11 receitas de bacalhau à portuguesa para um almoço diferente e gostoso

Escrito por                          

Típico de terras lusitanas, o bacalhau à portuguesa é um prato diferente, gostoso e muito prático de fazer. Além de ser supersaboroso, ele também é um verdadeiro banquete para os olhos: o colorido dos seus ingredientes desperta a fome em todo mundo. A lista abaixo, traz opções diferentes e bem práticas dessa delícia. Confira:

1. Bacalhau à portuguesa com pimentões e ovos

Azeite, bacalhau dessalgado, batata, cebola, pimentão verde, pimentão vermelho, pimentão amarelo, tomate-cereja, azeitona preta, tomilho, sal, ovo e pimenta-do-reino são os ingredientes que compõem essa deliciosa versão de bacalhau à portuguesa.

2. Bacalhoada fácil

Quem está sem muito tempo para cozinhar e prefere uma receita mais fácil, deve apostar nessa opção de bacalhoada. Com ingredientes que com certeza você tem aí na sua casa, esse prato é gostoso, diferente e fica pronto bem rapidinho. A dica é servir em uma travessa de vidro, assim fica tudo mais colorido e bonito!

3. Bacalhau à portuguesa simples de forno

Você não vai acreditar na praticidade desse prato. Aqui, basta acomodar todos os ingredientes ainda crus em uma travessa e levar ao forno por cinquenta minutos ou até ficar tudo bem macio! Para dar aquele toque especial, coloque algumas folhas de louro por cima antes de assar.

4. Bacalhoada com batata bolinha

Uma dica que economiza bastante tempo é comprar um bacalhau já dessalgado. Mas se você não encontrar, deixe na geladeira por dois dias antes e troque a água de 8 em 8 horas. Depois, é só seguir o passo a passo certinho da receita com os outros ingredientes e preparar a sua bacalhoada!

5. Bacalhau à portuguesa na panela

Se você não tem forno em casa, pode fazer o seu bacalhau à portuguesa na panela mesmo! Então, certifique-se de usar uma bem grande e que acomode todos os ingredientes. Basta colocar tudo na panela, tampar e levar para cozinhar em fogo baixo por pelo menos meia hora.

6. Bacalhau com batatas ao forno

Com poucos ingredientes, – batatas, bacalhau, ovos, cebolas, azeitonas pretas, folhas de louro, alho, azeite, sal e pimenta-do-reino – essa versão é bem fácil e rápida de preparar. Ou seja, ideal para quem procura uma refeição diferente, muito gostosa e prática.

7. Bacalhau à portuguesa com pimentão vermelho

Aqui, as batatas e os ovos são cozidos antes e picados em pedaços mais grossos. A montagem é bem simples, basta colocar todos os ingredientes cortados em uma tigela, temperar e está pronto! Não precisa nem mesmo levar ao forno.

8. Salada de bacalhau à portuguesa

Quer surpreender seus convidados com uma salada diferente, fresquinha e muito gostosa? Então, aposte nessa versão com bacalhau à portuguesa. Atenção para os ingredientes necessários: cebolas, palmito, azeitona preta, ervilhas congeladas, batatas, ovos de codorna, sal, azeite e, claro, bacalhau.

9. Bacalhau à portuguesa com tomate-cereja e alecrim

Para esta receita, você vai precisar ter em mãos: bacalhau, batatas, cebolas, tomates-cereja, ramos de alecrim, azeite, ovos, azeitonas pretas e sal. O resultado final é de deixar qualquer um com água na boca.

10. Bacalhau à portuguesa light

Perfeito para quem procura uma alimentação mais leve e saudável, esse bacalhau à portuguesa light é simplesmente irresistível. O legal dessa versão é que dá pra variar: você pode fazer no estilo salada ou acrescentar abobrinhas em rodelas e levar para assar. Fica a seu critério.

11. Bacalhau à portuguesa com champignon

O champignon sempre dá um toque especial nas receitas, não é mesmo? E nesse prato, ele ajuda a dar um sabor a mais para os demais ingredientes. Você pode optar pelo in natura, ou pelo em conversa mesmo. Os dois são uma delícia e combinam perfeitamente com o bacalhau!

Quer conhecer outras formas deliciosas de preparar o bacalhau? Veja nessa lista receitas de bacalhau com batata e aproveite!

PARA VOCÊ