36 receitas de cuscuz para ninguém colocar defeito

O nome é estranho, mas o sabor é incrível – aliás, os sabores, porque existem opções para diversos paladares. O cuscuz é um prato árabe e surgiu no norte da África no século 13. De lá para cá, as receitas ficaram cada vez mais diversificadas. Aqui, em terras canarinhas, foi se abrasileirando aos poucos e hoje é possível encontrar combinações supercriativas e deliciosas.

O cuscuz nordestino pode ser preparado na cuscuzeira, panela específica para esse fim. Uma outra opção são os tipos marroquinos, feitos com semolina de trigo ou com a farinha própria, que fica com aspecto mais esfarelado. Independente do formato ou base, o prato é versátil e combina com vários tipos de acompanhamento: carne, aves, peixes, legumes… As opções são tantas que dá até para comer como sobremesa, nas versões doces. Veja uma seleção de receitas de cuscuz e experimente uma delas!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Simples

Mais que um lanche, esse cuscuz recheado vale uma refeição completa. Ele fica pronto em menos de meia hora e tem um passo a passo bem simples, feito em uma panela só. Confira o passo a passo!

Publicidade

Aprenda a preparar a versão tradicional de cuscuz que é simples e muito prática. Para fazer essa receita, é necessário ter a cuscuzeira. O sabor fica delicioso e você pode servir com manteiga, ovo ou requeijão.

Esta variação de cuscuz leva ovo frito na receita, e você ainda aprende como deixar a gema do jeitinho que você mais gosta: mole, média ou durinha. Confira o passo a passo.

Esta é a melhor versão da receita para quem não quer se esforçar muito para cozinhar. Prepare um cuscuz no micro-ondas e deixe seu café ou jantar muito melhor! Sirva com manteiga.

Essa versão do clássico leva apenas 3 ingredientes básicos e o prato fica pronto em menos de meia hora com a cuscuzeira. Veja o preparo completo.

Publicidade

Precisa de um lanche rápido e delicioso? Clique e confira o passo a passo desse cuscuz de frigideira irresistível.

A combinação de cuscuz com sardinha é uma das mais famosas e rende um prato com um visual bem festivo. Capriche na montagem do seu e faça sucesso no próximo almoço em família.

O cuscuz paulista é um prato tradicional brasileiro que combina diversos sabores. Essa versão é feita com abobrinha, berinjela, cenoura, palmito, ovos, pimenta dedo-de-moça, cebola, alho, azeitona, colorau e farinha de milho.

A versão do cuscuz paulista com frango é uma ótima pedida para quem não é muito fã de peixe ou frutos do mar. O sabor fica delicioso e todos vão querer provar um pedaço.

Essa é uma opção perfeita para os vegetarianos. Feito com ingredientes como pimentão, milho, ervilha, tomate e azeitonas, o prato fica bem colorido e nutritivo. Para uma versão vegana, basta remover o ovo cozido.

Publicidade

O camarão é o grande destaque desse cuscuz, que traz uma lista deliciosas de ingredientes para acompanhar e decorar o prato. Vai ser impossível comer apenas um pedaço.

Esse cuscuz de camarão com palmito é uma ótima opção para a Páscoa ou festas de fim de ano! Cheio de sabor, o prato pode ser servido como entrada ou acompanhamento.

Prática, essa receita de cuscuz pode ser feita com atum em lata e fica pronta rapidinho. Uma ótima sugestão para incrementar o seu almoço ou jantar e deixar todo mundo com água na boca.

O cuscuz também pode ser feito de forma prática e bem fácil no micro-ondas. Basta hidratar a farinha de milho, colocar em um recipiente e cobrir com um filme plástico com furinhos. Para o recheio a sugestão é usar carne seca. O tempo de preparo é tão curtinho que vale fazer a qualquer hora.

Nessa receita, amêndoas, damascos e uvas-passas se unem e garantem um sabor marcante e cremoso ao mesmo tempo. A combinação é tão boa que vai te fazer repetir o prato. A pimenta-do-reino vem para realçar os sabores.

Publicidade

Calabresa e cuscuz parece que nasceram um para o outro de tão perfeitos que ficam juntos. Para deixar o prato mais cremoso e delicioso, adicione também requeijão. Você vai amar!

Mais leve, essa versão de cuscuz recheado é feita com ricota, cenoura e requeijão. Uma ótima ideia para um jantar simples e prático, mas cheio de sabor.

Não tem cuscuzeira ou uma forma para moldar o seu cuscuz? Não se preocupe, você pode fazer o prato em uma travessa. O sabor será o mesmo e formato diferente vai ser uma atração a parte na sua mesa.

Criativas

Se você ama o sabor do cuscuz e quer mais praticidade no seu preparo, confira essa opção feita na frigideira. Bem rápida e fácil, é perfeita para a hora da fome e você pode rechear com queijo e tomate-cereja ou usar o que tiver na geladeira.

Inove nos sabores com essa receita de cuscuz que traz um recheio feito com calabresa e banana-da-terra. Essa união inusitada de sabores vai render um prato diferente, mas delicioso. Vale a pena provar.

O cuscuz marroquino é uma opção leve e prática para incrementar as suas refeições, fica ótimo para acompanhar carnes ou peixes. Também é uma boa sugestão para dietas vegetarianas ou veganas.

Essa receita fica cheia de sabor, já que o cuscuz marroquino é hidratado com chá de hortelã. Uma ótima ideia para inovar na sua mesa e você pode combinar com uma infinidade de ingredientes, como legumes e frutas secas.

Para dias de festas, nada melhor que uma boa farofa. Esse acompanhamento bem brasileiro fica uma delícia feito com cuscuz, bacon e linguiça calabresa.

Esse bolinho é uma ótima sugestão para um lanche rápido e prático. Feito com flocão de milho, água, queijo, sal e temperos a gosto, você pode tanto assá-los no forno, quanto na airfryer.

A família toda vai adorar esse bolo de cuscuz salgado. O preparo é fácil e você pode variar no recheio com ingredientes como queijo, milho, calabresa e requeijão.

O cuscuz marroquino pode render uma torta saborosa e refinada. Aprenda como preparar essa versão que também leva abobrinha, cenoura, leite, nata, ovos, temperos e queijo gruyère.

O cuscuz também rende pratos sofisticados para impressionar em qualquer convidado. Confira como preparar um filé de truta e um cuzcuz de legumes delicioso para completar o prato.

Essa galinhada fica bem perfumada e muito saborosa. Feita com frango em cubos, cuscuz marroquino, tomate, cebola, vagem e rabanete, o prato fica leve e com gosto de comfort food.

O salmão é outro peixe que fica divino acompanhado de um cuscuz marroquino. Para completar o prato com chave-de-ouro, a receita também traz um vinagrete de polvo.

Doces

O cuscuz doce é tão delicioso e prático de preparar quanto o salgado. Confira essa versão feita com farinha de milho e leite de coco que fica dos deuses. Sirva acompanhado de um café.

Essa versão doce faz sucesso e é muito fácil de ser preparada. Para fazer basta ter em mãos leite, tapioca granulada, açúcar, leite de coco, coco ralado e leite condensado. Uma sobremesa linda e deliciosa para servir após o almoço de domingo.

Sim, você pode preparar um cuscuz doce de arroz. Ele é feito com o flocão de arroz e incrementado com uma calda de coco deliciosa. Confira!

Mais prática, essa sugestão de cuscuz de carimã fica pronta em um instante. É só colocar a mistura na cuscuzeira, cozinhar e servir. É de lamber os dedos!

E se você está de dieta ou deseja diminuir o consumo de açúcar, confira essa opção de cuscuz feita com adoçante. Fit e muito saborosa, a receita é bem fácil de fazer, difícil vai ser não comer tudo.

E se você procura uma sobremesa rápida, fácil e menos calórica, acabou de encontrar a opção perfeita. Feito no micro-ondas, o doce fica pronto em questão de minutos. Para essa versão, você vai utilizar a farinha de milho flocada.

O cuscuz é tão versátil que vira até bolo, e o melhor, sem glúten. Aprenda como fazer essa iguaria que vai deixar o seu café da manhã ou da tarde delicioso. Finalize com açúcar de confeiteiro e canela.

Com tantas opções de receitas, não tem desculpa para não experimentar o prato. Escolha os ingredientes de sua preferência, e você vai ver como também vai se apaixonar e ter uma receita preferida. E se você procura opções mais práticas, confira uma lista de cuscuz de frigideira para saborear.