70 receitas de recheio para bolo, uma mais gostosa que a outra

Escrito por    

Se está chovendo, com um dia cinza lá fora e friozinho em casa, nada melhor que um bolo, não é? Se está calor, um bolo de sobremesa também é uma ótima ideia. Para dias de TPM, um bolo bem recheado é o melhor remédio. Há tantos motivos que existem para comer uma deliciosa fatia de bolo, que é sempre bom pensar em inovar, para acabar não caindo na mesmice, comendo sobre o mesmo sabor de bolo.

Continua após o anúncio

Por isso, reunimos aqui uma lista bem diversificada de recheios: com frutas, aqueles mais cremosos, os funcionais (sim, existe recheio funcional!), as famosas ganaches que não poderiam ficar de fora da lista, os trufados, as mousses aeradas e fofinhas, que desmancham na boca, os clássicos, para agradar a família, e os que tem um toque especial, os chamados ‘gourmet’, que são para comer com os olhos e lamber o pratinho depois de repetir o pedaço.

Mais doces, menos doces, com texturas e consistências diferentes… tem para todos os gostos. Vamos às opções?

Recheio de bolo com frutas

receitas-de-recheio-para-bolo-1

Foto: Reprodução / Be nice, make a cake

1. Amora e creme de queijo: bronzeadas de sol por fora e com uma cor vibrante por dentro, as amoras deixam qualquer prato mais bonito. Aqui, com seu sabor combinado com o do creme de queijo, fica mais leve. Use esse recheio para bolos com um toque cítrico, como o de limão.

2. Abacaxi com coco: figurinha carimbada nas festas de criança dos anos 1980, e aqui apresentado em uma versão vegana, esse recheio de abacaxi com coco é bem rápido de fazer. Os pedacinhos do abacaxi caramelizados fazem toda a diferença em cada pedaço.

3. Maracujá: desde as receitas mais elaboradas até as mais básicas, o recheio de maracujá é mesmo um clássico das festas de aniversário. A consistência fica tão boa que você pode usar para rechear ovo de páscoa e bombons, por exemplo.

4. Framboesa: essa compota de framboesa serve como recheio para bolo e tortas, e fica tão, mas tão gostosa, que pode ser usada para cobrir sua torrada, waffle ou sua panqueca no café da manhã. Armazenada corretamente, dura até 15 dias na geladeira.

5. Morango com chocolate branco: encorpado e cremoso, esse recheio fica rosa, e com os morangos por cima, faz uma ótima apresentação. Junto com o naked cake, sirva uma calda, para deixar o bolo úmido e ainda mais gostoso.

6. Morango com doce de leite: essa outra opção de bolo pelado ganhou um recheio delicioso de doce de leite (feito com leite condensado cozido) com morango. O leve azedinho do morango e o creme de leite são responsáveis por deixar o sabor doce bem equilibrado.

Continua após o anúncio

7. Coco: chocolate é tão bom que casa super bem com as mais diversas frutas. Aqui, a combinação com o coco faz lembrar o famoso sabor prestígio. A parte inusitada é que esse recheio vai para o forno junto com o bolo – facilitando ainda mais a vida na cozinha, e ganhando um tempinho no relógio.

8. Ameixa: o doce de ameixa tem, em sua composição, canela, gengibre em pó e noz moscada. A combinação das especiarias com vinho do Porto dá um sabor todo especial ao recheio, além de deixar sua cozinha perfumada. Adicione raspinhas de laranja para um toque especial.

9. Caramelo de coco: muito cremoso, esse recheio é perfeito para quem quer um bolo gostoso e não muito doce. Se gostar, adicione um pouco de coco ralado à mistura. Espere esfriar e depois gelar, para só então rechear o bolo.

10. Pêssego: pêssego também é arroz de festa, figurinha carimbada em bolos de aniversário. Esse recheio é feito com pêssego em calda, que você também pode aproveitar e usar para decorar e fazer a cobertura, junto com uma camada espessa de chantilly.

11. Abacaxi e doce de leite: o tradicional creme de abacaxi, só que nessa opção feito separadamente. Para melhorar o que já é bom, uma dose caprichada de doce de leite. O azedinho do abacaxi equilibra o sabor doce.

12. Leite condensado de leite de coco: super simples de preparar, para esse recheio você só precisa de leite de coco e açúcar mascavo. Quanto mais tempo passar no fogo, mais cremoso fica. E fica com uma cor linda, como um doce de leite clarinho.

13. Ameixa e doce de leite: maravilhoso, para impressionar com esse recheio você só precisa de ameixas secas picadas, doce de leite (pode ser o leite condensado cozido) e creme de leite. Se quiser, pode adicionar um pouco de coco ralado, que combina muito bem!

Recheios cremosos para bolos

receitas-de-recheio-para-bolo-2

Foto: Reprodução / Cozinha dal Bó

14. Creme de avelã: creme de confeiteiro já é bom sozinho. Agora adicione o sabor incomparável da avelã. Use esse recheio de preferência em um bolo de chocolate que tenha o sabor bem marcante. Pode adicionar outro recheio ao bolo, uma ganache. Os sabores juntos ficam incríveis.

15. Creme de mascarpone: conhecido por estar presente no famoso tiramisù, o mascarpone é um queijo italiano, fresco e bastante cremoso. O diferencial entre os tradicionais é que ele tem um sabor mais adocicado, então cai super bem nas receitas doces.

Continua após o anúncio

16. Creme de menta: vai rolar uma festa durante o verão, em um dia super quente? Esse recheio é perfeito, já que o sabor da menta (uma mistura de creme de menta com extrato de hortelã) é bem refrescante. Bem consistente, você pode usar em bolos, whoopie pies (sanduíches de massa de cookies com recheio de creme), macarons e também como cobertura.

17. Crème Légère: a tradução ao pé da letra de crème légère é ‘creme leve’, e é exatamente como ele é, bem levinho. Por isso, é indicado para recheios que não precisam ficar tão concentrados e espessos. Versátil, ele pode ser usado para rechear mil folhas, verrines, bombas, pavês e carolinas.

18. Cream cheese com manteiga de amendoim: o bacana dos recheios que levam cream cheese entre os ingredientes é que é certeza que vai ficar bem fofo e cremoso. Essa opção, com creme de amendoim, combina tanto com sabores mais leves, como baunilha, como com outros mais fortes, como nozes ou chocolate.

19. Creme de chocolate: fazer esse creme é muito fácil. Basta, primeiramente, fazer um creme de confeiteiro tradicional. Em seguida, misturar com leite integral bem quente e chocolate amargo processado. Se quiser deixar mais leve, é só bater por 30 segundos na batedeira.

20. Frangipane (Creme de amêndoas): o tradicionalíssimo creme de amêndoas é usado em inúmeras receitas da alta gastronomia e de confeitaria, como tortas, bolos e pequenos doces. Mas, atenção para o segredo de chef: esse creme deve ir ao forno para assar sempre que for usado.

21. Lemon curd (creme de limão): receita tipicamente inglesa, o lemon curd, famoso creme de limão, serve como recheio de tortas, cupcakes e bolo, e consegue facilmente fazer o famoso casamento entre o doce com um azedinho.

22. Creme de castanha-do-Pará: um creme mais leve, para quem não dispensa um docinho para rechear os quitutes, mas que também não quer fugir do regime, feito à base de leite condensado de soja e leite vegetal. As castanhas, trituradas grosseiramente.

23. Crème Patissière (Creme de confeiteiro): o creme mais básico e mais usado entre as receitas de confeitaria francesa é feito com gemas, açúcar, farinha de trigo, leite integral e fava de baunilha, ingrediente responsável por dar o sabor tão característico e agradável do creme.

24. Creme de maracujá: apenas três ingredientes: leite condensado, polpa de maracujá e manteiga sem sal. Juntos, eles formam um creme com um toque levemente azedinho e consistência de brigadeiro, além de uma cor linda.

25. Curd de maracujá e laranja: sem glúten e sem lactose, esse creme combina muito bem maracujá e laranja. Ele pode ser servido junto com o bolo ou despejado por cima, enquanto ainda está quente mesmo.

Recheio para bolos funcionais

receitas-de-recheio-para-bolo-3

Foto: Reprodução / Veganana

26. Pasta de cookie crudívera: para fazer essa pasta, você vai precisar de manteiga de coco, castanha-de-caju demolhadas e escorridas, banana, baunilha e gotas de chocolate amargo e vegano. Fica muito cremoso e vai ao forno junto com a massa do bolo, para facilitar o processo.

27. Brigadeiro sem lactose: sem lactose, esse brigadeiro é bem parecido com a forma mais tradicional de fazer o doce, só que com as substituições, claro. Nesse caso, foi usado leite condensado de leite de coco, chocolate 70% cacau sem leite e biomassa de banana verde.

28. Creme de baunilha sem lactose: um creme que você faz rapidinho, e não tem nenhum segredo. Basta dissolver o amido de milho no leite. Depois, coloque em uma panela e acrescente açúcar, gema e essência (ou extrato) de baunilha. Leve ao fogo até engrossar. Simples assim.

29. Creme de limão sem lactose: o diferencial dessa receita é o uso do leite de arroz. Junto com creme de arroz, açúcar demerara e suco e raspas de limão, esse creme fica bem levinho, perfeito para receitas com frutas vermelhas.

30. Schimier de bergamota: o schimier é um doce em pasta, bem cremoso. Nessa versão, sem lactose, foi feita com bergamota (também conhecida como mexerica ponkan). Além de servir para recheios, o schimier também pode ser consumido como geleia ou doce de colher.

Ganaches para rechear bolos

receitas-de-recheio-para-bolo-4

Foto: Reprodução / Prato Fundo

31. Ganache branco: famoso por estar no Red Velvet, o bolo de veludo, delicioso e com as cores contrastantes: vermelho do bolo e branco do recheio, essa ganache pode ser considerada uma parente do buttercream (creme de manteiga), já que só precisa de cream cheese, manteiga e açúcar para aprontá-la.

32. Ganache de castanha de caju com chocolate: anote aí: essa receita é sem lactose, sem ovos e sem glúten, então dá para servir todos os convidados, até os que têm alguma restrição alimentar. Você também pode variar e substituir a castanha de caju por castanha do Pará.

33. Ganache com nozes: fica uma delícia e não tem drama e nem dificuldade para fazer. Basicamente, a mesma ideia de fazer brigadeiro, com poucas alterações. Com apenas quatro ingredientes (chocolate meio amargo, manteiga, creme de leite e nozes), você vai fazer um recheio que todo mundo vai pedir a receita!

34. Ganache de chocolate com biomassa de banana verde: sem lactose, essa ganache feita com biomassa de banana verde não deixa em nada a desejar se comparada com a tradicional. Ela fica brilhante e com uma ótima textura. Então além de ser usada como recheio, também pode aparecer na cobertura.

35. Ganache de framboesa: extremamente simples de fazer, com apenas dois ingredientes, saborosa, e com uma cor linda! Bata a frutinha congelada (ou polpa) no liquidificador, ferva e adicione o chocolate picado, até desmanchar os pedaços. Moleza!

36. Ganache de chocolate: a receita mais básica de recheio e cobertura que existe! Dois ingredientes e um resultado maravilhoso, de lamber os dedos: creme de leite quente, que dissolve pedaços de chocolate. Simples e delicioso.

Receitas de recheios trufados para bolos

receitas-de-recheio-para-bolo-5

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

37. Trufa batida: quando você for guardar essa receita, coloque uma estrela de “receita favorita”, porque ela merece: é fofa, macia, com um sabor super intenso de chocolate e, a melhor parte, super fácil de fazer.

38. Trufa branca batida: a versão branca da receita acima também fica linda e muito saborosa. Os ingredientes e modo de fazer seguem a mesma linha, com a diferença apenas do chocolate branco.

39. Abacaxi trufado: pense num creme espesso e cheio de pedacinhos de abacaxi. É esse! O caldinho do cozimento do abacaxi, misturado com o chocolate branco e creme de leite fica fantástico. Para ficar ainda melhor, adicione um pouco de conhaque ou aguardente.

40. Maracujá trufado: você vai precisar de: chocolate branco bem picadinho, creme de leite fresco e suco concentrado de maracujá. Apenas esses três ingredientes fazem esse trufado ser “dos deuses” a cada mordida.

41. Trufado de maracujá e coco: sabe a sugestão de recheio acima? Então… tem como ficar ainda melhor! Nessa versão, a receita recebe gemas também. E o grande protagonista, claro, coco ralado, que dá um sabor todo especial ao creme.

Mousse para rechear bolo

receitas-de-recheio-para-bolo-6

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

42. Mousse de chocolate: quer impressionar? Esse é o caminho! Ele até dá um pouquinho de trabalho, se for comparado com outras receitas dessa lista, mas vale muito a pena! A mousse pega a maior parte do bolo. Sendo assim, quem resiste?

43. Mousse de chocolate branco: bem fácil e rápida, essa mousse fica leve, fofinha e aerada, perfeita para rechear bolos e tortas. Com apenas 20 minutinhos na geladeira, ele já ganha uma ótima consistência.

44. Mousse de limão: recheio levinho e refrescante, perfeito para dias de verão! Essa mousse você pode servir também em cima do bolo, ou até mesmo separada, como sobremesa.

Recheios para bolo clássicos

receitas-de-recheio-para-bolo-7

Foto: Reprodução / Prato Fundo

45. Martha Rocha: clássico da confeitaria, o bolo Martha Rocha reúne três bases, dois recheios e caramelo. Mas vale a pena se inspirar nele e roubar as ideias de recheios: creme de gemas e creme de ameixa. Ambos, bem fáceis de fazer. A ideia do crocante de nozes também vale para embelezar outras receitas.

46. Brigadeiro: a mesma receita do recheio pode ir na cobertura do bolo. Bem simples de fazer, seguindo a ideia de brigadeiro. Deixe em ponto de brigadeiro mole, para facilitar o manuseio. Se desejar, depois de frio, adicione granulado.

47. Brigadeiro branco: feito no micro-ondas, para deixar a vida mais fácil e prática! O brigadeiro branco é tão gostoso quanto seu irmão mais famoso, e serve para rechear diversos pratos doces. Caso faça no fogão, não esqueça de manter sempre o fogo baixo, já que ele tem uma probabilidade grande de grudar o fundo, queimar e alterar o gosto.

48. Baba de moça: a baba de moça está presente em quase todos os aniversários! A receita exige mais atenção do que grandes habilidades, e o retorno é delicioso. Essa versão, melhor ainda, é sem lactose!

49. Queijo cremoso: esse recheio – outro que também serve como cobertura – é super versátil, já que seu sabor é leve e, portanto, pode ser combinado com outros mais fortes, sem correr risco de “disputarem” atenção. O ponto forte aqui é a cremosidade.

50. Beijinho de coco: beijinho está presente em quase 100% das comemorações, seja enroladinho, no copinho ou no recheio do bolo. Por isso ele não poderia estar fora dessa lista: gostoso e fácil de fazer, é certeza de agradar os convidados.

51. Chocolate e coco: chocolate e coco é uma dupla imbatível na culinária doce. Inclusive, combina tão bem, que você pode usar essa misturinha para rechear pães também.

52. Bicho de pé: toda criança já experimentou. Cresceu, e se transformou em um adulto que continua apaixonado pela guloseima cor de rosa. O brigadeiro de morango pode ganhar outras cores e versões, já que seu ingrediente secreto é um pozinho mágico, também conhecido como gelatina!

53. Prestígio: calma, não é a mesma coisa que chocolate com coco. Essa opção tem um toque a mais, e é bem mais cremosa! Vale a pena também usar para recheio de tortas e bombons, fica uma delícia.

54. Cocada cremosa: queridinha entre os amantes de coco, a cocada é super versátil. Pode ser servida cremosa, como sobremesa, no recheio de bolos e doces, além de sua versão mais conhecida, durinha e em pequenos pedaços.

55. Amendoim: um recheio que leva manteiga de amendoim já leva créditos só pela fama que tem. Essa opção de recheio ainda leva açúcar impalpável, que deixa qualquer receita mais leve e gostosa.

56. Buttercream de chocolate: esse buttercream de chocolate fica muito fofo e aerado, perfeito para servir como recheio para bolos de aniversário, daqueles para repetir umas duas ou três vezes, sem peso na consciência, porque é bom demais!

57. Chocolate branco: mais uma opção de recheio que serve como cobertura, essa receita é uma cremosidade só! Como o creme é bem branquinho, use em bolos que tenham uma cor bem forte, para dar um contraste bacana e sair bonito na foto. Nas coberturas, você pode usar como ‘neve’ em alguma decoração.

