25 receitas de bolo simples incríveis para adoçar o seu dia

Escrito por Vanessa Herrmann

Bolos simples lembram café da tarde na casa da vó, que combinam muito bem com um chá ou café quentinho, e que tornam uma simples refeição em um momento aconchegante.

O nome desses bolos já diz tudo: são simples. Simples no preparo e na aparência, mas com sabores que podem surpreender diversos paladares. Alguns podem ser feitos no liquidificador, outros na batedeira ou até mesmo à mão, mas sempre com muita praticidade no preparo.

Confira 25 receitas deliciosas e práticas de bolos simples que você pode preparar em casa e se surpreender com o sabor.

Bolos simples

1. Bolo de fubá

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Essa receita é bem simples de ser feita: você só precisa misturar todos os ingredientes, com exceção do fermento no liquidificador, depois misturar ao fermento e levar ao forno para assar. Combina muito bem com um café quentinho.

2. Bolo de laranja

Foto: iStock

Como uma laranja inteira é usada para preparar esse bolo, ele fica bem aromático e suave. Como é feito no liquidificador, tem um preparo muito simples e fica pronto em pouco tempo.

3. Bolo simples

Foto: iStock

A massa desse bolo pode ser feita na batedeira ou à mão, o que muda é o tempo: para a primeira opção, são 3 minutos; para a segunda 5 minutos. A vantagem desse bolo é que ele combina com diversas caldas e coberturas, caso você deseje preparar alguma.

4. Bolo simples de liquidificador

Foto: iStock

Se você quer ainda mais praticidade para preparar o bolo simples, essa é uma ótima opção, já que é feito no liquidificador. Você só precisa bater todos os ingredientes no liquidificador e depois levar para assar por 30 minutos.

5. Bolo de limão

Foto: iStock

Para quem gosta de um bolo mais azedinho, esse bolo de limão cai muito bem. O preparo é bem simples, mas a massa deve ficar assando por 60 minutos.

6. Bolo de milho

Foto: iStock

Esse bolo fica com uma textura bem fofinha e é uma ótima opção para o café da manhã ou da tarde. Para que fique mais saboroso, é interessante usar o milho recém tirado da espiga.

7. Bolo de cenoura

Foto: Reprodução / I Could Kill for Dessert

O bolo de cenoura é bem tradicional, mas algumas pessoas não conseguem acertar a receita, sempre fica embatumado. Segundo a autora dessa receita, o segredo é a quantidade de cenouras certa.

8. Bolo de maracujá

Foto: iStock

A autora dessa receita usa o suco do maracujá para molhar o bolo, o que deixa o bolo que já é macio, úmido. A massa desse bolo é preparada em uma batedeira.

9. Bolo de banana invertido

Nesse bolo invertido, a banana fica por cima da massa, como uma cobertura. A banana é colocada no fundo da forma, e depois coberta pela massa, mas na hora de desinformar, a banana fica por cima.

10. Bolo de chocolate

Foto: iStock

O bolo de chocolate é um dos queridinhos dos brasileiros, principalmente das crianças. Essa é uma receita em que a massa é feita no liquidificador, ou seja, rapidinha.

11. Bolo de goiabada

Foto: iStock

Para preparar a massa desse bolo a sugestão é que isso seja feito à mão, sem auxílio de liquidificador ou batedeira. Depois de misturar todos os ingredientes, você só precisar colocar a massa em uma forma untada e levar ao forno para assar.

12. Bolo de coco gelado

O bolo de coco gelado é uma ótima opção para dias mais quentes. Para que a massa fique bem úmida, basta fazer alguns furos com um garfo antes de jogar a cobertura que é feita com leite condensado, coco ralado e leite.

13. Bolo de maçã

Foto: Reprodução / The Cookie Shop

A massa desse bolo fica bem pesada no momento de preparo, mas depois de assado ele não fica com uma textura fofa e úmida, por causa dos pedaços de maçã que a massa leva. Em volta do bolo se forma uma casca açucarada crocante. E se você quiser que fique ainda mais crocante, a autora da receita sugere acrescentar nozes picadas.

14. Bolo de abacaxi invertido

Foto: iStock

Esse bolo fica bem úmido, já que junto com o abacaxi é colocada uma calda de açúcar que também penetra na massa do bolo.

15. Bolo formigueiro

Foto: iStock

O bolo formigueiro é feito com uma massa branca que leva chocolate granulado, o que deixa a massa com o aspecto de um formigueiro. Para dar um gosto especial, também é usado coco ralado.

16. Bolo de nozes

Foto: iStock

A massa desse bolo não usa farinha de trigo, mas sim, nozes batidas. Se você quiser deixar o bolo bem docinho, a sugestão é fazer uma baba de moça para cobertura.

17. Bolo de iogurte

Foto: iStock

A massa desse bolo leva um pote de iogurte natural, o que deixa a textura bem macia. Além do iogurte na massa, esse bolo tem uma casquinha de açúcar e canela, para dar um toque doce ao bolo.

