A gente cresceu comendo nega maluca (e raspando a tigela do preparo com a colher). Uma receita de mãe, com massa chocolatuda, que não precisa de leite, cobertura cremosa de brigadeiro e muito granulado para confeitar. Que saudade! O bolo fica fofinho, doce na medida certa.
Ingredientes para a massa
Ingredientes para a cobertura
Publicidade
Modo de preparo
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
Publicidade
anote aí...
O chocolate 70% deixou a nega maluca com uma cor linda e sabor equilibrado. Se quiser um bolo bem docinho, use achocolatado em pó – nesse caso, cuidado com a quantidade de açúcar adicionada à massa, que pode ficar muito enjoativa. A qualidade do chocolate interfere na cor do bolo.
Não precisa desenformar o bolo para colocar a cobertura – a não ser que você queira. Geralmente, a nega maluca é servida em pedaços já partidos. Você pode acrescentar morangos e brigadeiros enrolados à decoração.
Não use uma forma muito grande, pois o bolo ficará muito baixinho. Se quiser, asse a nega maluca em uma forma redonda com 22 cm de diâmetro. Para facilitar na hora de desenformar, forre a forma com papel-manteiga.
Experimente substituir a água por café quente e adicione raspas de laranja à massa. Um bolo de chocolate com café fica muito aromático, além de criar camadas de sabores que se complementam.

Oi, eu sou a Vânia! Cozinheira e vovó com açúcar. Aprendi a cozinhar com as mulheres de minha família e quero deixar esse legado para minha netinha. Amo fazer pães artesanais de fermentação lenta. Tenho um carinho especial pelo molho de galinha caipira, que aprendi a preparar com minha vozinha.
minhas receitas instagram
Bolo de chocolate fácil e molhadinho
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Mônica
25/01/2025