34 receitas de cobertura de chocolate para bolos e doces sensacionais

Por
Atualizado em 16.04.21

Seja para festas ou para o dia a dia, o chocolate é aposta certa e agrada à maioria dos paladares. Uma boa cobertura de chocolate, por exemplo, é extremamente versátil, pois incrementa bolos, crepes, tortas e sobremesas diversas. E o melhor: é possível prepará-la rapidinho. Para fazer sucesso com os doces, confira receitas que são de lamber os dedos!

Coberturas de chocolate

Foto: Reprodução / Dani Noce

1. Ganache de chocolate: perfeita para cobrir bolos e cupcakes, essa ganache leva entre seus ingredientes apenas chocolate meio amargo picado e creme de leite. Para preparar, basta derreter o chocolate, acrescentar o creme de leite e misturar bem. Deixe na geladeira até que fique firme.

Publicidade

2. Cobertura de chocolate vegana: sem glúten, sem lactose e sem ovos. Essa cobertura de chocolate vegana é saborosa, conta com uma textura incrível e pode ser tranquilamente feita com chocolate que não leva leite na composição. Ela fica um pouco firme na geladeira e cremosa em temperatura ambiente!

3. Ganache fácil de chocolate meio amargo: embora essa receita seja bem fácil de fazer, não é a maneira profissional. Mas você pode ter certeza de que vai ficar bem gostosa em sobremesas como bolos, tortas ou trufas. Entre os ingredientes, estão chocolate meio amargo, creme de leite, mel e rum.

4. Cobertura de brigadeiro para cobrir bolo: apesar de ser diferente das receitas clássicas de brigadeiro, essa aqui conta com sabor e qualidade melhorados, pois rende bastante, não é excessivamente doce e pode servir tanto para comer de colher, quanto para cobrir bolos de aniversário.

5. Cobertura cremosa de brigadeiro de café: essa é uma ótima receita para você rechear bolos, macarons ou apenas colocar como cobertura de um cupcake. Caso você não goste muito de café, é só tirar o ingrediente, pois assim você terá apenas uma cobertura de chocolate simples. Decore com confeitos!

6. Calda de chocolate para sobremesas: supersimples e prática, essa receita de calda de chocolate transforma qualquer bolo sem graça em uma sobremesa maravilhosa e pode também incrementar sorvetes e doces variados. Ela não rende muito, então você pode dobrar a quantidade de ingredientes.

7. Ganache de chocolate sem lactose com biomassa de banana verde: que tal aprender a preparar em casa uma saborosa ganache de chocolate sem lactose com biomassa de banana verde? Além de saudável e simples de fazer, ela pode ser utilizada de diferentes maneiras, como frutas, bolos ou tortas.

Publicidade

8. Cobertura de chocolate para cupcakes: especial para os alérgicos e intolerantes, essa receita de cobertura de chocolate é sem glúten, não leva leite, ovos e nem soja. Você vai precisar dos seguintes ingredientes: chocolate meio amargo sem lactose e sem glúten, leite de coco, açúcar demerara, agar agar e essência de baunilha.

9. Calda de chocolate simples: essa receita de calda de chocolate simples é deliciosa e perfeita para incrementar sorvetes, bolos ou qualquer outro tipo de sobremesa. Tenha em mãos chocolate em pó de boa qualidade, açúcar e água, misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo.

10. Ganache de chocolate com chantilly: essa cobertura é uma das mais gostosas para cobrir bolos e cupcakes, que conta com uma textura incrível e um sabor irresistível. Anote os ingredientes: chocolate ao leite, creme de leite de caixinha, conhaque e chantilly pronto em ponto firme. Fácil e rápida de preparar!

11. Cobertura de chocolate crudívora: depois de aprender a fazer esse molho, que vira cobertura para tudo e é um item necessário na sua geladeira, ele vai fazer parte das suas sobremesas diariamente. É uma receita crudívora, que conta com ingredientes como óleo de coco, maple syrup, cacau puro em pó e extrato de baunilha.