18. Bolo de morango

Foto: Reprodução / Veganana

Essa é uma receita vegana, já que não leva nenhum ingrediente de origem animal. A massa do bolo é branca e é coberta com uma calda de morangos com açúcar.

19. Bolo branco

Foto: iStock

Essa é uma massa simples que não leva nenhum aroma, por isso, combina com qualquer ingrediente que você queira usar para dar um gostinho com cara de seu. Mas também é ótima para comer simples também.

20. Bolo de batata doce

Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

Esse bolo fica com um sabor de batata doce misturado com coco. A massa é macia e e úmida. Como a batata doce deve ser cozida antes do preparo da massa, essa é uma receita que demora um pouquinho, mas depois que as batatas estiverem assadas, você só precisa fazer um purê e misturar todos os ingredientes no liquidificador.

21. Bolo de baunilha

Foto: Reprodução / Fotografando a mesa

Para preparar esse bolo você pode usar a fava ou a essência de baunilha. A massa é feita na batedeira e fica pronta em apenas 8 minutos. Já o tempo no forno é de aproximadamente 45 minutos.

22. Bolo de mandioca

Foto: Reprodução / Gordelícia

Essa é uma receita que precisa de muito cuidado no preparo, já que a mandioca é batida crua no liquidificador. É normal que a massa fique bem grossa, pois esse não é um bolo muito leve.

23. Bolo de pera invertido

Foto: iStock

Para preparar essa receita você só precisa bater os ingredientes, que pode ser feito à mão. Forrar uma forma untada com açúcar, peras, cobrir com a massa e levar para assar. Uma dica importante para esse bolo é desenformar ainda quente, pois o açúcar do fundo ainda estará derretido.

24. Bolo de pêssego

Foto: Reprodução / A Culpa é das Bolachas

Esse bolo de pêssego tem uma textura úmida e macia e o sabor é muito suave. É um bolo ótimo para comer em dias quentes, já que o pêssego é uma fruta refrescante.

25. Bolo de uva invertido

Foto: Reprodução / Veganana

Essa é uma receita vegana, ou seja, sem nenhum ingrediente de origem animal. Esse bolo é uma ótima opção para quem gosta da mistura de doce e azedo, pois é o sabor que é proporcionado com a mistura da massa e da uva.

Coberturas

Calda de goiabada: 300g de goiabada cascão + 150ml de água. Derreta a goiabada em banho maria e vá acrescentando água aos poucos.

Calda de limão siciliano: ½ xícara de água + ½ xícara (chá) de açúcar + suco de ½ limão siciliano. Misture a água com o açúcar, ferva em fogo baixo até o açúcar derreter. Acrescente o suco de limão e espere ficar transparente para desligar o fogo.

Calda de laranja: ½ xícara de suco de laranja (chá) + 1 xícara de açúcar (chá). Leve ao fogo e deixe ferver até engrossar.

Ganache: 150g de chocolate ao leite ou meio amargo + 200g de creme de leite + 1 colher de sopa de manteiga. Derreta o chocolate no microondas. Derreta a manteiga. Em uma panela em fogo baixo misture todos os ingredientes e mexa até ficar um creme homogêneo.

Brigadeiro: 2 colheres (sopa) de chocolate em pó + 1 colher (sopa) de margarina + 1 lata de leite condensado. Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio até que a mistura comece a desgrudar do fundo da panela.

Chantili: 500 ml de creme de leite fresco + 4 colheres (sopa) de açúcar.Coloque o creme de leite gelado e o açúcar na batedeira e bata até que o creme comece a fazer ondas. Cuidado, se passar do ponto, vira manteiga.

Doce de leite: 1 l de leite + 2 xícaras de açúcar. Coloque os ingredientes em uma panela e mexa em fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e mexa por mais 40 minutos.

11 dicas para o bolo perfeito

  1. O primeiro passo para um bolo dar certo é ler a receita e separar os ingredientes.
  2. Use manteiga caso queira um bolo macio.
  3. Acenda o forno antes de começar a preparar a massa.
  4. Manteiga e óleo são os melhores ingredientes para untar a forma.
  5. Peneire os ingredientes secos para que o bolo fique mais macio.
  6. Coloque os ingredientes aos poucos para obter uma massa mais areada.
  7. O fermento é o último ingrediente que é misturado à massa.
  8. Quando o bolo estiver no forno, só abra depois de 30 minutos para seu bolo não correr o risco de abaixar.
  9. Depois de 30 minutos espete um palito na massa. Se sair limpo, seu bolo está pronto.
  10. Retire o bolo do forno assim que estiver pronto para não correr o risco de ressecar.
  11. Espere o bolo esfriar para tirar da forma, pois ele pode quebrar.

Preparar um bolo pode ser um trabalho muito rápido e prático. Agora basta escolher qual dessas receitas deliciosas preparar primeiro e se deliciar com o sabor.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS