacalhau : essa receita não é para aproveitar as sobras do bacalhau em si, mas de risotos preparados com ele. Os bolinhos continuam sendo uma ótima pedida para não desperdiçar nada. Só é preciso uma atenção maior na quantidade de farinha para dar liga, pois a massa é um pouco mais cremosa.

71. Bolinho assado de bacalhau : o bolinho assado é uma opção para quem não quer exagerar nas frituras. O sabor do bacalhau garante um petisco com sabor marcante, mesmo sem fritá-lo.

72. Arroz de bacalhau : a receita leva arroz, bacalhau em lascas ou desfiado, azeitonas, tomate, tomate pelado, azeite, água, sal e caldo de peixe. O preparo é rápido e o sabor incrível.

Lembre sempre de dessalgar o bacalhau antes de cozinhá-lo para que o sabor não seja muito forte, nem o prato demasiadamente salgado. Depois disso, é só escolher uma receita e começar a saborear.