15 receitas de pasta de grão-de-bico que trazem todo o sabor da cozinha árabe

Escrito por                          

Tradicional dos restaurantes árabes, a pasta de grão-de-bico é um dos acompanhamentos favoritos para diversos tipos de pratos. Muito versátil, a pasta pode ser feita de várias formas e repleta de temperos e especiarias. Escolha sua variação favorita e saboreie um delicioso prato árabe autêntico sem sair de casa:

1. Pasta de grão-de-bico tradicional

Com o delicioso sabor árabe, esta opção é prática e de dar água na boca! Com apenas 6 ingredientes: suco de limão, tahine, alho, água, sal e, é claro, o grão-de-bico, a receita é ideal para quem gosta de seguir o preparo tradicional com produtos de fácil acesso.

2. Pasta de grão-de-bico superfácil

Com apenas água, sal e grão-de-bico, é possível preparar uma versão deliciosa e com o sabor autêntico! Perfeita para ser servida com torradas ou em sanduíches, essa receita é uma opção saudável e vegana para substituir a manteiga ou o requeijão.

3. Pasta de grão-de-bico simples

Para um tempero mais brasileiro, esta receita ensina um preparo no qual o grão-de-bico é processado com cebola, limão, azeite e sal. A dica é utilizar a água do cozimento na hora de hidratar a mistura para dar liga, trazendo ainda mais sabor e deixando tudo com um sabor suave delicioso.

4. Pasta de grão-de-bico com limão siciliano

Com o gosto tradicional do homus, esta sugestão é feita com alho, limão siciliano, tahine, azeite e, para maior praticidade, a sugestão é utilizar o grão-de-bico enlatado, como alternativa para poupar o tempo de cozinhar, escorrer e esperar esfriar para iniciar o processo.

5. Pasta de grão-de-bico com gergelim

Traga um sabor árabe leve e delicioso para o prato com a adição de gergelim ao processamento dos grãos! Além disso, o azeite, os dentes de alho, limão e sal ajudam a complementar a receita e temperar a pasta, trazendo um gostinho único e irresistível ao prato.

6. Pasta de grão-de-bico do Habib’s

Sinta o delicioso sabor do homus do Habib’s sem sair de casa com esta deliciosa receita que tem tudo para te conquistar! Feito com tahine, alho, limão, azeite, cominho e sal, o sabor é suave e presente ao mesmo tempo, ideal para acompanhar torradas e pão sírio.

7. Pasta de grão-de-bico com açafrão

Além da coloração apetitosa e irresistível que o açafrão proporciona, o sabor da especiaria vai trazer um gostinho especial para a sua pasta! Outro toque simples e que faz a diferença é adicionar cheiro-verde, assim, o prato fica com aspecto fresco e delicioso.

8. Pasta de grão-de-bico com missô

Deixe seu preparo com um toque asiático adicionando um pouco de missô ao preparo! Além disso, o sabor desse ingrediente é bem presente e vai fazer a diferença no resultado. Cremosa e deliciosa, esta pasta é um acompanhamento que mistura leveza e intensidade de sabores.

9. Pasta de grão-de-bico com pimenta síria

O sabor árabe nunca foi tão presente como nesta receita! Além da pimenta síria – ingrediente utilizado nas mais diversas receitas típicas – o preparo ainda leva pasta de gergelim ou o famoso tahine, e suco de limão, que traz a acidez tradicional deste prato.

10. Pasta de grão-de-bico com cenoura

Para um prato com uma coloração mais alaranjada e apetitosa, esta receita utiliza cenoura no preparo da base, junto com o grão-de-bico. Para complementar o sabor, também são utilizados azeite, cebola, páprica, azeitona, salsinha seca e sal.

11. Pasta de grão-de-bico com páprica-doce

Ideal para quem gosta de pratos repletos de especiarias e supertemperados, esta versão leva alho, tahine, suco de limão, azeite, sal, páprica-doce, cominho e pimenta-do-reino. Assim, é possível equilibrar a leveza do grão com a explosão de sabores dos temperos!

12. Pasta de grão-de-bico com pimentão vermelho

A dica desta receita é utilizar pimentão vermelho assado no preparo da pasta – além de deixar o prato com aquela aparência apetitosa, o sabor intenso do pimentão ainda ajuda a deixar o gosto da pasta mais complexo e delicioso! Para complementar, a receita ainda leva tahine, alho, limão, azeite e páprica-picante.

13. Pasta de grão-de-bico com beterraba

O visual desse preparo é simplesmente irresistível! Traga uma das características da beterraba que é impossível não reconhecer: sua cor roxa. Para fazê-lo, separe também grão-de-bico, tahine, alho, limão, sal e azeite. Assim, o prato vai ficar muito diferente e perfeito para quem quer surpreender.

14. Pasta de grão-de-bico germinado

Para aumentar ainda mais o teor nutritivo da receita, aprenda a germinar a semente em casa com o vídeo – assim, é possível deixar o grão mais proteico e rico em vitaminas C e B12. Depois da germinação, veja ainda como preparar e temperar uma versão sensacional dessa iguaria!

15. Pasta de grão-de-bico apimentado

Se o sabor picante é algo que não pode faltar nas suas receitas, você precisa experimentar esta sugestão: feita com cebola, cenoura, alho, alho-poró, louro, tomilho, pimenta dedo-de-moça, pimenta-do-reino, pimenta da jamaica, cravo, cardamomo, cominho e semente de coentro, ela é supertemperada e deliciosa!

Para acompanhar sua versão favorita, aprenda a preparar estas receitas de pão sírio que vão deixar tudo ainda mais saboroso!

PARA VOCÊ