47 receitas de comidas italianas para você viajar na cozinha

A culinária da Itália faz sucesso no mundo todo e isso não é à toa. Afinal, quem não adora uma macarronada, uma lasanha feita no capricho ou uma boa pizza? As opções são para todos os gostos. E para se deliciar com essa cozinha, confira estas receitas variadas de comidas italianas!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Entradas e saladas

O carpaccio é um prato de origem italiana, sabia? O nome é em homenagem ao pintor renascentista Vittore Carpaccio, que utilizava muito a cor vermelha em suas obras. Veja como fazer esse prato delicioso e sofisticado!

Publicidade

Esse prato é feito com o queijo italiano burrata. Cremoso por dentro, ele entrega demais. Acompanhe o passo a passo em fotos e aproveite!

Comece a sua noite italiana com uma entrada maravilhosa! Os arancinis são tradicionalmente feitos com sobras de risoto, moldadas em forma de bolinhas, recheadas com queijo, carne ou vegetais, empanadas e fritas até ficarem crocantes. Uma delícia!

Prefere algo mais simples? Uma boa brusqueta é a solução. A entradinha italiana nada mais é do que fatias de pão grelhado ou torrado, esfregadas com alho e regadas com azeite de oliva. E nessa receita, elas são cobertas com tomates e folhinhas de manjericão.

Para dar uma beliscada antes dos pratos principais, a dica é apostar na tradicional polenta frita crocante. Para que a massa fique croncate, você deve usar água quente para dar liga à mistura e investir em um fubá de boa qualidade, ok?

Publicidade

Agora, dias mais quentes pedem acompanhamentos mais leves, certo? Na dúvida, sirva uma salada caprese com pesto que agrada todo mundo e ainda tem um sabor delicioso do manjericão.

Com uma apresentação linda, o carpaccio de abobrinha com tomate seco vai deixar os seus convidados ainda mais animados para a hora do jantar. A dica é decorar com folhinhas de hortelã para dar um sabor mais refrescante à entradinha.

Massas

O clássico calzone não poderia ficar de fora dessa lista. Aqui, você aprende a preparar a massa e um recheio delicioso de queijo com tomate e orégano. Experimente!

O macarrão à bolonhesa é um dos pratos italianos mais famosos do mundo! E o segredo para alcançar a perfeição é usar uma boa carne moída e um molho de tomate caseiro.

Um clássico de qualquer bom restaurante italiano, o macarrão alho e óleo é feito com espaguete e, claro, uma quantidade generosa de alho fritinho. Você pode dar um toque final e adicionar parmesão ralado por cima na hora de servir.

Publicidade

Uma das receitas italianas mais populares no Brasil, a lasanha bolonhesa ao molho branco é o tipo de prato presente no almoço de domingo em família. Para formar a crostinha dourada gostosa, capriche no queijo mussarela na hora de finalizar.

Com um molho de tomate bem vermelhinho, folhas de manjericão fresco e bolinhas de queijo mussarela de búfala, o macarrão caprese fácil vai conquistar os mais variados paladares!

Um pouco mais sofisticado, o macarrão com burrata e parma é ideal para as ocasiões mais especiais. A carne usada nesta receita é um tipo de presunto cru originário da região de Parma, na Itália, com um sabor rico e levemente salgado.

Duas paixões italianas são unidas neste pappardelle com ragu de ossobuco! O macarrão é uma variedade de massa que se destaca por sua largura e formato alongado. Já a carne consiste em uma preparação cozida lentamente com vinho e caldo. Essa versão vai te conquistar!

Quem gosta de uma opção clássica e sem muito recheio precisa provar esta pizza margherita fácil e saborosa. O sabor característico fica por conta de folhinhas de manjericão, que devem ser frescas, ok? Outro ponto importante é usar parmesão e não queijo mussarela!

Publicidade

Com um sabor mais sofisticado, a pizza de burrata com manjericão é maravilhosa para quem vai fazer a noite da pizza em casa. Aqui, a massa é feita com fermento biológico fresco, o que garante uma maciez extra.

Extremamente refinado, o linguine ao vôngole é a opção ideal para quem gosta de massas com frutos-do-mar. Aqui, os mariscos pequenos dão um sabor especial ao macarrão, que deve ser cozido até o ponto al dente.

O spaghetti al limone é um prato italiano que consiste em massa espaguete cozida e temperada com um molho cremoso de limão-siciliano. É uma opção leve, refrescante e cheio de sabor cítrico.

E é claro que o clássico macarrão à carbonara tinha que estar na lista. Uma das massas mais famosas do mundo, essa delícia feita com espaguete, um molho cremoso à base de ovos, queijo parmesão, bacon e pimenta-preta conquista vários paladares.

O fettuccine Alfredo é um prato originário da cidade de Roma e consiste do preparo de uma massa em forma de fita, com um molho rico e cremoso à base de manteiga, queijo parmesão e creme de leite.

Para uma versão tradicional, aposte neste nhoque de batata. O segredo para a textura perfeita é o ponto de cozimento dos tubérculos, que não devem ser muito longo para não ficar aguado, ok?

A origem exata do nhoque é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na região da Lombardia. A palavra "gnocchi" deriva do termo italiano "nocchio", que significa "nó" ou "torção". E se você é apaixonado por esta massa, vem conferir esse nhoque recheado de queijo!

oferecido por Quatá

O primeiro passo desta lasanha de frango com queijo é preparar a carne, que deve ser precozida e desfiada. A dica é caprichar no molho de tomate, pois é ele que vai ajudar a deixar a massa macia e suculenta, ok?

Para uma versão sem carne, aposte nesta lasanha de brócolis com molho branco simples de ser feita. O sabor mais intenso fica por conta de uma combinação gostosa de queijos: o mussarela e o parmesão fresco!

Mais refinada, esta lasanha de tomate seco e ricota tem um sabor suave que encanta todo mundo logo na primeira garfada. Para facilitar, prepare primeiro o creme de mussarela e ricota e só depois parta para a cobertura e montagem.

Você não vai precisar de massa pré-cozida para montar a lasanha de berinjela vegetariana, pois a própria berinjela fatiada já cumpre este papel! Confira a receita completa e entenda como montar.

Risoto

A origem exata do risoto é um tanto incerta, mas acredita-se que a técnica de cozimento lento de arroz em caldo tenha sido desenvolvida na Itália no século XIV. Hoje, ele é popular no mundo todo e é feito de diversas maneiras, como no caso deste risoto de queijo brie e alho-poró!

Com gostinho de frutos-do-mar, o risoto de camarão é uma ótima pedida para quem gosta de algo mais leve e com cara de dias quentes. Se você não tiver caldo de legumes, pode preparar um caldo com as casquinhas do camarão.

Outra opção leve, o risoto integral de abobrinha também é ótimo para quem está de dieta, pois é feito com arroz integral, cream cheese light e azeite. Ou seja, nada de muito gorduroso.

Uma explosão de texturas e sabores, o risoto de linguiça portuguesa, funghi e mascarpone leva um toque de conhaque que ajuda a harmonizar ainda mais os ingredientes. Já o alecrim dá um toque final incrível e diferente.

Surpreenda todos os seus convidados com este risoto de gorgonzola com crisps de presunto parma. Este tipo de presunto costuma ter um preço mais salgado, mas acredite, vale muito a pena!

Você precisa conhecer essa receita de risoto vegano cremoso. O segredo está no leite de coco que deve ser adicionado quando faltar cinco minutos para acabar o tempo de cozimento.

oferecido por Quatá

Quem gosta de pratos com um sabor intenso e gostoso de cogumelos vai se apaixonar por este risoto de funghi secchi. Dê preferência para um caldo de legumes caseiro, ok?

Com um sabor refrescante, o risoto caprese combina perfeitamente folhas de manjericão com tomate-cereja e mussarela de búfala. Ou seja, simplesmente não tem como dar errado, concorda?

Pratos com carne

O minestrone é uma sopa italiana de origem popular que se destaca por ser bastante nutritiva e versátil. É um prato tradicionalmente feito com uma variedade de legumes gostosos, como vagens e cenouras. Confira a receita completa e prepare essa delícia em casa!

Uma receita coriga e que você precisa ter anotada aí no seu caderninho, o molho à bolonhesa é perfeito para acompanhar massas ou o tradicional arroz e feijão brasileiro. Dê preferência para o molho de tomate caseiro, ok?

Para quem gosta de sopas, não deixe de conferir esse capeletti de carne feito com músculo bovino. É uma receita com o preparo simples e que rende bastante.

O polpetone é um prato italiano que consiste em uma grande almôndega feita de carne moída combinada com temperos, como alho, cebola, ervas e especiarias, além de ovos e pão ralado para dar liga. E para uma versão mais leve confira este polpetone assado light.

A característica marcante do ossobuco é o osso com a medula no centro, que confere um sabor rico e uma textura macia ao prato. E se você adora receitas práticas, então confira esta versão de ossobuco na pressão que desmancha na boca.

Uma delícia com gostinho de comida de nonna, a polenta mole com carne moída é ideal para servir em dias mais frios do ano. Para que a polenta fique na consistência gostosa, a dica é mexer sem parar enquanto cozinha.

Sobremesas

Não deixe de aprender a preparar essa sobremesa italiana com um preparo simples e com sabor extraordinária. Perfeita para datas especiais ou para surpreender.

O nome "panna cotta" significa literalmente "creme cozido" em italiano, e é um doce apreciado pela sua textura delicada e sabor suave. Aprenda o passo a passo certinho de como fazer essa delícia que ainda leva uma deliciosa calda de frutas vermelhas por cima.

Gosta de um docinho mais tropical? Então, invista nesta panna cotta de manga simples. Além da fruta, você também vai precisar de gelatina incolor sem sabor, creme de leite e açúcar. Só!

O tiramisu é uma sobremesa clássica italiana que combina camadas de biscoitos de champanhe embebidos em café! Além disso, ele também conta com camadas de creme doce e um toque de cacau em pó. Aprenda a preparar essa delícia hoje mesmo!

Não tem jeito, quando se pensa em Natal automaticamente o panetone vem à cabeça. Afinal, esse pãozinho doce tem cheiro e sabor de festas de fim de ano, não é mesmo? E você pode fazer essa maravilha sempre que bater a vontade. Confira a receita completa.

A massa desta caçarola italiana tem um toque delicioso de queijo parmesão, que combina bem com o coco ralado fresco. O resultado é um doce diferente e com uma textura cremosa.

A colomba pascal tem uma forma semelhante à de um pombo (daí o nome "colomba", que significa "pomba" em italiano) e é feita de uma massa macia e fofa, semelhante a um bolo de Páscoa. E quem nunca fez essa delícia agora é a chance! Confira a receita completa e teste em casa.

O cannoli é um docinho em formato de tubos que pode receber os mais variados recheios. Nesta receita, o escolhido é o chocolate! Muito parecido com uma panqueca, a massa dessa delícia leva dois ingredientes especiais: o vinagre branco e a cachaça ou conhaque.

Mamma mia! Não tem nonna que resista a tanto sabor, não é mesmo? Você pode aproveitar essas receitas e fazer uma noite italiana super especial aí na sua casa.

Agora, se você gosta de temperos diferentes e um sabor mais especial, então confira estas receitas de comida árabe e viaje apenas com o paladar!