29 receitas de bolo de fubá simples e saborosas

O bolo de fubá é muito tradicional, mas nem por isso é possível deixar de inovar no seu sabor e método de preparo. Além da quantidade de variedades desse prato, ele ainda tem a vantagem de ter um preparo simples, com receitas que não exigem muito tempo e nem experiência na cozinha.

Essa é uma receita que pode ser servida no café da manhã, em lanches, no café da tarde e até mesmo na sobremesa. Pois ele tem diversas versões, que vão desde as mais tradicionais até as que misturam frutas e queijo em sua massa.

Na lista a seguir você pode conferir 29 receitas tradicionais e com ingredientes que podem incrementar seu bolo, tornando seu preparo simples e seu momento de degustação saboroso a seguir.

Bolos de fubá tradicionais

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

1. Bolo de fubá com goiabada: para preparar essa receita a sugestão é colocar cubos de goiabada cascão na massa depois que ela já estiver misturada. Depois que o bolo estiver assado, a goiabada continua em cubos.

2. Bolo de fubá simples: essa é uma receita em que não é necessário utilizar batedeira, nem liquidificador, você só precisa misturar todos os ingredientes. Porém, para obter um bom resultado é preciso misturar os ingredientes na ordem que é apresentada na receita.

3. Bolo de fubá fofinho: para que essa receita além da textura macia, também tenha um sabor diferenciado, a autora sugere acrescentar erva doce ou queijo parmesão ralado, mas se você quiser fazer sem um desses ingredientes, a textura do bolo continuará macia.

4. Bolo de fubá cremoso: a massa desse bolo não cresce muito, mas possui uma textura cremosa. O preparo é bem simples, já que a sugestão é misturar os ingredientes em uma tigela.

5. Bolo de fubá de liquidificador: normalmente, receitas feitas com liquidificador são bem simples, e com essa não é diferente. Você só precisa bater todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento. Depois que a mistura estiver homogênea, basta acrescentar o fermento e sua massa estará pronta.

6. Bolo de fubá cozido: para preparar essa receita você vai precisar levar ao fogo em uma panela fubá, açúcar, leite e coco, até que essa mistura engesse. Depois que essa mistura esfriar, você deve acrescentar os outros ingredientes. A massa do bolo fica úmida.

7. Bolo de fubá com erva doce: essa é uma receita para quem procura um bolo de fubá simples, mas aromatizado. Sua massa é feita em uma batedeira e deve assar por 40 minutos.

8. Bolo de fubá com camada cremosa: também é possível preparar um bolo simples de fubá que tenha apenas uma camada cremosa no meio de sua massa. Essa receita sugere acrescentar queijo ou coco ralado à massa.

Combinações saborosas

Foto: Reprodução / Fotografando à Mesa

Foto: Reprodução / Fotografando à Mesa

9. Bolo de fubá com coco: essa é uma receita em que a massa é feita no liquidificador e fica com uma textura muito macia. Para dar o sabor de coco, você vai precisar de 50 gramas da fruta ralada.

11. Bolo de fubá com goiabada cascão: para esse bolo a sugestão é colocar cubos de goiabada cascão na massa e depois que o bolo estiver pronto, cobrir com goiabada cremosa.

12. Bolo de fubá com milho: essa é uma receita que une dois sabores de bolos tradicionais: o de fubá e o de milho. Essa é uma receita livre de glúten, já que não é feita com farinha de trigo.

13. Bolo de fubá com iogurte: a massa desse bolo fica diferente da maioria das receitas. Ela tem uma textura leve e macia, com um toque suave, e tudo isso por causa do iogurte. Além de ter uma textura diferente, essa receita é feita no liquidificador, o que torna o preparo muito simples.

14. Bolo de fubá cremoso com goiabada: a sugestão para preparar a massa desse bolo é misturar todos os ingredientes, seguindo a ordem da receita, em uma tigela, sem o auxílio de batedeira ou liquidificador. Esse bolo mistura diferentes sabores além do fubá, como: coco ralado e queijo de minas. Além disso, é feita uma calda de goiabada e água para cobrir o bolo.

15. Bolo de fubá com cenoura: essa é uma receita que não leva farinha de trigo, em vez disso, é usada a farinha de amêndoas e o fubá. A autora sugere fazer uma ganache para cobrir o bolo.

16. Bolo de fubá com queijo e coco: para deixar essa receita com um sabor de queijo marcante a autora sugere usar 150 gramas de queijo de minas ralado. Além dele você também pode usar coco ralado. A massa é feita com o auxílio de uma batedeira.

17. Bolo de fubá com laranja: esse é um bolo que fica com uma massa leve e macia. Para dar o gostinho de laranja, a sugestão é acrescentar raspas da casca da fruta à massa.

Especiais

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

18. Bolo de fubá proteico: para que esse bolo seja proteico a autora sugere o uso de whey protein na massa.

19. Bolo de fubá com coco e linhaça: para preparar essa receita, a sugestão é acrescentar sementes de linhaça dourada à massa. O coco também é usado na massa. Outra sugestão é polvilhar o bolo pronto com açúcar de confeiteiro depois de pronto.

20. Bolo de fubá semi-integral vegano: esse é um bolo semi-integral pois é feito com farinha de trigo branca e integral, além, é claro, de usar farinha de milho. Também é feito sem ovos e sem leite.

21. Bolo de fubá diet: para substituir o açúcar, a opção dada pela autora dessa receita é o adoçante culinário. Mesmo sendo feito com adoçante, o bolo fica saboroso e com uma textura cremosa.

22. Bolo de fubá cremoso sem lactose: esse é um bolo que fica dividido em duas camadas: a debaixo mais fofinha, e a de cima mais cremosa. A sugestão é não usar uma forma muito grande. A massa é preparada no liquidificador.

23. Bolo de fubá sem glúten e sem lactose: se engana quem pensa que um bolo sem glúten e sem lactose não pode ficar com uma textura macia. Esse bolo fica bem fofinho e saboroso. A sugestão da autora é servir com goiabada cremosa.

24. Bolo de fubá vegano: além de ser feita sem leite e sem ovos, a autora também sugere preparar a massa desse bolo com um açúcar mais saudável do que o refinado, como o demerara, por exemplo.

25. Bolo de fubá com leite de coco: usar o leite de coco em vez do leite de vaca pode deixar seu bolo muito mais aromatizado. Além disso, o preparo dessa receita é super simples, já que é feito no liquidificador.

26. Bolo de fubá com goiabada sem lactose: a sugestão dessa receita é utilizar leite de coco e de soja para prepará-la, mas você também pode substituir o leite de soja por outro leite vegetal de sua preferência..

27. Bolo de fubá com amêndoas sem glúten e sem lactose: esse é um daqueles bolos que tem a massa que esfarela, mas seu sabor é muito interessante. Além de ter amêndoas em sua massa, também leva um toque de limão.

28. Bolo de fubá com calda de hibisco sem lactose: essa receita dá a quantidade de ingredientes para preparar o bolo para uma pessoa, mas se você quiser uma versão maior, basta multiplicar os valores informados. A calda é feita com chá de hibisco e chia.

29. Bolo de fubá com castanha-do-Pará sem glúten e sem lactose: a autora sugere triturar grosseiramente a castanha-do-Pará, isso fará com que sua massa fique com um toque crocante. Outra sugestão é cobrir o bolo com calda de limão.

Como vimos nas receitas acima, é possível preparar receitas de bolo em poucos instantes e com um sabor surpreendente.

Vanessa Herrmann

publicado em 16/04/2016

Comentários

Em alta