24 receitas de comidas mineiras que podem fazer sucesso na sua mesa

Escrito por                          

As comidas mineiras são bem diversificadas devido a variedade de ingredientes usados para o seu preparo. Além disso, cada parte do estado conta com receitas típicas da região e isso faz com que a culinária seja rica e cheia de sabores que podem ser combinados ou apreciados isoladamente.

Pão de queijo, doce de leite, angu e feijão tropeiro são apenas algumas das opções que entram na lista de delícias preparadas pelos mineiros e apreciadas por pessoas de norte a sul do Brasil. Algumas delas contam com um passo a passo difícil, enquanto outras são bem simples e podem ser feitas na cozinha da sua casa.

Se você quer conhecer algumas dicas para testar, basta checar a lista que preparamos com os pratos mais gostosos.

Almoço mineiro

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó

1. Refeição mineira completa: se você quer um almoço ou jantar completamente mineiro, que tal seguir a sugestão dessa receita? Aqui você aprende como preparar um frango com quiabo, angu, jiló e couve. O resultado com certeza será de sucesso, então, convide as pessoas que mais gosta para desfrutar essas delícias com você.

2. Feijão tropeiro: combinar feijão, bacon, ovos e couve só pode render coisa boa, não é mesmo? Essa é uma receita que utiliza ingredientes super acessíveis, mas que tem como resultado um prato pra lá de saboroso.

3. Tutu de feijão: essa é uma receita que leva muitos ingredientes usados na opção anterior, porém o resultado final é diferente. Aqui, o feijão fica com um caldo bem cremoso por causa do uso da farinha de mandioca, enquanto a anterior é mais sequinha.

4. Sopa de fubá com couve: você já pensou em preparar uma sopinha de fubá com um toque de couve? O resultado é super saboroso e uma ótima pedida para os dias frios, pois esse é um daqueles alimentos que até parecem um abraço, de tão reconfortante.

5. Angu: já o angu é outra opção para quem adora o sabor do fubá. Aqui, porém, a dica é acrescentar um pouco de molho de linguiça calabresa. Esse toque faz com que o prato fique muito mais gostoso e o melhor de tudo: sem muito trabalho extra.

6. Arroz com pequi: essa é uma receita simples de arroz, porém, que ganha o acréscimo do pequi, uma fruta que fará com que seu prato fique com um sabor completamente novo. Se você gosta do sabor desse ingrediente, não deixe de experimentar essa opção e dividir com as pessoas que você mais gosta.

7. Canjica com calabresa: essa é outra opção para quem busca um prato que não dá trabalho para ser feito, mas que pode surpreender pelo sabor incrível. Além disso, o uso da calabresa faz toda a diferença no resultado final do prato. Por isso, vale a pena experimentar.

Carnes mineiras

Foto: Reprodução / Destemperados

8. Frango ao molho pardo: para preparar essa receita você vai precisar de uma galinha inteira, por isso, o passo a passo não é dos mais simples. Já o molho pardo tem como principal ingrediente o vinho tinto. Então, se você não tem frescura na cozinha e não tem problema em mexer com um animal inteiro, pode apostar nessa receita que o resultado é bem gostoso.

9. Vaca atolada: a vaca atolada é um prato que combina carne de boi com mandioca. Os ingredientes são cozidos por tanto tempo que quase chegam a derreter. O passo a passo não é difícil, mas é um pouco demorado, por isso, se prepare com antecedência.

10. Rabada: muita gente tem preconceito com esse prato por ele ser feito com rabo bovino, mas você já pensou em deixar isso de lado e dar uma chance para um sabor novo? A chance de você achar o sabor gostoso é muito grande, então, que tal experimentar?

11. Pernil à pururuca: o pernil à pururuca é um prato que conquista vários paladares. A combinação de uma carne macia e uma casquinha crocante é praticamente irresistível, não é mesmo? E nessa receita você pode conferir diversas dicas para ter um resultado que pode fazer o maior sucesso na sua mesa.

