Doce de leite

Doce de leite

Testamos e aprovamos!
350 gramas 60min

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Receiteria

    Utilizamos o açúcar cristal, também é possível usar o refinado. Evite o açúcar de confeiteiro, pois ele queima muito rápido. Se quiser, pode dobrar a receita;
  2. Receiteria

    Em uma panela de fundo grosso e largo, coloque o leite e o açúcar. Misture bem;
  3. Receiteria

    Assim que pegar fervura, despeje o bicarbonato de sódio e o sal. Misture;
  4. Receiteria

    Deixe cozinhar em fogo baixo, misturando de 5 em 5 minutos por cerca de 1 hora. Quando o doce estiver quase pronto, você precisará mexer continuamente para não queimar, aproximadamente 10 minutos;
  5. Receiteria

    Para saber se está no ponto correto, mexa o doce com uma espátula, passe o dedo e veja se o doce fica firme (ponto napê). Desligue o fogo e espere esfriar;
  6. Receiteria

    Quando o doce de leite esfriar, ele ficará um pouco mais duro. Se preferir um ponto mais mole, desligue o fogo assim que estiver quase alcançando a consistência desejada.

informações nutricionais (a cada 100g)

198 calorias
6g proteínas
2g gorduras
41g carboidratos

da nossa cozinha para a sua!

Nosso time colocou muito carinho em cada detalhe desta receita, testando e fotografando cada passo com atenção para que você possa brilhar na cozinha! Estamos aqui torcendo por momentos deliciosos e cheios de satisfação à sua mesa. Bom apetite!

Publicidade

dúvidas sobre Doce de leite

1

Por que usar bicarbonato de sódio no doce de leite?

O bicarbonato de sódio é utilizado para aumentar a estabilidade do leite, neutralizando sua acidez. Assim, o doce ficará com uma cor caramelo brilhosa e corre menos risco de talhar.

2

Por que o doce de leite ficou duro?

O doce de leite pode passar do ponto por algumas razões: proporção errada de ingredientes (siga a receita), cozimento em fogo alto e açúcar cristalizado. Depois de pronto, adicione uma pequena quantidade de leite (se adicionar muito, vai perder o sabor) e volte o doce ao fogo, mexendo sempre.

3

Como evitar a cristalização do doce de leite?

Geralmente, o doce cristaliza porque as pessoas usam muito açúcar para acelerar o processo de endurecimento do doce, ou utilizam leite em pó, trazendo excesso de proteína para a receita. Para não açucarar, você pode usar um espessante, como glucose.

dicas do receiteria

O sal não interferirá no gosto do doce de leite, pelo contrário, ele é usado para realçar o sabor da receita, ajudando a filtrar um possível amargo. Uma pitadinha e seu doce ficará ainda mais gostoso!

O preparo demora um pouquinho, porém o resultado vale a espera. O doce de leite pode ficar até 1 mês na geladeira. Uma ótima opção para rechear bolos, sonhos, alfajores e crepes. Uma fatia de queijo fresco com doce de leite é a sobremesa perfeita.

Se quiser, quando o doce começar a engrossar, adicione 1 xícara de chá de ameixas secas picadas – o saborzinho da tradição mineira. Além de fazer para o consumo próprio, você pode colocar o doce de leite em um vidro bonito e presentear pessoas especiais.

Acompanhe o passo a passo abaixo:

 

veja mais receitas

Doce de leite

comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments