7 receitas de tábua de frios para garantir um aperitivo arrasador

Escrito por                          

Uma tábua de frios cai muito bem em diversos momentos, como entrada para a refeição principal, como petisco ou até mesmo como um jantar mais rápido e leve. Tudo depende dos ingredientes escolhidos para cada ocasião!

Você pode montar uma tábua de frios usando embutidos, queijos, frutas, pães, geleia e mel. As combinações podem ser bem variadas, agradando, assim, aos mais variados paladares.

Além dos ingredientes escolhidos, também é interessante saber como montar um prato bonito, para que todos fiquem com vontade de comer um pouquinho de tudo. Confira!

1. Tábua de frios simples

Aqui, você aprende a montar uma tábua com os queijos mussarela, prato, parmesão e brie, presunto cru, uvas passas, nozes chilenas e azeitonas verdes. A lista de ingredientes não é extensa, mas conta com sabores marcantes e que podem fazer um grande sucesso entre quem experimentar esses itens combinados.

2. Tábua de queijos e pães

A sugestão desta receita é montar uma tábua de frios usando os queijos camembert e gorgonzola, cerejas, focaccia de linguiça e ameixas. Para dar um toque extra de sofisticação ao seu prato, a dica é usar ramos de alecrim para a decoração.

3. Tábua de queijos

Nessa receita, a dica é escolher dois ou três pedaços de queijos amarelos – como gouda, emmental e gruyère -, dois de massa mole – como brie e camembert -, geleia, frutas secas, nozes e um bom pão. Assim, você consegue uma tábua de queijos bem variada e que pode agradar aos mais variados paladares.

4. Tábua de frios básica

Se você está procurando por uma tábua de frios que use ingredientes mais acessíveis, essa pode ser a opção ideal. Para montar esse prato em casa, você vai precisar de queijos prato, mussarela, provolone, presunto, salame, peito de peru, azeitonas temperadas e ovos de codorna com molho rosé. Mesmo sendo uma opção mais em conta, o resultado é bem gostoso.

5. Tábua de frios incrementada

A sugestão desta opção é montar uma tábua com os queijos gouda, de cabra, emmental, gorgonzola e brie, presunto cru, pastrami, mortadela bologna, salame andaluz, geleia, chutney, mel e pães. Essa é uma boa pedida para quem quer um prato bem completo!

6. Tábua de queijos variados

Essa é uma receita de tábua de queijos que leva grana padano, parmesão, provolone, pecorino, queijo de cabra, gorgonzola, brie, camembert, gruyère, peras, uvas verdes e roxas, morangos, azeitonas, nozes, amêndoas, geleia, mel e manteiga.

7. Tábua de embutidos

Aqui, a sugestão é usar três tipos de embutidos diferentes, picles, azeitona, azeite e pão rústico. A lista de itens é curtinha, mas essa é uma boa pedida para um aperitivo cheio de sabor e que não vai te dar muito trabalho na cozinha.

Uma tábua de frios pode cair muito bem em diversos momentos, não é mesmo? Além disso, ela pode ser montada com ingredientes com sabores bem variados como queijos: todo mundo pode se deliciar com as opções que mais gosta! Se você adora comidinhas práticas, confira receitas de petiscos variados para saborear em casa.

PARA VOCÊ