50 receitas de finger food para arrasar nos encontros com amigos

Escrito por                          

Práticas de saborear, as finger foods são uma ótima pedida para as mais variadas ocasiões, já que as pessoas podem comer tanto sentadas, quanto em pé. A praticidade de comer pequenas porções é ótima, pois, assim, é possível degustar as opções aos poucos. Para melhorar ainda mais, o ambiente fica bem descontraído.

Para servir, você pode colocar todas as opções em uma mesa ou contratar um garçom, caso a quantidade de convidados seja grande. Além de permitir que seus convidados circulem, conversem e se divirtam enquanto comem, a apresentação fica muito bonita e é possível surpreender com os sabores.

Para conhecer algumas opções e testar em casa, confira a lista abaixo:

Finger food no palito

Foto: Reprodução / tempero alternativo

1. Dadinhos de tapioca: essa é uma receita de dadinhos de tapioca que não leva ingredientes de origem animal e é feita com tapioca granulada, castanha, levedura de cerveja, água, sal e pimenta-do-reino. É uma receita simples de ser feita, mas que demora para ficar pronta, por isso, a sugestão é congelar seu petisco, para só esquentar quando quiser servir.

2. Espetinho caprese: essa opção é mais uma dica do que uma receita, já que só é preciso se preocupar em temperar e montar os espetinhos com mussarela, tomate e manjericão. Essa é uma pedida simples, mas com um sabor que pode agradar os mais variados paladares.

3. Almôndega: nessa receita, a sugestão é preparar as almôndegas em tamanhos bem pequenos, para, depois, espetá-las. Assim, fica fácil comer em pé ou sem o uso de pratos. Além disso, essa é uma opção bem simples de ser feita e que leva poucos ingredientes.

4. Batatinha: para testar essa opção em casa, só é preciso lavar bem batatas bolinhas e levá-las ao forno pré-aquecido com azeite, alecrim e sal. A sugestão é servir em palitos e com mostarda como acompanhamento.

5. Pão de queijo: nessa receita, você aprende a preparar minipães de queijo, que são servidos no palito. Essa é uma ótima pedida para quem quer servir finger foods com um toque bem brasileiro. Com essa delícia mineira, será bem fácil agradar seus convidados.

6. Coração de queijo: para fazer essa opção em casa, é preciso ralar queijo de minas curado, moldar em formato de coração em uma forma e colocar nos palitos. A forma deve ir ao forno e o queijo deve ser virado para que fique crocante em ambos os lados. O trabalho é pouco, mas o resultado fica uma gracinha.

7. Tomate, queijo e bacon: nessa receita, a sugestão é colocar em palitos fatias de bacon frito, tomate-cereja e cubinhos de queijo. O modo de preparo é bem rápido, mas o sabor fica divino. Tudo isso passando apenas alguns minutos na cozinha!

Finger food no legume

Foto: Reprodução / cozinha dal bó

8. Risoto de abóbora: nessa receita, você aprende a preparar um delcioso risoto de abóbora e sálvia, que é servido em minimorangas. O modo de preparo não é muito complicado e o resultado é extremamente charmoso, além de ser muito gostoso, é claro.

9. Pepino com camarão: nessa receita, a sugestão é usar fatias de pepino como base para camarão ao molho tailandês. Para quem quer um petisco agridoce, essa pode ser uma excelente pedida. O resultado é delicado e ao mesmo tempo irresistível.

10. Finger food de pepino: essa é outra receita que usa fatias de pepino como base, mas a cobertura fica por conta de um creme de queijo e cenoura. Para incrementar ainda mais a finger food, a sugestão é cobrir com pedaços de morango e sementes de chia.

11. Finger food na acelga: nessa opção, folhas de acelga são recheadas com cubinhos de frango grelhado e um molho feito com iogurte, mostarda, sal e pimenta. A lista de ingredientes é curta, assim como o passo a passo é simples.

12. Wrap na couve: aqui, a sugestão é rechear folhas de couve com uma mistura de ovos cozidos amassados, atum, cenoura ralada, requeijão e sal. É uma opção simples, mas pode ser uma boa pedida para quem quer uma finger food econômica.

13. Abobrinha com tomate: para testar essa receita em casa, é preciso cortar abobrinhas em rodelas e colocar em uma frigideira com azeite e sal para grelhar. Quando elas estiverem macias, basta cobri-las com fatias de tomate e folhas de manjericão e acrescentar outros temperinhos, como alho frito e tomilho, por exemplo.

14. Batata com carne seca: nessa receita, batatas bolinhas são assadas, cortadas ao meio e cobertas com requeijão e carne seca já pronta. Para quem quer uma finger food que mate a fome, essa pode ser uma excelente escolha. Além disso, aqui, a sugestão é comprar a carne seca já cozida para que o trabalho na cozinha seja mais rápido.

Finger food no potinho

Foto: Reprodução / panelatarapia

15. Minigratinado de bacalhau: para que o preparo dessa receita não seja muito complicado, a sugestão é que se use um bacalhau já desfiado. Aqui, temperos devem ser refogados para, então, acrescentar o peixe à panela, depois, creme de leite. O próximo passo consiste em colocar essa mistura em ramequins individuais, polvilhar parmesão ralado e levar ao forno para assar.

16. Escondidinho de carne e shimeji: nessa receita, você aprende a preparar um escondidinho com purê de mandioca, recheado com uma carne ao molho bem suculenta e que ainda leva shimeji e parmesão na cobertura. Se você busca por uma opção de finger food bem incrementada, essa pode ser a pedida ideal.

17. Finger food caprese: a salada caprese consiste na combinação de croutons – que você aprende a preparar em casa -, queijo de cabra, manjericão, tomate, sal, azeite e aceto balsâmico. Para a montagem, basta intercalar em camadas esses ingredientes em potinhos de sua preferência.

18. Batata recheada: essa é uma receita bem prática, pois a batata é feita no micro-ondas e não no forno, o que faz com que ela fique pronta em apenas 5 minutinhos. Além disso, a sugestão é usar strogonoff e batata palha como cobertura.

19. Bolinho de bacalhau: que tal preparar uma massa de bolinho de bacalhau, acrescentar creme de leite e queijo parmesão e levar ao forno para gratinar? Essa é a proposta desta receita, que fica bem diferente da versão frita, mas também é muito saborosa.

20. Salada niçoise: para testar essa opção, é preciso colocar em um potinho alface, atum, ovo e tomate picados e azeitonas ou cranberries, exatamente nessa sequência. Para o molho, basta misturar vinagre ou suco de limão, azeite, molho de pimenta e sal.

21. Lasanha: nessa receita, você aprende a preparar uma massa de lasanha caseira, mas, caso você queira comprar pronta, basta usar o ramequim para cortar pedaços que caibam dentro dele. Já o recheio, fica por conta de uma combinação de molho bolonhesa e mussarela. Para completar, basta salpicar queijo parmesão ralado.

22. Penne com gorgonzola: nessa receita, você aprende a preparar um macarrão penne ao molho de gorgonzola. A combinação deve ir ao forno polvilhada de queijo parmesão ralado para gratinar. Essa é uma receita simples, mas que fica com um gostinho incrível.

23. Creme de mandioquinha: que tal servir em potinho um creme de mandioca salsa com ragu de calabresa? Essa é a proposta desta receita, que não demora muito para ficar pronta, mas além de gostosa, é mega reconfortante.

24. Ovos cocotte: cocotte é o nome do potinho usado para servir os ovos, mas você também pode usar ramequins ou até mesmo xícaras de chá! Aqui, os ovos são incrementados com mussarela de búfala, creme de leite, bacon e temperos. Na hora de servir, você também vai precisar de pedaços de pão ciabatta.

