Pavê de chocolate fácil

Pavê de chocolate fácil

Testada por Jaqueline Souza atualizada em 11/11/2024
12 porções
200min
5.0 de 5 (30)

Depois dessa receita, você ficará responsável pela sobremesa das festas. O pavê de chocolate combina dois recheios muito fáceis de preparar: um creme branco, com essência de baunilha, e uma ganache de chocolate. Evite molhar as bolachas em excesso, assim, elas não perderão a textura.

ingredientes para o creme

ingredientes para a ganache

ingredientes para a montagem

Publicidade

Modo de preparo

10min
tempo de preparo
10min
tempo de fogo/forno
  1. Uma bancada com os ingredientes separados.

    Receiteria

    Separe os ingredientes para preparar o pavê de chocolate fácil, uma receita que acompanha os melhores momentos em família;
  2. Uma panela contendo a mistura de leite condensado, amido de milho, gema, leite, creme de leite e essência de baunilha.

    Receiteria

    Para o creme, em uma panela fora do fogo, coloque o leite condensado e o amido de milho. Com um batedor de arame ou espátula, misture até dissolver bem o amido. Acrescente a gema, o leite, o creme de leite e a essência de baunilha. Mexa até os ingredientes incorporarem;
  3. Um recipiente contendo creme branco coberto com plástico.

    Receiteria

    Leve a panela ao fogo médio e mexa sem parar até o creme começar a ferver e engrossar (cerca de 5 a 8 minutos) - o creme vai encorpar e começar a soltar do fundo da panela. Desligue o fogo, transfira para um recipiente e deixe esfriar;
  4. Um recipiente contendo ganache de chocolate.

    Receiteria

    Para a ganache, pique o chocolate e coloque em um recipiente. Derreta em banho-maria ou no micro-ondas, de 30 em 30 segundos, mexendo nos intervalos. Assim que derreter completamente, adicione o creme de leite e mexa até incorporar e formar a ganache;
  5. Um recipiente contendo leite.

    Receiteria

    Para a montagem, coloque o leite em um prato fundo e molhe as bolachas rapidamente, para que não fiquem muito úmidas e moles;
  6. Um refratário forrado com bolachas maizenas.

    Receiteria

    Faça uma camada de bolachas em um refratário (23 cm x 16,5 cm x 8,5 cm), forrando todo o fundo - se precisar, quebre algumas bolachas para encaixar corretamente;
  7. Um refratário forrado com bolachas maizenas cobertas com creme branco.

    Receiteria

    Despeje uma camada de creme branco por cima das bolachas. Use uma espátula ou colher para deixar a camada uniforme;
  8. Um refratário forrado com bolachas maizenas cobertas com creme branco.

    Receiteria

    Repita as camadas de bolacha e creme branco até os ingredientes acabarem, finalizando com a camada de creme branco;
  9. Um refratário contendo pavê de chocolate.

    Receiteria

    Por fim, espalhe a ganache por cima do pavê. Leve à geladeira por, pelo menos, 3 horas. Assim que gelar, sirva e aproveite!

informações nutricionais (a cada 100g)

67.7 calorias
1.2g proteínas
3.5g gorduras
7.3g carboidratos
Informações nutricionais

Cada porção: 100g

Calorias: 67.7

Gorduras totais 3.5g 4.5%
Gorduras saturadas 2.3g 11.5%
Sódio 20.2mg 0.9%
Carboidratos 7.3g 2.7%
Fibras 0.2g 0.8%
Colesterol 9.7g 3.2%
Açúcares totais 4.8g 0
Proteínas 1.2g 2.4%
Vitamina C 0.2mg 0.3%
Cálcio 1.6mg 0.2%
Ferro 0.2mg 1.1%
Potássio 0.8mg 0%

* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.

** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.

(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.

Publicidade

Origem do pavê brasileiro

É pavê ou pacumê? É difícil uma família brasileira que nunca tenha escutado essa piadinha em uma ceia de Natal, almoço de domingo ou outra celebração. A sobremesa tradicional brasileira possui fama internacional, inclusive já apareceu em vários rankings gastronômicos entre as melhores sobremesas do mundo.

O nome pavê é uma derivação da palavra francesa “pavage”, que significa pavimentar – uma montagem de pedras e concretos que formam camadas. A montagem da sobremesa lembra as camadas de um pavimento, por isso o nome.

Embora o nome tenha uma inspiração eroupeia, o pavê é brasileiro. Tradicionalmente, a sobremesa é composta por uma base de biscoitos intercalados com creme ou mousses. Há diversas variações de sabores – o pavê de chocolate é um dos mais populares, entretanto também há de abacaxi, morango, limão, leite ninho, paçoca, doce de leite, nozes etc.

Como não errar no ponto do pavê de chocolate fácil?

A receita desse pavê de chocolate é muito fácil. Se você seguir o passo a passo certinho, não tem erro! Entretanto, é claro que queremos que a nossa sobremesa sempre fique com as camadas bem definidas e uma textura agradável ao paladar. Quando isso não acontece, algo deu errado. Os principais erros acontecem no processo de montagem e no preparo dos cremes, porém podem ser evitados com as dicas abaixo:

Não umedeça o biscoito em excesso

Se você mergulhar o biscoito no leite, ele ficará encharcado e há grandes chances do pavê se transformar em uma sopa doce, perdendo toda a textura das camadas. O ideal é molhar levemente, apenas para umedecer, ou não molhar.

Se estiver usando um creme mais líquido, nem precisa molhar o biscoito, pois ele absorverá a umidade do recheio. Caso esteja usando um recheio mais durinho (como o creme que utilizamos neste preparo) o biscoito não absorverá muita umidade, por isso, recomendamos umedecê-lo – porém, sempre com cautela.

Fique de olho no recheio

Nunca monte o pavê com o recheio quente. A alta temperatura (ou até mesmo a temperatura morna) vai amolecer o biscoito rapidamente, ocasionando um excesso de umidade. Coloque em uma travessa e deixe esfriar em temperatura ambiente ou leve à geladeira por alguns minutos.

Não recomendamos a deixar o recheio muito líquido, pois ele também vai umedecer o biscoito em excesso. O ideal é preparar um recheio encorpado, fácil de manusear com a colher. Se achar que o creme está muito líquido, cozinhe-o por mais alguns minutos.

Caso cozinhar o creme por mais tempo não resolva, em um recipiente, dissolva um pouquinho de amido de milho em água ou leite – adicione a mistura à panela aos poucos (cuidado para não exagerar), mexendo sempre, até chegar à consistência desejada. Lembre-se que a maioria dos recheios dá uma engrossada após enfriar.

Qual é o melhor biscoito para fazer pavê?

Para escolher o melhor biscoito para fazer pavê, é preciso considerar alguns pontos: preferência; quanto você quer gastar; sabor; e textura. Com isso em mente, selecionamos os 4 biscoitos mais populares e recomendados para a preparação dessa sobremesa. São eles:

Biscoito de maisena: essa é a opção mais popular no dia a dia. Após umedecido levemente, tende a manter sua estrutura, ganhando um pouco de maciez. Possui um sabor suave que combina muito com recheios doces, como de chocolate e doce de leite. Além disso, é a opção mais barata nos supermercados.

Biscoito de coco: o biscoito de coco é bem parecido com o de maisena, inclusive o preço e a textura. A grande diferença está no sabor. Cuidado para não comprar rosquinha de coco (procure pelo biscoito tradicional retangular, que possui o mesmo formato do biscoito de maisena, porém é saborizado artificialmente). Seu sabor combina muito com um recheio tropical, por exemplo, de abacaxi. Também vai muito bem em um pavê de prestígio.

Biscoito champagne: o biscoito champagne é muito usado no pavê da ceia de Natal (uma vez que ele é popular nessa época do ano). Ele é mais docinho que o biscoito maisena, por isso combina com recheios de fruta, como maracujá, limão e pêssego. Fica uma delícia com nozes. Sua textura é mais esponjosa e absorve mais líquido (cuidado para não umedecer em excesso). O preço costuma ser mais caro.

Biscoito recheado: há uma grande variedade, porém o mais usado é o biscoito recheado com chocolate. Você pode montar a base apenas com o biscoito e incorporar o recheio ao creme do pavê. Você pode triturar os biscoitos grosseiramente para montar as camadas. É uma ótima opção para fazer pavês específicos, como pavê de oreo.

Escolha o biscoito de acordo com a sua preferência. Para esse pavê de chocolate fácil, utilizamos o biscoito de maisena – aprovamos tanto o equilíbrio de sabor quanto a textura. Também já fizemos um pavê de biscoito champagne que ficou simplesmente delicioso. Vale a pena conferir!

Dicas para deixar o pavê de chocolate fácil ainda mais saboroso

Conquistar a fama de quem faz o melhor pavê da família, não é uma tarefa fácil. Entretanto, com as dicas do Receiteria, você vai ganhar esse título bem rapidinho e todo mundo vai te pedir a receita do pavê (pode compartilhar o link no grupo da família). Confira abaixo:

Molhe o biscoito em conhaque: o creme branco e a ganache combinam muito com o sabor de conhaque. Você pode molhar o biscoito diretamente na bebida, ou preparar uma misturinha de leite com conhaque. Atenção – faça isso se o pavê for servido apenas para maiores de 18 anos.

Molhe o biscoito em café forte: o sabor do café também combina muito com chocolate, inclusive ajuda a equilibrar o doce da sobremesa. Basta molhar os biscoitos em um café bem forte. Outra opção é usar licor de café ou amarula.

Adicione 1 dose de rum ao recheio: acrescente a dose de rum na ganache ou no creme. Cuidado para não exagerar, pois o sabor pode ficar muito exagerado. Use entre 1/2 e 1 dose, não mais que isso. O recheio ganha um toque caramelo.

Adicione nozes ao creme branco: as nozes são muitos populares nas sobremesas de Natal. Para adicioná-las ao creme branco, dê uma leve triturada e misture ao recheio já pronto. O pavê ganha uma camada extra de textura. Guarde algumas para a decoração.

Experimente outros recheios: você pode substituir o creme branco por um recheio de brigadeiro – e terá um pavê bem chocolatudo. Também vale substituir por uma mousse de maracujá, que combina muito com a ganache de chocolate. Com uma mousse de morango e ganache de chocolate, você tem um pavê sensação.

É pavê e pacumê, sim!! Com essas dicas, você terá uma sobremesa tão bonita quanto gostosa. Lembre-se que o pavê precisa de um bom tempo na geladeira. Se possível, prepare a noite para servir no dia seguinte – a textura e o sabor ficam ainda mais acentuados. Aproveite para conferir outras receitas de sobremesa de Natal. Há várias opções clássicas, como pudim, rabanada, salada de frutas etc.

Jaqueline Souza
feito com por

Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.

minhas receitas instagram

Perguntas & Respostas

Pode fazer esse pavê de chocolate fácil sem a gema de ovo?

Avatar Fernanda em 05/08/2024

Até pode, mas a cor e a textura do creme podem variar sem esse ingrediente.

Avatar Jaqueline Souza em 07/08/2024


Não tenho bolacha maisena, posso fazer com outra bolacha?

Avatar Rosana em 04/08/2024

Sim, você pode preparar o pavê com a bolacha de sua preferência. A nossa sugestão é substituir a bolacha maisena pela bolacha champanhe. Experimente e escolha a sua versão favorita!

Avatar Jaqueline Souza em 07/08/2024


Pra quantas pessoas servem?

Avatar Isaac em 12/08/2024

Olá, Isaac! O pavê serve em média 10 - 12 pessoas 😊

Avatar Thaís Navarrete Resende em 13/08/2024


A quantidade de 12 porções... são porções boas?

Avatar Juliana em 07/08/2024

Oi, Juliana! São porções de, mais ou menos, 200 gramas... 🥰

Avatar Jaqueline Souza em 09/08/2024


Quero fazer mais durinho. Posso aumentar o amido de milho? Porque uma colher me parece pouco.

Avatar Selma em 07/08/2024

Experimenta cozinhar o creme por mais tempo! Se preferir, você também pode colocar um pouco mais de amido de milho... Só tome cuidado para não exagerar!

Avatar Thaís Navarrete Resende em 24/10/2024


sua nota

sua avaliação


Foto da receita
A imagem deve ser em formato PNG, JPG ou JPEG e ter no máximo 30MB

5.0 de 5 (30 avaliações)

5 estrelas
0
4 estrelas
0
3 estrelas
0
2 estrelas
0
1 estrela
0

avaliações

filtrar ordenar

Avatar Fabiola Akel

07/12/2024

sensacional

Esse pavê de chocolate é incrível! Testei aqui em casa e acrescentei uma camada de creme de avelã, ficou ainda mais especial. No Doces Mordidas, adoro reinventar clássicos como esse! 🍫❤️

Avatar Leon Patrick

29/10/2024

muito sabor sensacional

Minha mulher está na TPM, querendo doce, então tive a brilhante ideia de vir aqui e pegar essa receita maravilhosa, eu não como doce, mas acabei de fazer essa receita e coloquei na geladeira, tá tão lindo, que eu vou ter que comer. Muito obrigado.

Avatar carol

23/10/2024

Foto do Review

Muito gostoso, ficou muito bom mas precisei mudar algumas coisas: A receita tem muito leite, pus metade do que pedia (em torno de 300 ml) e precisei de 3 pacotinhos de bolacha maizena. fora isso ficou muito bom

Avatar Pabline

20/10/2024

Avatar Dina Emiliano

01/02/2024

Amei vou fazer

Avatar Ana Clara Mesquita

25/12/2023

Amei, infalível pro natal sempre ganho elogios (não sei nem fritar um ovo)

Avatar Vivian P.L

24/12/2023

Adorei às dicas, de ficar uma delícia.

Avatar María Vitória

21/12/2023

Adorei sua receita 💐

Avatar Fabio Oliva

09/12/2023

muito sabor sensacional

Façam! Fiz no almoço, do meu aniversário e só recebi elogios. Não sobrou nem para contar história. Usei chocolate meio-amargo Só acrescentei morangos na cobertura

Avatar Cínthia Matos

07/09/2023

sensacional

Top de mais! Acabei de fazer. Super rápido e prático 👏👏👏

Avatar Gabriella

12/06/2023

muito sabor receita favorita

Nota 10! Tanto a receita, quando o site, amei a possibilidade de marcar os ingredientes já colocados na receita.

Avatar Silvia

01/05/2023

Irei fazer, gostei da receita, obrigado 🙂

Avatar Elisangela Moreira

26/04/2023

Receita top demais vou fazer pra galera do grupo jovem vão amar tenho certeza

Avatar Maria

16/04/2023

Receita deliciosa e de preparo simples... Já fiz várias vezes, todos adoram 😋😋

Avatar Elaine VICTORINA DO NASCIMENTO

07/04/2023

Vou fazer hoje para sobremesa do almoço

Avatar JulianaJulia luiza

22/03/2023

receita favorita

Fiz o pavê fico maravilhoso muito facil segui o passo a passo fico perfeito só estou esperando gelar,muito obrigado

Avatar Edna

19/03/2023

receita favorita

Amei fiz e estou fazendo de novo

Avatar Débora

02/01/2023

muito sabor

Receita maravilhosa, amei de coração! Super fácil e deliciosa!

Avatar Karen

02/01/2023

muito sabor

Receita simples e fácil de fazer

Avatar Adriana Costa Garcia

31/12/2022

Amei