40 receitas de cobertura para bolo para detonar na finalização dos doces

Escrito por                          

A cobertura para bolo faz toda a diferença no sabor e na apresentação dessa sobremesa, não é mesmo? Uma massa simples pode ganhar uma cara completamente nova e um gostinho de deixar todo mundo de queixo caído, mesmo com o acréscimo um simples e tradicional brigadeiro.

Sendo para um café da tarde ou uma ocasião mais especial, como um aniversário, por exemplo, é possível surpreender quem for saborear seu quitute usando uma calda saborosa. Por isso, preparamos uma lista com as mais diversas opções para todos os gostos e momentos. Basta escolher a sua favorita e partir para cozinha testar uma nova receita.

Cobertura para bolo

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Cobertura cremosa para bolo de limão: essa é uma opção de calda que acrescenta sabor ao seu bolo e também dá um charme a mais para sobremesa. Além disso, a combinação de texturas fica incrível, vale a pena experimentar.

2. Cobertura para bolo de limão: e que tal usar apenas limão e açúcar para preparar uma calda que vai dar outro sabor ao seu bolo? Essa combinação cai muito bem no café da manhã ou da tarde.

3. Cobertura para nega maluca: sabe aquela nega maluca que tem uma casquinha crocante por cima? Usando essa calda para cobrir seu bolo, o resultado será esse. Além disso, tanto o processo quanto os ingredientes são bem simples.

4. Cobertura durinha para bolo de cenoura: você vai precisar apenas de açúcar, achocolatado em pó, leite e manteiga para preparar essa cobertura para o seu bolo. Além disso, o preparo é muito simples e o sabor final é de deixar qualquer um lambendo os dedos.

5. Cobertura molinha para bolo de cenoura: se você gosta de uma cobertura mais cremosa, essa pode ser uma ótima pedida. Os ingredientes usados são os mesmos da receita anterior, mas o que faz com que a textura seja diferente é a quantidade usada de cada item.

6. Cobertura branca para bolo simples: que tal preparar um brigadeiro branco para cobrir seu bolo? Além dessa cobertura, a dica é polvilhar chocolate branco ralado para incrementar a aparência e o sabor da sua sobremesa.

7. Cobertura para bolo de maçã: essa é uma cobertura simples, mas bem aromatizada. Os ingredientes usados para o preparo são: creme de leite, açúcar mascavo, essência de baunilha e manteiga.

8. Cobertura para bolo de coco: e que tal uma cobertura super cremosa feita com leite condensado, coco ralado e leite? Seu bolo ficará cheio de sabor e com uma textura incrível. Por isso, se você gosta dessa fruta, pode apostar nessa receita.

9. Cobertura para bolo de milho: que tal preparar um curau de milho verde bem cremoso para cobrir seu bolo? Essa é uma receita que além de muito prática, também é cheia de sabor.

10. Cobertura de beterraba para bolo de laranja: cream cheese, beterraba e açúcar podem formar uma combinação cheia de sabor. O resultado é uma cobertura durinha, cheia de cor e com um sabor delicioso, além, é claro, de ter um toque de nutrientes ainda.

11. Cobertura caramelizada para bolo de banana: sabe aquele bolo de banana invertido em que a fruta é caramelizada? Essa é a receita que você pode conferir aqui. O resultado é uma sobremesa que chama a atenção tanto pela aparência, quanto pelo sabor.

12. Cobertura para bolo de abóbora: cream cheese, açúcar em pó e manteiga são os únicos ingredientes que você vai precisar para fazer uma cobertura deliciosa para o seu bolo. Além disso, a textura fica super cremosa.

13. Cobertura para bolo de banana: que tal uar banana e limão para preparar uma cobertura? O resultado é uma textura super cremosa e um sabor incrível devido à combinação de frutas.

14. Cobertura para bolo de morango: se você não quer uma cobertura muito doce, essa pode ser uma ótima pedida, já que essa receita combina queijo mascarpone, cream cheese, iogurte, açúcar e morangos.

15. Cobertura de goiaba: para preparar essa receita, você vai precisar apenas de goiabada e água. O preparo é bem simples e o sabor combina com diversos bolos, como o de fubá, por exemplo.

16. Cobertura de nozes caramelizadas: essa é uma cobertura que tem um preparo bem simples, mas que vai deixar seu bolo com uma cara nova e um sabor que pode deixar qualquer um de queixo caindo. Além disso, o toque crocante cria um contraste com a massa encorpada.

17. Cobertura de caramelo com flor de sal: que tal preparar um caramelo salgado em casa? Em primeiro momento até pode ser uma ideia um pouco trabalhosa, mas seguindo as instruções, a chance de sucesso é grande.

18. Cobertura de ganache, pistache e passas: se você gosta de misturar vários sabores em uma mesma garfada, que tal preparar essa receita? Sem muito trabalho você consegue um resultado incrível.

Coberturas de chocolate

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

19. Ganache de chocolate meio amargo: que tal incrementar sua ganache com outros ingredientes? Essa opção além do chocolate e do creme de leite também ganha um toque de rum e de mel.

