11 receitas de falafel que vão te deixar apaixonado pela culinária árabe

Escrito por                          

O falafel é um bolinho que tem como ingrediente principal o grão de bico, normalmente temperado com cebola, alho, salsa, coentro e cominho, mas você pode variar na combinação de especiarias para que o quitute fique com a sua cara.

De origem árabe, esse é um salgado que faz sucesso ao redor do mundo todo e pode ser servido puro, acompanhado de humus, tahine, salada e até mesmo combinando todos esses itens como o recheio de um sanduíche feito com pão pita, também conhecido como pão sírio.

A versão mais comum dessa delícia é frita, mas você também pode optar por versões assadas, caso deseje uma refeição mais saudável. Para conhecer algumas receitas e testar em casa, confira a lista abaixo:

1. Falafel simples

Foto: Reprodução / tempero alternativo

Confira uma receita bem simples e ideal para quem não tem muito tempo para passar na cozinha. Aqui, você só precisa misturar farinha de grão de bico, farinha de trigo, água, cebola, alho, salsinha ou coentro, pimenta-do-reino ou cominho e sal. Depois que a massa estiver pronta, basta moldar os bolinhos e levá-los para fritar em óleo quente.

2. Falafel com fava

Foto: Reprodução / gastrolandia

Essa é uma receita um pouco diferente, pois além de combinar o grão de bico triturado com diversos condimentos, também leva o acréscimo da fava, uma leguminosa que não é tão comum aqui no Brasil, mas pode fazer toda a diferença no sabor final do seu bolinho frito.

3. Falafel com hortelã

Foto: Reprodução / gordelícias

Aprenda uma receita básica, em que o grão de bico é combinado com salsinha, hortelã, cebola, alho, coentro, cominho, sal e pimenta-do-reino. Após finalizar a massa, você só precisa moldar as bolinhas e depois colocar tudo em óleo quente para fritar.

4. Falafel crocante e firminho

Foto: Reprodução / eu como sim

Nessa receita, você confere dicas para que o resultado do seu falafel seja incrível, como, por exemplo, secar o grão de bico antes de levá-lo ao liquidificador para ser triturado. Esse passo faz com que seu bolinho não se desfaça na hora de fritar!

5. Falafel com gergelim

Foto: Reprodução / dani noce

Se você quer dar um toque diferente para o seu falafel, mas sem ter muito trabalho extra na cozinha, essa pode ser a receita ideal. Aqui, a sugestão é cobrir os bolinhos com uma camada de gergelim – esse passo faz com que o resultado seja mais crocante e ainda dá um toque saudável ao petisco.

6. Falafel com pimenta síria

Foto: Reprodução / brisando na cozinha

Aqui, você encontra uma receita em que o bolinho de grão de bico é temperado com alho, salsinha, cebola, cominho, páprica, pimenta síria e sal. Além desses ingredientes, você também vai precisar de bicarbonato de sódio, farinha de trigo e óleo.

7. Falafel com pimenta caiena

Se você quer uma receita de um bolinho com um tempero bem marcante, essa receita pode ser a ideal para ser testada na sua cozinha. Aqui, o grão de bico é combinado com cebola, alho, pimenta caiena, cominho, cardamomo e coentro. Para fazer o petisco em casa, você também vai precisar de um pouco de fermento e óleo.

8. Falafel na air fryer

Foto: Reprodução / mel e pimenta

Confira uma receita de falafel feito na air fryer, o que é uma ótima pedida para quem quer fugir da fritura, mas não quer levar os bolinhos ao forno. Então, se você quer uma opção mais saudável e bem temperadinha, não deixe de conferir as dicas desta opção.

9. Falafel assado com farinha de arroz

Foto: Reprodução / panelinha saudável

Essa é uma receita que leva uma pequena quantidade de temperos, por isso, é uma ótima pedida para quem quer um sabor mais suave e não quer se preocupar com uma lista de ingredientes extensa. Além disso, a farinha de arroz entra em cena para deixar o bolinho assado com um toque crocante.

10. Falafel com batata

Foto: Reprodução / figos
e funghis

Essa é uma receita um pouco diferente de grande parte das opções da lista, já que o grão de bico é assado antes de ser triturado. Além disso, uma quantidade de batata também é usada para o preparo da massa do bolinho. Essa é uma ótima pedida para quem gosta deste legume ou quer inovar no sabor do quitute.

11. Falafel de forno

Foto: Reprodução / veganana

Aqui, o grão de bico usado é cozido e isso faz com que seu sabor fique mais suave. Além disso, aqui, você pode seguir os temperos sugeridos ou até mesmo usar os seus favoritos, assim, o resultado ficará com a sua cara.

O falafel é uma ótima pedida para um petisco ou até mesmo para um lanche mais incrementado. Além disso, pode ser apreciado por quem gosta de frituras, por quem é vegano ou até mesmo por quem busca uma alimentação mais saudável, se optar por uma versão assada. Se você adora culinária árabe, confira também algumas receitas de shawarma para testar em casa.

PARA VOCÊ