Cuscuz

Cuscuz

Testada por Jaqueline Souza atualizada em 06/08/2024
4 porções
40min
5.0 de 5 (1)

O cuscuz do dia a dia não precisa de firulas. O prato simples faz bonito na mesa brasileira, mostra a força da culinária nordestina, entregando sabor, sustança e praticidade. Quentinho, com uma camada de manteiga derretendo na hora, vai bem do café da manhã ao jantar.

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Uma bancada com os ingredientes separados.

    Receiteria

    Você pode usar tanto a farinha de milho floquinho (o cuscuz fica mais durinho) quanto o flocão (o cuscuz fica mais soltinho). Em alguns mercados, há farinha de milho pré-cozida próprias para cuscuz;
  2. Um recipiente contendo a mistura de farinha de milho e sal.

    Receiteria

    Em um recipiente, coloque a farinha de milho e o sal. Misture bem;
  3. Um recipiente contendo farinha de milho hidratada.

    Receiteria

    Aos poucos, adicione a água e vá mexendo a farinha de milho com uma colher até ela ficar com uma textura de areia molhada. Se perceber que está muito seca, adicione um pouquinho mais de água. Deixe hidratando por 10 minutos;
  4. Uma cuscuzeira contendo água.

    Receiteria

    Para preparar a cuscuzeira, encha o fundo dela com água e encaixe o cesto na panela. A água não pode relar no cestinho;
  5. Uma cuscuzeira contendo farinha de milho flocada hidratada.

    Receiteria

    Despeje a farinha de milho já hidratada. Use uma colher para nivelar o cuscuz, porém não aperte. A farinha compactada interfere na textura do cuscuz. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo alto;
  6. Uma cuscuzeira contendo cuscuz.

    Receiteria

    Quando começar a sair um vapor da lateral entre a tampa e a panela, diminua o fogo e cozinhe por aproximadamente 10 minutinhos (o cuscuz incha na panela e fica macio);
  7. Uma tábua contendo cuscuz.

    Receiteria

    Desligue o fogo. Para desenformar, basta puxar a haste do cestinho de vapor. Cuidado para não queimar a mão;
  8. Um recipiente contendo manteiga derretida.

    Receiteria

    Em uma tigela, misture a manteiga e 1/4 de xícara de chá da água quente da cuscuzeira. Misture com a colher até derreter parte da manteiga. Ao entrar em contato com o cuscuz quentinho, o restante da manteiga acabará de derreter;
  9. Um prato contendo cuscuz.

    Receiteria

    Despeje a água com manteiga no cuscuz. Se quiser, em um recipiente, desfaça o cuscuz com um gafo, ou sirva no cestinho mesmo, cortando os pedaços;

informações nutricionais (a cada 100g)

20 calorias
5g proteínas
2g gorduras
40g carboidratos
Informações nutricionais

Cada porção: 100g

Calorias: 20

Gorduras totais 2g 2.6%
Gorduras saturadas 0g 0%
Sódio 10mg 0.5%
Carboidratos 40g 14.5%
Fibras 2g 7.1%
Colesterol 0g 0%
Açúcares totais 2g 0
Proteínas 5g 10%
Vitamina C 0mg 0%
Cálcio 8mg 0.7%
Ferro 31.3mg 173.9%
Potássio 60mg 1.3%

* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.

** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.

(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.

Publicidade

anote aí...

O cuscuz nordestino é um abraço brasileiro: quentinho e macio. Está na base alimentar de muitas famílias, desde o café da manhã até o jantar. Chegou ao Brasil com os portugueses e se tornou a base da alimentação das classes pobres no período colonial, o milho era pilado no pilão, embebido em água e cozido no vapor. Um alimento de partilha, de gente reunida ao redor da mesa para comer junto e um símbolo da identidade nordestina.

Basta uma manteiguinha e o cuscuz fica uma delícia! Também combina muito com leite de coco caseiro (sem ser o leite de coco para uso culinário, que possui alto teor de gordura). É uma duplinha inseparável para o ovo cozido ou frito. Outras opções de acompanhamento são: carne-seca, linguiça frita, queijo coalho, carne de panela, legumes grelhados etc.

Quando bater vontade de comer um docinho, recheie o cuscuz com mussarela e goiabada; ou banana e um pouquinho de leite condensado. Para rechear, coloque metade da farinha na cuscuzeira, adicione o recheio e despeje o restante da farinha. Energia e sustância para seu dia! E dá para variar sempre: há muitas receitas de cuscuz por aqui.

Jaqueline Souza
feito com por

Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.

minhas receitas instagram

veja mais receitas

Cuscuz Festa Junina

Perguntas & Respostas

Qual a diferença entre cuscuz nordestino e marroquino?

Avatar Tânia em 23/07/2024

O cuscuz nordestino é feito com farinha de milho flocada. Já a base do cuscuz marroquino é a sêmola de trigo, ou de outros cereais, como arroz e cevada. Outro ponto é que o cuscuz marroquino não precisa ser cozido no fogo - basta misturar a farinha com água fervente e esperar hidratar.

Avatar Jaqueline Souza em 06/08/2024

Achei útil

sua nota

sua avaliação


Foto da receita
A imagem deve ser em formato PNG, JPG ou JPEG e ter no máximo 30MB

5.0 de 5 (1 avaliações)

5 estrelas
0
4 estrelas
0
3 estrelas
0
2 estrelas
0
1 estrela
0

avaliações


Avatar Fabrício

09/09/2024

muito sabor

Fiz e combinei com ovo frito... vocês não imaginam como ficou delicioso!!! Bom demais pessoal do receiteria

Achei útil