20. Ganache de chocolate: ganache é uma cobertura super comum para bolos, não é mesmo? Mas isso acontece porque muita gente gosta desse sabor, por isso, se você estiver em dúvida em como agradar quem for comer seu bolo, essa é uma ótima opção.

21. Cobertura cremosa de brigadeiro: essa não é uma receita de brigadeiro comum, pois além dos ingredientes tradicionais, o café entra para deixar um gostinho marcante e super gostoso.

22. Fondant de chocolate – glaçagem: essa é uma cobertura de chocolate simples, mas que pode deixar a massa do seu bolo com um sabor muito mais gostoso. São usados apenas 5 ingredientes e o preparo não é difícil.

23. Glacê de chocolate: chocolate meio amargo, xarope de milho e manteiga sem sal são os únicos ingredientes que você vai precisar para preparar essa receita. Como o glacê é uma cobertura muito comum, essa acaba sendo uma ótima opção para sair da rotina.

24. Cobertura trufada: essa é uma cobertura que pode ser feita apenas com chocolate ao leite e creme de leite, mas você também pode adicionar um toque de rum para um gostinho extra. O preparo é super simples e rápido.

25. Cobertura de Nutella: nessa receita, o creme de cacau e avelã é misturado com maizena, leite e creme de leite. Assim o doce rende mais e a textura fica um pouco mais rala.

26. Brigadeiro: um dos doces mais queridos dos brasileiros faz sucesso em bolos dos mais diversos sabores, não é mesmo? Além disso, o preparo é super fácil e rápido. Difícil vai ser apenas escolher o sabor da massa.

27. Trufa batida: apenas quatro ingredientes são usados para preparar essa trufa que tem uma textura super cremosa. O preparo é bem simples e o sabor é surpreendente.

28. Ganache de chocolate com chantilly: que tal combinar duas coberturas em um doce só? O sabor de chocolate com a textura do chantilly é de deixar os fãs de doce babando, pode apostar.

29. Calda de chocolate: e que tal preparar uma calda usando apenas água, açúcar e chocolate em pó? Mesmo com poucos ingredientes é possível deixar seu bolo com um sabor extra e uma textura molhadinha.

30. Cobertura de chocolate tradicional: o brigadeiro feito com achocolatado também não podia ficar de fora da nossa lista, não é mesmo? Essa é uma receita simples, mas que agrada os mais variados paladares.

31. Cobertura de ovomaltine: além do Ovomaltine, você também vai precisar de leite condensado, leite e manteiga para preparar essa receita. O resultado é uma cobertura super cremosa e cheia de sabor.

32. Cobertura cremosa de brigadeiro e café: a combinação de chocolate com café é uma ótima pedida para quem busca uma cobertura que não seja tão doce e ainda tenha um sabor marcante. Se é isso que você busca, não deixe de experimentar essa receita.

Coberturas brancas

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

33. Creme de cream cheese: se você está procurando uma cobertura leve e saborosa, essa receita pode ser uma ótima pedida. O creme é feito com cream cheese, manteiga, extrato de baunilha e açúcar de confeiteiro.

34. Merengue suíço: você vai precisar apenas de claras e açúcar para preparar um delicioso merengue caseiro. Além disso, essa é uma receita prática e que combina com os mais variados sabores de bolo.

35. Cobertura de marshmallow: se você gosta de uma cobertura muito, mas muito doce mesmo, essa pode ser uma boa pedida. Uma boa dica para um contraste de sabores interessante é pegar leve na quantidade de açúcar usada na massa do bolo.

36. Creme de manteiga: essa é uma cobertura muito comum para os estadunidenses, mas aqui pelo Brasil ela não é tão famosa. Que tal inovar na apresentação e no sabor da sua sobremesa experimentando essa receita?

37. Merengue de rosas: que tal acrescentar água de rosas ao seu merengue? O acréscimo desse ingrediente faz com que sua cobertura fique com uma cor mais bonita e um sabor levinho que combina muito bem com os mais variados sabores de bolo.

38. Marshmallow para bolos e tortas: para preparar um marshmallow caseiro você vai precisar apenas de açúcar, claras e água. O processo é bem simples, mas é importante prestar atenção no ponto certo do doce.

39. Trufado branco: que tal preparar uma trufa branca batida caseira? Além de combinar muito bem como cobertura e recheio de bolos, você também pode servir esse doce com frutas, crepes, panquecas e outros pratos.

40. Brigadeiro branco: quer uma cobertura simples e gostosa para seu bolo? Essa é uma receita muito prática e rápida, já que é feita com o auxílio do micro-ondas. Além disso, você só vai precisar de leite condensado e manteiga.

Independente se você busca uma cobertura para bolo simples ou mais elaborada, é bem provável que você tenha encontrado uma opção que te agrada, não é mesmo? Agora é só pensar na massa que combina com o sabor escolhido, se aventurar na cozinha e depois saborear uma sobremesa deliciosa.

PARA VOCÊ