Vamos deixar o café da tarde muito mais saboroso e divertido. Aqui, você encontra lanches rápidos, doces, bolos, tortas, salgados, patês, geleias, bebidas e muito mais. Seja para um lanchinho individual ou para montar uma mesa repleta de gostosuras, há muitas opções deliciosas. Aproveite!
Receitas doces
Bolo de chocolate sempre traz alegria para o café da tarde. Para reproduzir essa receita, você não precisará de batedeira e nem de liquidificador. Não vai leite na massa, que fica molhadinha, fofinha e bem chocolatuda.
Publicidade
O bolinho de chuva faz sucesso no Receiteria. A massa não encharca, fica bem levinha, doce na medida certa e com um toque de canela. A receita rende bastante e o passo a passo é muito simples. Vai muito bem com um chá quentinho.
Uma combinação que dá muito certo: bolo de cenoura com calda de chocolate. Preferencialmente, use cenouras frescas para o bolo ficar bem amarelinho e com sabor marcante. É só seguir o passo a passo que dá certinho.
Se você vai montar uma mesa de lanche da tarde para receber visitas, pode incluir o pudim no cardápio. Com 3 ingredientes, no liquidificador, você prepara essa receita vapt-vupt. Depois, é só esperar o tempo de cozimento.
Cookie gostoso tem que ser crocante e amanteigado ao mesmo tempo. Preparamos uma massa com manteiga caramelizada e recheada com gotas de chocolate. Se quiser, é possível armazenar os cookies crus no congelador. Perfeito para um lanche da tarde rápido.
Publicidade
Essa torta de limão é digna de um lanche da tarde de padaria. O recheio é preparado com suco natural de limão, que traz um sabor refrescante e cítrico. Fique de olho na temperatura da manteiga para a massa não perder a crocância.
O arroz-doce é uma ótima opção de lanche da tarde para os dias frios. Usamos creme de leite, leite condensado e leite integral para deixar o caldo bem grosso. A canela traz um aroma todo especial.
Essa cueca virada de laranja, com certeza, vai virar a sua cabeça! Em 1 horinha, você prepara 40 unidades. Aprenda o passo a passo, inclusive como modelar os bolinhos para ficarem com as dobras viradinhas.
Popularmente conhecido como “bolo de nada”, pois é preparado com ingredientes do dia a dia. Muito simples de fazer, fica bem fofinho. É uma ótima opção para substituir o pão e servir com geleias ou manteiga.
Um petisquinho crocante para deixar o lanche da tarde mais saboroso. Você vai precisar preparar uma calda simples, com chocolate em pó, manteiga e açúcar. Depois, é só mergulhar as pipocas estouradas na calda.
Publicidade
Pensa na melhor receita de bolo de banana - é essa daqui! Um preparo simples, que entrega um bolo fofinho, leve e com um toque de canela. Quanto mais maduras as bananas estiverem, mais docinha a massa fica.
Você só precisa de 4 ingredientes: amido de milho, manteiga, leite em pó e leite condensado. É só misturar todos os ingredientes em um recipiente, modelar os biscoitos e levar para assar por 15 minutos.
Uma opção muito popular para lanche da tarde. A carolina é um bolinho amanteigado e assado. Depois, cada bolinho é recheado com doce de leite e passado em uma calda de chocolate. Fique de olho no passo a passo para acertar o ponto da massa.
A criançada ama e a gente também! Esse cupcake possui uma massa bem simples, aromatizada com baunilha, e cobertura de chantilly caseiro. Fica uma fofura na mesa de lanche da tarde, além de ser uma ótima opção para colocar na lancheira.
Um pão doce, recheado com cubinhos de goiabada, frito em óleo quente e polvilhado com açúcar e canela. Aprenda a fazer o tradicional sonho das padarias. Perfeito para compor a mesa de café da tarde. Você pode variar no recheio.
Publicidade
Dias quentes pedem um lanchinho gelado! Esse pavê combina dois recheios: creme branco, com essência de baunilha, e ganache de chocolate. Evite molhar as bolachas em excesso para elas não perderem a textura.
Há várias receitas de bolo de fubá, mas essa tem um lugarzinho especial no coração do Receiteria. O preparo é muito simples, para todo mundo conseguir fazer um bolo de fubá bem fofinho. A massa fica leve e cresce que é uma beleza.
Esse doce de banana simples é feito com apenas 2 ingredientes. Um acompanhamento delicioso para servir com torradas, pães, sorvetes e bolos. Escolha bananas bem madurinhas e, se quiser, adicione canela, cravo ou coco ralado.
