20 receitas de comida tailandesa para refeições saborosas e diferentes

Escrito por                          

Com aromas e sabores marcantes e muito gostosos, as comidas tailandesas têm ganhado adeptos no Brasil. Para quem gosta de se aventurar e descobrir novos sabores, essa é uma lista perfeita! Aqui você encontra pratos com frango, peixes e saladas bem refrescantes e diferentes. Ficou com vontade? Então dá só uma olhada nas opções abaixo:

Receitas de comida tailandesa com frango

1. Frango ao curry tailandês: o que chama a atenção nessa receita é a riqueza de aromas e sabores. Isso graças às especiarias que são usadas para fazer essa opção – curry, páprica picante e gengibre ralado. Extremamente suculento e saboroso, ele é uma ótima opção para servir como prato principal no almoço ou no jantar!

2. Sopa de frango tailandesa: caiu a temperatura aí na sua cidade e tudo o que você quer é saborear uma sopa bem quentinha embaixo das cobertas? Então que tal inovar e preparar um caldinho bem diferente e gostoso? Aqui, você aprende a fazer uma sopa tailandesa com frango muito fácil e simplesmente deliciosa!

3. Frango com molho de peixe tailandês: vai receber os amigos em casa e quer surpreender todo mundo com um prato delicioso, mas não quer ter muito trabalho na cozinha? Pois invista nessa opção vinda direto da Tailândia, que não suja nenhuma panela e ainda é superdiferente e saborosa!

4. Frango no abacaxi tailandês: essa receita dá água na boca só de ver o modo de preparo. Confira só os ingredientes necessários: cream cheese, salsão, leite de coco, água, peito de frango, camarão, shoyu, açúcar, abacaxi, caldo de frango, curry, pimenta branca e gengibre ralado. Não tem como dar errado, não é mesmo?

5. Espetinho de frango tailandês: um petisco diferente pode ser uma ótima alternativa para quem quer arrasar no happy hour em casa. O diferencial dessa receita está no tempero da carne, que leva óleo de gergelim, gengibre ralado, alho, cebola roxa, capim-limão, amendoim torrado sem pele, açúcar mascavo, nam pla ou shoyu, vinagre de arroz, suco de limão, leite de coco, pimenta biquinho e sal.

Receitas de comida tailandesa com peixe

6. Peixe tailandês: o peixe usado aqui é o saint peter, pois além de ter um sabor delicioso e superintenso, ele também é bem firme e não desmancha na hora de preparar. Já os temperos usados são o leite de coco, o creme de leite, gengibre ralado, pimenta, coentro, alho, limão, cebolinha, sal e azeite.

7. Sopa de peixe tailandesa: mais uma opção para os dias frios, essa sopa de peixe tailandesa é perfeita para servir acompanhada de um pãozinho e um bom vinho. Também conhecida como sopa thai, ela é tão gostosa e aconchegante que parece fazer um carinho no estômago!

8. Peixe ensopado tailandês: peixe branco, tomate, cebola, cogumelo paris, palmito, vinho branco seco, água, curry em pasta, pimenta calabresa, pimenta dedo-de-moça, salsa fresca, azeite, pimenta branca, sal e suco de limão são os ingredientes que compõem essa receita saborosa e muito fácil de fazer!

9. Peixe com brócolis e curry tailandês: quer preparar um prato mais refinado para servir naquele jantar especial? Aposte nesse peixe com brócolis e curry tailandês. Com um sabor intenso e muito sofisticado, ele é aquele tipo de prato que arranca suspiros a cada garfada. Vale a pena dar uma conferida!

10. Curry de peixe com batata-doce: em panela, coloque o azeite, a cebola, o alho e a pasta de curry e refogue bem para liberar todos os aromas. Assim que já estiver bem cheiroso, adicione o resto dos ingredientes – menos o peixe -, abaixe o fogo e deixe ferver por cerca de três minutos. Em seguida adicione a carne, mexa mais um pouco, desligue o fogo e tampe. Esse processo final vai cozinhar o peixe no calor restante da panela!

Receitas de comida tailandesa com camarão

iStock

11. Macarrão de arroz tailandês: que tal cozinhar como um verdadeiro chefe tailandês? Essa receita de pad thai é bem rápida e fácil de fazer. Anote aí os ingredientes que você vai precisar: macarrão de arroz, tofu, moyashi, maço de nirá, açúcar, shoyu, pasta de tamarindo ou pimenta sriracha, amendoim torrado, alho e cebola.

12. Rolinho primavera tailandês: sabe aqueles rolinhos primavera bem gostosos que você come em restaurantes orientais? Essa receita te ensina o passo a passo de como preparar uma versão tailandesa gostosa e sem glúten para você poder saborear essa delícia sem sair de casa.

13. Arroz tailandês: cansado do arroz branco básico de todos os dias? Então inove com uma versão de arroz tailandês que é bem fácil de fazer e fica uma delícia! Aqui, o camarão dá um sabor a mais para a receita, mas se você for vegetariano pode fazer sem esse fruto do mar, ok?

14. Camarão tailandês: um prato muito típico de restaurantes tailandeses é o camarão thai. E se engana quem pensa que ele é difícil de ser feito, pois, acredite ou não, ele fica pronto em cinco minutos e não requer muitas habilidades na cozinha. Outro ponto vantajoso dessa receita é que você não precisa sujar muita louça para prepará-la!

15. Sopa de camarão tailandesa: mais uma receita típica da Tailândia, essa sopa de camarão leva bastante pimenta. Ou seja, perfeita para os apaixonados por comidas mais ardidas! Então confira os ingrediente necessários para preparar essa delícia e corra para cozinha para experimentar!

Receitas de saladas e molhos tailandeses

iStock

16. Salada de mamão tailandesa: quer deixar os convidados de queixo caído? Então invista nessa salada de macarrão de mamão verde! E como qualquer boa receita tailandesa, o segredo são os temperos usados. Outro toque especial que deixa o prato ainda mais bonito é a pitaya!

17. Salada de arroz tailandesa: e claro que não poderia faltar uma opção vegana nessa lista! Comece esquentado o arroz selvagem. Enquanto isso, prepare o molho com shoyu, molho de hoisin, vinagre de arroz, óleo de gergelim, algo, gengibre e flocos de pimenta. Por último, é só colocar todas as verduras e o arroz em uma travessa e servir com o molho por cima!

18. Salada de pepino tailandesa: extremamente refrescante, essa salada é perfeita para servir naqueles dias bem quentes. Leve, ela leva um tempero muito gostoso e marcante. Tenha em mãos gengibre, limão, pimenta chilli vermelha, óleo de gergelim, azeite, shoyu, pepino e coentro.

19. Molho de amendoim tailandês: com um toque agridoce, esse molho de amendoim tailandês é sucesso garantido entre os mais variados paladares. Também conhecido como bumbu kacang, sambal kacang e or pecel, ele é um acompanhamento muito gostoso para servir com carnes, rolinho de primavera e saladas.

20. Molho de pimenta tailandês: e para finalizar essa lista, que tal aprender a fazer um molho de pimenta muito gostoso e exótico? O preparo é muito simples, basta bater todos os ingredientes no liquidificador até dar o ponto desejado. A dica é servir com pães, carnes e saladas!

Com tantas opções gostosas, você pode sentir o sabor da Tailândia sem sair de casa! E para mais pratos diferentes da cozinha oriental, não deixe de conferir essa lista de lámens bem gostosos.

PARA VOCÊ