20 receitas de comida baiana para aproveitar o melhor dessa rica culinária

Escrito por                          

A comida baiana é um dos principais patrimônios do nordeste e do Brasil. Rica em aromas e sabores, ela é variada e oferece muitas opções gostosas. E para você poder saborear o que essa culinária tem de melhor sem precisar sair de casa, separamos 20 receitas diferentes e simplesmente deliciosas. Dá só uma olhada:

Receitas de comidas baianas salgadas

iStock

1. Moqueca de peixe: que tal começar essa lista com uma receita bem gostosa e com um saborzinho de mar? Com sabor marcante, a moqueca de peixe leva ingredientes muito usados na culinária baiana, como azeite de dendê e leite de coco. Dica: sirva com arroz e farofa de banana-da-terra.

2. Bobó de camarão: para essa receita, você vai precisar ter em mãos camarão rosa, cascas de camarão, mandioca amarela, azeite, alho, manteiga, cebola, pimentão vermelho e amarelo, leite de coco, azeite de dendê, coentro, sal e pimenta dedo-de-moça. O resultado final é um prato saboroso e muito reforçado!

3. Vatapá de camarão: que tal inovar o seu almoço com uma receita diferente e muito fácil de fazer? Aposte nessa versão de vatapá de camarão! Comece batendo o pão com o leite de coco em um liquidificador e reserve. Em uma panela, cozinhe o restante dos ingredientes e, assim que estiver tudo bem douradinho, acrescente a mistura reservada. Cozinhe mais um pouco e está pronto!

4. Acarajé: uma das receitas baianas mais famosas é, sem dúvidas, o acarajé. Extremamente saboroso, ele leva ingredientes selecionados – como o feijão Macassa – e que fazem toda a diferença no resultado final. Outro ponto muito importante é a consistência da massa. Confira o vídeo para aprender o passo a passo certinho e arrasar na cozinha!

5. Sarapatel de miúdos: vai receber a família em casa no final de semana e não sabe o que servir no almoço? Que tal apostar em uma refeição diferente, completa, gostosa e que sustenta adultos e crianças? O sarapatel de miúdos é uma ótima opção para quem quer inovar no cardápio sem ter muito trabalho.

6. Xinxim de galinha: aqui, o primeiro passo é temperar a carne com alho amassado, caldo de limão, sal e pimenta. Em seguida, esquente o azeite de dendê, coloque o frango e deixe refogar por vinte minutos. Enquanto isso, bata a cebola, o coentro, a castanha, o gengibre e o amendoim em um liquidificador. Adicione a mistura ao refogado e deixe cozinhar em fogo médio até o frango ficar macio. Para finalizar, adicione o leite de coco e está pronto!

7. Casquinha de siri: quem gosta de fazer o happy hour em casa vai adorar essa ideia de petisco para servir acompanhado de uma bebida bem gelada! Anote aí os ingredientes que você vai precisar: siri, limão, cebola, alho, tomate, tomate pelado, azeite de dendê, leite de coco, azeite de oliva, cominho, coentro e sal.

8. Caruru: para uma refeição rica em sabores e aromas, invista nesse delicioso cururu. O modo de preparo é bem simples, mas você precisar estar atento ao ponto de cozimento, em especial do camarão! Também procure comprar os ingredientes da melhor qualidade, ok?

9. Rabada de boi: rabo de boi, água, vinagre, sal, orégano, pimenta-do-reino, tomate, salsinha, cebolinha, azeite, caldo de carne em pó, alho, cebola, suco de limão e folhas de louro são os ingredientes que compõem esse prato delicioso e muito fácil de fazer. Vale a pena testar aí na sua casa!

10. Arroz de polvo: quem gosta de pratos mais sofisticados não pode deixar de experimentar essa opção. O segredo está no preparo do polvo, que deve ser cozido em uma panela de pressão e sem água por cerca de quatorze minutos! Cuidado também para não cozinhar demais e desmanchar os tentáculos, hein?!

11. Arroz de coco: sobrou muito arroz do almoço de domingo e você não sabe o que fazer? Que tal dar uma repaginada de maneira simples e fácil? Como esquentando a água em uma panela e adicione o leite de coco em pó. Em seguida, junte o arroz cozido e abaixe o fogo para o mínimo. Espere a água secar quase totalmente e acerte os temperos. Prontinho!

Receitas de comidas baianas doces

iStock

12. Cocada morena: apesar de levar poucos ingredientes – açúcar, vinagre, água, leite condensado e coco ralado – e ser relativamente fácil de fazer, essa receita requer um pouco mais de atenção e cuidado. Confira o modo de preparo certinho e arrase na sua sobremesa!

13. Arroz doce: com sabor de infância, esse arroz doce é perfeito pois agrada adultos e crianças e é bem fácil de preparar. Tenha em mãos leite integral, água, açúcar, leite condensado, cravos, canela em pau e, claro, arroz branco! O resultado final é de deixar qualquer um com água na boca.

14. Canjica doce: canjica doce é uma sobremesa que tem gostinho de casa de vó, não é mesmo? Aqui você aprende a preparar uma versão muito simples e gostosa! Para isso, você vai precisar de canjica crua, leite condensado, paçoquinha de amendoim, coco ralado, canela em pau e leite integral.

15. Quindim: comece peneirando as gemas de ovo. Depois, adicione o açúcar refinado e o coco fresco ralado. Misture bem e transfira para uma forma com furo no meio untada e enfarinhada. Deixe descansar por cerca de meia hora. Depois, é só levar para assar em banho-maria por cerca de uma hora e vinte minutos.

16. Pé de moleque: sabe aqueles dias que bate uma vontade de comer um docinho diferente, mas você está morrendo de preguiça de passar muito tempo na cozinha? Confira o modo de preparo desse delicioso pé de moleque que leva apenas três ingredientes – amendoim, açúcar e leite condensado!

17. Doce de leite: é sempre bom ter um doce em casa para petiscar ao longo do dia, certo? E que tal fazer o seu próprio doce de leite baiano, que é bem fácil e fica uma delícia? O segredo está no ponto de cozimento, então confira o vídeo e aprenda a preparar essa gostosura!

18. Baba de moça: em uma panela, misture o leite condensado, o leite de coco e a farinha de trigo e mexa bem. Em seguida, coloque as gemas peneiradas e a manteiga. Ligue em fogo médio e misture até dar o ponto correto. Depois, é só transferir para uma tigela, cobrir com plástico filme e levar para a geladeira antes de servir.

19. Pudim de tapioca: se é praticidade o que você está procurando, aposte nesse pudim delicioso que não vai ao forno e não leva ovos. Aqui, o que deixa a massa firme e consistente é a tapioca, que deve ser hidratada com leite integral. A dica é servir com leite condensado por cima, fica uma delícia!

20. Cartola: para finalizar, que tal aprender a versão baiana do clássico Romeu e Julieta? Feita com banana, queijo coalho, manteiga sem sal, canela e melaço de cana, a cartola é a opção perfeita para quem quer inovar na sobremesa do almoço de domingo e surpreender todo mundo!

Como você pôde ver com a lista acima, o que não falta são opções de comidas baianas que podem ser feitas aí na sua casa. E se você quer se aventurar em mais pratos típicos do Brasil, não deixe de conferir essas opções deliciosas de comidas mineiras!

PARA VOCÊ