50 receitas de tapioca para experimentar e se apaixonar

Escrito por Vanessa Herrmann

Feita a partir da fécula de mandioca, a tapioca não contém gordura, sódio, nem glúten, e para seu preparo não é necessário utilizar óleo. Por isso, é uma opção saudável para ser consumida em qualquer refeição. Além disso, pode ser consumida por portadores da doença celíaca.

Além de ter vantagens em relação aos pães, a massa de tapioca é muito fácil e prática de ser preparada. Dependendo do recheio escolhido, pode ser consumida no café da manhã, lanches, almoço e até mesmo o jantar.

Outra vantagem da tapioca, é que além de ter uma vasta quantidade de recheios, é possível preparar diversas receitas com a farinha de tapioca, que vão desde petiscos a pratos principais e sobremesas.

Confira 50 receitas de tapioca incluindo opções salgadas, doces e outros pratos que podem ser feitos com essa farinha.

Salgadas

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

1. Tapioca com manteiga: essa é uma receita simples e clássica. Ótima para opção para ser consumida no começo da manhã ou no fim da tarde, acompanhada de um café. Caso você não encontre a farinha de tapioca pronta, a autora ensina como preparar com polvilho doce.

2. Tapioca com muçarela de búfala, tomate e molho pesto: para rechear essa tapioca são usados os mesmos ingredientes da famosa salada caprese. O resultado é um sabor suave e delicioso.

3. Tapioca com brócolis: essa tapioca é uma opção de refeição saudável, já que é recheada apenas com brócolis, tomate e temperos.

4. Tapioca com renda de queijo coalho: aqui o queijo coalho é usado para fazer uma crosta na parte da fora da massa da tapioca, que a deixa com outra cara. O recheio pode ser o de sua preferência, a sugestão da autora é usar banana.

5. Tapioca de frango com requeijão: o recheio de frango com requeijão é queridinho para diversos salgados, e não podia faltar aqui. Como esse recheio é mais substancioso, essa tapioca pode ser servida até mesmo no jantar.

6. Tapioca de carne seca: para quem gosta de um sabor mais marcante, essa é uma boa opção. A carne seca bem temperada com um toque de cream cheese fica com um sabor especial. Vale a pena experimentar.

7. Tapioca de presunto e queijo: a combinação de presunto e queijo é queridinha entre muitas pessoas.

8. Tapioca mexicana: o recheio dessa tapioca é feito com carne moída, feijão, tomate, alface e vários temperos. Para quem gosta da culinária mexicana e/ou pratos apimentados é uma ótima escolha.

9. Tapioca com linhaça dourada: quer inovar na massa da sua tapioca? acrescentar linhaça dourada e queijo ralado pode ser uma boa pedida. O recheio que a autora usa é o de manteiga, mas pode ser o de sua preferência.

10. Tapioca de calabresa com queijo: como a massa de tapioca é fica pronta em poucos instantes, deve-se fritar a calabresa antes de rechear a tapioca. Depois de dourar a goma de um lado, vire e coloque todos os ingredientes.

11. Tapioca com carne moída: a vantagem desse recheio de tapioca é que ele é bem versátil. Você pode escolher o corte que mais te agrada e pedir para a carne ser moída. Para preparar o molho também há um grande leque de opções.

Doces

Foto: Reprodução / Mexido de Ideias

Foto: Reprodução / Mexido de Ideias

12. Tapioca de morango com leite condensado: essa é a receita de um prato doce que pode ser feita em pouquíssimos instantes. Depois que a massa da tapioca estiver pronta, é só rechear com morango e leite condensado.

13. Pudim de tapioca light: simples e fácil de fazer, a autora dá duas opções para essa receita: uma com a calda de açúcar tradicional de pudim, e a outra, sem. Caso você opte por fazer sem o açúcar, a dica é untar a forma com um pouco de óleo para que ele não grude.

14. Pudim de tapioca e coco: essa receita tem uma aparência e uma textura que se assemelham com o pudim tradicional, porém com o toque especial da tapioca.

15. Creme de tapioca com laranja: em poucos instantes é possível saborear essa deliciosa sobremesa. Feita com apenas seis ingredientes surpreende pelo sabor e simplicidade.

16. Tapioca com damascos secos e lavanda : essa receita é de um creme de tapioca. Os damascos são cortados ao meio e então, colocados nesse creme. A lavanda da um toque suave ao sabor.

17. Tapioca de maçã com café: maçã, banana, café, conhaque e nozes são usados para preparar o recheio dessa tapioca. O resultado é um sabor marcante e surpreendente.

18. Pudim de tapioca com geleia de maçã e framboesa: para quem não quer servir uma sobremesa imediatamente depois de terminar o preparo, vale a pena experimentar essa receita. O pudim deve descansar por três horas na geladeira antes de ser servido.

19. Tapioca de kani com geleia de framboesa: o resultado dessa mistura inusitada pode agradar paladares que se identificam com sabores agridoces.

20. Tapioca de banana e mel: essa receita é uma boa opção de alimento pré treino. Fica pronta em poucos instantes e também pode saciar a vontade de alimentos doces de forma saudável.

21. Tapioca brûlée: creme brûlée é uma tradicional sobremesa francesa. Com um toque brasileiro temos como resultado uma sobremesa que pode surpreender quem experimentar. O sabor mais marcante é o do coco.

22. Tapioca de morango e kiwi: essa é outra opção rápida para uma sobremesa saborosa. Depois que a massa estiver pronta, é só rechear com as frutas e o leite condensado.

23. Creme de tapioca com baunilha: uma boa opção de sobremesa para os dias frios. Tem um sabor suave e uma textura incrível. Além disso, é super fácil de se fazer, mas requer um tempinho de espera.

24. Canoinhas de tapioca com queijo e mel: essa receita é uma ótima pedida para quando você for receber visitas em casa. O sabor agridoce é suave e a aparência encanta.

25. Tapioca de abacaxi com baba-de-moça: sobremesas com abacaxi são gostosas para serem servidas em dias mais quentes, ainda mais quando a hortelã também aparece na receita, que é o caso dessa. O leite condensado dá um toque doce ao azedinho da fruta.

26. Tapioca de cacau com banana: com apenas quatro ingredientes é possível saborear uma deliciosa tapioca doce. A combinação de banana com cacau fica muito interessante. Para um toque especial, acrescente um pouco de coco ralado.

27. Tapioca cartola: os ingredientes para rechear essa tapioca são: banana, queijo e canela. O resultado é uma tapioca agridoce saborosa.

Fit

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

27. Crepioca: essa receita é uma das queridinhas das pessoas que cuidam da saúde e da alimentação. Com apenas quatro ingredientes temos como resultado um crepe com sabor de pão de queijo.

28. Crepioca de espinafre: a crepioca já é uma inovação em relação a tradicional tapioca, mas é possível inovar ainda mais. Nessa receita, a autora acrescenta espinafre cozido à massa. O recheio foi feito com frango, requeijão e amêndoas.

29. Dadinhos de tapioca fit: essa receita é fácil de ser preparada e é uma ótima opção para servir como petisco. Os dadinhos podem ser tanto fritos, como assados. A sugestão é servir com um molho ou geleia de pimenta.

30. Tapioca de farelo de aveia e chia: essa receita é uma tapioca falsa, pois é feita com farelo de aveia, chia, água e sal. A autora usou presunto, queijo e cream cheese como recheio.

31. Tapioca com sementes de chia e arandos vermelhos: essa sobremesa fica com a textura de um creme. Além do gostinho de chia e arandos vermelho, ela é aromatizada com baunilha e laranja.

32. Tapioca com folhas e flores comestíveis: espalhando flores e folhas no fundo da frigideira, temos como resultados carimbos na massa de tapioca. O recheio fica por conta da imaginação.

33. Tapioca com chia, queijo cottage e tomate: a chia tem poucas calorias e gera saciedade, por isso é aliada de quem busca perder peso. O recheio de queijo cottage, tomate e manjericão é leve e saboroso.

