23 receitas de cuscuz nordestino tão gostosas que vão te deixar nas nuvens

Escrito por                          

Mesmo sendo um prato típico de uma região específica do Brasil, o cuscuz nordestino pode fazer sucesso em mesas que se espalham por todo o território nacional. Na região de origem, seu consumo é mais comum no café da manhã, mas versões incrementadas podem cair muito bem como refeição principal, já que contam com ingredientes especiais.

Existe uma panela própria para o preparo do cuscuz, ela é chamada de cuscuzeira. Porém, também é possível testar receitas em casa sem o seu uso. Na lista abaixo, você confere opções simples e outras incrementadas com ingredientes como a carne-seca e o queijo coalho.

Receitas de cuscuz nordestino simples

1. Cuscuz nordestino tradicional: para testar essa receita em casa você vai precisar apenas de flocão de milho, água, leite de coco fresco, açúcar e coco ralado fresco. A lista de ingredientes é curta, assim como o modo de preparo é simples e rápido.

2. Cuscuz nordestino básico: bem simples, essa receita leva apenas fubá do tipo flocão, água e uma pitada de sal. Se você quiser incrementar o prato, a dica é cobrir seu cuscuz nordestino com leite quente depois de pronto. Dá para inovar no sabor sem muito trabalho!

3. Cuscuz nordestino fácil: nessa receita, você confere três maneiras diferentes de fazer o cuscuz nordestino. Todas elas são fáceis de serem reproduzidas em casa. Uma é na cuscuzeira, a outra no prato e a última no micro-ondas. Então, que tal conferir?

4. Cuscuz nordestino de milho: flocão de milho, água e sal são os únicos ingredientes usados para fazer essa receita. Mesmo com apenas três itens, já é possível obter um resultado de sucesso e aproveitar todo o sabor do prato. Se você busca praticidade, essa pode ser a opção ideal. Não deixe de testá-la em casa.

5. Cuscuz nordestino com polvilho: aqui, o flocão de milho não é combinado apenas com água e sal. Para dar uma diferenciada no prato, a dica é usar um pouco de polvilho doce. O legal dessa opção é que ela não requer o uso de uma cuscuzeira, o que facilita bastante!

6. Cuscuz nordestino infalível: a dica dessa receita para obter um cuscuz de sucesso está na quantidade de ingredientes que é utilizada. Escolheu o tanto de flocão que vai precisar? Então, use metade da medida de água. Assim, a textura do seu prato ficará sensacional.

7. Cuscuz nordestino fofinho: se você é do tipo de pessoa que gosta de um cuscuz com aquela textura bem macia, essa receita é para você. Aqui, é preciso ter em mãos água, farinha de milho flocada, sal, açúcar e polvilho azedo. Com um preparo simples, sobra mais tempo para se deliciar com o prato.

8. Cuscuz nordestino de micro-ondas: tá sem tempo para cozinhar e quer fazer o cuscuz no micro-ondas mesmo? Com essa receita isso é possível. Em menos de 15 minutos seu prato estará prontinho. Vale a pena conferir a lista de ingredientes e o passo a passo completo.

9. Cuscuz nordestino com manteiga: só a combinação de flocos de milho, água e sal já fica uma delícia, não é mesmo? Mas, para deixar sua refeição ainda mais gostosa, essa receita dá uma dica. O pulo do gato é cobrir o cuscuz com manteiga depois que ele estiver pronto. Um passo simples, mas que dá um gostinho bem especial ao prato.

Receitas de cuscuz nordestino com ingredientes especiais

10. Cuscuz nordestino com linguiça: nessa receita, você aprende a fazer um cuscuz nordestino bem temperadinho. Mas não é só isso! Para acompanhar, você confere o passo a passo de uma linguiça caramelizada no café e no melado de cana, mais um vinagrete delicioso.