Um bolo de tabuleiro que, além de sabor, entrega uma apresentação muito bonita! É para adoçar o dia das visitas. O preparo é fácil, entretanto exige um pouquinho de atenção para tudo sair perfeito. Basta seguir o passo a passo.
Nosso brownie de chocolate fica com uma textura aveludada por dentro e uma casquinha crocante por fora. Utilizamos pouquíssima farinha, apenas o suficiente para dar liga, e apostamos em uma combinação de 3 tipos de chocolate.
Lanchinho da tarde ao estilo americano. Aprenda a fazer os famosos donuts - um bolinho fofo frito em óleo quente. Para finalizar, uma cobertura colorida muito fácil de fazer e confeitos. A criançada ama!
Você vai precisar apenas de morango, açúcar e limão. O segredo da geleia é cozinhar em fogo baixo e ficar de olho, mexendo às vezes, para não queimar. Com uma torradinha, ou pão, vai muito bem.
Perfuma a cozinha inteira e o sabor entrega tudo. Além da massa, preparada com o suco de laranja natural, fizemos uma calda com a fruta. Após assar o bolo, basta despejar a calda sobre ele, que absorve o líquido e fica bem molhadinho.
Até parece que saiu de um filme da sessão da tarde! Aprenda a preparar as clássicas panquecas americanas, com massa fofinha e cheias de furinhos. Você pode fazer uma torre de pancakes e servir com frutas, doces, caldas e geleias.
Um docinho caseiro é sempre bem-vindo ao lanche da tarde. Você vai precisar de leite, açúcar, bicarbonato de sódio e uma pitadinha de sal. O tempo de cozimento exige um pouquinho de paciência, porém o sabor compensa.
Publicidade
O preparo da rosca é muito parecido com o do pão, porém a massa é doce e ganha um toque de leite condensando. Para fazer o formato, ensinamos um truque muito simples. Até parece que acabou de sair da padaria.
Nada melhor que um sorvetinho caseiro para espantar o calor. Você vai precisar de 3 ingredientes: leite condensado, creme de leite e gelatina do sabor de sua preferência. O preparo é rápido, no entanto precisa deixar no congelador por, no mínimo, 4 horas.
Uma empadinha doce que todo mundo consegue fazer. Com preparo simples, a massa fica bem amanteigada. Para o recheio, você precisará apenas de 1 ingrediente: leite condensado. No forno, assa em 20 minutos.
Um dos melhores doces brasileiro! Aprenda a fazer um brigadeiro de panela que fica lisinho e sem gruminhos. Para o lanche da tarde, você pode servir o doce em copinhos e polvilhar granulado por cima.
Uma receita descomplicada e perfeita para adoçar o lanche da tarde. Veja como preparar a massa do minichurros para ela ficar bem amanteigada e não absorver muita gordura durante a fritura. Sirva com um doce de leite de qualidade.
Receitas salgadas
Um lanche clássico de lanchonetes, festinhas e feiras. Preparamos a versão tradicional, com salsicha, batata palha, ketchup e mostarda. Nosso segredinho está no molho caprichado. Venha aprender o passo a passo!
Patelzinho no café da tarde sem fazer bagunça na cozinha e sem precisar fritar por imersão em óleo. Aprenda alguns truques simples para o pastel na air fryer não ressecar e ficar com a massa bem crocante. Pode variar no recheio!
Receita simples e econômica. A massa é preparada no liquidificador e o recheio não precisa ir ao fogo - basta misturar todos os ingredientes. O melhor de tudo: rende uma forma grande. O lanche da tarde já está garantido!
O queridinho do Brasil. Aprenda a preparar o tradicional pão de queijo, com uma casquinha crocante e, no interior, um puxa-puxa queijudo. É possível congelar os pãezinhos crus para ter um lanchinho fácil sempre que quiser.
Com uma torradinha, ou em um sanduíche natural, vai muito bem. Esse patê de frango com cenoura fica colorido, fresquinho e muito saboroso. Também usamos azeitona, tomate, cebolinha, salsinha e temperos.
Quem resiste a um pão caseiro quentinho? Você vai precisar de um pouquinho de paciência para sovar e esperar o tempo de fermentação, no entanto, vale muito a pena. Siga o passo a passo, respeitando a quantidade indicada dos ingredientes.
Em menos de 15 minutos, você prepara um lanchinho da tarde muito prático. O ingrediente principal é a goma de tapioca já hidratada. Para o recheio, usamos queijo, presunto e tomate, mas é possível variar.