12. Frango com quiabo: a parte escolhida do frango para preparar essa receita foi a sobrecoxa, que, quando combinada com o quiabo, resulta nesse prato super popular em Minas. Além disso, aqui a sugestão é servir esse alimento combinado com angu.

Petisco mineiro

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

13. Pão de queijo: essa é uma receita de pão de queijo que combina os polvilhos doce e azedo, por isso, o resultado é muito gostoso. Como é difícil encontrar alguém que não goste de pão de queijo, você pode preparar uma grande quantidade e congelar uma parte. Assim, quando bater aquela fome, você só precisará levar o quitute ao forno.

14. Pastel de angu: já pensou em usar o angu para preparar a massa do seu pastel? Essa é a proposta dessa receita de salgado que leva carne moída como recheio. É uma ótima pedida para quem quer inovar na cozinha e acrescentar um toque mineiro ao seu dia.

15. Torresmo: torresmo também é uma delícia, não é mesmo? E para fazer esse prato, você vai precisar comprar panceta, ou barriga de porco, como também é conhecida. O passo a passo é super simples, mas você vai conseguir um petisco crocante e com um sabor de dar água na boca.

16. Pamonha: sabia que a pamonha é um prato que usa pouquíssimos ingredientes? Para preparar essa receita você vai precisar apenas de milho, queijo parmesão ralado e requeijão. O resultado é um prato bem cremoso que pode ser uma ótima pedida para o seu lanche da tarde.

17. Bolinho de carne: sabe aquela carne assada que sobrou da sua última refeição? Você pode usar para preparar bolinhos fritos. É uma boa opção para quem quer evitar o desperdício e gosta de inovar na cozinha.

18. Biscoito de polvilho: o biscoito de polvilho é um clássico que faz sucesso de norte a sul do Brasil e seu preparo é tão simples que se você nunca fez essa receita, vai até se perguntar o por quê. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha, então, que tal testar em casa e depois nos contar o resultado?

Sobremesa mineira

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

19. Bolo de fubá com goiabada: essa é uma receita que lembra casa de vó. O bolo de fubá é super simples, mas o acréscimo da goiabada faz com que o bolo fique pra lá de saboroso. Por isso, se você busca por uma opção de doce que não dê trabalho, mas que faça sucesso na sua mesa, pode apostar nessa daqui.

20. Doce de abóbora: sabe aquele doce de abóbora que é super comum em vendinhas de cidades do interior? Você pode prepará-lo em casa e sem muito trabalho. Se armazenados corretamente, eles duram por até 5 dias.

21. Goiabada cascão: para preparar essa receita você só vai precisar de goiabas, açúcar e água. O preparo é super simples e a dica aqui é que você sirva o doce com queijo. A combinação de doce com salgado fica bem gostosa e conquista muitos paladares.

22. Ambrosia: essa é uma receita que também é conhecida como manjar dos deuses. Seu preparo é simples e a lista de ingredientes é bem curtinha, você só vai precisar de açúcar, leite, água, limão, ovos, canela e essência de baunilha. O resultado é um docinho bem gostoso que pode ser uma ótima opção de sobremesa.

23. Doce de leite: o doce de leite é outro alimento que faz sucesso entre os mais variados paladares. E sabia que para preparar essa delícia em casa você precisa de poucos ingredientes e todos contam com um custo bem baixo? O resultado é uma textura cremosa e ao mesmo tempo aveludada.

24. Espera marido: essa é uma receita de um pãozinho doce frito, coberto com uma calda feita de água, açúcar e coco ralado. É uma ótima pedida para sobremesa ou até mesmo para incrementar sua mesa de café da tarde.

As comidas mineiras podem fazer sucesso nas mesas de qualquer parte do Brasil, pois como a variedade é muito grande, fica fácil escolher uma opção para agradar qualquer tipo de paladar. E que tal conferir mais opções de pamonha ou até mesmo de polenta, que lembra o angu, para testar em casa?

PARA VOCÊ