Vinagrete

Vinagrete

Testada por Carlos Lopes 4 a 6 porç. 10min

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Receiteria

    Preferencialmente, use cebola-roxa, pois ela é menos ácida e levemente adocicada. A chalota também é uma boa opção. Se usar a cebola-branca, deixe-a de molho na água por 10 minutos;
  2. Receiteria

    Descasque a cebola. Lave bem todos os ingredientes e corte cada um ao meio. Descarte as sementes dos tomates e dos pimentões. Pique os tomates, os pimentões e a cebola em cubinhos pequenos, cerca de 0,5 cm. Tente deixar o mais uniforme possível;
  3. Receiteria

    Em uma tigela, coloque todos os ingredientes picados. Adicione o vinagre e o limão. Misture bem para incorporar;
  4. Receiteria

    Despeje o azeite. Tempere com sal, pimenta-do-reino e tomilho. Adicione a salsinha e a cebolinha picadinhas. Misture bem e leve para a geladeira;
  5. Receiteria

    Deixe gelar por, pelo menos, 1 hora antes de servir.

Publicidade

dúvidas sobre Vinagrete

1

Como tirar o excesso de acidez do vinagrete?

O vinagrete fica muito ácido dependendo da proporção dos ingredientes, como vinagre, limão e cebola. Às vezes, mesmo usando as proporções certinhas da receita, o estado desses alimentos influenciam na acidez. Nesse caso, adicione 1 colher de café rasa de açúcar e um pouquinho mais de azeite.

2

Qual o melhor vinagre para vinagrete?

O vinagre de vinho branco é suave e delicado. O vinagre balsâmico oferece um sabor adocicado. O vinagre de maçã também é muito popular, uma vez que possui acidez leve. Já o vinagre de vinho tinto possui sabor e aroma mais encorpados. Todos são ótimos para vinagrete.

3

Como conservar o vinagrete?

Na hora de servir, coloque 2 cubinhos de gelo na tigela de vinagrete, que ficará fresquinho por mais tempo. Na geladeira, pode conservar por até 3 dias, no entanto, os ingredientes vão perdendo a crocância e soltando líquido, por vezes, aumentando a acidez. Não congele.

anote aí...

Um dos segredos do vinagrete perfeito está na proporção entre o ácido e o óleo. A dica é usar sempre o dobro de azeite. Outro ponto importante é escolher ingredientes frescos. Evite os pimentões murchos e tomates extremamente maduros. Pode incluir outros temperos, como coentro, manjericão, orégano etc.

Para dar aquele tchan no vinagrete, adicione uma pimenta-dedo-de-moça, sem sementes, bem picadinha. Também vale adicionar repolho raladinho, pimentão-amarelo e alho trituradinho, preferencialmente sem o miolo para o sabor ficar mais suave.

O pepino combina muito com o tomate, ainda mais se você colocar um pouquinho de gengibre ralado. Evite misturar muitos ingredientes, pois a textura e o sabor do vinagrete podem desandar. Experimente substituir o suco de limão por suco de laranja, o preparo ganha um toque adocicado. Fica delicioso!

Se tem pastel, tem que ter vinagrete. Também é uma boa opção para servir com saladas frescas, arroz, torradas e petiscos. É claro que não pode faltar o vinagrete para churrasco – experimentamos uma receita rapidinha e com poucos ingredientes.

Carlos Lopes
feito com por

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.

minhas receitas instagram

comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments