6 técnicas fáceis e infalíveis de como dessalgar bacalhau

Por
Atualizado em 17.04.20

Utilizar sal para conservar alimentos é uma técnica antiga e muito comum. Porém, isso faz com que o sabor fique difícil de engolir, para isso, é preciso remover o excesso do tempero antes de preparar qualquer prato. Se você quer aprender como dessalgar bacalhau, confira as técnicas abaixo:

Publicidade

iStock

Como dessalgar bacalhau

Ingredientes

  • Posta de meio bacalhau
  • Água suficiente para cobrir o peixe

Como fazer

  1. Retire a pele do bacalhau e corte a posta em pedaços;
  2. Coloque os pedaços mais finos em um recipiente e os mais grossos em outro;
  3. Acrescente água nos dois recipientes até cobrir os pedaços;
  4. Os pedaços mais finos devem descansar na geladeira por 2 dias e a água deve ser trocada quatro vezes nesse período;
  5. Os pedaços mais grossos devem ficar entre 6 a 8 dias na geladeira, a água deve ser trocada diariamente;

Para saber se o bacalhau já foi dessalgado, só é preciso provar a água em que ele está descansando. Se estiver salgada, é preciso esperar mais tempo.

Outras formas de dessalgar o bacalhau

Além da forma acima, há outras maneiras mais simples e rápidas para dessalgar o bacalhau que você pode testar. Veja as opções abaixo e escolha a sua favorita.

Como dessalgar bacalhau com sal

Com essa receita você aprende como retirar o excesso de sal em apenas 30 minutos. Se o tempo é curto, essa é a opção perfeita! Você pode até se assustar com a técnica, que consiste em cozinhar o peixe em água com sal, mas pode apostar que dá certo. Para um resultado de sucesso, confira as dicas no vídeo.

Publicidade

Como dessalgar bacalhau com farinha de mandioca

Outra opção para quem tem pressa, essa é uma sugestão na qual é preciso apenas água e farinha de mandioca. Sem complicações, o peixe precisa descansar por apenas 30 minutos na mistura.

Como dessalgar bacalhau com água quente

Publicidade

Nessa receita, o bacalhau precisa ir ao fogo com água em temperatura ambiente. Porém, é preciso esperar que ela ferva para que o sal seja removido. O processo é simples e rápido e você não perde o sabor do peixe com essa técnica.

Como dessalgar bacalhau com água gelada

Aqui, você aprende dicas para o bacalhau desfiado e o em lascas. Cada um dos cortes conta com um tempo de descanso diferente. Em ambos, a sugestão é usar água gelada e gelo. Para finalizar, água fervente também entra em cena. Essa é uma maneira que evita a contaminação do peixe com micro-organismos.

Como dessalgar bacalhau com leite

Essa é uma sugestão em que o peixe deve passar primeiramente na água, mas é no leite em que ele repousa. Esse último processo leva aproximadamente 25 minutos, o que é extremamente rápido.

Agora que você já aprendeu como dessalgar o peixe, é só pensar no prato que você vai preparar, uma boa sugestão é o bacalhau à portuguesa.