O pão com ovo ganha um up nessa receita: uma camada generosa de queijo. Ao levar à air fryer, o pão fica com uma casquinha crocante e o queijo derrete. A combinação perfeita de sabor. Fique de olho no tempo para deixar a gema ao seu gosto.
Além de ser um ingrediente de fácil acesso, o atum enlatado é uma ótima opção de recheio prático, pois não precisa ir ao fogo. O peixe é combinado com maionese, mostarda, cenoura ralada, salsinha e temperos. Vem aprender!
Aprenda a preparar o clássico empadão de frango, com uma massa que derrete na boca. O frango desfiado é combinado com azeitona, milho e tomate. Fique de olho: se o recheio ficar com muito líquido, pode desandar o ponto da massa.
A massa é preparada com batata cozida, leite, ovo, azeite, farinha, sal, açúcar e fermento. Diferentemente dos pães tradicionais, não precisa esperar o tempo de crescimento. Usamos requeijão para rechear os pãezinhos. Assa em 10 minutos na air fryer.
Muito conhecida no mundo fitness, essa é uma receita que combina ovo com tapioca. O resultado é a textura de crepe com uma massa macia. Para o recheio, aposte em queijo, tomate e orégano.
Esse lanche de forno é muito parecido com uma torta, porém seu preparo é mais rápido. Ao invés da massa, a base é preparada com uma camada de pão de forma. O recheio de frango desfiado fica muito cremoso e ganha uma camada de queijo. Em 20 minutos no forno, está pronto.
Em uma mesa de café da tarde, pode ter várias opções de patê, e o de azeitona é uma ótima escolha. Além de fácil de preparar, fica com um sabor levemente amargo, com um salgadinho natural. Sirva bem geladinho.
Um clássico da culinária francesa que conquistou as padarias brasileiras e você pode preparar em casa. Confira o passo a passo mais fácil para fazer a massa folhada. O croissant fica com as camadas bem definidas e amanteigadas.
Crocância garantida! O ingrediente principal desse biscoito é o polvilho azedo. Para a massa ficar com um crec-crec bem gostoso, é preciso usar água fervente. Rende bastante e assa em 20 minutos. Vai muito bem com um cafezinho.
Essa receita vai entrar para a sua lista de preferidas. O segredo para a massa ficar bem sequinha é o amido de milho. O queijo parmesão traz um toque salgadinho muito gostoso. Para o recheio, frango desfiado, milho e seleta de legumes.
O flocão é muito versátil na cozinha, além de ser barato. Aqui, ele é o ingrediente principal de um bolo de cuscuz recheado com calabresa e queijo. Para finalizar, uma camada generosa de requeijão. Depois, é só assar por 40 minutos.
Uma ótima opção para reaproveitar o pão amanhecido no lanche da tarde. Você vai precisar de alho, azeite, manteiga, orégano e sal. A torradinha fica com uma camada cremosa. Pode ser servida pura ou com patês de sua preferência.
Lanche caprichado no rap 10. As tiras de frango são marinadas no creme de leite e seladas na frigideira. O recheio também leva um molho agridoce, tomate-cereja, alface e cebola. Depois, basta dobrar o lanche no formato de um burrito.
Em 25 minutos, você prepara o famoso bolo tobogã. Seu formato cheio de ondinhas é muito divertido. Já o sabor entrega o salgadinho do queijo parmesão combinado com polvilho, que dá a textura de puxa-puxa.
Uma ótima opção de sanduíche leve para o lanche da tarde, além de ser muito prático de preparar - fica pronto em 20 minutos. O recheio leva peito de peru, patê de milho, alface, cenoura, tomate, cebola e mussarela. A apresentação é um charme.
O bauru é um sabor de pizza paulista muito popular, que leva queijo, presunto, tomate e orégano. Aqui, ao invés da massa de pizza, utilizamos pão de forma. A maionese é o segredo para deixar o lanche com uma casquinha crocante.
Pensou em salgadinho brasileiro, lembrou da coxinha, concorda? Nessa receita, a massa é feita com farinha de trigo. Para o recheio, usamos frango desfiado. O equilíbrio perfeito entre sabor e textura. Sirva com seus molhos preferidos.
A quiche é uma torta aberta, com massa amanteigada. Para o recheio, preparamos um creme de alho-poró. A finalização ganha uma camada de claras em neve com queijo ralado, que gratina no forno, formando uma crostinha crocante.
O enroladinho de salsinha traz muitas memórias de infância. Preparamos uma massa bem temperadinha com farinha de trigo e caldo de carne. Depois é só enrolar a massa na salsicha, empanar e fritar.
Um lanchinho perfeito para servir em porções. Escolha tomates bem madurinhos e manjericão fresco. Um azeite de qualidade faz toda a diferença na finalização. Acompanhe o passo a passo do preparo.
Esse bolinho de carne moída fica bem carnudo. A farinha de trigo é usada apenas para dar consistência à massa. Quem gosta, pode caprichar na pimenta, pois combina muito. Se não quiser fritar no óleo, pode usar a air fryer.
A esfiha fechada também está entre os clássicos de padaria. O preparo exige um pouquinho de paciência, no entanto rende bastante. Optamos pelo recheio tradicional de carne moída. Acompanhe o passo a passo, inclusive como fazer a dobra do lanche.
Essa receita é para quem busca praticidade. Você vai precisar de apenas 3 ingredientes: mussarela, ovo e amido de milho. Se achar necessário, acerte o sal. Para as bolinhas ficarem crocantes, elas precisam descansar no congelador por, pelo menos, 30 minutos antes de serem fritas.
Receitas de bebidas
Para aquecer a tarde e o coração com muito sabor. Esse chocolate quente é preparado com leite, creme de leite, um pouquinho de amido de milho, chocolate em pó, açúcar e canela (quem não gosta de canela, não precisa colocar).
Um cafezinho no lanche da tarde ajuda a espantar o sono. Entretanto, essa receita vai além, entrega uma bebida cremosa, geladinha e com um toque de essência de baunilha. Quem gosta, pode adicionar uma dose de rum ao preparo.
Nunca mais compre capuccino industrializado. Aprenda uma receita caseira que rende até 10 xícaras. Uma mistura de ingredientes secos, que pode ser armazenada em pote com boa vedação. Na hora de consumir, basta dissolver em leite aquecido.
Tá calor por aí? Vamos preparar uma jarra de chá gelado de pêssego. Utilizamos a fruta em calda, que trouxe um docinho muito saboroso. Se quiser, adicione o suco de meio limão e ajuste a quantidade de açúcar ao seu paladar.
Um suco tropical, refrescante e cremoso. Você vai precisar bater a polpa de coco com água de coco no liquidificador, coar e bater a mistura novamente com suco de limão. Adicione gelo a gosto.
Um vitamina para repor as energias no lanche da tarde. Escolha um abacate bem madurinho. Também usamos leite gelado, mel e cubos de gelo. Se preferir, pode adoçar com açúcar ou com outro adoçante de sua preferência.
Uma combinação cremosa de amendoim torrado, leite, leite condensado, cravo e canela. Esse chá combina muito com o inverno e é perfeito para acompanhar bolos e biscoitos.
É possível fazer iogurte natural em casa com apenas 2 ingredientes: leite integral e um potinho de iogurte natural sem açúcar. Prepare com antecedência, pois o iogurte precisa fermentar por, pelo menos, 8 horas. Sirva com cereais e frutas.
Uma mistura que resulta em um smoothie cheio de sabor, além de ser indicado para quem precisa ingerir mais fibras e vitaminas. Para testar em casa, você só vai precisar de banana, morangos, iogurte natural e gelo a gosto.
Vamos transformar a cozinha em uma sorveteria. Para a vaca-preta, você vai precisar apenas de sorvete de creme, ou de baunilha, e coca-cola. Já a calda de chocolate caseira é feita com chocolate em pó, açúcar e água quente.
Vem conhecer essa bebida não alcoólica feita a base de suco de caju que é uma delícia. A cajuína é muito popular no nordeste do Brasil e tem um sabor que vai conquistar seu paladar. Confira nossa receita passo a passo e aproveite!
Se for organizar um lanche da tarde simples para várias pessoas, aposte em uma combinação de doces, salgados e bebidas. Tenha em mente quantas pessoas participarão do evento. Se o tempo estiver apertado, torradinhas, patês, tortas, bolos simples e biscoitos são opções práticas.
Para lanches individuais, é possível variar o cardápio de acordo com o seu tempo. Vale preparar um pão caseiro para consumir durante a semana. Opções rápidas incluem tapiocas, sanduíches e biscoitos. Organizar a refeição da semana também facilita bastante o dia a dia. Por isso, além do lanche da tarde, aproveite para conferir receitas de jantar simples e já deixe as marmitas montadinhas.
Publicidade
Oi, sou a Letícia! Desde criança, aprendi a gostar de cozinhar observando minha mãe, uma cozinheira de mão cheia. Hoje, morando com amigas, preparo minhas refeições do dia a dia e, nos fins de semana, adoro fazer pratos mais elaborados para compartilhar com elas. Esses são momentos de afeto que não abro mão!
minhas listas