12. Fondant de chocolate: aprenda o passo a passo de um delicioso fondant de chocolate para cobrir uma bomba de chocolate. Você vai precisar de ingredientes simples e fáceis de encontrar, como gelatina, açúcar, cacau em pó, água e creme de leite. Depois de usar, você pode guardar na geladeira. E, quando quiser reutilizar, é só derreter em banho-maria.

Bolos e tortas com cobertura de chocolate

Foto: Reprodução / Caramelo e Sal

13. Bolo com cobertura de chocolate e amendoim: chocolate com amendoim é uma das combinações mais gostosas no mundo dos doces, certo? Aproveite para aprender a fazer em casa uma maravilhosa receita de bolo para o lanche da tarde, que conta com ingredientes como leite condensado, creme de leite, chocolate em pó (50% cacau), manteiga de amendoim e amendoim picado para decorar.

14. Bolo de cenoura com calda de chocolate: sabe aquela cobertura de chocolate durinha na medida certa? Simples de fazer e perfeita para acompanhar um saboroso bolinho de cenoura, ela leva ingredientes como açúcar, achocolatado, manteiga e leite. Misture todos em uma panela e leve ao fogo até que fique uma calda grossa.

15. Bolo de laranja com cobertura de chocolate: a massa desse bolo de laranja fica incrivelmente macia e a cobertura de chocolate ajuda a complementar o sabor e dar um toque muito especial à receita. Além disso, o contraste do azedinho da fruta com o doce do chocolate faz uma combinação perfeita.

16. Bolo de chocolate com cobertura de ganache: quem consegue resistir a um bolo de chocolate superfofinho acompanhado de uma cremosa cobertura de ganache? A receita fica doce na medida certa, pois leva cacau 100% entre seus ingredientes, porém você pode apostar em outro achocolatado se preferir com mais açúcar.

Publicidade

17. Bolo de chocolate com cobertura de Nutella: supergostoso e muito fácil de fazer, esse bolinho de chocolate fica ainda mais irresistível quando combinado à cobertura de Nutella, que conta também com outros ingredientes como leite, maizena diluída e creme de leite. O resultado é um bolo fofinho e saboroso!

18. Bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro: se você é apaixonado por um bolo com bastante chocolate e brigadeiro, não pode deixar de conhecer essa receita docinha e extremamente saborosa! Para a cobertura, aposte em leite condensado, chocolate em pó, manteiga, creme de leite e chocolate granulado.

19. Bolo nega maluca com calda de chocolate crocante: essa receita de bolo nega maluca agrada a todos os gostos. Além de deliciosa, é superprática de preparar, já que a massa é feita no liquidificador. O toque especial fica por conta da caldinha de chocolate, que fica quebradiça quando esfria.

20. Bolo de coco com cobertura de chocolate: essa receita é especial para os amantes da mistura de coco com chocolate, pois ensina a preparar um bolinho simples e delicioso. Para o recheio, tenha em mãos coco ralado fresco, leite condensado, gema, leite integral, conhaque e manteiga. Já para a cobertura, aposte em chocolate amargo, creme de leite e coco em lascas finas.

21. Bolo de doce de leite com cobertura de chocolate e nozes: perfeito para festas de aniversário ou ocasiões especiais, esse bolo de massa branca é feito com recheio de doce de leite e parecido com um grande alfajor. Além disso, a cobertura de chocolate e nozes fica deliciosa e bem firme, ideal para decorar.

22. Bolo de chocolate sem glúten com cobertura de chocolate branco: já pensou em aprender a preparar em casa uma versão sem glúten de bolo de chocolate com cobertura de chocolate branco? A receita é saudável, saborosa e resulta em uma massa superfofinha, ótima para qualquer hora do dia!

23. Bolo de azeite com pistache e cobertura de chocolate branco: aqui vai uma sugestão de bolo supersaborosa e inovadora, que leva ingredientes como farinha de trigo, açúcar, pistache torrado, ovos, raspas e suco de laranja (ou limão), azeite, fermento em pó e sal. Vale a pena experimentar!

