40 receitas de bolo de cenoura simples ou criativas para fazer sempre

O bolo de cenoura é uma receita tradicional, que praticamente todo mundo ama, não é mesmo? Combina perfeitamente com um lanche da tarde ou até mesmo com um café da manhã de fim de semana! É uma boa pedida também para quando se vai receber visitas em casa dentro de poucas horas e você quer servir algo gostoso, mas que não dê muito trabalho para preparar.

As receitas mais conhecidas são aquelas que levam calda/cobertura de chocolate, mas esta não é a única possibilidade para um delicioso bolo de cenoura! Ele também pode ser feito sem chocolate, ficando com um sabor mais suave, para ser saboreado no dia a dia, ou até mesmo com outros ingredientes diferentes.

Abaixo você confere deliciosas receitas para usar a criatividade na hora de preparar o seu próximo bolo de cenoura!

Bolo de cenoura sem cobertura

Foto: Reprodução / Chocorango

Foto: Reprodução / Chocorango

1. Bolo de cenoura vegano com linhaça: não leva ovos, aliás, nenhum produto de origem animal. Para substituir os ovos, você usa linhaça hidratada, que dá liga. Além dela, você usará as cenouras, óleo de girassol, limões, açúcar mascavo, trigo integral e fermento.

2. Bolo de cenoura tradicional: você só vai precisar de cenoura, ovos, açúcar, óleo, farinha de trigo e fermento. O preparo é simples e rápido. Não é necessário fazer calda, mas, se quiser, ela pode ser feita com leite, chocolate em pó, açúcar e manteiga.

3. Bolo de cenoura e coco: fica fofinho, bem leve e saboroso. Você precisará de ovos, açúcar, óleo, suco de laranja, farinha de trigo, canela em pó, cravo em pó, bicarbonato de sódio, fermento em pó, cenoura e coco fresco ralado.

4. Bolo de cenoura simples: receita fácil e rápida, mas que resulta num bolo gostoso, que com certeza agradará a todos pela simplicidade. Seu miolo é macio e úmido, contido por uma ligeira crosta quase caramelizada.

Bolo de chocolate com cobertura ou calda

Foto: Reprodução / ICKFD

Foto: Reprodução / ICKFD

5. Minibolo de cenoura: receita que rende bastante. Você vai precisar de cenouras, açúcar, óleo, ovos, farinha de trigo e fermento. Deverá colocar a massa pronta em forminhas de cupcake. Para cobrir, uma deliciosa ganache de chocolate.

6. Bolo de cenoura e chocolate: fica bem fofinho, já que é feito com manteiga e não óleo. Você usará farinha de trigo, fermento em pó, açúcar, ovos, manteiga derretida, cenouras grandes. Para a calda de chocolate, mais açúcar, achocolatado em pó, manteiga e água. Fácil e saboroso.

7. Bolo de cenoura com mousse de Nutella: combinação deliciosa, especial para quem não troca a Nutella por nenhum outro tipo de chocolate. Para fazer o mousse, além da Nutella, você usará creme de leite, chocolate meio amargo, gelatina em pó e raspas de chocolate para decorar.

8. Bolo de cenoura no copinho: fica molhadinho, fofinho e com uma cor amarela bem intensa. Perfeito para ser servido em copinho, pois fica charmoso, diferente e prático para saborear. Boa dica para uma sobremesa após um almoço familiar.

9. Bolo de cenoura de micro-ondas: gostoso, light, com boa textura e muito fácil de fazer. Para a calda, você vai precisar de leite desnatado, adoçante culinário e alfarroba em pó (ou cacau). Quem não usa adoçante pode usar mel, ou o seu açúcar de preferência.

10. Bolo de cenoura com calda: fica com uma cor ótima. O preparo é simples. Você vai usar ovos, óleo, cenouras, açúcar, farinha de trigo e fermento. Para a cobertura, manteiga, chocolate em pó, açúcar e leite.

11. Bolo de cenoura sem glúten: um bolo bem molhadinho, que não deixa a desejar apesar de não levar trigo. Você usará farinha de arroz, polvilho doce, entre outros ingredientes. Para a calda, pode usar chocolate em barra 70% cacau sem glúten.

12. Bolo de cenoura com ganache de chocolate: a dica é seguir à risca a quantidade de cenouras utilizada na receita, para não ter erro. Para a ganache você utilizará chocolate meio amargo, glucose ou mel e manteiga sem sal.

13. Bolo de cenoura com brigadeiro: delicioso e fácil de fazer. A cobertura é de brigadeiro mole, que agrada a maioria das pessoas. Perfeito para uma sobremesa simples de final de semana, para comer em família.

14. Bolo de cenoura com calda durinha: para quem prefere assim, a calda fica “quebradiça” e seca quando esfria. É feita somente com açúcar, achocolatado (de uma boa marca), manteiga e leite.

15. Bolo de cenoura vegano: o ovo é substituído pela linhaça triturada com água. Além dela, você utilizará cenoura, óleo vegetal, extrato de soja, farinha de trigo, açúcar, vinagre branco e fermento. Você deve cobrir com o chocolate que preferir.

16. Bolo de cenoura e Nutella: fica fofinho e casa perfeitamente com o sabor único da Nutella. A maneira diferente de mesclar a Nutella à massa resulta num bolo bonito, diferente, que com certeza vai agradar aqueles que amam doces.

17. Bolo de cenoura com recheio e cobertura: fica macio e gostoso. Você precisará de ovos, óleo de milho, cenouras, açúcar, sal, farinha de trigo e fermento em pó para a massa. Para o recheio e cobertura, usará somente leite condensado, creme de leite, chocolate meio amargo e granulado (se gostar).

18. Bolo de cenoura com cacau: ideal para um chá da tarde. O preparo é simples e prático, além de ser um pouco mais saudável do que outras receitas, pois leva óleo de semente de abóbora. A cobertura é feita com leite condensado e cacau (70%).

Bolo de cenoura fit

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

19. Bolo de cenoura light com ganache: fofo, saboroso e aromático, faz ainda mais sucesso por não ter muitas calorias. O açúcar é substituído pelo adoçante e o leite utilizado é desnatado. A receita rende 15 porções, com 118 calorias cada.

20. Bolo de cenoura e banana: receita sem glúten e sem lácteos. O preparo é rápido, levando, em geral, menos de meia hora para ficar pronto. A dica é usar mel para adoçar, além de canela em pó e gengibre em pó para dar um toque especial.

21. Bolo de cenoura sem lactose/glúten: você vai utilizar cenouras, farinha de arroz, açúcar demerara, óleo de coco, fermento e ovos. Para a calda, pode usar cacau e água. E, se não quiser fazer calda, não precisa, pois ele já é saboroso.

22. Bolo de cenoura do bem: uma versão saudável daquele “bolo de vó”, com “cara de infância”. É sem glúten e sem lactose. Você precisará de ovos, cenouras, óleo de girassol, farinha de arroz, açúcar demerara, raspas de limão e fermento.

23. Bolo de chocolate low carb: gostoso, “mais leve” e sem lactose. Ideal para quando dá aquela vontade doida de comer um docinho, mas você não quer fugir da alimentação saudável!

24. Bolo integral de cenoura, mel e gengibre: saboroso, diferente e saudável. Para a cobertura, você usará chocolate meio amargo, mel e leite desnatado. A receita dá um bolo pequeno, que pode ser assado em forma de pudim ou de bolo inglês.

25. Bolo de cenoura saudável: com sabor intenso e textura molhadinha, dificilmente você comerá apenas uma fatia. Mas isso também não pesará na consciência, já que é uma receita bem mais “leve”. É um bolo sem glúten, que usa farinha de arroz em vez de farinha de trigo, entre outros ingredientes mais saudáveis.

26. Bolo de cenoura integral: receita perfeita para o café da manhã, lanche ou até para uma festinha! O bolo de cenoura é integral e cheio de fibras e ainda é diet, com poucas calorias. Ideal para matar a vontade de comer doce, mas sem peso na consciência.

27. Bolo de cenoura com cobertura de limão: uma combinação diferente, mas que dá certo. Você utilizará óleo de coco, mel, cenouras, farinha de trigo integral, fermento e gengibre em pó. Para a cobertura, precisará de cream cheese light, mel e limão siciliano.

28. Bolo de cenoura e laranja: uma combinação deliciosa, que resulta num bolo mais leve. Você utilizará, além das cenouras e da laranja, óleo de girassol, ovos, açúcar mascavo, farinha de trigo integral e fermento.

Bolo de cenoura especial

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

29. Bolo de cenoura com recheio de brigadeiro: nesta receita diferente, alguns brigadeiros foram colocados dentro do bolo. Mas é necessário, primeiro, passar o brigadeiro na farinha de trigo antes de jogar na massa (crua), assim ele para no meio do bolo e fica lindo.

30. Bolo de cenoura listrado: uma mistura dos deliciosos bolos de cenoura e de chocolate. Este segundo, aliás, é muito gostoso e não leva ovos. Se você quiser transformá-lo em vegano também dá, é só substituir o leite por água. Mas, vale lembrar, o bolo de cenoura da receita não é vegano e nem a cobertura.

31. Bolo de cenoura formigueiro: a junção de dois bolos deliciosos. O resultado é um bolo diferente, lindo e bem fofinho. Como cobertura, você pode fazer uma ganache com chocolate meio amargo, ou mesmo servir com Nutella.

32. Bolo de cenoura com pistache: uma receita diferente, mas fácil de preparar. Você usará ovos, cenouras, nozes sem casca, canela em pó, açúcar demerara, óleo de canola ou milho, farinha de trigo integral, farinha de trigo, fermento em pó e bicarbonato de sódio. A cobertura é feita com cream cheese e açúcar de confeiteiro. Para finalizar, pistache levemente triturado.

33. Bolo de cenoura com coco e nozes: a cobertura é feita com açúcar refinado ou demerara, chocolate em pó (não vale achocolatado!) e leite. Para rechear, uma mistura de cream cheese com doce de leite. Um bolo diferente e muito gostoso.

34. Bolo de cenoura com amêndoas: a receita não leva manteiga, nem óleo e também leva pouquíssima farinha de trigo, a qual pode ser substituída por amido de milho. A cobertura branquinha do bolo é fondant derretido, mas ele pode ser substituído por uma cobertura feita com açúcar de confeiteiro e limão.

35. Bolo de cenoura com cobertura três leites: é um bolo que leva chocolate na massa, e fica bem fofo. A cobertura é feita com leite condensado, creme de leite, leite em pó e emulsificante para sorvete. Receita diferente e muito gostosa.

36. Bolo de cenoura com avelãs: não é exatamente um bolo para o dia a dia (apesar de ser tão gostoso com café no lanche da tarde), é um bolo bem rico, com “cara de festa”, mais para uma sobremesa ao receber amigos. É uma delícia com um toque cítrico na cobertura.

37. Bolo de cenoura americano: receita inspirada no Carrot Cake. Tem um sabor especial, de canela e gengibre. Para completar, uma cobertura de cream cheese, que dá um toque azedinho contrastando perfeitamente com a doçura do bolo.

38. Bolo de cenoura com cobertura e morango: fica delicioso, perfeito para um lanche da tarde mais elaborado. Você usará ovos, óleo de milho, cenouras, açúcar, sal, farinha de trigo e fermento em pó. Para o recheio e a cobertura, leite condensado, creme de leite, chocolate meio amargo e granulado. O morango é usado apenas para decorar, mas deixa o bolo muito mais especial.

39. Bolo de cenoura e cream cheese: um bolo mais denso, bem úmido, com bastante cenoura. No lugar da caldinha de chocolate é utilizado o cream cheese, acompanhado de manteiga sem sal, açúcar e extrato de baunilha. O resultado é um bolo diferente e muito saboroso.

40. Bolo de cenoura e abacaxi: a ideia principal desta receita é que a cenoura para o bolo precisa sempre ser ralada, para garantir a melhor textura; e que o óleo (em vez da manteiga) é o responsável por conferir um sabor mais puro e cristalino ao bolo. O abacaxi dá um toque especial de acidez, combinando muito bem também com castanhas.

Bolo de cenoura é mesmo uma receita de sucesso e a maioria das pessoas tem a sua preferida. Aliás, boas maneiras de preparar este tipo de bolo não faltam! Simples, com cobertura ou calda, utilizando ingredientes diferentes, ou feito da forma mais tradicional possível, o importante é que o bolo de cenoura fica sempre delicioso e agrada a maioria das pessoas.

Tais Romanelli

publicado em 05/05/2016

Comentários

Em alta