23 receitas de comida baiana para aproveitar o melhor dessa rica culinária

A comida baiana é um dos principais patrimônios do nordeste e do Brasil. Rica em aromas e sabores, ela é variada e oferece muitas opções gostosas. E para você poder saborear o que essa culinária tem de melhor sem precisar sair de casa, separamos algumas receitas diferentes e simplesmente deliciosas. Dê só uma olhada:

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Salgados

O acarajé é uma massa feita de feijão-fradinho, frita no azeite de dendê e recheada com vatapá, vinagrete e camarão grelhado, e é considerado uma comida de importância gastronômica e cultural para a Bahia, além de ser uma delícia.

Publicidade

Outro prato de grande significância cultural para a Bahia, o vatapá é uma espécie de papa feita com farinha de mandioca e com camarão, amendoim, castanha-de-caju, azeite de dendê e leite de coco fresco. Dê uma olhada!

Para quem é fã de peixe, esse famoso prato baiano é com certeza de se apaixonar! Nessa receita de moqueca de peixe, você vai precisar de apenas cerca de 35 minutos para o preparo e, para um sabor mais marcante, experimente adicionar pimenta biquinho.

O caruru é um cozido de quiabos muito popular da culinária baiana, que pode ser usado inclusive para rechear acarajés no lugar do vatapá. Se você não é muito fã da baba do quiabo, é só colocar algumas gotas de limão no seu caruru.

O bobó de camarão é um prato tipicamente baiano que conquistou o Brasil inteiro e faz o maior sucesso na mesa de quem aprecia frutos do mar. Ele fica delicioso se servido com uma farofa crocante e com raspas de limão na receita.

Publicidade

A tapioca é um prato versátil e que pode ser recheado com os mais diversos ingredientes, desde os salgados até os doces. Experimente polvilhar queijo ralado na frigideira antes de colocar a goma para uma crostinha de queijo na sua tapioca.

Quem é fã de frango precisa experimentar esse delicioso ensopado cozido no leite de coco e azeite de dendê e temperado com camarão seco. A receita precisa de cerca de uma hora e vinte minutos para o seu preparo e rende 8 porções.

Uma excelente opção para servir de entrada ou de aperitivo para os seus convidados, a casquinha de siri tem aquele gostinho de praia. Se você prefere comidas mais picantes, experimente adicionar pimenta-dedo-de-moça à receita, fica uma delícia.

Feita com o rabo do boi, a rabada é um guisado que também leva tomate, cenoura, salsão, alho-poró e muito tempero, sendo apreciada em todo o país. O preparo leva cerca de uma hora e 40 minutos e a receita rende duas porções.

O arroz de polvo é um prato sofisticado que cai muito bem quando servido em uma ocasião especial. Apesar de ser mais refinado, ele precisa de pouco tempo para ser preparado, apenas cerca de 30 minutos. Dê uma olhada!

Publicidade

Se você quer experimentar a carne de sol feita à moda baiana, essa receita é para você. Você vai precisar de manteiga de garrafa, mini cebolas, pimentão verde, pimenta-dedo-de-moça e tempero, além de 30 minutos para o preparo.

Essa torta com siri e camarão baiana com certeza vai fazer você se apaixonar. Você vai precisar de cerca de 45 minutos para prepará-la, além de legumes, coco, leite de coco e azeite de dendê, entre outros ingredientes. Ela rende até 4 porções.

O sarapatel nordestino é um guisado feito com os miúdos do porco com o sangue coalhado, cebola, tomate, limão, alho e temperos como cebolinha, pimenta-do-reino, hortelã e folhas de louro. Ele é um prato para quem aprecia comidas com um sabor mais forte.

Doces

Típica de festas juninas e também ideal para dias frios, a canjica cremosa com leite é deliciosa e muito simples de se preparar, precisando apenas de canjica, leite, leite condensado, canela, amendoim e creme de leite. Confira!

A cartola de banana é um doce feito em camadas e que precisa de apenas cinco ingredientes para o seu preparo. Muito famoso em vários estados do Nordeste, inclusive na Bahia, esse delicioso doce leva 20 minutos para ser preparado.

Publicidade

O cuscuz em sua versão salgada já é muito conhecido e popular, mas ele também tem uma versão doce que é igualmente deliciosa. Feito com coco seco e leite de coco, água e açúcar, ele é ideal se você está procurando praticidade na cozinha.

Quem não adora uma boa cocada? Esse doce que conquistou o Brasil também tem um preparo muito simples, leva poucos ingredientes e é uma sobremesa ideal para servir para os seus convidados, por exemplo. Dê uma olhada!

Esse delicioso e cremoso docinho à base de gema de ovo é o maior sucesso nas padarias de todo o país, e agora você vai poder prepará-lo na sua casa.

Você sabia que a Bahia tem a sua própria versão do pé de moleque? Você vai precisar de massa de mandioca, margarina, açúcar, coco ralado, leite de coco e folhas de bananeira para enrolar o doce. Ele precisa de cerca de 35 minutos para o seu preparo.

A Bahia também tem o seu próprio doce de leite, que é feito com leite, açúcar cristal, suco de limão, canela e cravo-da-índia. Ele fica delicioso se servido com uma porção de queijo branco fresco ou com coalhada para contrastar com a sua doçura.

A tapioca, além de poder ser servida com diversos recheios, também pode ser usada como ingrediente desse delicioso pudim que precisa de apenas 5 ingredientes para o seu preparo. Polvilhe coco ralado por cima para uma linda apresentação do seu pudim.

A bala baiana consiste de uma massa de beijinho coberta por um caramelo duro, é fácil de preparar e simplesmente deliciosa. É ideal para festas de aniversário pois é um doce que faz o maior sucesso com a criançada. A receita rende 20 porções. Confira!

Esses pãezinhos doces recheados com creme de queijo são deliciosos e muito macios. Eles precisam de um pouco mais de uma hora e quarenta minutos para serem preparados e a receita rende cerca de vinte e quatro pãezinhos.

A variedade da culinária baiana conquistou todo o país com seus pratos doces e salgados atendendo a todos os gostos. Pegue as receitas que você mais gostou, se aventure na cozinha e leve um pouquinho da Bahia para a sua casa!

Para explorar um pouco mais da culinária típica brasileira, dê uma olhada nessas receitas de comidas mineiras e bom apetite!