29 receitas de petisco para festa que vão impressionar seus convidados

Escrito por                          

Vai receber os amigos e a família em casa e ainda não sabe o que servir? Que tal apostar em pratos mais simples e rápidos? A lista a seguir traz opções variadas e muito deliciosas de petiscos para festa: tem desde opções tradicionais, como coxinha e batata frita, até um delicioso canapé de salmão.

Petiscos certeiros para festa

iStock

1. Polenta frita: polenta frita bem crocante tem aquele gostinho delicioso de comida de bar, não é mesmo? Perfeita para saborear em um happy hour com os amigos, ela leva poucos ingredientes e é supersimples de fazer. Prepare aí na sua casa e saboreie entre um gole de cerveja e outro.

2. Batata rústica: a nova queridinha de botecos e lanchonetes, a batata rústica é aquele tipo de petisco que agrada todo mundo em uma festa. Feita com casca e tudo, ela é ideal para quem quer inovar a tradicional batata frita de maneira simples, mas muito gostosa.

3. Pão de alho: que tal deixar de lado o pão de alho industrial e preparar a sua própria versão? Muito saborosa e crocante, essa opção é aquele tipo de comida que precisa ter em um churrasco ou reunião com os amigos. A dica, para dar um deixar bem gostoso, é temperar o seu pão com salsinha, cebolinha e orégano.

4. Coxinha: um dos salgados mais populares do Brasil, a coxinha agrada os mais variados paladares e tem inúmeras receitas diferentes. Mas aqui, você aprende a preparar uma versão bem tradicional e fácil! A cremosidade fica por conta do requeijão, então na hora de rechear invista neste ingrediente, ok?

5. Enroladinho de salsicha: feito com poucos ingredientes, esse enroladinho de salsicha é o clássico salgado de preguiçoso. Basta enrolar o embutido na massa de pastel e levar para fritar! Para acompanhar e deixar tudo ainda mais gotoso, você pode preparar um molho de tomate que é ensinado no vídeo. Vale a pena conferir!

6. Biscoito salgado: superversátil, esse biscoito salgado é ideal para saborear a qualquer hora do dia: no café da manhã, no lanche da tarde, quando bate aquela vontade de comer algo leve e diferente ou como aperitivo de uma reunião com a família. E o mais legal é que ele pode ser armazenado por até cinco dias na geladeira.

7. Chips de abobrinha: está procurando por um petisco leve e saudável? Então aposte nesse chips de abobrinha que é temperado com páprica doce e curry e assado no forno! Uma dica para mantê-los crocantes é esperar esfriar e guardar em um potinho bem fechado e seco.

8. Petisco de tapioca: com apenas três ingredientes, – ovos, queijo parmesão ralado e tapioca – você consegue preparar um petisco que agrada adultos e crianças. E o modo de preparo é bem simples, basta misturar tudo muito bem até obter uma massa lisa e uniforme e levar para fritar aos poucos!

9. Linguiça empanada: sinônimo de simplicidade e inovação, essa linguiça empanada é sucesso garantido em qualquer ocasião. Feita no liquidificador, a massa desse petisco é bem fofinha por dentro e crocante por fora. Ideal para saborear acompanhada de uma caipirinha ou um drink bem fresquinho.

10. Canapé com pão de forma: comum em muitas festinhas e celebrações, o canapé é aquele tipo de petisco que acaba rapidinho, pois é gostoso e muito versátil. E nesse vídeo você aprende a preparar três versões deliciosas: de salame, de atum e de presunto e queijo.

11. Cestinha com massa de pastel: quer surpreender os convidados com um petisco diferente e muito fácil de preparar? Então, confira essa cestinha salgada que é feita com massa de pastel recheada com presunto, queijo e requeijão. Para dar aquele gostinho delicioso de pizza, salpique um pouco de orégano antes de levar para assar.

Petiscos frios para festa

iStock

12. Tábua de frios: mesa de frios é indispensável em toda festa boa, não é mesmo? E o segredo está na maneira que você dispõe os ingredientes sobre a tábua. Para aprender como e onde colocar cada um deles, assista ao vídeo e deixe os seus convidados com água na boca.

13. Lanche de frango frio: dias mais quentes pedem petiscos mais leves e fresquinhos, certo? Essa é uma opção ideal para saborear e se refrescar. Atenção para os ingredientes necessários: maionese, requeijão cremoso, creme de leite, sal, extrato de tomate, mini pão de leite, queijo mussarela, presunto, alface, tomate e, claro, peito de frango desfiado.

14. Petisco com salame e azeitona: muito charmoso e diferente, esse petisco de salame com azeitona é ótimo para servir antes do prato principal ou daquele churrasco gostoso! Basta cortar o queijo em cubinhos e espetar em palitos de plástico junto com a azeitona e o salame enroladinho.