11. Cuscuz nordestino funcional: na versão funcional, o cuscuz nordestino é feito com flocão de milho, coco seco, farinha de linhaça dourada, leite de coco caseiro e sal rosa. Para o recheio, a banana-da-terra entra em cena. O resultado é tão gostoso, que você vai querer comer sempre.

12. Cuscuz nordestino com carne-seca: a combinação de cuscuz com carne-seca é um clássico da culinária nordestina. Para quem gosta de um sabor marcante e busca um prato bem caprichado, vale apostar. Até porque não é só a carne que incrementa o prato. Ovos, pimentões coloridos, azeitonas e queijo coalho são alguns itens que também fazem parte dessa delícia.

13. Cuscuz nordestino com carne-seca e nata: para obter um cuscuz nordestino bem cremosinho, você pode optar por essa opção. Enquanto a nata dá cremosidade ao prato, a carne-seca faz com que o sabor fique irresistível. Confira o passo a passo completo.

14. Cuscuz nordestino com carne-seca e calabresa: combinar carne-seca com calabresa já te parece uma boa aposta? Mas não é só isso, essa receita ainda surpreende! Ovo, mussarela, pimentão, tomate e temperos também fazem parte desse cuscuz nordestino.

15. Cuscuz nordestino com queijo coalho: usando apenas quatro ingredientes já dá para inovar no preparo do seu cuscuz nordestino. Aqui, ele é feito com milho para cuscuz, manteiga e sal. Depois de pronto, é coberto com um queijinho coalho. Simples e perfeito.

16. Cuscuz nordestino com bacon e calabresa: um tempero caprichado já faz toda a diferença na hora de preparar um prato, não é mesmo? Para melhorar ainda mais, essa receita leva bacon, calabresa, ovos, mussarela e tomate. Uma combinação bem caprichada para que sua refeição seja a mais gostosa possível.

17. Cuscuz nordestino com ovos e tomate: simples, a sugestão dessa receita é incrementar o cuscuz nordestino apenas com ovos e tomate. Mesmo usando ingredientes comuns, é possível obter um resultado saboroso e que foge um pouco do tradicional.

18. Cuscuz nordestino recheado: calabresa acebolada já é uma delícia, não é mesmo? Se for combinada com ovos e usada como recheio para um cuscuz nordestino, melhor ainda. Outro ingrediente também é usado para um dar gostinho especial na receita: queijo mussarela.

19. Cuscuz nordestino com frango: o primeiro passo dessa receita é cozinhar e desfiar peito de frango. Depois, você deve partir para o preparo do cuscuz. A carne é bem temperadinha e combinada com requeijão, para que seu prato fique bem gostoso e não deixe a desejar no sabor.

20. Minicuscuz nordestino com queijo coalho: nessa receita, o queijo coalho é usado como recheio do cuscuz. Assim, a cada garfada que você der, você vai puxar um pouquinho do queijo derretido. A praticidade é enorme, assim como o sabor dessa delícia.

21. Salada de cuscuz nordestino: sobrou cuscuz do café da manhã e você quer repaginar o prato para servir na hora do almoço? Com essa receita de saladinha, isso é possível. Para isso, tomate, azeitona, azeite e temperos são usados. Experimente agora mesmo.

22. Lombo suíno com cuscuz nordestino: quer surpreender com uma receita de cuscuz nordestino? Então, essa é a opção ideal para você. Aqui, ele é coberto por um copa lombo assado e com uma marinada para lá de especial. O tempo na cozinha não é dos menores, mas o resultado é tão gostoso que vale a pena experimentar.

23. Farofa de cuscuz nordestino: para fechar a lista, uma receita de farofinha de cuscuz nordestino que pode deixar qualquer um de queixo caído. Bacon, ovos, presunto, pimentão vermelho e cebolinha fazem parte do passo a passo.

A culinária nordestina conta com pratos muito gostosos, e não é só o cuscuz que se destaca. A tapioca, por exemplo, faz muito sucesso e você também pode aprender a prepará-la em casa. A variedade de recheios é imensa e o resultado é sempre delicioso!

PARA VOCÊ