24. Bolo de chocolate branco com cobertura de chocolate meio amargo: experimente esse maravilhoso bolo de chocolate branco preparado com uma cobertura de creme de leite, lascas de amêndoas e chocolate meio amargo, que ajuda a deixar a sobremesa docinha na medida certa.

25. Bolo mesclado com cobertura de chocolate e castanha-de-caju: que tal um bolinho simples e saboroso para preparar para toda a família no fim de semana? Além da massa com uma textura perfeita, a receita conta com uma cobertura de dar água na boca, feita com chocolate e castanha-de-caju.

Publicidade

26. Bolo de cenoura com nozes e cobertura cremosa de chocolate: se o objetivo é inovar nas receitas de bolos de cenoura, aposte nessa versão que conta com uma cobertura de chocolate deliciosa e uma massa doce na medida certa, fofinha e molhadinha. É fácil e rápida de preparar!

Docinhos e sobremesas com cobertura de chocolate

Foto: Reprodução / Panelaterapia

27. Mousse de coco com cobertura de chocolate: essa receita deliciosa de mousse de coco com cobertura de chocolate é digna de dar água na boca e você com certeza vai se apaixonar! Fácil de fazer, ela não precisa nem de liquidificador e utiliza os seguintes ingredientes: leite condensado, creme de leite, iogurte natural, leite de coco, coco ralado sem açúcar e gelatina incolor.

28. Picolé de pudim de chia com cobertura de chocolate: nos dias quentes, é basicamente uma obrigação termos em casa sobremesas geladinhas para refrescar, né? Conheça essa receita de picolé de pudim de chia com cobertura de chocolate, que leva ingredientes como leite de coco, manga, extrato de baunilha e adoçante.

29. Éclairs com cobertura de chocolate: além de lindas, essas éclairs com cobertura de chocolate são simplesmente maravilhosas, ideais para uma sobremesa caprichada no fim de semana. Elas são recheadas com um creme de confeiteiro de chocolate. Para a cobertura, você vai precisar de gelatina em folha, água, açúcar, cacau em pó, creme de leite e chocolate amargo.

30. Bombons com cobertura de chocolate amargo: fáceis de fazer, esses bombons são saudáveis, deliciosos e ficam irresistíveis com a cobertura de chocolate amargo. Sem açúcar e sem gorduras, a receita ajuda a matar a vontade de comer doce e pode ser consumida a qualquer momento do dia sem culpa!

31. Madeleines com cobertura de chocolate: para fazer bonito para os convidados em casa, aprenda a preparar essa receita de madeleines ao limão com cobertura de chocolate amargo derretido, que sem dúvidas vão agradar a todos os gostos! Você vai precisar de manteiga, açúcar orgânico, ovos, farinha de trigo e casca ralada de um limão.

32. Picolé de banana pura com cobertura de chocolate: simples de fazer, saudável e deliciosa, essa receita é uma ótima dica para preparar nos dias quentes. Além do papel manteiga e palitinhos de sorvete, tenha em mãos bananas, chocolate vegano picado, óleo de canola (ou de uva) e nozes picadinhas.

33. Bolachas de canela com cobertura de chocolate: o resultado dessa receita são bolachinhas deliciosas, fofas e suaves que contam com um toque de canela, responsável pelo aroma e sabor especiais, além de uma cobertura de chocolate supersaborosa. Perfeitas para petiscar durante o dia!

34. Alfajor com cobertura de chocolate: se você gosta dos alfajores argentinos, não deixe de conferir essa incrível receita caseira que leva uma cobertura de chocolate. Entre os ingredientes, estão manteiga, açúcar, gemas, raspas de limão, farinha de trigo, amido de milho e doce de leite, além de chocolates ao leite e branco para a finalização.

Quer causar um impacto na hora de servir a sobremesa? Escolha seu docinho preferido, selecione uma deliciosa cobertura de chocolate e corra agora mesmo para a cozinha. Com certeza, toda a sua família vai adorar!