Canapés

Foto: Reprodução / gordelícias

25. Canapé de parmesão: nessa receita, você aprende a fazer um biscoito de parmesão, que é usado como base para o canapé. Já a cobertura, fica por conta de uma pastinha de ricota e tomate-cereja assado. O modo de preparo não é dos mais simples, mas o resultado é tão gostoso e bonito, que vale a pena testar em casa.

26. Porco com chutney de manga: que tal usar pedaços de filé mignon suíno para a base dos seus canapés? A cobertura fica por conta de um chutney de manga caseiro. Para quem gosta de opções agridoces, essa receita pode ser uma excelente escolha.

27. Salmão com brie: nessa opção, uma massa folhada é coberta por pedaços de salmão defumado, fatias de queijo brie, azeite, mel e sal. Essa é uma opção extremamente simples de ser preparada, já que só é preciso se preocupar com a montagem, mas o resultado além de gostoso, é bem sofisticado, ideal para quem quer surpreender.

28. Canapé de carpaccio: esse canapé conta com uma torrada como base, coberto por carpaccio de carne, queijo parmesão e o molho típico do prato, feito com alcaparras, mostarda, molho inglês, azeite e suco de limão.

29. Canapé de linguiça blumenau: a linguiça blumenau, quando fresca, conta com uma textura bem cremosa, por isso, combina muito bem acompanhada de torrada. Além desses ingredientes, você vai precisar apenas de mostarda dijon em grãos e picles em conserva.

30. Canapé de caviar: aqui, o canapé é montado na seguinte ordem – torrada, fatias de ovos cozidos, cebola bem picadinha, uma camada de maionese de boa qualidade e caviar por cima de tudo. O tempo na cozinha é de apenas 15 minutos, mas seus convidados podem se surpreender.

31. Canapé de cogumelo: que tal deixar a torrada de lado e usar cubinhos de polenta como base para os seus canapés? Além de inovar, você pode deixar todo mundo com água na boca. Aqui, a polenta é coberta com uma boa quantidade de shimeji refogado na manteiga. A combinação é deliciosa e muito prática de ser preparada!

Finger food variados

Foto: Reprodução / panelatarapia

32. Cestinha de bacalhau: nessa receita, a sugestão é usar massa de pastel para a base – ela é moldada no formato de uma cestinha, para que o recheio de bacalhau não vase e, assim, fique fácil de comer com as mãos. Para que seu tempo na cozinha não seja enorme, a sugestão é comprar o peixe já desfiado, para apenas cozinhá-lo com o molho.

33. Barquinha de gorgonzola: essa é uma opção bem básica, pois a sugestão é comprar barquetas já prontas, assim, você só precisa se preocupar com o recheio, que consiste em um patê de gorgonzola. Para quem gosta de sabores marcantes, essa receita pode ser uma ótima aposta.

34. Rolinhos vietnamitas: que tal rechear folhas de arroz com pepino, cenoura, manga e atum enlatado? Essa é a proposta dessa receita. Para quem busca uma opção saudável, mas que seja cheia de sabor, vale a pena conferir.

35. Provolone desidratado: essa é uma receita extremamente prática. Para testá-la em casa, só é preciso cortar o queijo provolone em fatias, colocar os pedaços em um prato coberto com papel tolha e papel manteiga e levar ao micro-ondas. O tempo varia dependendo da potência de cada aparelho, mas é algo em torno de 2 minutinhos.

36. Linguicinha caramelizada: que tal servir pedacinhos de linguiça caramelizada na sidra? Essa opção é tão boa para ser servida com palitos, como em potinhos. Além disso, a lista de ingredientes é tão curtinha, quanto o tempo na cozinha.

37. Folhadinho caprese: para testar essa opção em casa, basta cortar uma massa folhada em pequenos retângulos e cobri-la com queijo, molho de tomate, orégano e manjericão. Depois disso, basta levar a finger food ao forno por aproximadamente 10 minutos.

38. Sushi de pão: essa é uma receita que parece sushi, mas o arroz japonês é deixado de lado e dá lugar para fatias de pão de forma, que devem ser amassadas para ficarem mais fininhas. Aqui, você confere algumas opções de recheio, como pepperoni, presunto e queijo e mais.

39. Escondidinho: nessa receita, você aprende a fazer uma massa que é usada como base para o escondidinho, feito com purê de batata e recheio de frango. É uma ótima opção para quem quer comer sem usar talheres e ainda inovar no sabor de um prato tão queridinho.

Sobremesas

Foto: Reprodução / receitas de minuto

40. Manjar: que tal repaginar o clássico manjar de coco? Aqui, ele é servido em um copinho e coberto com uma calda de morango com pedaços bem suculentos da fruta. Tudo isso com uma lista de ingredientes curtinha e um passo a passo que não vai te deixar muito tempo na cozinha.

41. Pavê: essa é outra opção de sobremesa que conta com três camadas, sendo uma de brigadeiro, outra de creme branco com coco e uma cobertura de ganache de chocolate. Mesmo contando com três sabores diferentes, o modo de preparo é bem simples.

42. Mousse de banana: já pensou em preparar um copinho de chocolate recheado com mousse de banana caramelizada e cobertura de doce de leite? Essa é a proposta dessa receita, que é uma ótima alternativa para quem quer algo que tenha uma carinha sofisticada, mas um passo a passo bem prático.

43. Torta de limão: que tal preparar uma sobremesa no copinho com três camadas? A base é feita com bolacha, o recheio fica por conta de um creme de limão e a cobertura é de marshmallow! Para quem gosta de combinar diferentes texturas e sabores, essa pode ser uma ótima alternativa.

44. Trufa vegana: a trufa vegana tem como base o abacate, mas também leva chocolate amargo, açúcar demerara, cacau em pó e, opcionalmente, nibs de cacau e framboesa. Além de ser uma opção sem ingredientes de origem animal, essa também é uma ótima pedida de sobremesa saudável.

45. Cheesecake: aqui, o cheesecake é feito com base de bolacha, recheio de cream cheese e cobertura de goiabada cremosa, mas você também pode usar uma geleia de sua preferência. Com uma embalagem de cream cheese, você consegue fazer 8 copinhos de sobremesa.

46. Prestígio no copinho: o copinho de prestígio é feito com uma camada de beijinho cremoso e outra de ganache de chocolate meio amargo. Com poucos ingredientes e alguns minutos na cozinha, é possível seguir todo o passo a passo.

47. Salada de frutas com hortelã: para testar essa opção em casa, é preciso colocar pêssego em calda, morangos, prosecco, iogurte e hortelã em um copinho. Essa é uma opção extremamente simples de ser feita, mas que fica refrescante e deliciosa.

48. Torta holandesa: a torta holandesa no copinho conta com uma base de bolacha e manteiga, um recheio de creme branco e uma cobertura de ganache falsa. A lista de ingredientes não é muito extensa, mas seus convidados podem se surpreender com o sabor dessa sobremesa.

49. Pavê de Dadinho: para fazer essa receita em casa, só é preciso ter em mãos três ingredientes – Dadinho cremoso, creme de leite e bombom wafer Dadinho. Para o preparo, basta misturar os dois primeiros ingredientes e montar em camadas intercalando com o terceiro.

50. Sobremesa no palito: essa opção é mais uma dica do que uma receita em si. Aqui, a sugestão é colocar frutas em um palito e servir com ganache de Nutella. O resultado é bem colorido e ao mesmo tempo muito gostoso.

Como você pode perceber na lista acima, é possível servir os mais variados tipos de alimento como finger food, o importante é escolher o que combina com a ocasião e com o perfil dos seus convidados. Se você adora comidas em miniatura, pode se deliciar com algumas receitas de canapés também, não deixe de conferir.

PARA VOCÊ