Bolo de fubá com queijo ralado é uma das melhores combinações da confeitaria. O salgadinho do queijo é uma festa para o paladar. Não se preocupe com a textura da massa crua, ela precisa ficar um pouco mais líquida mesmo, isso garante a cremosidade do bolo.
Ingredientes
Publicidade
Modo de Preparo
-
Utilizamos açúcar cristal, porém também é possível usar o açúcar orgânico. Se precisar, troque a manteiga por 1 colher de sopa de óleo vegetal. Unte uma forma retangular média (32 X 22 cm) com manteiga, ou óleo, e polvilhe fubá. Preaqueça o forno a 180 ºC;
-
Quebre os ovos em uma tigela separada para verificar se não estão estragados. Em um liquidificador, adicione os ovos, o açúcar, o leite, o fubá, o queijo ralado, a manteiga e a farinha de trigo;
-
Bata por cerca de 2 minutos, até ficar bem homogêneo. Desligue o liquidificador, adicione o fermento e, com uma colher, misture delicadamente para incorporar;
-
Transfira a massa para a assadeira untada. Leve para assar no forno preaquecido por 50 minutos, ou até o bolo dourar levemente;
-
No teste de espetar o palito no bolo, o palitinho não sairá seco (como em outras receitas), pois esse bolo fica úmido, com uma camada cremosa. Espere amornar para desenformar e servir.
Publicidade
anote aí...
Além de adoçar, o açúcar, juntamente com a manteiga, ajuda o bolo de fubá a ficar cremoso, com a massa bem macia. Se quiser, você pode diminuir a quantidade de açúcar, porém a massa não ficará tão cremosa. O queijo ralado, que é salgado, equilibra o sabor. Não fica enjoativo!
É possível dobrar a quantidade de queijo ralado – utilizar 100 gramas. Escolhemos o parmesão, pois seu sabor casa perfeitamente com o fubá. Você pode substituir por provolone ou mussarela, como preferir.
Não se assuste, a massa realmente fica um pouquinho mais líquida do que em outras receitas. Utilizamos bastante leite e pouca farinha de trigo para dar cremosidade ao bolo, por isso exige mais tempo de forno. Para quando estiver com pouco tempo, experimente o bolo de fubá fofinho, que também é uma delícia e assa em 30 minutos.
Oi, eu sou a Vânia! Cozinheira e vovó com açúcar. Aprendi a cozinhar com as mulheres de minha família e quero deixar esse legado para minha netinha. Amo fazer pães artesanais de fermentação lenta. Tenho um carinho especial pelo molho de galinha caipira, que aprendi a preparar com minha vozinha.
minhas receitas instagramPublicidade
Uma dúvida , o fermento bate junto no liquidificador ou acrescenta depois? Obrigada
Solange em 06/08/2024
Nós do Receiteria não batemos o fermento juntamente com a massa. Desligamos o liquidificador, colocamos a massa e misturamos com uma espátula, apenas para incorporar.
Vânia Machado em 27/08/2024
Achei útil (1)Aqui em casa não podemos consumir nada que contenha glúten, posso substituir a farinha de trigo por fubá?
Veronica Gadelha em 06/08/2024
Nessa receita, o melhor seria substituir a farinha de trigo por outra farinha sem glúten, como a de aveia.
Eliana Scamaral em 06/08/2024
Achei útil (1)Qual tamanho de fôrma, gente?
Valquiria em 06/08/2024
Olá, Valquiria! Utilizamos uma forma retangular média - 32 x 22 cm
Vânia Machado em 27/08/2024
Achei útilA sugestão de polvilhar o açúcar e canela e por cima da massa ou na forma antes de adicionar aassa? 😬🤭
Letícia em 06/08/2024
É para polvilhar por cima da massa! A forma deve ser untada com manteiga e polvilhada com fubá.
Eliana Scamaral em 06/08/2024
Achei útilQual o melhor fubá para fazer bolo?
Paula em 26/07/2024
Existem diferentes tipos de fubá. O tradicional, com moagem média, indicado para polenta, salgadinhos e mingau. O de semolina de milho, com moagem grossa, muito usado para fazer broas. E o mimoso (utilizado nesta receita), com moagem fina, mais indicado para bolos, pois não empelota a massa.
Eliana Scamaral em 06/08/2024
Achei útil