58. Chocolate e amendoim: por sua ótima consistência, esse recheio também pode ser usado como cobertura. Use amendoim torrado e ligeiramente picado. Os pedacinhos fazem toda a diferença: aquela combinação fascinante de chocolate cremoso com um toque crocante!

Recheios de bolo gourmet

receitas-de-recheio-para-bolo-8

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

59. Cheessecake: essa aqui é uma receita 2 em 1: com duas opções de recheio de uma só vez. O de cheesecake, branquinho e fofo, e o creme aveludado de manteiga e chocolate, que é lindo de ver, e melhor ainda em um pedaço generoso no prato!

60. Nutella: o sabor característico da Nutella aparece aqui em uma forma mais comedida, já que o creme é dissolvido com creme de leite fresco. Para quem quiser ressaltar mais aquele gostinho, pode caprichar e colocar um pouco mais de creme do que a receita pede. Se tiver uma barra de chocolate encostada no armário, pique em pedaços pequenos e adicione ao recheio também.

61. Nutella e leite de coco: mais uma opção com Nutella, dessa vez com o creme dissolvido em um pouco de leite de coco. Além do sabor ficar mais leve, tem aquela leve lembrança do sabor do coco na mistura final.

62. Doce de leite e nozes: essa combinação devia ser considerada pecado, de tão saborosa que é! Doce de leite e nozes formam um dos pares perfeitos da confeitaria, e aparece sempre em bolos de casamentos. Como o recheio é bem doce, use uma massa mais básica, ou com um leve toque azedinho.

63. Bolachas caramelizadas: sim, você leu certo, esse recheio é feito de bolachas. Se você não encontrar as bolachas caramelizadas para colocar no seu bolo, pode fazer em casa. Basta banhar cada uma com sua receita de caramelo. Depois de secas, triturar até que virem um pó fino. Junte com natas e bata até que se torne uma mistura homogênea.

64. Pistache: aquele gostinho característico do pistache e aquele tom esverdeado clarinho que só ele consegue deixar por onde aparece. Aqui, você pode usar a pasta de pistache, encontrada em lojas de material de confeitaria.

65. Nozes: as nozes aparece nas receitas mais requintadas, tanto doces quanto salgadas. E é figurinha carimbada porque seu sabor combina com tudo – ou quase! Você pode usar essa mistura para cobrir seu bolo, ou para rechear um crepe ou tapioca!

66. Brigadeiro de queijo: Romeu e Julieta (ou queijo e goiabada) é o doce clássico dos anos 1980, que voltou com tudo à moda, e pode ser usado em recheios (de bolos, tortas, pasteis, entre outros), servidos em unidades individuais enroladinhas ou em copinhos. Independente do formato, fica bom demais! Atenção que o “queijo” aqui não é o queijo mesmo, é uma misturinha de manteiga, leite condensado e queijo parmesão ralado, formando um brigadeiro.

67. Kinder Bueno: tem como ficar ruim? Jamais! Ainda mais porque tem várias opções nessa receita: brigadeiro de leite Ninho e brigadeiro de Nutella, ambos em versões para rechear e enrolar, que também servem para cobrir o bolo. Impossível não cometer o pecado da gula.

68. Ferrero Rocher: para agradar e impressionar uma pessoa chocólatra, aqui está o perfeito passo a passo para ganhar seu coração – ou, pelo menos, seu estômago. O recheio e a cobertura são iguais, e a misturinha leva Nutella, para ficar ainda melhor.

69. Quatro leites: o recheio doce de quatro leites está para a confeitaria assim como o recheio de quatro queijos está para a gastronomia. Feito à base leite condensado, creme de leite, leite de coco e leite em pó, esse recheio é ideal para um naked cake, faça camadas generosas, propositalmente para escorrer pelos lados, para deixar todo mundo se controlando, com vontade de lamber um pedacinho.

70. Marshmellow: muito versátil, esse recheio de marshmellow fica com o mesmo gostinho da Nhá Benta vendida por aí. E o melhor, além de rechear o bolo, também serve como cobertura, e pode rechear também pequenos doces e ovos de Páscoa.

São tantas ideias que dá vontade de fazer e comer um por dia, não é? Deixando a gula de lado, escolha uma opção para testar já e, quem sabe, inovar e impressionar sua família!

PARA VOCÊ