34. Tapioca de brigadeiro fit: usando os ingredientes certos, uma tapioca doce também pode ser fit. Use achocolatado diet, leite em pó desnatado, leite desnatado e sucralose para preparar o recheio.

Criativas

Depois de conhecer vários recheios para a tradicional tapioca, que tal experimentar outras receitas que podem ser feitas com a farinha de mandioca?

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

35. Crepioca: A crepioca é uma mistura de omelete com tapioca. A textura lembra a de crepe, a massa fica fofinha e bem uniforme. Aqui a autora também acrescenta queijo parmesão ralado. O recheio usado foi o de presunto e queijo, mas a partir dessa massa, você pode estar sempre inovando.

36. Cuscuz de tapioca: juntando farinha de tapioca, açúcar, leite e coco ralado você consegue preparar essa deliciosa sobremesa que é bem comum no nordeste brasileiro.

37. Salgadinho de tapioca: essa é outra opção de petisco que usa a farinha de tapioca. É super prática de preparar e como é feita no forno, também é uma opção saudável.

38. Lasanha de crepioca: em vez de usar a massa de lasanha para montar as camadas, nessa receita são usadas fatias de crepioca. O recheio é feito com frango ao molho vermelho e legumes.

39. Burrito de tapioca: nessa receita a tapioca substitui as tradicionais tortilhas mexicanas. O recheio é de chilli mexicano com feijão, alface e muçarela.

40. Dadinhos de tapioca: os dadinhos de tapioca são uma boa opção de aperitivo. O interessante dessa receita é que mudando o tempero, você tem como resultado um petisco com sabor diferente.

41. Bolinha de tapioca recheada com carne seca: essa também é uma opção de petisco, mas nesse caso, frito e recheado. A carne seca leva um pouco de cachaça para um toque especial.

42. Tirinhas de tapioca: essa é outra opção de petisco feito com farinha de tapioca frito. Ficam crocantes por fora e macios por dentro. Caso você queira uma opção mais saudável, também é possível assar no forno. A dica é comer com geleia agridoce ou até mesmo doce de leite.

43. Quadradinhos de tapioca e queijo: essa receita lembra bolinhos de arroz, mas com um sabor mais suave. É uma boa opção de petisco para quem tem intolerância a glúten.

44. Pizza de tapioca: substituir a massa de pizza por massa de tapioca é uma opção saudável e muito gostosa. Você pode rechear com molho de tomate, presunto, queijo e orégano.

45. Pãozinho de tapioca: essa receita é super prática, rápida, saborosa e saudável. A massa é feita em poucos instantes e deve ficar no forno por 35 minutos. Sirva quentinho.

46. Torta de frango com tapioca: a massa dessa torta é feita com tapioca e ovo, a famosa crepioca. O recheio é feito com frango, milho e temperos da sua preferência. É uma opção saborosa e saudável para um lanche da tarde.

47. Suflê de tapioca: essa é uma receita que chama a atenção tanto pelo sabor, quanto pela aparência. O recheio do suflê é feito com bacon, o que o torna uma opção menos saudável, mas muito saboroso.

48. Sorvete de tapioca sem lactose: até mesmo sorvete é possível preparar usando a farinha de tapioca. Com um preparo super simples, a autora diz que o resultado é um sorvete muito cremoso.

49. Sushi de tapioca: até mesmo sushi é possível preparar usando a goma de tapioca! A goma serve como substituta do arroz e para o recheio são usados damascos, salmão e ricota. O resultado dessa mistura é um sabor suave e um prato saudável.

50. Empada fit: essa receita é prática, leva poucos ingredientes e o resultado final é uma empada leve e saborosa.

Como preparar a massa de tapioca

A farinha de tapioca pode ser comprada pronta no mercado ou pode ser feita em casa, caso você não encontre para comprar. O primeiro vídeo mostra como fazer a farinha de tapioca. Já o segundo, mostra como fazer a massa com a farinha pronta.

Como fazer a massa de tapioca


Como fazer a tapioca a partir da massa pronta

Agora que você viu o quão versátil é a farinha de tapioca, escolha a receita que mais gostar e se divirta preparando essas delícias na cozinha.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS