13 receitas de comidas africanas ricas em sabores e cultura

Escrito por    
Em 15.01.20

Apesar de rica em sabores e aromas, as comidas africanas ainda são pouco conhecidas no Brasil. Dessa forma, para que você conheça mais pratos de diferentes países do continente africano, separamos uma lista com opções de pratos doces e salgados que vão encantar os paladares. Escolha as suas preferidas e teste ainda hoje na sua casa!

Continua após o anúncio

1. Chakalaka de grão-de-bico

Quer viajar para a África do Sul sem sair de casa? Com essa opção, você pode provar um prato típico desse país e que é uma explosão de sabores. A maioria das versões de chakalaka levam feijão, mas aqui a leguminosa usada é o grão-de-bico. Sirva com um pão bem gostoso e aproveite!

2. Bobotie e salada de abacate com amendoins

Uma comida fresquinha combina perfeitamente com dias mais quentes, certo? Então que tal preparar uma refeição diferente e pra lá de gostosa? Com esse vídeo você aprende a fazer um prato cremoso à base de carne moída e uma salada de abacate maravilhosa para acompanhar.

3. Bunny Chow

Simples, econômico, saboroso e muito diferente, este ensopado só leva adjetivos bons! Muito fácil de fazer, ele leva ingredientes que você encontra em qualquer mercado e por um preço bem acessível. O segredinho está no mix de temperos, então capriche na canela, no cardamomo e nas outras especiarias usadas.

4. Docinho africano fácil

Parecido com o nosso tradicional brigadeiro, este docinho africano é perfeito para quem procura por uma sobremesa fácil de preparar. Ele também é uma opção bem legal para servir em festinhas infantis ou em uma confraternização com os amigos. Confira os ingredientes e o modo de preparo!

5. Qumbe

Continua após o anúncio

Leite de coco, coco ralado seco e sem açúcar, açúcar refinado, leite integral e farinha de trigo são os ingredientes necessários para fazer esse docinho africano superprático e gostoso. Basta preparar um caramelo bem lindo e cremoso, adicionar os outros ingredientes e cozinhar até dar o ponto de enrolar a massa em formato de bolinhas.

6. Melktert funcional

Cansado das mesmas sobremesas de sempre? Pois então experimente os sabores das comidas africanas! Dê uma chance para esta torta de leite, que por lá é mais conhecida como melktert. Além de ser gostoso e bem inusitado, esse docinho também é leve e funcional. Você vai amar!

7. Melktert com açúcar flambado

Este melktert também é adaptado, mas leva os ingredientes tradicionais. Se você tiver um maçarico em casa, dê uma tostadinha no doce antes de servir e o seu toque final está dado!

8. Puff puff nigeriano

O nome fofinho é para combinar com a textura macia e muito gostosa desse docinho nigeriano. Ele é parecido com o donut e com o nosso famoso bolinho de chuva! Aqui, a noz-moscada é usada na massa para dar um toque especial ao puff puff.

9. Cachupa tradicional

Diretamente de Cabo Verde, a cachupa é um prato rico em sabores e aromas que encanta todo mundo que experimenta! Por ser um pouco mais elaborado, ele requer um cuidado extra na hora do preparo.

Continua após o anúncio

10. Feijoada à moda angolana

Que tal dar uma repaginada no seu almoço de domingo e experimentar uma feijoada angolana muito gostosa? O grande diferencial desta receita está nas carnes que são usadas: além das tradicionais peças suínas, frango e carne bovina também compõem esse prato incrível!

11. Calulu de carne seca

Perfeito para servir em dias mais frios, o calulu é aquele tipo de prato que parece fazer um carinho no estômago de tão gostoso e aconchegante que é! Sirva com uma boa xícara de vinho e aproveite.

12. Funge de ovo e chouriço

Até mesmo quem torce o nariz para chouriço vai amar esta receita de funge, um acompanhamento típico de Angola, feito com farinha de milho ou de mandioca. Você pode preparar essa delícia e servir com outras receitas que já aprendeu a fazer por aqui.

13. Carneiro com mingau de fubá

Fechando a lista de comidas africanas com chave de ouro, esta receita tradicional do Quênia vai conquistar os mais variados paladares. Aqui, a carne usada é a de carneiro, o que confere um sabor extremamente intenso para o prato. Ficou curioso? Então, confira o vídeo e corra para a cozinha testar!

Quer continuar viajando e conhecendo os sabores de outros países sem sair de casa? Então, confira essas receitas de comidas tailandesas e comidas árabes.

PARA VOCÊ