15. Petisco com mortadela e cenoura: inusitada e muito gostosa, a combinação de mortadela com cenoura resulta em um petisco simples e que vai deixar todo mundo surpreso. Você só precisa cortar o vegetal em palitinhos, enrolar na mortadela, espetar com um palito de dente e temperar com azeite, sal, orégano, vinagre e pimenta-do-reino.

16. Petisco de ovo de codorna: vai receber a família em casa para um almoço e ficou encarregado de preparar os petiscos de entrada? Que tal encantar todo mundo com uma receita bem diferente e gostosa? Para isso, invista nesse ovo de codorna enrolado no salame e temperado com muito azeite, limão, pimenta-do-reino e orégano.

17. Petisco de tomate-cereja: refinado e muito charmoso, esse petisco precisa estar no menu de entrada do seu jantar especial. O sabor refrescante e muito gostoso fica por conta das folhas de manjericão, que são colocadas individualmente em cada aperitivo.

18. Petisco de pepino e queijo: algumas comidas você come primeiro com os olhos, não é mesmo? E esse é o caso deste petisco! Muito lindo e diferente, ele vai deixar todo mundo curioso e querendo experimentar. E pode ter certeza, aqui o sabor faz jus à beleza. Disponha em um vidro sem tampa bem bonito e esteja preparado para receber muitos elogios.

19. Petisco de abacaxi e presunto: agridoce, essa opção de petisco vai encantar os mais variados gostos. Além de ser supergostosa, ela também é muito fácil de fazer. É só cortar o presunto e a fruta em cubinhos, espetar em palitos de dente e temperar com um pouco de páprica doce ou picante.

20. Palito de vegetais: esse petisco vai agradar todo mundo: quem está de dieta, quem é vegano e quem adora saborear um aperitivo antes do prato principal. Para isso, corte a cenoura e o pepino em palitos finos, disponha em uma taça grandona e tempere com suco de limão e sal.

Petiscos para festa com carne

iStock

21. Isca de tilápia: difícil encontrar quem não goste de um peixinho frito no capricho. Perfeito para comer acompanhado de um limão e uma cerveja bem gelada, ele é sempre aquela porção coringa que deixa todo mundo feliz! E aqui, você também aprende a preparar um molho feito com iogurte muito gostoso para mergulhar as tiras e aproveitar.

22. Isca de frango: presença confirmada em toda mesa de bar, a isca de frango é uma porção simples, fácil de preparar e que agrada tudo mundo. O segredo para uma carne suculenta e muito saborosa está no tempero, que aqui fica por conta do suco de limão, sal e pimenta-do-reino.

23. Petisco de salsicha e batata: perfeita para petiscar enquanto espera aquele churrasco gostoso sair, essa salsicha com batata é saborosa e bem diferente. O grande diferencial está no tempero, que é feito com o tradicional chimichurri. Para dar um gostinho todo especial, a dica é assar na churrasqueira mesmo.

24. Bolinha de carne: recheada com um delicioso queijo provolone, essa bolinha de carne é suculenta por dentro e crocante por fora. O modo de preparo é incrivelmente simples: é só misturar todos os ingredientes (menos o queijo) e mexer bem. Por último, recheie as bolinhas com o provolone, passe na farinha de rosca e leve para assar.

25. Linguiça calabresa acebolada: com apenas três ingredientes, – linguiça calabresa, azeite de oliva e cebola – você consegue preparar um prato que é perfeito para servir não apenas como petisco, mas também como acompanhamento de um arroz com feijão feito no capricho.

26. Filé acebolado: filé mignon, cogumelo champignon fresco, manteiga, azeite de oliva, cebola, amido de milho, caldo de carne, vinho madeira e pão francês são os ingredientes que compõem essa deliciosa opção de petisco muito refinada e tradicional. Confira o modo de preparo e corra para a cozinha para testar.

27. Jerky beef: quem gosta de carne seca vai se apaixonar por esse delicioso jerky beef. Para deixar o tempero bem mais intenso e gostoso, você deve deixar as tiras da carne marinando dentro de um saco junto com o molho. Leve para assar e sirva com um copo supergelado de chopp!

28. Camarão com queijo coalho: com aquele gostinho delicioso de mar, esse petisco é mais refinado e ideal para servir como entrada em um almoço ou jantar mais especial. Aqui, a combinação do queijo coalho com o camarão provoca uma explosão de sabores incrível e muito diferente. Você vai se surpreender!

29. Canapé de salmão: mais leve e saudável, esse canapé de salmão não pode faltar na sua pool party! Bem fresquinho e saboroso, ele é aquele tipo de petisco que você não consegue comer apenas um. Vale a pena conferir o modo de preparo e saborear com um copo de suco natural bem fresquinho.

Ainda pensando em comidas rápidas e perfeitas para comer enquanto aproveita uma boa festa ou uma pequena reunião com os amigos, que tal conferir essas receitas deliciosas de finger food e tábua de frios?

PARA VOCÊ