21 receitas de recheio de pastel que vão dos salgados aos doces

Escrito por                          

Aprenda como fazer aquele recheio de pastel perfeito para qualquer momento. Seja para um lanche ou até mesmo para a sobremesa, esse é um quitute que cai muito bem. Para rechear a massa, você pode preparar desde a versão clássica, feita com carne moída, ou até mesmo se aventurar usando Nutella. Ficou curioso? Então, veja essas receitas:

Recheios simples

iStock

1. Recheio de carne simples: uma carne moída refogada bem temperadinha pode ser o recheio perfeito para o seu pastel. Sem muitas complicações, essa receita pode ser executada com sucesso até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.

2. Recheio de pizza: bem tradicional, o recheio de pizza é ideal para quem busca praticidade e sabor a cada mordida. Para isso, você precisa ter em mãos mussarela, presunto, tomate, cebola e orégano. Como essa opção não vai ao fogo, você só precisa se preocupar em picar os ingredientes e misturá-los.

3. Recheio de bacalhau: mesmo sendo simples, essa é uma receita que requer um planejamento para o seu preparo. Isso acontece porque o bacalhau deve ser dessalgado. Para isso, o peixe deve descansar em água por 12 horas. Depois desse tempo, o bacalhau é cozido e combinado com cebola, azeitona, alho, cheiro-verde, Sazón e colorau.

4. Recheio de atum: já para quem quer sentir um gostinho de peixe, mas sem se preocupar com o tempo na cozinha, vale a pena investir no atum enlatado. A sugestão é combiná-lo com um pouquinho de molho de tomate e temperos. Esse é um exemplo de como o simples pode ser delicioso.

5. Recheio de brócolis: bem colorido, esse recheio tem o brócolis como protagonista. Mas ele não é usado sozinho. Pimentões verdes, vermelhos e amarelos, tomate e temperos ajudam a fechar o sabor com chave de ouro.

6. Recheio de sardinha: para testar essa opção, você só precisa misturar sardinha amassada com cebola, tomate, gergelim, alecrim, sal e leite de coco. O resultado é uma textura bem cremosinha e um sabor pra lá de marcante.

Recheios especiais

iStock

7. Recheio cremoso de carne: para que a carne moída fique bem cremosa, você vai precisar usar um pouco de creme de leite. Como esse item tem um gostinho suave, a dica é caprichar no tempero, assim, o sabor fica perfeito. Ficou com água na boca? Então, confira o passo a passo.

8. Recheio de carne-seca: com um sabor marcante, a carne-seca é ideal para quem quer um recheio de destaque. Aqui, ela é combinada com azeitona, alho, cebola, colorau e azeite. A lista de ingredientes que você precisa ter em mãos é curtinha, mas o resultado fica incrível. Vale a pena experimentar.

9. Recheio cremoso de pizza: o segredo para deixar esse recheio tradicional com uma textura bem cremosa é usar o catupiry. Essa é a prova que um ingrediente pode fazer toda a diferença no sabor do seu recheio. Além dele, você vai usar presunto, queijo, tomate e orégano.

10. Recheio de frango cremoso: nessa opção, molho de tomate e creme de leite são combinados para fazer um molho com o frango desfiado. Para que a textura fique mais encorpada, ainda é preciso usar um pouco de amido de milho misturado com água.

11. Recheio de palmito cremoso: palmito refogado já é uma delícia, mas se ele contar com um molho cremoso, melhor ainda! Para isso, é usada a água do palmito, leite e farinha de trigo. Todo o preparo é feito em uma panela só, assim, você não precisa sujar muita louça.

12. Recheio de milho cremoso: preparado com milho, mussarela, amido de milho, creme de leite, salsinha, cebola, tomate e azeitona, essa é uma receita extremamente prática. O preparo consiste apenas em levar todos os ingredientes para a panela. Porém, é preciso seguir uma ordem certa, confira no link.

13. Recheio de ricota: como a ricota conta com um sabor bem suave, é interessante combiná-la com temperos. Aqui, são usados tomilho, azeite, sal e pimenta-do-reino. Para dar um toque crocante, a dica é ainda acrescentar um punhado de nozes.

14. Recheio de shimeji: nessa receita, o cogumelo shimeji só precisa ser refogado com cenoura ralada e molho de soja. Apenas três ingredientes são suficientes para formar um recheio que pode deixar qualquer um com água na boca. Isso sem contar que o trabalho na cozinha é mínimo.

15. Recheio vegano: para ser usada como recheio, a proteína de soja é temperada e refogada de uma maneira bem básica. Na hora da montagem, ainda entra em cena ovo mexido de tofu e uma azeitona. Essa é uma versão de um sabor clássico de pastel de feira, mas livre de ingredientes de origem animal .

Recheios doces

iStock

16. Recheio de chocolate: para testar essa opção em casa, você só precisa de chocolate em barras para rechear o seu pastel. Você pode escolher seu tipo favorito, seja ao leite, meio amargo ou amargo. Também vale usar o branco ou os especiais. Mesmo sendo uma receita tão prática, o resultado fica uma delícia.

17. Recheio de goiabada: para se deliciar com esse sabor de pastel, o único trabalho que você terá com a goiabada é cortá-la em fatias. Na sequência, é só partir colocar os pedaços na massa. Se você não quer passar muito tempo na cozinha, experimente essa opção.

18. Recheio de doce de banana: nessa receita, fatias de banana vão ao fogo com açúcar, suco de limão e noz-moscada. Para finalizar, amido de milho dissolvido em água também entra em cena para engrossar o caldo. Como resultado você tem um recheio doce cremoso e levemente aromatizado.

19. Recheio de Charge: para obter um gosto de Charge sem precisar comprar o bombom, essa receita sugere usar doce de leite e amendoim. Você deve colocar na massa a quantidade desejada de cada item. O resultado é uma combinação de texturas irresistível.

20. Recheio de Nutella: outra alternativa extremamente simples para você testar na sua casa é usar a Nutella como recheio para o seu pastel. Como esse é um item comprado pronto em supermercados, você só precisa se preocupar com a montagem do seu doce.

21. Recheio de leite Ninho com morango: para fechar a lista, você confere como fazer um recheio cremoso de morango. Primeiro é feito um creme com leite, amido de milho, leite em pó, leite condensado, sal e creme de leite. Para finalizar, é só misturá-lo com a fruta.

Agora que você já aprendeu como fazer seu recheio de pastel, confira como preparar um delicioso pastel de feira. Afinal, uma massa sequinha e crocante também é muito importante para um quitute de sucesso.

PARA VOCÊ